You are on page 1of 20

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

Marina Monteiro Ferreira Ambulatrio de Psiquiatria 9 Perodo-Medicina/Unimontes

TRANSTORNO BIPOLAR
Caracterizado por oscilaes importantes do humor entre os plos da exaltao (ou euforia) e depresso, apresenta curso recorrente e crnico.

TRANSTORNO BIPOLAR

Mania: humor eufrico ou irritvel, exageradamente expansivo (elao), pensamento acelerado com idias grandiosas, conduta, agitao psicomotora e pensamentos delirantes de grandiosidade. Hipomania: estado semelhante mania, em grau mais leve, com hiperatividade, tagarelice, diminuio da necessidade de sono, aumento da sociabilidade, atividade fsica, iniciativa, atividades prazerosas, libido e sexo, e impacincia. A hipomania no se apresenta com sintomas psicticos, no precisa de internao e o prejuzo ao paciente no to intenso quanto

Critrios para Episdio Manaco

A. Um perodo distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritvel, durando pelo menos 1 semana (ou qualquer durao, se a hospitalizao necessria). B. Durante o perodo de perturbao do humor, trs (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram (quatro, se o humor apenas irritvel) e estiveram presentes em um grau significativo: (1) auto-estima inflada ou grandiosidade (2) necessidade de sono diminuda (por ex., sente-se repousado depois de apenas 3 horas de sono) (3) mais loquaz do que o habitual ou presso por falar (4) fuga de idias ou experincia subjetiva de que os pensamentos esto correndo (5) distratibilidade (isto , a ateno desviada com excessiva facilidade para estmulos externos insignificantes ou irrelevantes) (6) aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, no trabalho, na escola ou sexualmente) ou agitao psicomotora (7) envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para conseqncias dolorosas (por ex., envolvimento em surtos incontidos de compras, indiscries sexuais ou investimentos financeiros tolos) C. Os sintomas no satisfazem os critrios para Episdio Misto D. A perturbao do humor suficientemente severa para causar prejuzo acentuado no funcionamento ocupacional, nas atividades sociais ou relacionamentos costumeiros com outros, ou para exigir a hospitalizao, como um meio de evitar danos a si mesmo e a outros, ou existem aspectos psicticos. E. Os sintomas no se devem aos efeitos fisiolgicos diretos de uma substncia (por ex., uma droga de abuso, um medicamento ou outro tratamento) ou de uma condio mdica geral (por ex., hipertiroidismo). Nota: Episdios tipo manacos nitidamente causados por um tratamento antidepressivo somtico (por ex., medicamentos, terapia eletroconvulsiva, fototerapia) no devem contar para um diagnstico de Transtorno Bipolar I.

TRANSTORNO BIPOLAR

TRANSTORNO BIPOLAR

Os Transtornos de Humor Bipolar (THB) possuem uma prevalncia estimada em torno de 1,5%. Em clnicas psiquitricas, em torno de 50% dos pacientes apresentam THB. Dentre os pacientes que se apresentam com um episdio depressivo, h uma chance de 5 a 15% de que estes sejam efetivamente bipolares e no unipolares. Aps o primeiro episdio, h um risco de aproximadamente 90% de o paciente ter outro episdio em algum momento da sua vida. O suicdio completado ocorre em 10 a 15% dos indivduos com TB. Outros transtornos mentais associados incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade, Transtorno de Pnico, Fobia Social e Transtornos Relacionados a Substncias.

TRANSTORNO BIPOLAR
THB ocorrem com igual freqncia em homens e mulheres. Geralmente antes dos 30 anos. Estudos sugerem possvel base gentica, com interao de fatores no genticos.

TRANSTORNO BIPOLAR Fisiopatologia

Sistema serotoninrgico - Dficit na neurotransmisso serotoninrgica central. As mudanas de humor estariam relacionadas s catecolaminas (noradrenalina e dopamina) centrais, que estariam elevadas na mania e diminudas na depresso. Sistema dopaminrgico - Maior atividade dopaminrgica induzida por aumento da liberao, diminuio da capacidade de tamponamento pelas vesculas sinpticas ou pela maior sensibilidade dos receptores dopaminrgicos pode estar associada ao desenvolvimento de sintomas manacos, enquanto a diminuio da atividade dopaminrgica estaria associada depresso.

TRANSTORNO BIPOLAR Fisiopatologia


Sistema noradrenrgico - Um menor dbito de noradrenalina e uma menor sensibilidade dos receptores a2 so relatados, em contraste com uma tendncia de maior atividade da noradrenalina em estados manacos Sistema GABArgico - Dados clnicos indicam que um decrscimo na funo GABArgica acompanha os estados manacos e depressivos, e que agonistas do GABA possuem propriedades antidepressivas e antimanacas Sistema glutamatrgico Sinalizao intracelular

TRANSTORNO BIPOLAR Tipos (DSM IV)

Trastorno Bipolar I
Trastorno Bipolar II Ciclotimia

Trastorno Bipolar No Especificado

TRANSTORNO BIPOLAR

TB I = Curso clnico caracterizado pela ocorrncia de um ou mais Episdios Manacos ou Episdios Mistos. Com freqncia, os indivduos tambm tiveram um ou mais Episdios Depressivos Maiores. TB II = curso clnico marcado pela ocorrncia de um ou mais Episdios Depressivos Maiores acompanhados por pelo menos um Episdio Hipomanaco .

TRANSTORNO BIPOLAR

Ciclotimia = perturbao crnica e flutuante do humor, envolvendo numerosos perodos de sintomas hipomanacos e numerosos perodos de sintomas depressivos. Os sintomas hipomanacos tm nmero, gravidade, abrangncia ou durao insuficientes para a satisfao de todos os critrios para um Episdio Manaco, e os sintomas depressivos tm nmero, gravidade, abrangncia ou durao insuficientes para a satisfao de todos os critrios para um Episdio Depressivo Maior. Durante o perodo de 2 anos (1 ano para crianas e adolescentes), quaisquer intervalos livres de sintomas no duram mais de 2 meses.

TRANSTORNO BIPOLAR

J se fala em Transtornos do Espectro Bipolar e, de acordo com abordagem mais recente, existem quatro tipos de transtorno bipolar, que se caracterizam basicamente pela intensidade em que ocorre a alterao do humor. Tipo I: Mania + Depresso Tipo II: Hipomania + Depresso Tipo III: Depresso + Mania/Hipomania desencadeada por uso de antidepressivos ou psicoestimulantes. Tipo IV: Oscilao de humor mais. Esses pacientes nunca tiveram mania ou hipomania, mas tm uma histria de humor um pouco mais vibrante, na faixa hipertmica, que freqentemente gera vantagens. A fase depressiva pode s ocorrer

TRANSTORNO BIPOLAR TB MISTO

(DSM IV) - Estados mistos caracterizam-se por um perodo de tempo (no mnimo uma semana) durante o qual so satisfeitos tanto critrios para episdio manaco quanto para episdio depressivo maior quase todos os dias. O indivduo apresenta uma rpida alternncia de humor acompanhada de sintomas de um episdio de mania e de um episdio depressivo.

TRANSTORNO BIPOLAR Tratamento

A qualidade de vida dos portadores de THB depende, portanto, em grau importante, do uso de medicaes chamadas estabilizadores do humor (EH). 2 Sabe-se que com um tratamento adequado com essas medicaes as conseqncias do THB podem ser bastante controladas e reduzidas. Os efeitos positivos de um tratamento efetivo so de que muitos pacientes conseguem passar um tempo maior em condies de levarem suas vidas de forma mais adequada. Para outros, o tratamento pode, pelo menos, reduzir as conseqncias negativas do transtorno

TRANSTORNO BIPOLAR

O remdio mais comum o Ltio, apesar de nem sempre ser indicado. Pode-se tambm acrescentar anticonvulsivantes como o Tegretol, o Trileptal, o Depakene, o Depakote, o Topamax. Na fase de mania tambm pode-se usar antipsicticos . Apesar de questionvel, na fase depressiva pode-se usar antidepressivos. O tratamento com ltio ou algum anticonvulsivante deve ser definitivo . Nada impede de o paciente ter recadas.

TRANSTORNO BIPOLAR

TRANSTORNO BIPOLAR

TRANSTORNO BIPOLAR
algoritmo proposto para o tratamento farmacolgico do THB: I) EPISDIO MANACO 1) Monoterapia com estabilizadores do humor; 2) Aumento da dose do estabilizador do humor; 3) Associao de estabilizadores do humor; 4) eletroconvulsoterapia. II) EPISDIO DEPRESSIVO Monoterapia com ltio; 2) aumento da dose de ltio; 3) Associao de um estabilizador do humor com um antidepressivo ou com lamotrigina ou olanzapina; 4) eletroconvulsoterapia. III) EPISDIO MISTO 1) cido valprico ; 2) aumento da dose do cido valprico; 3) associao com outro estabilizador do humor; 4) eletroconvulsoterapia.

IV) TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR REFRATRIO Eletroconvulsoterapia.

REFERNCIAS

BALLONE, G.J. Transtorno Afetivo Bipolar. In. PsiqWeb, internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, 2005. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION- APA (2002). DSM-IV-TR, Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (4a ed. rev.) Porto Alegre: Artmed SEIXAS, Camila et al . Prevalence and clinical impact of eating disorders in bipolar patients. Rev. Bras. Psiquiatr, So Paulo, v. 34, n. 1, mar. 2012 . http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44 MIASSO, Adriana Inocenti; CARMO, Bruna Paiva do; TIRAPELLI, Carlos Renato. Transtorno afetivo bipolar: perfil frmacoteraputico e adeso ao medicamento. Rev.Bras.Psiquiatr. 2012. (camat)

You might also like