You are on page 1of 41

ECONOMIA AMBIENTAL

Gesto de Resduos Slidos

Alex Sandro Roxo Mariana Sasso Ronaldo Stepanenco

Introduo
Desde os primrdios at meados do sculo XVIII, os resduos eram produzidos

em pequena escala e constitudos essencialmente de sobras de alimentos. A


partir da Revoluo Industrial, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em grande escala e a introduzi-los no mercado, aumentando a

quantidade e a diversidade dos resduos gerados. O Homem passou, ento, a


viver a era dos descartveis, em que a maioria dos produtos utilizada e descartada com enorme rapidez.

Resduos Slidos
Com o crescimento populacional e o desenfreado consumo por produtos
descartveis, houve nas ltimas dcadas um aumento considervel do volume de resduos slidos urbanos gerados. O fato que cada vez mais, em todo o

mundo, gera-se uma quantidade maior de resduos. No Brasil, enquanto, entre


1992 e 2000, o crescimento populacional foi de 16%, a gerao de resduos slidos domiciliares foi de 49%, ou seja, trs vezes maior (RIBEIRO; BESEN,

2007).

Resduos Slidos
Os grandes centros urbanos, atualmente, tm enfrentado um grave problema: a falta de espao para dispor seus resduos de maneira correta e adequada. Outro

problema causado pelo consumo exagerado da sociedade a escassez de


recursos naturais, os quais so utilizados como matria-prima para fabricao de produtos. Esses, por sua vez, acabam sendo transformados em resduos, mais conhecidos como lixo, por serem considerados sem utilidade. Portanto, a adoo de medidas voltadas preservao do meio ambiente e qualidade de vida se faz necessria.

Resduos Slidos
O crescimento demogrfico, a concentrao da populao nas grandes cidades

e, em muitas regies, a adoo de estilo de vida semelhante ao dos pases ricos,


fizeram aumentar o consumo e a consequente gerao de lixo. Hoje j sabemos que, se os pases em desenvolvimento passarem a consumir matrias-primas no mesmo ritmo dos pases desenvolvidos, poderemos chegar, em um curto espao de tempo, a um esgotamento dos recursos naturais e a nveis altssimos de poluio e gerao de resduos. A situao tem sido amplamente debatida nos fruns internacionais, nos quais especialistas de todo

o mundo apontam uma sada: para que os pases pobres do mundo possam
aumentar seu consumo de maneira sustentvel, o consumo dos pases desenvolvidos precisar diminuir.
5

Resduos Slidos

Resduo slido, conhecido popularmente como "lixo", todo material slido ou


semi-slido indesejvel e que necessita ser removido por ter sido considerado intil por quem o descarta em qualquer recipiente destinado a este ato. H de se destacar, no entanto, a relatividade da caracterstica inservvel dos resduos, pois aquilo que j no apresenta nenhuma serventia para quem o descarta, para outro pode se tornar matria-prima para um novo produto ou processo.

Legislao - Resduos
Considerar sempre os mbitos: Federal; Estadual; e, Municipal, sendo que, em caso de discrepncias, deve-se utilizar o mbito mais restritivo.

Gerenciamento de Resduos Slidos


Exemplos de legislao a ser considerada:

Resoluo RDC 306/2004(ANVISA) regulamentao tcnica para o gerenciamento de resduos de servios de sade ; Resoluo CONAMA 357/2005 estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes; Resoluo CONAMA 358/2005 tratamento e disposio final dos resduos dos servios de sade; Norma Brasileira da ABNT - NBR 10.004:2004 classificao de resduos slidos; Decreto Estadual 8468/1976 dispe sobre a preveno e o controle da poluio do ambiente; e, Lei n 9.921/93 institui a Poltica Estadual de Resduos Slidos (Estado do Rio Grande do Sul).

Legislao especfica para cada tipo de resduo


Os resduos radioativos so descartados segundo normas do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Os resduos contendo material biolgico ou patognico devem ser tratados segundo normas do Ministrio da Sade e do Meio Ambiente (ANVISA RDC 306 e CONAMA 358/2005). No caso de resduos qumicos de laboratrios, no h uma legislao especfica para a classificao, o tratamento e a disposio dos mesmos, devendo-se usar a Norma NBR 10004:2004 para a classificao de resduos slidos. (Controle feito pelo rgo Ambiental Estadual RS: FEPAM).

Fontes para busca de Legislao

Ministrio do Meio Ambiente: www.mma.gov.br/conama (livro das resolues CONAMA, leis, decretos-lei e decretos) Vigilncia Sanitria: www.anvisa.gov.br/legis/index.htm (VISALEGIS)

rgo Estadual de Meio Ambiente: www.fepam.rs.gov.br Normas NBR: compra na pgina da ABNT www.abnt.org.br
10

Resduos Slidos Classificao NBR 10004:2004


Classificao de Resduos: Classe I Perigosos e Classe II No Perigosos/No Inertes

Classe III - Inertes

11

Resduos Slidos Classificao NBR 10004:2004


Classe I ou Perigosos
So aqueles que, em funo de suas caractersticas intrnsecas de

inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade,


apresentam riscos sade pblica atravs do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando

manuseados ou dispostos de forma inadequada.

12

Resduos Slidos Classificao


NBR 10004:2004
Classe II ou No-Inertes
So os resduos que podem apresentar caractersticas de combustibilidade,

biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos


sade ou ao meio ambiente, no se enquadrando nas classificaes de resduos Classe I Perigosos ou Classe III Inertes.

13

Resduos Slidos Classificao NBR 10004:2004


Classe III ou Inertes
So aqueles que, por suas caractersticas intrnsecas, no oferecem riscos sade e ao meio ambiente, e que, quando amostrados de forma representativa, segundo

a norma NBR 10.007, e submetidos a um contato esttico ou dinmico com gua


destilada ou deionizada, a temperatura ambiente, conforme teste de solubilizao segundo a norma NBR 10.006, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua, conforme listagem n 8 (Anexo H da NBR 10.004), excetuando-se os padres de aspecto, cor, turbidez e sabor.
14

Como classificar resduos utilizando a NBR 10004


RESDUO
No
O resduo tem origem conhecida

Consta no anexo A ou B?

Sim

No
Inflamabilidade Corrosividade Reatividade,Toxicidade patogenicidade

Sim

Resduo perigoso Classe I

No
Resduo no perigoso Classe II

Tem constituintes que So solubilizados em concentraes superiores ao anexo G

No

Resduo inerte classe II B

Sim Resduos no -inerte classe II A


15

CLASSIFICAO DOS RESDUOS


QUANTO NATUREZA OU ORIGEM

A origem o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. Segundo este critrio, os diferentes tipos de resduos podem ser agrupados em classes, a saber:

16

CLASSIFICAO DOS RESDUOS


1- CLASSIFICAO QUANTO SUA NATUREZA Uma das formas mais simples de classificao de resduos quanto composio qumica, classificando-os como:
ORGNICOS: restos de alimentos, de animais mortos, de podas de rvores e matos, entre outros.
INORGNICOS: vidro, plstico, papel, metal, entulho, entre outros.

17

CLASSIFICAO DOS RESDUOS


2- CLASSIFICAO QUANTO ORIGEM
DOMICILIAR
ORIGEM: originados da vida diria nas residncias. CONTEDO: restos de comida, cascas de alimentos, produtos deteriorados, verduras, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higinico, fraldas descartveis e, ainda, grande diversidade de outros itens. Contm, ainda, alguns resduos que podem ser txicos. DISPOSIO FINAL: disposio em aterro sanitrio (coleta pelo poder pblico).
18

COMERCIAL

ORIGEM: originados nos diversos estabelecimentos comerciais e de servios, tais como supermercados, bancos, sapatarias, bares, etc. CONTEDO: tem forte componente de papel, plsticos, embalagens diversas, e resduos de asseio dos funcionrios, tais como papis-toalha, papel higinico, etc.

19

PBLICO
ORIGEM: aqueles originados nos diversos servios de limpeza pblica urbana, incluindo os resduos de varrio das vias pblicas, limpeza de praias, limpeza de galerias, de crregos e de terrenos, restos de podas de rvores, corpos de animais, etc; e os de limpeza de reas de feiras-livres. CONTEDO: constitudos por restos vegetais diversos, embalagens, etc. DISPOSIO FINAL: disposio em aterro sanitrio (coleta pelo poder pblico)

20

SERVIOS DE SADE E HOSPITALARES


ORIGEM: resduos spticos produzidos em servios de sade, tais como hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, etc. CONTEDO: resduos spticos: aqueles que contm ou potencialmente podem conter germes patognicos. Constitudos de seringas, gazes, rgos removidos, meios de culturas e cobaias, remdios com validade vencida, filmes fotogrficos de raio x, etc. Os resduos no-spticos destes locais (papis, restos da preparao de alimentos, ps de varrio, etc.) que no entraram em contato direto com os pacientes ou com os resduos spticos, so considerados como domiciliares. DISPOSIO FINAL: disposio em aterros de resduos perigosos (preferencialmente devem sofrer tratamento por incinerao).
21

PORTOS, AEROPORTOS E TERMINAIS RODOVIRIOS

CONTEDO: constituem-se de materiais de higiene e asseio pessoal, que podem veicular doenas provenientes de outros pases. Os resduos nospticos destes locais, so considerados como domiciliares.

22

INDUSTRIAIS
ORIGEM: originados nas atividades dos diversos ramos da indstria, nessa categoria incluem-se grande maioria do lixo considerado txico. CONTEDO: cinzas, lodos, leos, resduos alcalinos ou cidos, plsticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escrias, vidros e cermicas, etc. DISPOSIO FINAL: disposio em aterro de resduos industriais (resduos classe I e II).

REEE- Resduos de Equipamentos Eletro Eletronicos / VFV- Veculos em Fim de Vida / RC&D- Resduos de Construo e Demolio -/ RIP- Resduos Industriais Perigosos / RIB- Resduos Industriais Banais.

23

> RELAO RESDUOS X SUBPRODUTOS DEPENDE:


Valor Comercial Custo dos Tratamentos

Custo da Disposio Final Presses Ambientalistas

> TENDNCIAS PARA RESDUOS INDUSTRIAIS:

Terceirizao do tratamento de resduos; Tratamento em unidades centralizadas; Uso intensivo de tecnologias;

Monitoramento em tempo real;

Resduo ltimo; Ampliao do conceito de resduos.


24

AGRCOLAS
ORIGEM: resduos slidos das atividades agrcolas e da pecuria. Apresentam tipologia diversificada. CONTEDO: embalagens de defensivos agrcolas, restos de criatrios intensivos (produtos veterinrios, restos de processamento, estrume, etc.), bagao de cana, laranja, etc.

25

ENTULHOS

ORIGEM: So os resduos da construo civil. CONTEDO: Constituem-se de demolies e restos de obras, solos de escavaes diversas, etc. Trata-se, geralmente, de materiais inertes, passveis de reaproveitamento. DISPOSIO FINAL: disposio em aterros de inertes (classe III).

26

REJEITOS DE MINERAO
ORIGEM: resduos resultantes dos processos de minerao em geral (lavra, pr-processamento, etc). DISPOSIO FINAL: disposio em aterros de inertes (classe III). disposio em aterro de resduos industriais (classe I e II).

27

REJEITOS RADIOATIVOS
Rejeito Radioativo definido como qualquer material resultante de atividades humanas, que contenha radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados na Norma CNEN-NE6.02 - Licenciamento de Instalaes Radioativas, e para o qual a reutilizao imprpria ou no prevista.

ORIGEM: resduos resultantes dos processos de industriais, hospitalares e laboratoriais (-Lixo em geral: ponteiras para pipeta, frascos, micro placas, luvas, papel toalha, membranas de nitrocelulose, geis radioativos. outros : frasco original do radionucldeo, lixo biolgico, animais, sangue, etc).
DISPOSIO FINAL: O tratamento e o descarte de resduos radioativos obedecem instrues normativas da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN-NE-6.05). A segregao de resduos deve ser feita no mesmo local em que forem produzidos

28

ESQUEMA SIMPLIFICADO DE CLASSIFICAO DE RESDUOS SLIDOS SEGUNDO A FONTE GERADORA


Resduos Slidos Resduos Urbanos

Industriais
Das ind. de transformao Rejeitos radioativos

Resduos especiais
Pneus Pilhas e Baterias Lmpadas

Domiciliar

De Sevios de sade Construo Civil Poda e capina

Agrcolas

Portos, Aero, rodovirias

Varrio, feira e outros


29

Caractersticas dos Resduos Slidos


As caractersticas dos resduos slidos podem variar em funo de aspectos sociais, econmicos, culturais, geogrficos e climticos, ou seja, os mesmos fatores que tambm diferenciam as comunidades entre si e as prprias

cidades.
A tabela abaixo expressa a variao das composies dos resduos em alguns pases, considerando que a quantidade de matria orgnica tende a reduzir nos pases mais desenvolvidos ou industrializados, provavelmente em razo da grande incidncia de alimentos semipreparados disponveis no mercado consumidor.

30

Caractersticas dos Resduos Slidos


Composio gravimtrica dos resduos de alguns pases (%)

COMPOSTO

BRASIL

ALEMANHA

HOLANDA

EUA

Mat. orgnica

65,0

61,2

50,3

35,6

Vidro Metal
Plstico Papel

3,0 4,0
3,0 25,0

10,4 3,8
5,8 18,8

14,5 6,7
6,0 22,5

8,2 8,7
6,5 41,0
31

Caractersticas dos Resduos Slidos


A "gerao per capita" relaciona a quantidade de resduos urbanos gerada
diariamente com o nmero de habitantes de uma determinada regio. Muitos tcnicos consideram como a taxa de variao mdia para o Brasil de 0,5 a 0,8kg/hab./dia. Faixas mais utilizadas da gerao per capita Tamanho da cidade Pequena Mdia Grande Megalpole Populao urbana (habitantes) At 30 mil De 30 mil a 500 mil de 500 mil a 5 milhes acima de 5 milhoes 0,5 de 0,5 a 0,8 de 0,8 a 1 acima de 1
32

Gerao per capita (kg/hab./dia)

Quanto maior o nvel cultural, educacional e o poder aquisitivo, maior a quantidade de materiais reciclveis e menor a quantidade de matria orgnica.

Caractersticas dos Resduos Slidos


O Brasil produziu 60,8 milhes de toneladas de resduos urbanos em

2010, quantia 6,8% superior ao registrado em 2009 e seis vezes maior ao


ndice de crescimento populacional urbano no mesmo perodo. Estes dados so do estudo realizado pela Associao Brasileira de Empresa de Limpeza

Pblica e Resduos Especiais (Abrelpe).


O estudo apontou, tambm, que a mdia de lixo gerado por pessoa, em 2010, no Brasil, foi de 378 Kg/ano, valor superior ao de 2009 (359 Kg/ano).

33

Resduos Slidos
Um dos princpios bsicos da educao ambiental para um consumo
consciente o conceito dos trs Rs: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Reduzir: diminuir a quantidade de resduo que produzido essencial. Os consumidores devem adotar hbitos de adquirir produtos que sejam reutilizveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras dirias, embalagens reutilizveis para armazenar alimentos ao

invs dos descartveis;


Reutilizar: utilizar vrias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginao e criatividade pode-se aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plstico/vidro para armazenamento de lquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritrio;
34

Resduos Slidos
Reciclar: transformar o resduo antes sem utilidade em matrias-primas ou novos produtos, um benefcio tanto para o aspecto ambiental como energtico.

35

GESTO DE RESDUOS SLIDOS


Uma pesquisa realizada em 2009 pela Secretaria de Articulao Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA) identificou que 63% dos Fruns de Agenda 21 Local ativos no Brasil concretizaram e priorizaram alguma ao relacionada gesto de resduos slidos.

36

CONSUMO ENERGTICO GASTO NA PRODUO DE ALGUNS MATERIAIS

37

CICLO DE VIDA DOS RESDUOS

38

MODELO DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL DE RESDUOS (CETESB, 2005a)

E limi n a o /red uo do uso de matrias -primas ou materia i s t xi co s Me lhor ia nos p rocedimentos ope racionais e na aquisio e estoque de materiais R EDU O N A FO N TE (P 2) M IN I MI Z A O DE RECU R SOS U so eficien te dos in su mos (gua, energia, matrias -primas, dentre outros) Reuso/recicl agem dentro do p rocesso Melh o ria no p lan ejamento d os pr o du to s, den tre outros R EC IC LAGEM/REUSO FORA DO PR O CESSO TRA T AM E NTO
VANTAGEM AMBIENTAL RELATIVA

A L TA

Adoo de tecno lo gias li mpas

MEDIDAS DE CONTROLE

DISPOSIO FINAL RECUPERAO DE REAS CONTAMINADAS

39

CONSIDERAES FINAIS
Atualmente os resduos slidos so gerados em enorme quantidade em nossa sociedade e representam uma considervel fonte de problemas se no gerenciados com propriedade. Uma correta classificao e caracterizao desses resduos parte fundamental para um apropriado gerenciamento dos mesmos. Alm dos problemas originados da gerao dos resduos slidos, h um outro fator no menos importante que o consumo de bens e servios em excesso e sem necessidade, com isso agravando o problema, alm de utilizar grande quantidade de recursos naturais e energia tanto na produo quando na reciclagem. Devemos todos rever nosso estilo de vida, s assim amenizaremos estes problemas.

40

OBRIGADO!

41

You might also like