You are on page 1of 19

5

Direitos, cidadania e movimentos sociais


Direitos, cidadania e movimentos sociais so temas frequentes nos pronunciamentos e conversas de empresrios, governantes e polticos de diferentes partidos, estudantes, trabalhadores... O que esses temas significam para indivduos pertencentes a grupos to distintos?

Unidade

Direitos e cidadania

14

Na sociedade atual, os direitos bsicos do cidado devem ser garantidos pelo Estado. Na Antiguidade, alguns povos tiveram suas normas e leis registradas por escrito: No sculo XVIII a.C., as leis dos babilnios foram registradas no Cdigo de Hamurabi, que reforou o poder do Estado. No sculo VI a.C., as Leis de Clstenes definiram as instituies da democracia ateniense.

Captulo

Direitos e cidadania
Os primeiros documentos que os asseguravam direitos humanos foram criados na Inglaterra: Magna Carta (1215-1225);

Petition of Rights (1628);


Bill of Rigths (1689);
Parlamento ingls na poca de Guilherme III, proclamado rei em 1689, depois de ter assinado a Bill of Rights. Ilustrao de autoria desconhecida (s.d.).

Act of Settlement (1707);


Habeas Corpus Amendment Act (1769).

Coleo particular/Topham Picturepoint/TopFoto/Keystone

14

Captulo

Direitos e cidadania
Direitos para todos

14

Os documentos originados da Revoluo Francesa (1789) e da independncia dos Estados Unidos (1776) so a base da Declarao Universal dos Direitos Humanos, da ONU, criada em 1948.
Influenciada pelas atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, a declarao estendeu a liberdade e a igualdade de direitos nos campos econmico, social e cultural a todos os seres humanos.

Captulo

Direitos e cidadania
Todos nascem livres e iguais... mas nem tanto

14

Para o ingls Thomas Hobbes (1588-1679), os seres humanos so naturalmente iguais e lutam uns contra os outros pela defesa de interesses individuais.
Hobbes acreditava que, para evitar a autodestruio, todos os membros da sociedade deveriam renunciar liberdade e dar ao Estado o direito de agir em seu nome e coibir todos os excessos.

Captulo

Direitos e cidadania

14

Segundo o ingls John Locke (1632-1704), somente os homens livres e iguais podem fazer um pacto com o objetivo de estabelecer uma sociedade poltica. Para ele, homens livres e iguais so aqueles que tm alguma propriedade a zelar.
Para o francs Jean-Jacques Rosseau (1712-1778), a igualdade s tem sentido se for baseada na liberdade. Mas a igualdade s pode ser jurdica.

Captulo

Direitos e cidadania

14

No final do sculo XVIII e no sculo XIX, a igualdade propalada por muitos era uma grave ameaa aos privilgios sociais da burguesia e da aristocracia, que se mantinham no poder. Como a sociedade capitalista funciona e se desenvolve movida pela desigualdade, a liberdade foi apregoada como o maior valor, deixando-se a igualdade de lado.
Thinkstock/Getty Images

Captulo

Direitos e cidadania

14

Segundo Karl Marx, a ideia de democracia passaria pelo critrio da igualdade social, que s uma revoluo social poderia tornar realidade. Para mile Durkheim, a ideia de cidadania est vinculada questo da coeso social estabelecida com base na solidariedade orgnica. Ao participar da solidariedade social, levando em conta as leis e a moral vigentes na sociedade, o indivduo desenvolve plenamente sua cidadania.

Captulo

Direitos e cidadania
Direitos civis, polticos e sociais

14

Na dcada de 1960, o socilogo ingls T. H. Marshall analisou a relao entre cidadania e direitos no contexto da histria.
Direitos civis

Com a formulao dos direitos civis, nos sculos XVII e XVIII, procurava-se garantir a liberdade religiosa e de pensamento, o direito de ir e vir, o direito propriedade, a liberdade contratual e a justia. No entanto, a cidadania era restrita, pois esses direitos no se estendiam a todos.

Captulo

Direitos e cidadania
The Bridgeman Art Library/Keistone

Direitos polticos

14

Envolvem os direitos eleitorais, de participar de associaes polticas e de protestar. No sculo XVIII, movimentos populares comearam a reivindicar esses direitos, que s se efetivaram em alguns pases no sculo XX, quando o direito de voto foi estendido s mulheres.
Propaganda antissemita de candidato s eleies de 1889, na Frana. Exerccio dos direitos polticos contra os direitos civis.

Captulo

Direitos e cidadania
Direitos sociais

14

No sculo XX, as pessoas passaram a ter direito a educao bsica, programas habitacionais, assistncia sade, transporte coletivo, sistema previdencirio, acesso ao sistema judicirio, etc. No sculo XXI, consolidam-se os direitos dos idosos, mulheres, crianas, etc. E aparecem outros, difusos, como os direitos dos animais ou da natureza em geral.
Cartaz do Dia Internacional da gua, 2005.

Gentilmente cedido por Radar Comunicao

Captulo

Direitos e cidadania

14

Os direitos civis, polticos e sociais esto assentados no princpio da igualdade, mas no podem ser considerados universais, pois so vistos de modo diferente em cada Estado e em cada poca. Cabe lembrar que h uma diversidade de sociedades nas quais os valores, os costumes e as regras sociais so distintos daquelas que predominam no Ocidente.

Captulo

Direitos e cidadania
Cidadania hoje

14
Iugo Koyama/Editora Abril

Ser cidado ter a garantia de todos os direitos civis, polticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida plena.

Minas Gerais: manifestao pelas eleies diretas em 1984. A sociedade se mobiliza e exige o direito de participao poltica.

A cidadania construda em um processo de organizao, participao e interveno social de indivduos ou de grupos sociais.

Captulo

Direitos e cidadania
As duas cidadanias

14

A anlise da evoluo da cidadania proposta por T. H. Marshall no suficiente para explicar sua dinmica na sociedade contempornea. Como alternativa a essa classificao, podemos pensar em dois tipos de cidadania:

Captulo

Thinkstock/Getty Images

Direitos e cidadania
a cidadania formal aquela que est nas leis, principalmente na constituio de cada pas;

14
Andr Sarmento/Folha Imagem

Tribunal de Justia, So Paulo, 2004. A cidadania formal estabelece a igualdade de todos perante a lei e garante ao indivduo a possibilidade de lutar judicialmente por seus direitos.

Captulo

Direitos e cidadania
a cidadania real a que vivemos no dia a dia e demonstra que no h igualdade fundamental entre os seres humanos.

14
Oscar Cabral/Editora Abril

Moradores de rua em sepultamento de vtima da chacina da Candelria, no Rio de Janeiro, em 1993. Nem todos conseguem ter os direitos bsicos garantidos, como o direito vida e o direito de ir e vir.

Captulo

Direitos e cidadania
Maya Vidon/Epa/Corbis/Latin Stock

14

A defesa dos direitos humanos convive com sua violao. A coerncia entre os princpios e a prtica dos direitos humanos s ser estabelecida se houver uma luta constante pela sua vigncia. Direitos s se tornam efetivos quando so exigidos e vividos cotidianamente.

Frana, 2007: ativistas denunciam a violao dos direitos humanos na base naval dos Estados Unidos em Guantnamo, Cuba. Manifestao organizada pela Anistia Internacional.

Captulo

Direitos e cidadania
Exerccios

14

1. Leia o texto abaixo.


Se estou certo ao afirmar que a cidadania tem sido uma instituio em desenvolvimento na Inglaterra, pelo menos desde a segunda metade do sculo XVII, ento claro que seu crescimento coincide com o desenvolvimento do capitalismo, que o sistema no de igualdade, mas de desigualdade.
T. H. Marshall. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. p. 76.

Captulo

Direitos e cidadania
2. Junte-se a um colega e respondam s questes abaixo, propostas por T. H. Marshall:

14

a) Como possvel que o capitalismo e a cidadania cresam e floresam, lado a lado, no mesmo solo? b) O que fez o capitalismo e a cidadania se reconciliarem e se tornarem, ao menos por algum tempo, aliados em vez de antagonistas?

Captulo

You might also like