You are on page 1of 6

DIREITO COMERCIAL - I

Objetivos gerais Transmitir os princpios bsicos que regulam os atos de mercancia. Analisar os institutos do Direito Comercial, bem como os direitos e obrigaes decorrentes da atividade comercial. Estudar a legislao e doutrina das Sociedades Comerciais, interpretando-se e estabelecendo cotejo entre as sociedades e seus diversos institutos. Objetivos especficos Analisar os principais conceitos do direito comercial a atividade empresarial, estudando as suas caractersticas das diversas sociedades comerciais, identificando os elementos de constituio e modos de atuao; estudar as relaes empresariais. Estudar as formalidades que devero ser cumpridas para buscar o regular funcionamento da empresa.

BIBLIOGRAFIA BSICA
COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de direito comercial Direito de Empresa. 19 ed. Ver. E atual. So Paulo: Saraiva, 2007. CASTRO, Augusta Soares de Castro. Manual de Direito Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Forense. 2007. GONALVES NETO, Alfredo de Assis. Lies de Direito Societrio. So Paulo: Juarez de Oliveria.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial. So Paulo: Saraiva. 11.ed. V. 1,2 e 3. So Paulo: Saraiva, 2007. GOLALVES NETO, Alfredo de Assis. Direito de empresa. comentrios aos art. 966 a 1.195 CC. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2007. GONALVES NETO, Alfredo de Assis. Lies de direito societrio sociedade annima. So Paulo: Ed. Juarez de Oliveira. 2005. MAMEDE, Gladston. Empresa e Atuao Empresarial. Direito Societrio: sociedades simples e empresariais. So Paulo: Atlas, 2008, v. 1, 2, 3, 4 e 5. NEGRO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa. So Paulo: Saraiva, 2004, v.1, 2 e 3. REQUIO, Rubens. Curso de Direito comercial. So Paulo: Saraiva, 2000. v.1 e 2. Wald, Arnoldo. Doutrinas essenciais direito empresarial. RT.

AVALIAES
Sero realizadas duas avaliaes: 1) Nota mxima 100 pontos. 2) Nota mxima 80 pontos. Pesquisa e apresentao de jurisprudncia sobre temticas previamente definidas. Em grupo de no mximo duas pessoas. Nota mxima 20 pontos.

Cada grupo composto de dois alunos (as) devero pesquisar no mnimo uma jurisprudncia que esteja relacionado com o contedo previamente definido e que foram ministrados em sala de aula. Os temas da pesquisa jurisprudncia de cada grupo sero previamente distribudas pelo professor. Cada grupo ter tambm a incumbncia de selecionar um artigo dentro do tema da jurisprudncia publicado na da coleo Doutrinas essenciais do direito empresarial, Arnoldo Wald (org.), 9 volumes, RT ou na doutrina empresarial. Tanto o julgado como o artigo ou doutrina sero apresentados e debatidos em sala de aula em data previamente agendada. A apresentao (jurisprudncia e artigo ou doutrina) dever ser preparada em power point e enviada ao email carlos.unioeste@gmail.com com antecedncia de 72 horas da data da apresentao. A jurisprudncia deve ser impressa e entregue com uma semana de antecedncia a data da apresentao ao professor no incio da aula de direito comercial. Dever ser escrito em prprio punho o nome dos integrantes do grupo, tema da pesquisa e tambm a data da apresentao. Esta atividade vale at 20 pontos. S ser concedida nota para os alunos (as) que apresentarem o trabalho em sala de aula.

ATIVIDADE PRTICA SUPERVISIONADA

You might also like