You are on page 1of 19

Faculdade Palotina Curso de Direito Profa.

Aline Casagrande

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO


Referncias para a elaborao deste material: DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 24 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. FRIEDE, Reis. Curso de Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. FILOMENO, Jos Geraldo Brito. Manual de Teoria Geral do Estado e Cincia Poltica. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006.

CONCEITO DE ESTADO:
Ordem jurdica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado territrio.

Elementos materiais
Povo, para populao, FILOMENO; Territrio.

DALLARI; para

Elementos formais

Governo soberano (soberania e poder de imprio, para DALLARI); Ordenamento jurdico (elemento atribudo por FILOMENO).

Elemento final

Bem comum OBS.: Para DALLARI, a finalidade seria um elemento formal, indicadora de uma regulao global da vida social.

POVO

Elemento pessoal para a constituio e a existncia do Estado. o elemento que d condies ao Estado para formar e externar uma vontade. Permanece como componente ativo mesmo depois que o Estado foi constitudo.

Compreenso de povo

Conjunto de indivduos que, atravs de um momento jurdico, se unem para constituir o Estado, estabelecendo com este um vnculo jurdico de carter permanente, participando da formao da vontade do Estado e do exerccio do poder soberano. (DALLARI, p. 99/100)

Povo: conjunto de cidados do Estado

Todos os que se integram no Estado, atravs da vinculao jurdica permanente, fixada no momento jurdico da unificao e da constituio do Estado, adquirem a condio de cidados do Estado.

Aquisio da cidadania

Depende das condies fixadas pelo prprio Estado, podendo ocorrer com o simples nascimento ou pelo preenchimento de determinados pressupostos. A condio de cidado implica direitos e deveres que acompanham o indivduo mesmo quando se ache fora do territrio do Estado.

Inovao: cidadania europia, em decorrncia de uma Constituio da Unio europia

Art. 5 - instituda uma cidadania da Unio europia. cidado da Unio toda pessoa tendo a nacionalidade de um Estado-membro. A cidadania da Unio acrescenta-se cidadania nacional e no a substitui. Os cidados da Unio gozam dos direitos previstos pela Constituio. Art. 2 - todos os cidados da Unio so iguais perante a lei da Unio, no sendo admitida qualquer espcie de distino.

OBSERVAO:

Para quem considera que o elemento populao, ao invs de povo, tem-se que esta o conjunto de todos os habitantes do seu territrio, quer com ele mantenham ou no vnculos polticos, alm dos necessrios vnculos jurdicos.

TERRITRIO

No existe Estado sem territrio; O territrio estabelece a delimitao da ao soberana do Estado dentro dos limites territoriais, a ordem jurdica do Estado a mais eficaz. O territrio o mbito de atuao soberana do Estado.

O elemento territrio apresenta-se relevante tendo em vista ser o espao ao qual se circunscreve a validade da ordem jurdica estatal, dependente de um espao certo, ocupado com exclusividade.

SOBERANIA

Poder de decidir em ltima instncia sobre a atributividade das normas eficcia do direito. Poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer dentro de seu territrio a universalidade de suas decises nos limites dos fins ticos de convivncia.

Caractersticas da soberania:

UNA: no se admite num mesmo Estado a convivncia de duas soberanias. INDIVISVEL: ela se aplica universalidade dos fatos ocorridos no Estado, sendo inadmissvel a existncia de vrias partes separadas da mesma soberania. INALIENVEL: aquele que a detm desaparece quando ficar sem ela, seja o povo, a nao ou o Estado. IMPRESCRITVEL: jamais seria verdadeiramente superior se houvesse prazo certo de durao.

Alm disso:

A soberania um poder: originrio, porque nasce no prprio momento eu nasce o Estado e como um atributo inseparvel deste; exclusivo, porque s o Estado o possui; incondicionado, uma vez que s encontra os limites postos pelo prprio Estado; coativo, uma vez que, no seu desempenho, o Estado no s ordena, mas dispe de meios para fazer cumprir suas ordens coativamente.

Concepo de soberania:

Sinnimo de independncia: invocada pelos dirigentes dos Estados que desejam afirmar no serem mais submissos a qualquer potncia estrangeira. Expresso de poder jurdico mais alto: dentro dos limites da jurisdio do Estado, este quem tem o poder de deciso em ltima instncia, sobre a eficcia de qualquer norma jurdica.

FINALIDADE: BEM COMUM

Fim especfico do Estado: bem comum. Realizao global do ser humano, propiciada pelo Estado mediante criao de condies de cunho poltico, jurdico e social.

Obrigada pela ateno!!! Para refletir

You might also like