You are on page 1of 136

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PBLICO

Outubro de 2009

Contabilidade Publica e Privada

Instrumentos de Planejamento no Setor Pblico


Mdulo I

Instrumentos de Planejamento Oramentrio


Plano Plurianual PPA Lei de Diretrizes Oramentrias LDO Lei Oramentria Anual - LOA

2010

2011

2012

2013

Programa A

Programa B Programa C

PPA
Estratgico

Programa D
LDO 2010 2011 2012 2013 Ttico LOA

2010

2011

2012

2013

Operacional

Plano Plurianual - PPA

O PPA um instrumento de planejamento estratgico que estabelece os programas de Governo para um perodo de quatro anos.
PPA Gesto B 2010 (Gesto B) 2011 (Gesto B) 2012 (Gesto B) 2013 (Gesto C)

PPA Gesto A 2009 (Gesto B)

Plano Plurianual - PPA

O PPA estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

Conforme art. 165 2 da CF/88 a lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente.

Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

Entre as atribuies da LDO, expressamente contidas na Constituio Federal encontram-se:


contemplar metas da administrao pblica, inclusive despesas de capital para o exerccio financeiro; orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual; dispor sobre alteraes na legislao tributria; estabelecer polticas de aplicao das agncias financeiras de fomento; autorizar a concesso de vantagens ou aumento de remunerao, criao de cargos, empregos e funes, bem como alteraes de estrutura de carreira, alm de admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo pelas entidades da administrao direta e indireta

Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

Atribuies dadas pela LRF:

disposies sobre equilbrio entre receitas e despesas; critrios para limitao de empenhos e o conseqente controle sobre o endividamento; destinao de recursos provenientes de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita oramentria; condies para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; definir limites e condies para a expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.

Lei Oramentria Anual - LOA


A LOA o instrumento pelo qual so contempladas a previso de receitas e fixao de despesas para determinado exerccio financeiro. Deve ser elaborada de forma compatvel com o PPA e a LDO. Legislao Bsica: Constituio Federal, Lei N. 4.320/64, LRF, portarias da SOF e STN.

Oramento na Constituio Federal de 1988

Oramento Fiscal refere-se aos trs poderes, bem como seus fundos especiais, rgos e entidades da administrao direta e indireta, visando a sistematizao de aes pelas quais sero implementadas as polticas fiscais. Oramento de Investimento das Estatais trata de investimentos em empresas em que o poder pblico, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Ressalte-se que os repasses de manuteno s empresas estatais dependentes, devem ser includos no oramento fiscal do ente repassador. Oramento da Seguridade Social abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos com vista a garantir os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Lei Oramentria Anual - LOA

Emendas LOA: As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; indiquem os recursos necessrios podendo ser atravs de anulao de despesa, exceto as destinadas ao pagamento de pessoal e seus encargos,servio da dvida, transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal.

Lei Oramentria Anual - LOA

As emendas ao Projeto de Lei Oramentria no podem acarretar aumento na despesa total do oramento, a menos que sejam identificados erros ou omisses nas receitas, devidamente comprovados.

Lei Oramentria Anual - LOA

Vedaes Constitucionais (art. 167):

o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital; a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa

Lei Oramentria Anual - LOA


a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos; a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Princpios Oramentrios

Princpio da Unidade: Oramento deve ser unificado em uma s pea, onde devero estar agrupadas todas as receitas e despesas. Princpio da Universalidade: Todas as receitas e despesas relativas ao exerccio financeiro devem estar evidenciadas na proposta oramentria.

Princpios Oramentrios

Princpio da Anualidade: o oramento fica restrito ao exerccio financeiro para o qual foi elaborado, como no Brasil, por fora do contido no art. 34 da Lei N. 4.320/64, o exerccio financeiro coincide com o ano civil, a execuo oramentria inicia-se em 1 de janeiro e conclui-se em 31 de dezembro.

Princpios Oramentrios
Princpio da Exclusividade: devem ser tratadas na lei oramentria, somente matrias de natureza financeira, quais sejam, a fixao de despesas e previso de receitas. Excees ao Princpio da Exclusividade:

Autorizao para a abertura de crditos adicionais suplementares Contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita

Princpios Oramentrios

Princpio do Oramento Bruto: os valores apresentados na Lei Oramentria Anual, tanto para as receitas, quanto para as despesas, devem figurar pelos valores brutos. Princpio da Discriminao ou Especializao: as receitas e as despesas devem aparecer no oramento de forma discriminada.

Princpios Oramentrios

Princpio da Publicidade: este princpio uma decorrncia do art. 37 da Constituio Federal, onde determina que todos os atos da administrao pblica deve seguir o princpio da publicidade.

Princpios Oramentrios

Princpio da No afetao da Receita: veda a vinculao de receita de impostos a determinado rgo, fundo ou despesa, salvo excees previstas em lei, este princpio visa o recolhimento ao caixa nico do tesouro. Exemplo das excees:

Fundo de Participao dos Municpios (FPM); Fundo de Participao dos Estados (FPE); Destinao de recursos para manuteno do ensino; Destinao de recursos para o servio pblico de sade; Prestao de garantias para pagamento de operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (AROS)

Ciclo Oramentrio
elaborao do projeto de lei oramentria; apreciao, votao, aprovao, sano e publicao; execuo; acompanhamento e avaliao da execuo oramentria.

Prazo Legais:

A CF/88 em seu art. 165, 9 , assim dispe:

Cabe lei complementar: I - dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual

Prazo Legais: PPA

Poder Executivo (envio at 31/08)

Poder Legislativo (retorno at 22/12)

Prazo Legais: LDO

Poder Executivo
(envio at 15/04)

Poder Legislativo
(retorno at 17/07)

Prazo Legais: LOA

Poder Executivo
(envio at 15/10)

Poder Legislativo
(retorno at 22/12)

Crditos Adicionais

Suplementares So destinados ao reforo de dotao j fixada no oramento. Portanto, no so criados novos elementos de gasto, projetos ou atividades atravs de crditos adicionais suplementares.

Crditos Adicionais

Especiais So destinados a criar despesas para as quais no haja dotao especfica, geralmente decorrentes de criao de novos rgos, ou programas de trabalho no fixados pela Lei Oramentria, ou ainda, incluir determinados elementos de gastos em projetos e/ou atividades j consignados no Oramento Anual.

Crditos Adicionais

Extraordinrios Destinados a despesas imprevisveis e urgentes, decorrentes de guerra, subverso interna ou calamidade pblica.

Crditos Adicionais
Autorizao e Abertura Os crditos adicionais suplementares e especiais so autorizados por lei e abertos por decreto (art. 42 da Lei N. 4.320/64), dependendo da existncia de recursos disponveis para ocorrer despesa, requerendo-se uma exposio justificativa (art. 43 da Lei N. 4.320/64).

Crditos Adicionais

Fonte de Recursos

Anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais Operaes de Crdito Supervit Financeiro apurado em Balano Patrimonial do exerccio anterior Provvel Excesso de Arrecadao

Receita Pblica

Receita Pblica so todo os recursos arrecadados pelo estado destinados a financiar os gastos em beneficio da coletividade.
Receita

Receita Pblica

Sob o Enfoque Patrimonial:

Sob o enfoque patrimonial a receita toda operao realizada pela entidade que resulte em aumento da sua situao liquida (patrimnio lquido), podendo ser ou no resultante da execuo do oramento.

Receita Pblica

Sob o Enfoque Oramentrio:

Receita, pelo enfoque oramentrio, so todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias.

Classificao da Receita

Segundo a categoria econmica a receita oramentria classifica-se em:


Receitas Correntes Receita de Capital

Receitas Correntes

So Receitas Correntes as receitas tributria, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes. (Lei 4.320/64)

Receitas Correntes

As receitas correntes classificam-se em:

Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncia Corrente Outras Receitas Correntes

Receitas de Capital

As Receitas de Capital so aquelas provenientes da alienao (venda) de bens incorporados ao patrimnio da administrao, resultantes de operaes de crdito (emprstimos e financiamentos), ou ainda, os recursos transferidos de outras esferas de governo ou particulares, para a execuo de despesas de capital que so aquelas relativas a obras, pagamento do principal da dvida, ou ainda, aquelas despesas que resultam em um bem incorporvel ao patrimnio.

Receitas de Capital
Operaes de Crdito Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncias de Capital Outras Receitas de Capital

Receitas Intra Oramentrias

A fim de possibilitar a eliminao de dupla contagem no levantamento dos balanos e demais demonstraes contbeis o Ministrio da Fazenda - MF em conjunto com o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG, editaram a portaria 338/2006, alterando a portaria 163 e classificando as receita e despesa intra -oramentrias. As receita intra oramentrias ocorrem entre rgos contemplados e um mesmo oramento.

Outras Classificaes da Receita

Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial:

Receita Efetiva: aquela que, no momento do seu reconhecimento, aumenta a situao lquida patrimonial da entidade. Constitui fato contbil modificativo aumentativo. Ex.: Receita Tributria. Receita No-Efetiva: aquela que no altera a situao lquida patrimonial no momento do seu reconhecimento, constituindo fato contbil permutativo. Neste caso, alm da receita oramentria, registra-se concomitantemente conta de variao passiva para anular o efeito dessa receita sobre o patrimnio lquido da entidade. Ex.: Receita de Operaes de Crdito.

Outras Classificaes da Receita

Quanto Coercitividade :

Receitas Derivada: so obtidas pelo Estado em funo de sua autoridade coercitiva, mediante a arrecadao de tributos e multas. Ex.: Receita Tributria. Receitas Originrias : Tambm conhecida como de economia ou de direito privado, consiste na receita procedente da explorao do patrimnio pblico, no qual o Estado atua como particular por meio da explorao de atividades privadas. Ex.: Receita de alienao de bens.

Outras Classificaes da Receita

Quanto ao Ingresso

Receitas Ordinrias: Representam os ingressos permanentes e estveis, arrecadados regularmente em cada perodo financeiro, possuindo caracterstica de continuidade. Exemplo: Receitas de impostos Receitas Extraordinrias: Representam os ingressos de carter no-continuado e, por conseqncia, inconstante, no raro, excepcional, provenientes de calamidade pblica, guerras doaes, entre outros. Ex.: Receita referente a transferncias de convnios.

Outras Classificaes da Receita

Quanto Natureza

Orametria: todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias. Extra-Oramentria: Consiste em ingressos financeiros transitrios e de carter temporrio, que sero restitudos no futuro sob a forma de despesas extra-oramentrias, provocando o surgimento de passivos financeiros, uma vez que no pertencem ao Estado e no integram o oramento. Exemplos: depsitos judiciais, consignaes e ainda operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO).

Etapas da Receita Oramentria


Planejamento Execuo

Lanamento Arrecadao Recolhimento

Controle e Avaliao

Codificao da Receita Oramentria

1 2 4 5 6 7

Nvel Nvel Nvel Nvel Nvel Nvel

Categoria Econmica Origem 3 Nvel Espcie Rubrica Alnea Subalnea Detalhamento (Facultativo)

Codificao da Receita Oramentria

Exemplo prtico: 1.1.1.2.04.10


Descrio
Categoria Econmica Origem ou Fonte

Cdigo
1 1

Exemplo
Receita Corrente Receita Tributria

1
2 04 10 00

Espcie
Rubrica Alnea Subalnea

Receita de Impostos
Impostos sobre o Patrimnio e a Renda Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Pessoas Fsicas

Despesa Pblica

Despesa Pblica todo gasto destinado atender direta ou indiretamente as necessidades da coletividade.

Despesa Pblica

Sob o enfoque Patrimonial

Sob esse enfoque as despesas pblicas so aquelas que resultam da diminuio da situao lquida. Podem ser decorrentes ou no da execuo oramentria. Ex.: cancelamento de dvida ativa, doao de bens a terceiros, depreciao.

Despesa Pblica

Sob o enfoque Oramentrio

So aquela executada por entidade pblica e que depende de autorizao legislativa para sua realizao, por meio da Lei Oramentria Anual ou de Crditos Adicionais, pertencendo ao exerccio financeiro da emisso do respectivo empenho.

Classificao Institucional da Despesa


A classificao institucional reflete a estrutura organizacional de alocao dos crditos oramentrios, e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. Ex: Classificao Institucional no Governo Federal

Classificao Institucional da Despesa

Classificao Funcional da Despesa

A classificao funcional segrega as dotaes oramentrias em funes e subfunes, buscando responder basicamente indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada.

Classificao Funcional da Despesa

Classificao Funcional da Despesa

Funo - A funo representada pelos dois primeiros dgitos da classificao funcional e pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Subfuno - A subfuno, indicada pelos trs ltimos dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes.

Classificao Funcional da Despesa

Relao de Funes e Subfunes (MOG n 42/1999). Exemplo de Funes e Subfunes: Funo: 01 Legislativa

Funo: 02 - Judiciria

Subfuno: 031 - Ao Legislativa Subfuno: 032 - Controle Externo

Funo: 03 - Essencial Justia


Subfuno: 061 - Ao Judiciria Subfuno: 062 - Defesa do Interesse Pblico no Processo Judicirio Subfuno: 091 - Defesa da Ordem Jurdica Subfuno: 092 Representao Judicial e Extrajudicial Subfuno: Subfuno: Subfuno: Subfuno: Subfuno: 121 122 123 124 125 Planejamento e Oramento - Administrao Geral - Administrao Financeira - Controle Interno - Normatizao e Fiscalizao

Funo: 04 - Administrao

Estrutura Programtica da Despesa

Programa - Programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no plano, visando soluo de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

Estrutura Programtica da Despesa

Aes - As aes so operaes das quais resultam produtos (bens ou servios), que contribuem para atender ao objetivo de um programa.

Podem ser de dois tipos: Projeto ou Atividade

Estrutura Programtica da Despesa

Projeto, um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo.

Estrutura Programtica da Despesa

Atividade, um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo;

Estrutura Programtica da Despesa

Operaes Especiais, as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.

Natureza da Despesa Oramentria


A classificao da despesa oramentria, segundo a sua natureza, compe-se de: I Categoria Econmica; II Grupo de Natureza da Despesa; III Elemento de Despesa.

Natureza da Despesa Oramentria

Categoria Econmica da Despesa Oramentria

Despesas Correntes

So os dispndios que se destinam manuteno da mquina administrativa estatal, so gastos de natureza operacional para o funcionamento do poder pblico. Classificam-se nessa categoria todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

Categoria Econmica da Despesa Oramentria

Despesas de Capital

Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital, ou ainda, para amortizao da dvida fundada.

Categoria Econmica da Despesa Oramentria

Classificao por Natureza da Despesa

Modalidade de Aplicao

Elemento de Despesa

Tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, material de consumo, servios de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenes sociais, obras e instalaes, equipamentos e material permanente, auxlios, amortizao e outros que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins.

Classificao Oramentria da Despesa


Exemplo prtico: 26.242.12.391.0167.4013.3.3.90.30.01

Classificao da Despesa Oramentria


RGO UNIDADE ORAMENTRIA PROGRAMA INDICADOR DE USO

LOCALIZADOR AO (PROJETO ou ATIVIDADE)

SUBFUNO NATUREZA DA DESPESA FUNO

FONTE

Receita Extra-Oramentria

So receitas que receitas que no constituem renda para o Estado, uma vez que este apenas depositrio de tais valores. Ex.: caues, INSS retido, IRRF e ISSQN (indiretas), etc.
Despesa Extra-Oramentria

Receita Extra-Oramentria

Estgios da Despesa Oramentria


Fixao (LOA)
Empenho Liquidao
Lei 4.320/64

Licitao

Pagamento

Restos a Pagar

Despesas empenhadas e no pagas at o fim do exerccio


Restos a Pagar Processados (Despesa empenhada e Liquidada) Restos a pagar no processados (Despesa s empenha)

Restos a Pagar na LRF e Lei de Crimes Fiscais


LRF: No deixar dvida sem lastro financeiro suficiente para atende-la nos oito ltimos meses do final do mandato. Lei de Crimes Fiscais: "Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos."

Despesas de Exerccios Anteriores DEA

So dvidas reconhecidas no exerccio financeiro vigente, resultantes de compromissos gerados em exerccios anteriores e para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, mas que no tenha sido processado naquela poca e ainda os restos a pagar com prescrio interrompida.

Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico


Mdulo II

Conceito
o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. (NBCASP 16.1)

Objeto

O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o patrimnio pblico. (NBCASP 16.1) Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. (NBCASP 16.2)

Objeto da Contabilidade Pblica

Patrimnio Pblico: Conjunto de bens, direitos e obrigaes pertencentes a Administrao Pblica

Disponibilidade Financeira

Bens Mveis

Bens Imveis

Dvidas

Bens Pblicos
Bens de uso especial Bens dominicais ou dominiais Bens de uso comum do povo

Regimes Contbeis
Regime de Caixa: reconhece a receita no momento do seu efetivo recebimento e a despesa no momento de seu pagamento. Regime de Competncia: reconhece a receita e a despesa no momento do respectivo fato gerador, independente de seu pagamento ou recebimento.

Regime Oramentrio

A doutrina (por fora da Lei 4.320/64) utiliza o chamado regime misto que consiste em regime de caixa para a receita e competncia para a despesa. Lei 4.320/64 Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas.

Campo de Aplicao

Lei 4.320/64

Administrao Direta: Ministrios, Secretarias e demais rgos ligados aos Governos Federal, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais Administrao Indireta: autarquias e fundaes vinculadas aos trs nveis de governo que fazem uso dos recursos constantes no oramento.

Campo de Aplicao

Lei de Responsabilidade Fiscal

empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria.

Campo de Aplicao

Lei N 11.107/2005

A execuo das receitas e despesas do consrcio pblico dever obedecer s normas de direito financeiro aplicveis s entidades pblicas.

Campo de Aplicao

Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico NBCASP

As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo:

integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social

Legislao Bsica

Lei n 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Lei Complementar n 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. Portarias SOF/STN Instrues Normativas dos Tribunais de Contas

Usurios da Contabilidade Pblica

Controle Externo

Outras Esferas de Governo

Gestores

Instituies Financeiras

Populao

Judicirio

Sistemas Contbeis
Subsistema Oramentrio

Subsistema de Custos*

Subsistema Financeiro

Subsistema de Compensao

Subsistema Patrimonial

Subsistema Oramentrio
O Sistema Oramentrio foca a execuo do oramento pblico, desde a previso de receita e fixao de despesa, at a execuo das mesmas e a apurao do resultado oramentrio.
Previso de Receita Fixao de Despesa

Subsistema Financeiro
O Sistema Financeiro controla a movimentao de numerrio,contemplando todos os ingressos e sadas de valores dos cofres pblicos oramentrios e extra-oramentrios.

Subsistema Patrimonial

Registra os bens mveis, imveis, crditos, obrigaes, valores, movimento de almoxarifado, inscrio e baixa de ativos e passivos, incorporaes e desincorporaes de bens independentes da execuo oramentria, isto , sem movimentao financeira, as supervenincias e as insubsistncias ativas e passivas.

Subsistema de Compensao

Registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle.

Subsistema de Custos

Este subsistema registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica.

Plano de Contas

a estrutura bsica da escriturao contbil, formada por um conjunto de contas, previamente estabelecido, que permite obter as informaes necessrias elaborao de relatrios gerenciais e demonstraes contbeis conforme as caractersticas gerais da entidade, possibilitando a padronizao de procedimentos contbeis.

Estrutura

Estrutura (cont.)

Registro de operaes tpicas na Contabilidade Pblica

Balano Pblicos Segundo a Lei n. 4.320/64


Balano Oramentrio Balano Financeiro Balano Patrimonial Demonstrativo das Variaes Patrimoniais

Balano Oramentrio - Anexo 12 da Lei n. 4.320/64


O Balano Oramentrio estruturado de forma a evidenciar a integrao entre o planejamento e a execuo oramentria. O art. 102 da lei 4.320 :O Balano Oramentrio apresentar as receitas previstas e as despesas fixadas em confronto com as realizadas.

Apurao de Resultados

Resultado da Arrecadao:
Receita Prevista < Receita Arrecadada = Supervit da Arrecadao Receita Prevista > Receita Arrecadada = Dficit de Arrecadao

Realizao da Despesa

Despesa Fixada > Despesa Empenhada = Economia Oramentria Despesa Fixada < Despesa Empenhada = Impossvel (ilegal)

Resultado da Execuo Oramentria:

Receita Arrecadada > Despesa Empenhada = Supervit da Execuo Receita Arrecadada < Despesa Empenhada = Dficit da Execuo

Balano Financeiro Anexo 13 da Lei n. 4.320/64


O art. 103 da lei 4.320 : O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte.

Apurao dos Resultados


Saldo Inicial < Saldo Final = Supervit Financeiro . Saldo Inicial > Saldo Final = Dficit Financeiro . Saldo Inicial = Saldo Final = Saldo Nulo

Balano Patrimonial Anexo 14 da Lei n. 4.320/64

O Balano Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situao patrimonial da entidade pblica.

Apurao dos Resultados


Ativo Financeiro > Passivo Financeiro =Supervit Financeiro Ativo Financeiro < Passivo Financeiro =Dficit Financeiro Ativo Real > Passivo Real = Ativo Real Lquido Ativo Real < Passivo Real = Passivo real a Descoberto

Demonstrao das Variaes Patrimoniais Anexo 15 da Lei n. 4.320/64

Art. 104. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio.

Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Pblico NBC T 16

NBC T 16.1 CONCEITUAO, OBJETO E CAMPO DE APLICAO


CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PBLICO CAMPO DE APLICAO UNIDADE CONTBIL

NBC T 16.2 PATRIMNIO E SISTEMAS CONTBEIS


PATRIMNIO PBLICO CLASSIFICAO DO PATRIMNIO PBLICO SOB O ENFOQUE CONTBIL SISTEMA CONTBIL ESTRUTURA DO SISTEMA CONTBIL

NBC T 16.3 PLANEJAMENTO E SEUS INSTRUMENTOS SOB O ENFOQUE CONTBIL

ESCOPO DE EVIDENCIAO

NBC T 16.4 TRANSAES NO SETOR PBLICO


NATUREZA DAS TRANSAES NO SETOR PBLICO E SEUS REFLEXOS NO PATRIMNIO PBLICO VARIAES PATRIMONIAIS TRANSAES QUE ENVOLVEM VALORES DE TERCEIROS

NBC T 16.5 REGISTRO CONTBIL


FORMALIDADES DO REGISTRO CONTBIL SEGURANA DA DOCUMENTAO CONTBIL RECONHECIMENTO E BASES DE MENSURAO OU AVALIAO APLICVEIS

NBC T 16.6 DEMONSTRAES CONTBEIS

DEMONSTRAES CONTBEIS DIVULGAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS BALANO PATRIMONIAL BALANO ORAMENTRIO BALANO FINANCEIRO DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO 8 NOTAS EXPLICATIVAS

NBC T 16.7 CONSOLIDAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS

PROCEDIMENTOS PARA CONSOLIDAO

NBC T 16.8 CONTROLE INTERNO


ABRANGNCIA CLASSIFICAO ESTRUTURA E COMPOMENTES

NBC T 16.9 DEPRECIAO, AMORTIZAO E EXAUSTO


CRITRIOS DE MENSURAO E RECONHECIMENTO MTODOS DE DEPRECIAO, AMORTIZAO E EXAUSTO DIVULGAO DA DEPRECIAO, DA AMORTIZAO E DA EXAUSTO

NBC T 16.10 AVALIAO E MENSURAO DE ATIVOS E PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PBLICO

AVALIAO E MENSURAO DISPONIBILIDADES CRDITOS E DVIDAS ESTOQUES INVESTIMENTOS PERMANENTES IMOBILIZADO INTANGVEL DIFERIDO REAVALIAO E REDUO AO VALOR RECUPERVEL

Bibliografia

BRASIL. Constituio Federal de 1988. BRASIL. Lei Complementar N. 101/00. Governo Federal. BRASIL. Lei N. 4.320/64. Governo Federal. JUND, Sergio. Administrao, Oramento e Contabilidade Pblica: teoria e questes estilo ESAF, UNB e outras bancas examinadoras. Rio de Janeiro: Elesvier, 2006. MOTA, Francisco Glauber Lima, Curso Bsico de Contabilidade Pblica, 2 ed,Gesto Pblica, Braslia 2006 NASCIMENTO, Leonardo do Contabilidade Pblica/Leonardo do Nascimento e Bernardo Cherman Rio de Janero: Ed. Ferreira, 2007 PISCITELLI, Roberto Bocaccio et alli. Contabilidade Pblica. So Paulo: Atlas, 1995. REIS, Heraldo da Costa. Lei N. 4.320/64 Comentada. So Paulo: IBAM, 2002/2003. SILVA, Lino Martins. Contabilidade Governamental. 8a. So Paulo: Atlas, 2009. SILVA, Jos Wellington. Apostilas de treinamentos, 2005.

You might also like