You are on page 1of 249

CONTROLE EXTERNO

Conceito de Controle na Adm. Pb.; Espcies de Controle da Adm. Pb.; Introduo ao Controle Externo; Clique para editar o estilo do subttulo mestre Sistemas de Controle Externo; Origens do Controle Externo; Caractersticas dos Tribunais de Contas.

Prof: Karen Mancini

EXERCCIO

1) Procurador - Contas TCE 2008 FCC Acerca do tema Controle da Administrao Pblica, correto afirmar que o controle administrativo exercido: (A) apenas pelo Poder Executivo, sobre atividades de gesto e administrao desempenhadas necessariamente pelos rgos desse Poder. (B) apenas pelo Poder Executivo, sobre atividades administrativas, jurisdicionais e legislativas desempenhadas por qualquer dos Poderes. (C) somente pelo Poder Executivo, sobre atividades desempenhadas por rgos da Administrao Direta apenas, dada a autonomia administrativa e financeira das entidades da Administrao Indireta. (D) por qualquer dos Poderes, sobre as atividades administrativas desempenhadas por seus prprios rgos. (E) por qualquer dos Poderes, sobre atividades de gesto e administrao desempenhadas necessariamente pelo Poder Executivo, dada a repartio constitucional de competncias.

2) FGV - 2008 - TCM-RJ - Auditor

A anlise dos aspectos da gesto pblica realizada levando-se em conta tambm se a administrao atendeu ao interesse pblico e moralidade administrativa, que so pontos referentes :
a)

legalidade.

b) economicidade. c) efetividade. d) legitimidade. e) eficincia.

3- CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Administrao O controle administrativo objetiva assegurar o bom uso dos recursos pblicos, a legalidade e a legitimidade desenvolvida por todos os poderes.

4- FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico de Controle Externo

O Controle da Administrao Pblica que verifica a harmonia entre os objetivos pretendidos e o resultado do ato denomina-se a) da prudncia. b) discricionrio. c) de mrito. d) da legalidade. e) da finalidade.

5- CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Administrao O controle administrativo pode ser interno, externo ou independente.

6- CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios Administrador No que se refere aos mecanismos de controle da administrao pblica, julgue o item abaixo.

O Tribunal de Contas da Unio, rgo de controle externo, auxilia tecnicamente o Poder Legislativo em suas atividades fiscalizadoras.

7- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica


O controle externo no Brasil exercido: a) a posteriori, mas no a priori nem de forma concomitante. b) a priori e concomitante, mas no a posteriori.

c) de forma concomitante e a posteriori, mas no a priori.


d) a priori e a posteriori, mas no de forma concomitante.

e) a priori, de forma concomitante e a posteriori.

8) (TCE RO ACE 2007 - CESGRANRIO) O julgamento das contas dos responsveis por bens e valores pblicos, realizado pelo Tribunal de Contas, exemplo tpico de controle:
a)

Posterior. Prvio. Concomitante. Simultneo. Interno.

a)

a)

a)

a)

9) (TCU-ACE 2004 CESPE) Tendo em conta o momento no qual a atividade de controle se realiza, o controle externo, analogamente ao que ocorre com o controle de constitucionalidade, pode ser classificado em prvio (a priori) ou posterior (a posteriori).

10) (AUDITOR - TCE-SC 2006 - FEPESE) Assinale a alternativa que contm a resposta correta. o controle que se perfaz aps a concluso do ato controlado, visando sanar eventuais defeitos, declarar a sua nulidade, quando viciado, ou reconhecer a eficcia do ato de homologao das licitaes e concursos pblicos.
a) b) c) d) e)

Controle Concomitante. Controle Paralelo. Controle Posterior. Controle Prvio. Controle Intempestivo.

11) FCC 2006 TCE/CE Auditor Sob a perspectiva das competncias dos Tribunais de Contas diretamente, ou por simetria, deduzidas da Constituio Federal, correto afirmar, quanto ao controle externo por eles exercido, que
(A)

exclusivamente a posteriori.

(B) exclusivamente preventivo.

(C) exclusivamente concomitante.


(D) predomina o carter a posteriori.

(E) predomina o carter preventivo

12) (TCM RO ANALISTA DE INFORMTICA 2007 - CESGRANRIO) Quanto ao momento em que exercido, o controle da Administrao Pblica pode ser classificado como prvio, concomitante ou a posteriori. Assim, tem-se como exemplo tpico de controle concomitante exercido pelo Tribunal de Contas o(a): a) exame da legalidade dos atos de admisso de pessoal e de aposentadorias. b) julgamento das contas dos responsveis por bens e valores pblicos. c) apreciao das contas prestadas pelo Chefe do Poder Executivo, mediante parecer elaborado em sessenta dias a contar do seu recebimento. d) realizao de auditorias e inspees de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. e) exigncia de autorizao para os Estados realizarem operao de crdito no exterior.

12- (ESAF/ANALISTA/ANEEL/2004) A atividade financeira do Estado no se restringe mera arrecadao dos meios indispensveis prestao dos servios pblicos. Desenvolve-se a atividade financeira do Estado em quatro reas afins. Identifique a nica opo cujo objetivo no o de atender a tais necessidades:
a)

receita pblica

b) crdito pblico c) plano pblico d) oramento pblico e) despesa pblica

13- ESAF - 2008 - CGU - Analista de Finanas e Controle Controle Interno Sobre o tema controle externo, nos termos da Constituio Federal, correto afirmar que: a) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. b) exercido, no mbito federal, pelo Senado Federal com o auxlio do sistema de controle interno dos demais Poderes. c) exercido, no mbito estadual, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelas respectivas Assemblias Legislativas e Cmaras de Vereadores. e) exercido, no mbito federal, exclusivamente pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.

14- FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Atuarial A titularidade do controle externo do a) Poder Executivo, com auxlio do Tribunal de Contas. b) Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas. c) Poder Judicirio, com o auxlio do Tribunal de Contas.

d) Tribunal de Contas, com o auxlio do Poder Legislativo.


e) Ministrio Pblico, com o auxlio do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas.

15- ESAF - 2009 AUDITOR REC. FEDERAL O controle externo da Administrao Pblica Federal exercido:
a)

Pelo Senado Federal; Pela Cmara dos Deputados; Pelo Tribunal de Contas da Unio;

a)

a)

a)

Pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio;

Pelo Tribunal de Contas da Unio, com o auxlio do sistema de controle interno de cada Poder.
a)

16- FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito O controle Externo, exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, est a cargo a) do Senado Federal. b) do Supremo Tribunal Federal. c) da Controladoria Geral da Unio. d) do Congresso Nacional. e) do Poder Executivo.

17- CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia Acerca das regras constitucionais sobre o controle externo, julgue os itens que se seguem.

O controle externo da administrao pblica funo concorrente dos Poderes Judicirio e Legislativo. Na esfera federal, esse controle exercido privativamente pelo Senado Federal, auxiliado pelo TCU.

18- FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Vrzea Grande - MT - Auditor de Controle Interno


Conforme estabelecido na Constituio Federal, o controle externo exercido pelo(a): a) Controladoria ou rgo equivalente. b) Procuradoria Geral ou rgo equivalente. c) Tribunal de Contas com auxlio do Poder Legislativo. d) Poder Legislativo com auxlio do Tribunal de Contas. e) Ministrio Pblico.

19) (TCU ACE - 2002 - ESAF) O controle externo no Brasil, quanto fiscalizao contbil, financeira e oramentria da Administrao Pblica Federal, atualmente, comporta atividades diversificadas, compreendidas na competncia: a) Exclusiva do Congresso Nacional;
a)

Exclusiva do Tribunal de Contas da Unio; Conjugadas e conjuntas do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da Unio; Privativas umas do Congresso Nacional e outras do Tribunal de Contas da Unio; Privativas umas do Congresso Nacional, outras do Tribunal de Contas da Unio e algumas delas com a participao conjugada de ambos esses rgos.

a)

a)

a)

20- FCC - 2008 - TCE-AL Procurador A atuao pelo Tribunal de Contas, em casos concretos, a) depende de autorizao do Poder Legislativo, ao qual est subordinado no desempenho das funes de controle e fiscalizao da execuo financeiro- oramentria. b) depende da participao de advogados, devido sua vinculao administrativa ao Poder Judicirio, cujas regras processuais deve observar. c) depende de provocao, admitindo-se, no entanto, denncia de qualquer cidado. d) independe de autorizao do Poder Legislativo, do qual auxiliar nas funes de controle e fiscalizao da execuo financeiro-oramentria. e) independe da participao de advogados, pois embora seja vinculado administrativamente ao Judicirio, no est obrigado a observar as regras processuais vigentes neste Poder.

21) (TCU AFCE 1999 - ESAF) O controle externo da Administrao Pblica Federal, por disposio constitucional expressa, exercido pelo Congresso Nacional, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio, decorrendo desse contexto normativo que:
a) b)

c)

d) e)

O TCU um rgo subordinado e dependente do Congresso Nacional; O Congresso Nacional quem detm o poder absoluto e exclusivo de controle externo; O TCU detm e exerce algumas funes de controle que lhes so prprias e privativas; As funes de controle do TCU so de carter opinativo e subsidirias; O Congresso Nacional no exerce nenhuma competncia efetiva e prpria de controle externo.

SIMULADO I

22- RESPONDA CERTO OU ERRADO: 1 O rgo titular do Controle Externo o Tribunal de Contas. 2 Quanto ao momento, o controle pode ser classificado como a priori, a posteriori e pari-passu. 3 Os Tribunais de Contas realizam apenas o controle a posteriori. 4 O Tribunal de Contas exerce os controles: legislativo, executivo e judicirio.

23- FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito Sistema de Controle Externo : a) um conjunto de atividades, planos, rotinas, mtodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vistas a assegurar que os objetivos da entidade sejam alcanados de forma confivel, evidenciando eventuais desvios ao longo da gesto. b) um plano de organizao de todos os mtodos e medidas adotadas para salvaguardar ativos, verificar a exatido e fidelidade dos dados contbeis, desenvolver a eficincia nas operaes e estimular o seguimento das polticas executivas prescritas. c) uma tcnica de reviso contbil, que, por meio do exame de documentos, livros, registros, verifica a fidedignidade das Demonstraes contbeis. d) um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da entidade. e) um conjunto de aes de controle desenvolvidas por uma estrutura organizacional, com procedimentos, atividades e recursos prprios, no integrados na estrutura controlada, visando fiscalizao, verificao e correo de atos.

24- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo O sistema de controle externo caracterizado por rgo singular, tpico dos pases anglo-saxnicos, o de: a) Tribunal de Contas. b) Auditoria ou Controladoria-Geral. c) Ombudsman. d) Tribunal Judicial. e) Conselho de Contas

25- (TCU ACE 2006 - ESAF) Na maioria dos pases onde existe, o sistema de controle externo levado a termo ou pelos Tribunais de Contas (Cortes de Contas) ou pelas AuditoriasGerais. Nesse contexto, considerando as principais distines entre esses dois modelos de controle, assinale a opo que indica a correta relao entre as colunas: (1) - Tribunais de Contas. (2) - Auditorias -Gerais. ( ) So rgos colegiados. ( ) Podem ter poderes jurisdicionais. ( ) Podem estar integrados ao Poder Judicirio. ( ) Proferem decises monocrticas. a) 1 2 1 2. b) 1 1 1 2. c) 1 1 2 2. d) 2 1 2 1. e) 2 2 2 1.

26) (TCE ANALISTA 2005 - FCC) No cenrio internacional, o Estado democrtico contemporneo caracterizase, dentre outros aspectos, por sua sujeio a mecanismos de controle externo da gesto pblica. Neste sentido, a par da fiscalizao exercida pelo Poder Judicirio e pelo Ministrio Pblico sobre a Administrao Pblica, prevalece, no Brasil, o sistema de controle externo exercido atravs de:
a) b) c) d) e)

Tribunais de Contas. Tribunais de Contas e Controladorias. Controladorias. Controladorias e Defensoris Pblicas. Tribunais de Contas e Defensorias Pblicas.

27) (TCE-RO AGENTE DE CONTROLE EXTERNO 2007 - CESGRANRIO) Atualmente, no Brasil, o controle externo das contas pblicas exercido pelo sistema de controladoria, com a presena de um Controlador-Geral :
a) b) c) d) e)

Adotado pela Unio. Permitido a todas as Entidades da Federao. Facultado aos Estados. Facultado aos Municpios que no tenham institudo Tribunal de Contas. Vedado, tendo em vista a adoo do Sistema de Tribunal de Contas.

28) (TCU-ACE 2004 CESPE)

Os sistemas internacionais de controle externo tm em comum a circunstncia de que o rgo de controle invariavelmente colegiado e ligado ao Poder Legislativo.

29) (TCU-ACE 2007 CESPE) O sistema de controle externo, na maioria dos pases signatrios, levado a termo ou pelas cortes de contas ou pelas auditorias-gerais. As principais caractersticas do sistema de tribunal de contas so as decises colegiadas e o poder sancionatrio. No Brasil, bem como nos demais pases que adotam esse sistema, os tribunais de contas, quanto sua organizao, encontramse ligados estrutura do Poder Legislativo.

30) CESPE - 2009 - TCE-RN - Assessor Tcnico Jurdico A principal diferena entre os TCs e as controladorias adotadas por alguns pases de tradio britnica que aqueles so rgos colegiados, enquanto estas so dirigidas por um nico titular.

31- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo Acerca do Tribunal de Contas, por sua natureza jurdica, correto dizer que a) constitui poder independente. b) rgo autnomo constitucional. c) equipara-se s autarquias, integrando o Poder Executivo. d) exerce jurisdio em sentido estrito, integrando o Poder Judicirio. e) equipara-se s fundaes, tendo como curadores os partidos polticos.

32) (TCE RN 2000 - ESAF) O Tribunal de Contas da Unio, como rgo do sistema de controle externo, no exerccio de sua funo institucional, :
a)

Subordinado, administrativamente, ao Congresso Nacional; Subordinado, administrativamente, ao Senado Federal; Subordinado, administrativamente, Cmara dos Deputados;

a)

a)

a)

Dotado de autonomia, com competncias constitucionais privativas suas;


Dotado de autonomia relativa, sem competncia privativa.

a)

33) (SENADO CONSULTOR DE ORAMENTOS 1996 CESPE) A propsito das caractersticas e atribuies do Tribunal de Contas da Unio (TCU), julgue os itens a seguir: um rgo que atua tipicamente como um componente do Poder Judicirio, auxiliando o Congresso Nacional na fiscalizao da execuo oramentria e financeira.

EXERCCIO DE FIXAO
34- Os Entes a seguir esto sobre a jurisdio de qual Tribunal de Contas? TCU, TCE, TCMS, TCDF ou TCM?

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

9.
10. 11.

Niteri Municpio do Rio de Janeiro Estado do Rio de Janeiro Campinas Belm Belo Horizonte Territrio Distrito Federal Estado da Bahia Salvador Municpio de So Paulo

35- (TCM RJ TCNICO - 2003 - FJG) A alternativa que indica os entes governamentais que tm competncia constitucional para controlar externamente a administrao pblica :
a)

Ministrio Pblico, com suporte do Poder Judicirio; Tribunal de Contas, com parecer do Poder Executivo; Poder Executivo, integrado aos demais Poderes;

a)

a)

a)

Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas.

36- FUNDATEC - 2009 - DETRAN-RS - Tcnico de Nvel Superior Administrativo - Cincias Contbeis A gesto dos recursos pblicos estaduais objeto de controles interno e externo, nos termos da Constituio do Estado. O controle externo referido est a cargo do a) Conselho Estadual de Controle. b) Ministrio Pblico Estadual. c) Poder Judicirio do Estado. d) Poder Legislativo Estadual. e) Tribunal de Contas do Estado.

37) (TCE-RN ACESSOR TCNICO JURDICO 2009 CESPE) O TCU faz parte do Congresso Nacional, a quem deve auxiliar no exerccio do controle externo.

38) (TCE-RN ACESSOR TCNICO JURDICO 2009 CESPE)

Na prestao de auxlio para o exerccio do controle externo, os TCs no esto subordinados operacional nem administrativamente s casas legislativas.

39- CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Administrao Especficos Com referncia aos controles interno e externo da administrao pblica, julgue os prximos itens.

O Tribunal de Contas da Unio fiscaliza os rgos e entidades federais e os tribunais de contas estaduais so os responsveis pela Fiscalizao dos rgos estaduais e municipais.

40) (TCU - AFCE 1996 CESPE) O Tribunal de Contas da Unio um rgo auxiliar do Congresso Nacional, apesar de fazer parte do Poder Judicirio.

41) (TCE-ES CONTROLADOR DE RECURSOS PBLICOS (DIREITO) 2004 CESPE) O Tribunal de Contas do Estado dever ser rgo auxiliar da Cmara Municipal desse municpio no exerccio do controle externo, enquanto no for criado, no estado, um tribunal de contas dos municpios, criao esta contra a qual no existe vedao constitucional.

42) (TCU-ACE 2000 ESAF) Por fora de disposio constitucional expressa, o controle externo da Administrao Pblica Federal exercido pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, decorrendo desse contexto normativo a assertiva de que este rgo (TCU) subordinado e dependente daquele (CN), sem funes prprias e privativas.
a) b)

c)

d)

e)

Correta esta assertiva. Incorreta esta assertiva, porque essas funes de controle externo so todas prprias do TCU e da sua competncia exclusiva. Incorreta esta assertiva, porque as funes prprias e privativas do TCU se restringem s administrativas de sua economia interna. Incorreta esta assertiva, porque essas funes de controle externo so todas prprias do CN e da sua competncia privativa. Incorreta esta assertiva, porque esse controle exercido pelo Congresso Nacional com participao do TCU, que detm e exerce algumas funes de controle, as quais lhe so prprias e privativas.

43) (TCM RJ AUDITOR 2008 - FGV) Nos termos da Constituio Federal, a titularidade da funo de Controle Externo de um municpio do(a):
a) b) c) d) e)

Tribunal de Contas de sua jurisdio. Tribunal de Contas da Unio. Cmara de Vereadores. Congresso Nacional. Assembleia Legislativa.

44) Agente de Controle Externo Tribunal de Contas do Estado de Rondnia 2007 Cesgranrio Nos municpios em que no h Tribunal de Contas do Municpio ou Tribunal ou Conselho de Contas dos Municpios, o controle externo das contas pblicas municipais exercido com o auxlio do:
(A)

Tribunal de Contas da Unio.

(B) Tribunal de Contas do Estado. (C) Poder Judicirio. (D) Congresso Nacional. (E) Conselho de Contas do Poder Executivo Municipal.

45) FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador

O controle externo dos rgos e entidades da Administrao Pblica do Estado do Amap est a cargo do

Poder Executivo, com auxlio dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Tribunal de Contas.
a)

b) Poder Legislativo, com auxlio do Poder Executivo e do Tribunal de Contas. c) Tribunal de Contas.

d) Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas.


e) Tribunal de Contas, com auxlio dos Poderes Legislativo e Judicirio.

46) TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS 2008 Auditor - FCC Consideradas as caractersticas dos sistemas de controle externo da Administrao Pblica quanto ao momento de exerccio do controle, correto afirmar que, sob a gide da Constituio de 1988, (A) o controle externo exercido pelos rgos legislativos, com auxlio dos Tribunais de Contas da Unio, dos Estados e, onde houver, dos Tribunais ou Conselhos de Contas dos Municpios, em momento concomitante ou posterior realizao da despesa. (B) somente se admite a atuao dos Tribunais de Contas, em auxlio aos rgos legislativos, posteriormente realizao das despesas. (C) no se admite o exerccio de controle pelos Tribunais de Contas concomitantemente realizao da despesa, e sim em momento prvio ou posterior. (D) no se admite a realizao de controle posterior realizao das despesas pelos Tribunais de Contas, exceto na hiptese de requisio do rgo competente do Poder Legislativo. (E) admite-se que os Tribunais de Contas exeram controle prvio, concomitante ou posteriormente realizao da despesa, em auxlio aos rgos administrativos responsveis pelos sistemas de controle interno da Administrao.

CONTROLE EXTERNO
Normas Constitucionais sobre Controle Externo
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Prof: Karen Mancini

EXERCCIO

1- FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio Contadoria Nos termos da Constituio Federal, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, ser exercida pelo a) Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, mediante auxlio do Tribunal de Contas da Unio, e pela Controladoria Geral da Unio. b) Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, mediante auxlio do Tribunal de Contas da Unio, e pela Secretaria Federal de Controle Interno. c) Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. d) Congresso Nacional, mediante auxlio do Tribunal de Contas da Unio, e pela Controladoria Geral da Unio. e) Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, pelo sistema de controle interno e pelo Ministrio Pblico.

2- (TRT 23 REGIO ANALISTA JUDICIRIO 2007 FCC) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta quanto legalidade, legitimidade, economicidade,aplicao das subvenes e renncia de receitas, mediante controle externo, ser exercida:
a)

Pela Cmara dos Deputados; Pelo Tribunal de Contas da Unio;

a)

a)

Pelo Congresso Nacional;


Pelo Tribunal de Contas dos Estados;

a)

a)

Pelo Ministrio do Planejamento.

3- FGV - 2008 - TCM-RJ Auditor O aspecto objetivo do alcance da fiscalizao operacional exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, refere-se:
a)

aplicao dos recursos pblicos, conforme a lei oramentria, acompanhando a arrecadao dos recursos e sua aplicao.

b) aplicao dos recursos pblicos conforme as tcnicas contbeis.

c) aplicao dos recursos pblicos conforme ordenamento jurdico prprio.


d) ao fluxo de recursos geridos pelo administrador pblico. e) verificao do cumprimento das metas, resultados, eficcia e eficincia da gesto dos recursos pblicos.

4- (TCU AFCE 1999 - ESAF) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, dos atos da Administrao Pblica Federal, exercida pelo Tribunal de Contas da Unio no desempenho da sua funo de controle externo, no comporta exame, propriamente, quanto aos aspectos, conjuntamente considerados, de:
a)

Legalidade e Legitimidade; Economicidade e Oportunidade; Legitimidade e Convenincia; Convenincia e Oportunidade; Legalidade e Economicidade.

a)

a)

a)

a)

5- TCU ACE 2000 - ESAF) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial dos atos da Administrao Pblica, exercida pelo Tribunal de Contas da Unio, no desempenho das suas funes institucionais de controle externo, conforme previsto na Constituio, expressamente, comporta exame quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, convenincia e oportunidade dos atos de gesto.
a)

b)

c) d)

e)

Incorreta esta assertiva, porque no comporta exame quanto convenincia e a oportunidade. Incorreta esta assertiva, porque no comporta exame quanto convenincia e a economicidade. Correta esta assertiva. Incorreta esta assertiva, porque no comporta exame quanto legitimidade e convenincia. Incorreta esta assertiva, porque no comporta exame quanto legitimidade e economicidade.

6- Auditor Substituto - TCMRJ 2008 FGV

A anlise dos aspectos da gesto pblica realizada levando-se em conta tambm se a administrao atendeu ao interesse pblico e moralidade administrativa, que so pontos referentes :
(A)

legalidade.

(B) legitimidade. (C) efetividade. (D) economicidade. (E) eficincia.

7- (CONTROLADORIA GERAL DO PIAU AUDITOR - 2007 - NUCEPE) O conceito de indicadores que expressa a variao positiva da relao custo/benefcio, na qual se busca a otimizao dos resultados na escolha dos menores custos em relao aos maiores benefcios, denomina-se:
a)

Eficcia;

a)

Economicidade;
Efetividade;

a)

a)

Legalidade;
Eficincia.

a)

8- (TCE PI ACESSOR JURDICO - 2002 - FCC) Dentre os princpios constitucionais estaduais expressos, a serem observados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piau no exerccio do controle externo destacam-se os da:
a)

Legalidade, legitimidade e economicidade.


Isonomia, reponsabilidade objetiva do Estado e motivao. Legalidade, razoabilidade e prevalncia do interesse pblico. Legalidade, equilbrio financeiro do contrato e publicidade. Motivao, legitimidade e igualdade.

a)

a)

a)

a)

9- (TCE MG AUDITOR - 2005 FCC) No mbito do controle externo, de responsabilidade dos Tribunais de Contas, o tipo de exame afeto avaliao do mrito da despesa, sob o critrio do custo-benefcio, denomina-se controle de:
a)

Legitimidade; Economicidade; Razoabilidade; Proporcionalidade; Finalidade.

a)

a)

a)

a)

10- TCU 2007 Tcnico de Controle Externo

O TCU deve auxiliar o Congresso Nacional no exerccio do controle externo e da fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta.

11- ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial conferida (atribuda) ao Tribunal de Contas da Unio,
a)

restringe-se Administrao Pblica Federal Direta.

b) restringe-se Administrao Pblica Federal, no mbito do Poder Executivo.

c) abrange toda a Administrao Pblica Federal Direta e Indireta.


d) alcana toda a Administrao Pblica Direta Federal, Estadual e Municipal. e) abrange toda a Administrao Pblica Direta e Indireta Federal, Estadual e Municipal.

12- FGV 2010 - FISCAL DE RENDAS SEFAZ Na administrao pblica, podem-se encontrar dois tipos de controles responsveis pela fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. Os poderes responsveis pelos tipos de controle interno e externo, respectivamente, so:

(A) Legislativo e Executivo. (B) todos os Poderes e Legislativo. (C) Executivo e Judicirio. (D) Executivo e todos os Poderes. (E) Executivo e Legislativo.

13- ISAE - 2011 - AL-AM - Analista Controle A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, exercida pelo: a) Poder Legislativo, mediante controle interno, e pelo sistema de controle externo de cada Poder. b) Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. c) Tribunal de Contas, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. d) Ministrio Pblico, mediante controle jurisdicional, e pelo sistema de controle externo de cada Poder. e) Poder Judicirio, mediante controle interno, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

14- FGV 2008 - ANALISTA DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO - SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO DE PERNAMBUCO O Congresso Nacional, mediante o Controle Externo, e o Sistema de Controle Interno de cada Poder, de acordo com a Constituio Federal: (A) exercero a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. (B) exercero o julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. (C) aplicaro aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. (D) avaliaro a comprovao da legalidade e dos resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. (E) fiscalizaro as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.

15- ACE CINCIAS CONTBEIS TCE AC - 2009 CESPE ADAPTADA Acerca das normas constitucionais para o sistema de controle externo, julgue os itens a seguir: A aplicao das subvenes e as renncias de receitas esto entre os atos sujeitos fiscalizao do controle externo.

16- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo


Acerca da fiscalizao contbil, financeira e oramentria no Brasil, correto dizer que a) contempla a renncia de receitas. b) no contempla a aplicao das subvenes. c) exercida apenas mediante controle externo. d) incide apenas sobre as entidades da administrao direta.

e) o Tribunal de Contas a exerce apenas por provocao do Poder Legislativo.

17- FCC - 2010 - TCE-RO Procurador Uma entidade assistencial, sem fins lucrativos e declarada de utilidade pblica, recebeu recursos da Prefeitura Municipal a ttulo de subveno. Durante a inspeo do Tribunal de Contas foi verificada a ausncia da prestao de contas por parte da entidade. Questionado, o dirigente da entidade alegou que no estava obrigado por lei a entregar qualquer documento ao Tribunal de Contas. A conduta do dirigente foi: a) correta, uma vez que o Tribunal de Contas no tem competncia para exigir documentos de entidade privada sem fins lucrativos. b) incorreta, mas o Tribunal de Contas no poder estabelecer um prazo para a entrega da prestao de contas por ser a entidade privada e prestadora de servios assistenciais. c) correta, uma vez que a entidade foi declarada de utilidade pblica e seus dirigentes e funcionrios passaram a gozar de f pblica. d) incorreta, mas no cabe ao Tribunal de Contas contestar a aplicao da subveno por ser a entidade sem fins lucrativos e assistencial. e) incorreta, uma vez que a entidade passou a administrar recursos pblicos e o Tribunal de Contas tem competncia para analisar a aplicao de subvenes.

18- UNIRIO - 2009 - UNIRIO - Tcnico de Contabilidade De acordo com a Constituio Federal, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas ser exercida pelo (a) a) Ministrio Pblico Federal e pelo Tribunal de Contas da Unio. b) Controladoria Geral da Unio e pela Secretaria Federal de Controle. c) Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. d) Tribunal de Contas e pelo sistema de controle interno da cada poder e rgo. e) Secretaria da Receita Federal e pelo Secretaria do Tesouro Nacional.

19- Procurador MPJTCDF 2002

Compete ao TCDF examinar os atos de gesto de administradores do DF, no apenas sob a tica da legalidade, mas igualmente quanto sua economicidade.

20- FCC - 2010 - TCE-RO Auditor O Prefeito de um municpio do Estado de Rondnia isentou os aposentados do pagamento de IPTU, ato enquadrado como renncia de receitas por configurar iseno em carter no geral, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Tribunal de Contas, durante sua fiscalizao, verificou que o ato foi irregular, uma vez que no atendeu ao disposto na Lei de Diretrizes Oramentrias. A atuao do Tribunal de Contas foi: a) correta. O Tribunal de Contas competente para fiscalizar qualquer renncia de receitas, que deve, obrigatoriamente, atender ao disposto na Lei de Diretrizes Oramentrias. b) correta. Entre as excees legais que do competncia para o Tribunal de Contas fiscalizar renncia de receitas est a que beneficie aposentados, e deve, obrigatoriamente, atender ao disposto na Lei de Diretrizes Oramentrias. c) incorreta. O Tribunal de Contas no tem competncia para fiscalizar o ato, uma vez que no configura renncia de receitas, pois no tem carter tributrio, mas assistencial. d) incorreta. O Tribunal de Contas no tem competncia para fiscalizar renncia de receitas, uma vez que afeta ao campo da discricionariedade do administrador pblico. e) incorreta. Alm do Tribunal de Contas no ter competncia para fiscalizar renncia de receitas, ato que no tem relao alguma com a Lei de Diretrizes Oramentrias.

21- CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de Contas


O controle externo, a cargo do Poder Legislativo e do TC, classifica-se em poltico e tcnico. Com relao a esse assunto, luz das disposies constantes na CF, assinale a opo correta. a) O controle externo, nos municpios, exercido pelas respectivas cmaras municipais, com o auxlio dos TCs de mbito estadual, salvo no caso dos municpios que tm TCs prprios. b) A fiscalizao, sob o aspecto da legitimidade, de mbito do controle poltico e, portanto, fora do alcance do TC. c) O controle financeiro, introduzido pela CF, permite verificar se os objetivos foram atingidos, se os meios utilizados foram os mais adequados e se foi obtido o menor custo possvel. d) O exame da economicidade permite verificar se uma obra ou servio foi realizado ao menor custo possvel, diferentemente da eficincia, que tem como foco o custo adequado, razovel e pertinente. e) A avaliao da relao custo-benefcio, pela sua transcendncia, est circunscrita ao controle poltico, razo pela qual ultrapassa as competncias dos TCs.

22- CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informao - Parte I Considerando as normas constitucionais relativas a controle externo, julgue os itens a seguir.
O correto funcionamento de um sistema de fiscalizao exercida pelo controle interno de determinada empresa pblica dispensa a atuao do controle externo sobre aquela entidade.

23- (TCE RN INSPETOR EXTERNO ADM. 2000 - ESAF) Os sistemas de controle externo, prprios para o exerccio das funes de fiscalizao contbil, financeira e oramentria, nas reas federais e estaduais, esto compreendidos na organizao estrutural:
a)

Do Poder Legislativo; Do Poder Executivo; Do Poder Judicirio; De cada um dos Poderes Pblicos; Dos Poderes Legislativo e Executivo.

a)

a)

a)

a)

24- (AGU ADVOGADO DA UNIO 1998 - ESAF) A regra bsica do estado de Direito que governantes e governados se subordinam lei. Da a necessidade de exercer, quanto Administrao Pblica, o desempenho de uma funo fiscalizadora incluindo a atividade financeira do Estado. A fiscalizao financeira, oramentria e outras, conexas, ser exercida pelo:
a)

Congresso Nacional; Congresso Nacional, partidos polticos e sindicatos; Sistema de controle interno de cada entidade; Congresso Nacional e pelo sistema de controle interno de cada entidade; Tribunal de Contas e Tribunais do Poder Judicirio.

a)

a)

a)

a)

25- (TCE SC AUDITOR - 2006 FEPESE) Quem exerce a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina?
a)

Tribunal de Justia; Ministrio Pblico; Procuradoria-Geral do Estado;

a)

a)

a)

Assembleia Legislativa;
Conselho de Administrao Financeira do Estado.

a)

26- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Uma entidade de assistncia social, sem fins lucrativos, recebeu recursos de um municpio do Estado do Amap, a ttulo de subveno social, para a realizao de despesas de custeio. Quando da fiscalizao pelo Tribunal de Contas, o contabilista da Prefeitura informou que no exigiu a prestao de contas da beneficiria pois entendeu que ela no estava obrigada a apresent-la. A informao prestada pelo servidor pode ser considerada

a) correta, uma vez que a entidade sem fins lucrativos. b) correta, uma vez que a entidade presta servios na rea da assistncia social. c) incorreta, pois a beneficiria somente estaria isenta da obrigao de prestar contas se a finalidade do repasse fosse a realizao de investimentos. d) incorreta, pois deve prestar contas qualquer pessoa jurdica que utilize dinheiro pblico. e) correta, uma vez que subveno a entidades no est sujeita prestao de contas em razo do interesse pblico de suas atividades.

27- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS 2008 - Analista Tcnico de Controle Externo - Auditoria Governamental - FCC Dever prestar contas da utilizao, arrecadao, guarda, gerenciamento ou administrao de dinheiros, bens e valores pblicos pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria: (A) a pessoa jurdica de direito pblico, apenas. (B) qualquer pessoa jurdica, pblica ou privada, apenas. (C) a pessoa jurdica de direito privado, apenas. (D) qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada. (E) os rgos da administrao centralizada, apenas.

28- FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Atuarial


O Prefeito de um municpio do Estado do Paran celebrou termo de parceria com uma entidade assistencial, sem fins lucrativos, para promover aulas a analfabetos. Todavia, a beneficiria negou-se a prestar contas ao TCE/PR, alegando que esse ato estava fora de sua jurisdio. A medida tomada pela entidade pode ser considerada

a) correta, uma vez que a competncia para fiscalizao de despesas relacionadas educao de analfabetos do Tribunal de Contas da Unio. b) incorreta, uma vez que a jurisdio do TCE/PR abrange qualquer entidade que utilize bens e valores pblicos. c) incorreta, salvo se os valores repassados no excederam a 0,01% do oramento anual do Municpio. d) correta, uma vez que a beneficiria entidade sem fins lucrativos. e) correta, uma vez que a beneficiria no rgo pblico.

29- ISAE - 2011 - AL-AM - Analista Controle Conforme estabelece a Constituio Federal, a prestao de contas compreende obrigao que dever ser providenciada: a) por qualquer pessoa que tenha a obrigao de comprovar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos que resultem obrigaes realizadas com dinheiro pblico e privado. b) somente por pessoa jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. c) apenas por pessoa jurdica privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. d) por qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. e) exclusivamente por pessoa fsica com o objetivo de comprovar a legalidade, legitimidade e economicidade da utilizao dos recursos pblicos colocados sua disposio.

30- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Um municpio do Estado do Amap realizou certame licitatrio para o fornecimento parcelado de cestas bsicas ao setor da Assistncia Social, sagrando-se vencedora empresa sediada no Estado de So Paulo. A competncia para a fiscalizao do procedimento licitatrio e da execuo contratual cabe ao a) Tribunal de Contas do Estado de So Paulo. b) Tribunal de Contas do Estado do Amap. c) Tribunal de Contas do Estado do Amap quanto licitao e Tribunal de Contas do Estado de So Paulo em relao execuo contratual. d) Tribunal de Contas da Unio, uma vez que envolve mais de um Estado da Federao. e) Tribunal de Contas do Estado do Amap e Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, em conjunto.

31- ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, correto afirmar: a) esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos. b) prestam contas sempre que receber recursos provenientes da Unio, sejam eles em dinheiro ou bens. c) esto desobrigadas de prestar contas em razo de a natureza jurdica ser de direito privado. d) prestam contas, desde que gerenciem ou apliquem recursos arrecadados por elas mesmas sem que tenha havido delegao para tal. e) a apresentao de prestao de contas diretamente ao Tribunal de Contas da Unio condio essencial ao cumprimento da Constituio Federal.

32- CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo Administrao

Acerca do controle interno e externo da administrao pblica federal, julgue os itens subseqentes. Em caso de repasse de recursos da Unio, mediante convnio, para os estados ou para o Distrito Federal, a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio (TCU) fica automaticamente transferida para o respectivo tribunal de contas estadual ou do Distrito Federal, a quem cabe realizar a devida tomada de contas.

33- ACE - TCU 2004 CESPE - Em relao s regras constitucionais sobre o controle externo, julgue os itens que se seguem: Pode o TCU constituir ttulo executivo contra empresa privada.

34- Auditor TCDF 2002

Aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio estaro sujeitos a tomada de contas especial, que deve ser instaurada, de imediato, pela autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidria, desde que os fatos j tenham sido devidamente apurados, os responsveis identificados e o dano perfeitamente quantificado.

35- FCC - 2010 - TCE-AP Procurador

O controle externo dos rgos e entidades da Administrao Pblica do Estado do Amap est a cargo do
a) Poder Executivo, com auxlio dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Tribunal de Contas. b) Poder Legislativo, com auxlio do Poder Executivo e do Tribunal de Contas. c) Tribunal de Contas. d) Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas. e) Tribunal de Contas, com auxlio dos Poderes Legislativo e Judicirio.

36- ESAF - 2009 - Receita Federal -Auditor Fiscal da Receita Federal Prova3

O controle externo da administrao pblica federal exercido:


a)

pelo Senado Federal.

b) pela Cmara dos Deputados. c) pelo Tribunal de Contas da Unio. d) pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) pelo Tribunal de Contas da Unio, com o auxlio do sistema de controle interno de cada Poder.

37- FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa exigncia constitucional a prestao de contas por qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos. No mbito federal compete ao Tribunal de Contas da Unio a) julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio, que dever ser elaborado em 90 dias a contar de seu recebimento. b) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio, que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. c) avaliar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio, que dever ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento. d) apreciar as contas prestadas anualmente pelos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. e) apreciar os demonstrativos do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execuo dos programas de governo e dos oramentos da administrao direta e indireta, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar do recebimento.

38- FCC - 2010 - TCE-AP Procurador Entre as competncias do Tribunal de Contas est a emisso de parecer prvio sobre as contas a) de qualquer pessoa fsica que administre bens pblicos. b) de qualquer pessoa jurdica que utilize valores pblicos. c) daqueles que derem causa perda que resulte em prejuzo ao errio estadual ou municipal. d) anuais dos Prefeitos. e) de sociedades institudas pelo Poder Pblico estadual ou municipal.

39- FCC - 2010 - TCE-AP Procurador As contas do Governador do Estado devem ser prestadas ao Tribunal de Contas a) mensalmente, estando sujeitas a julgamento, que dever ser realizado em sessenta dias, a contar do seu recebimento. b) anualmente, estando sujeitas emisso de parecer prvio, que dever ser elaborado em sessenta dias, a contar do seu recebimento. c) mensalmente, estando sujeitas emisso de parecer prvio, que dever ser elaborado em sessenta dias, a contar do seu recebimento. d) anualmente, estando sujeitas a julgamento, que dever ser realizado em noventa dias, a contar do seu recebimento. e) anualmente, estando sujeitas emisso de parecer prvio, que dever ser elaborado em noventa dias, a contar do seu recebimento.

40- FCC - 2010 - TCE-RO Procurador Esto sujeitas emisso de parecer prvio por parte do Tribunal de Contas as contas apresentadas anualmente pelos a) Presidentes das Cmaras Municipais. b) responsveis por quaisquer bens e valores pblicos. c) dirigentes das Fundaes Municipais. d) dirigentes das Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas. e) Prefeitos Municipais.

41- FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico de Controle Externo O prazo fixado na Lei de Responsabilidade Fiscal para os Tribunais de Contas emitirem parecer prvio conclusivo sobre as contas, se outro no estiver previsto nas constituies estaduais ou nas leis orgnicas municipais, de a) 45 dias do encerramento do exerccio. b) 45 dias do recebimento. c) 90 dias do encerramento do exerccio. d) 60 dias do recebimento. e) 60 dias do encerramento do exerccio.

42- FGV - 2008 - TCM-RJ Auditor Ao Tribunal de Contas do Municpio do Rio de Janeiro compete, na forma estabelecida no regimento interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, elaborando e emitindo parecer prvio em at:
a)

120 dias de seu recebimento.

b) 60 dias de seu recebimento. c) 90 dias teis de seu recebimento. d) 60 dias teis de seu recebimento. e) 90 dias de seu recebimento.

43- Procurador MPJTCDF 2002 Compete ao TCDF julgar as contas do governador do DF.

44- CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia


Julgue os itens seguintes, a respeito do controle externo.

Ao julgar irregulares as contas do chefe do Poder Executivo, o TCU, no exerccio de suas competncias, dever ajuizar as aes civis e penais cabveis.

45- CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador Acerca da natureza dos tribunais de contas e do exerccio de suas misses institucionais, julgue os itens seguintes. Os tribunais de contas se revestem da condio de juiz natural das contas anuais prestadas pelos chefes do Poder Executivo, cabendo-lhes processar e julgar as autoridades competentes.

46- Agente de Controle Externo Tribunal de Contas do Estado de Rondnia 2007 Cesgranrio A Constituio Federal de 1988 prev que o Tribunal de Contas aprecie as contas prestadas pelo Chefe do Poder Executivo com periodicidade:
(A)

mensal.

(B) bimestral. (C) trimestral. (D) semestral.

(E) anual.

47- ACE - TCU 2009 CESPE - Com referncia s competncias do Tribunal de Contas da Unio (TCU) e em conformidade com as regras constitucionais relativas ao controle externo, julgue os itens que se Seguem: No exame das contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica, o TCU, ao verificar irregularidades graves, poder impor sanes ao chefe do Poder Executivo, sem prejuzo da apreciao dessas mesmas contas pelo Congresso Nacional.

48- CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador Julgue os itens a seguir, relativos ao controle externo, seus conceitos e normas gerais.

Cabe exclusivamente ao Congresso Nacional apreciar e julgar anualmente as contas de governo, consideradas em seu sentido mais amplo.

49- CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo Administrao Acerca do controle interno e externo da administrao pblica federal, julgue os itens subseqentes. Cabe ao rgo central do sistema de controle interno do Poder Executivo apreciar as contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica, mediante parecer prvio a ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento.

50- (TCE MA PROCURADOR 2005 - FCC) O controle externo exercido pelo Tribunal de Contas estadual, mediante parecer prvio, no tocante s contas prestadas anualmente pelo Governador do estado so os de natureza:
a)

Preventiva e vinculante;
Preventiva e opinativa; A posteriori e vinculante; A posteriori e opinativa; Concomitante e vinculante.

a)

a)

a)

a)

51- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS 2008 - Analista Tcnico de Controle Externo - Auditoria Governamental FCC

O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete apreciar as contas prestadas pelo Presidente da Repblica: (A) anualmente mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. (B) anualmente mediante parecer prvio que dever ser elaborado em trinta dias a contar de seu recebimento. (C) semestralmente mediante parecer que dever ser elaborado em trinta dias a contar de seu recebimento. (D) trimestralmente mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. (E) semestralmente mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.

52- Auditor - TCMPA 2008 FGV No de competncia do Tribunal de Contas dos Municpios julgar as contas:
(A)

do Poder Legislativo

(B) do Poder Judicirio


(C) do chefe do Poder Executivo

(D) de rgos, fundos e empresas da administrao pblica Municipal


(E) de todas as pessoas fsicas e jurdicas que administrem verbas pblicas municipais

53- FCC 2005 TCE SP AUXILIAR DA FISCALIZAO FINANCEIRA No tocante s contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, o Tribunal de Contas da Unio (A) deve emitir parecer prvio, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento. (B) pode emitir parecer definitivo, no prazo de noventa dias a contar de seu recebimento. (C) deve emitir parecer prvio, no prazo de noventa dias a contar de seu recebimento. (D) somente emite parecer aps a apreciao das contas pelo Congresso Nacional. (E) emite parecer, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, apenas no caso em que o mesmo for solicitado pelo Congresso Nacional.

54- FCC 2005 TCE SP AUXILIAR DA FISCALIZAO FINANCEIRA Em razo do controle externo da execuo oramentria, o Poder Executivo, anualmente, prestar contas ao (A) Poder Judicirio e ao Poder Legislativo, com parecer prvio do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. (B) Poder Judicirio, aps julgamento pelo Poder Legislativo, a partir de parecer prvio do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. (C) Poder Legislativo, em grau de recurso, com julgamento prvio pelo Tribunal de Contas ou rgo equivalente. (D)Poder Legislativo, com parecer prvio do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. (E) Tribunal de Contas, que, em caso de julgamento de rejeio, remeter a matria ao Poder Legislativo.

55- CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria de Obras Pblicas No exame das contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica, o TCU, ao verificar irregularidades graves, poder impor sanes ao chefe do Poder Executivo, sem prejuzo da apreciao dessas mesmas contas pelo Congresso Nacional.

56- Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCE-PE

Compete ao TCU apreciar as contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica e da emitir um relatrio conclusivo, que dever ser elaborado em sessenta dias a contar do recebimento das contas.

57- Auditor TCDF 2002 O TCDF, mediante parecer prvio, julgar as contas do governador do DF como sendo regulares, regulares com ressalvas ou irregulares, competindo, por sua vez, CLDF o julgamento das contas do TCDF.

58- FCC 2009 TCE/AC Analista de Controle Externo Cincias Contbeis Entre as competncias privativas da assembleia legislativa, constitui, essencialmente, manifestao do controle externo financeiro por ela exercido:
A)

apreciar e julgar as contas do tribunal de contas do estado (TCE).

B) fixar a remunerao de seus membros.

C) julgar as contas do governador do estado.


D) autorizar, a posteriori, a aquisio e a alienao de bens imveis pelo estado. E) julgar as contas do Poder Legislativo.

59- FCC 2006 TCE/CE Auditor A apreciao, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas anualmente prestadas pelo Governador, ostenta carter:
(A)

decisrio e definitivo.

(B) decisrio, mas que comporta reviso recursal pela Assemblia Legislativa. (C) opinativo, mas que s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Assemblia Legislativa. (D) opinativo, mas que s deixar de prevalecer por deciso de trs quintos dos membros da Assemblia Legislativa. (E) opinativo, cabendo Assemblia Legislativa julg-las.

60- FGV 2008 - AUDITOR TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR No de competncia do Tribunal de Contas dos Municpios julgar as contas: (A) do Poder Judicirio.

(B) do Poder Legislativo.


(C) do Poder Executivo. (D) de rgos, fundos e empresas da administrao pblica municipal. (E) de todas as pessoas fsicas e jurdicas que administrem verbas pblicas municipais.

61- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo Acerca do Parecer Prvio elaborado pelo Tribunal de Contas, correto dizer que a) no pode ser contrariado pela Assembleia Legislativa. b) pode ser contrariado pela Assembleia Legislativa, desde que por deciso de dois teros de seus membros. c) no pode ser contrariado por Cmara de Vereadores. d) pode ser contrariado por Cmara de Vereadores, desde que por deciso de dois teros de seus membros. e) pode ser contrariado por Cmara de Vereadores, desde que por deciso de trs quintos de seus membros.

62- Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCE-PE O prazo para o presidente da Repblica prestar contas ao Congresso Nacional, anualmente, de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. Essa uma competncia privativa do presidente da Repblica, cuja omisso pode acarretar crime de responsabilidade e a obrigao da Cmara dos Deputados de instaurar a tomada de contas.

SIMULADO I

RESPONDA CERTO OU ERRADO: 63 Segundo o TCU, os rgos da administrao direta apresentam suas contas atravs de processo de prestao de contas e o da administrao indireta atravs de Tomada de Contas. 64 O presidente da repblica tem 60 dias do incio do exerccio para prestar contas. 65 O prazo para emisso do parecer prvio do TCU de 60 dias do recebimento das contas. 66 Caso o presidente no preste contas no prazo legal, a tomada de contas ser realizada pelo Congresso Nacional.

RESPONDA CERTO OU ERRADO: 67 A deciso do TCU sobre as contas do Presidente s poder ser contrariada por deciso de 2/3 do Congresso Nacional. 68 O TCU est vinculado ao Poder Legislativo. 69 Tomada de contas especial um processo devidamente formalizado, dotado de rito prprio, que objetiva apurar a responsabilidade daquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Errio.

70- CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo Administrao


Acerca do controle interno e externo da administrao pblica federal, julgue os itens subsequentes. O TCU deve julgar como regulares as tomadas ou prestaes de contas, quando expressarem, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel.

71- FGV 2008 - ANALISTA DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO DE PERNAMBUCO A pessoa que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos deve obrigatoriamente prestar contas da sua gesto. Esse processo submetido ao rgo competente para que exera a funo que lhe cabe. Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o rgo competente e a funo exercida. (A) Ministrio Pblico / julgamento das contas. (B) Poder Legislativo / emitir o parecer prvio sobre as contas. (C) Tribunal de Justia / julgamento das contas. (D) Tribunal de Contas / emitir o Certificado de Auditoria sobre as contas. (E) Tribunal de Contas / julgamento das contas.

72- ACE - TCU 2002 ESAF O julgamento de regularidade das contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos federais constitui uma funo de controle externo, cujo exerccio a Constituio confere: a) ao Tribunal de Contas da Unio - TCU, em conjunto com o Congresso Nacional - CN. b) ao TCU, em conjunto com a Cmara dos Deputados. c) ao TCU em conjunto com o Senado Federal. d) ao TCU, privativamente. e) ao TCU, com recurso para o CN.

73 - CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informao - Parte I Quem apenas d causa ao extravio de um bem pblico, causando dano ao errio, no se submete jurisdio do TCU.

74- Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCE-PE

Sujeitam-se jurisdio do TCE os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servios de interesse pblico ou social.

75- CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo Julgue os itens a seguir, acerca da natureza, da competncia e da jurisdio do TCU. Considere que determinada organizao civil de interesse pblico, que atua na rea de defesa e conservao do meio ambiente, tenha sido contratada pela administrao pblica federal, por meio de termo de parceria. Nessa situao, mesmo sendo pessoa jurdica de direito privado, essa organizao civil est sujeita jurisdio do TCU.

76- Procurador MPJTCDF 2002

Compete ao TCDF julgar contas de organizaes sociais do DF que tenham recebido recursos em decorrncia de contratos de gesto celebrados com o DF.

77 - CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Planejamento e Gesto - Prova 1 Com relao aos conceitos e legislao aplicveis ao controle externo e s instituies fiscalizadoras, julgue os itens a seguir. No mbito federal, o parecer sobre as contas do TCU de responsabilidade da Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, do Congresso Nacional.

78- FGV - 2008 - TCM-RJ Auditor Para efeito da Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Municpio do Rio de Janeiro, Lei 289/81, a deciso em processo de prestao ou tomada de contas pela qual o Tribunal julga as contas como regulares, regulares com ressalva ou irregulares :
a)

preliminar.

b) terminativa. c) definitiva. d) iliquidvel. e) concomitante.

79- Procurador MPJTCDF 2002

Caso o TCDF julgue irregulares as contas de determinado administrador, o Poder Judicirio poder, caso provocado, transformar em regulares as referidas contas.

80- (UnB/CESPE TRE/PA 2006 Analista Judicirio) De acordo com a Constituio Federal de 1988, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio (TCU). A respeito desse tema, assinale a opo correta. A) No dispositivo constitucional supracitado, o termo auxlio conforme doutrina majoritria, sinnimo de subordinao, tendo em vista que todas as competncias do TCU, de alguma forma, dependem de decises do Congresso Nacional.

B )O julgamento das contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica uma das funes do controle externo exercida pelo TCU.
C )As funes exercidas pelo TCU no incluem a funo pedaggica.

D )Dispor sobre valores e operaes de crdito externos uma atribuio do TCU.


E )Nenhum poder poder alterar o mrito do julgamento do TCU que julgar irregulares as contas de determinado gestor.

81 - CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia

Acerca das regras constitucionais sobre o controle externo, julgue os itens que se seguem.

O julgamento das contas prestadas pelos administradores pblicos federais de competncia exclusiva do Congresso Nacional.

82- Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCE-PE

Se determinada pessoa, ainda que no seja servidora pblica, encontra-se na administrao de bens da Unio, compete ao TCU julgar atos por ela praticados de que resulte prejuzo ao errio pblico.

83- CESPE UNB TCU 2009 - Auditor Federal de C. Externo O cidado que, em meio a uma manifestao pblica, for identificado como o responsvel pela destruio de um veculo de uma universidade pblica constituda na forma de fundao, estar sujeito a julgamento pelo TCU, em razo do ato que praticou.

84- CESPE UNB TRT 5 Regio Analista Judicirio 2008

As contas dos responsveis por recursos pblicos no TRT da 5. Regio so julgadas pelo TCU.

85- CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo Julgue os itens a seguir, acerca da natureza, da competncia e da jurisdio do TCU. Entre as atribuies do TCU, destaca-se o julgamento das contas prestadas pelos administradores pblicos e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos federais, que demonstrem prejuzo ao errio. Conforme o entendimento doutrinrio e jurisprudencial, essas decises vinculam a administrao pblica.

86- CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador Todo servidor que receber valores a ttulo de adiantamento ou suprimento de fundos em qualquer modalidade dever prestar contas ao TCE/BA.

87- TCU 1999 As contas anuais da gesto financeira, oramentria e patrimonial do Tribunal de Contas da Unio so apreciadas e julgadas, quanto sua regularidade,
a)

pela Cmara dos Deputados

b) pelo Senado Federal

c) pelo Congresso Nacional


d) por Comisso Mista Parlamentar

e) pelo prprio TCU

88- TCU 2007 Tcnico de Controle Externo Entre as atribuies do TCU, destaca-se o julgamento das contas prestadas pelos administradores pblicos e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos federais, que demonstrem prejuzo ao errio.

89- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Compete ao Tribunal de Contas apreciar, para fins de registro,
a)

a legalidade dos atos de admisso de pessoal.

b) as aberturas de crditos adicionais Lei Oramentria Anual c) a utilizao de recursos recebidos pelos servidores a ttulo de adiantamento de numerrio. d) as peas contbeis de empresas pblicas.

e) as contas anuais prestadas por consrcios intermunicipais.

90 FGV 2008 - AUDITOR TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR Em relao ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), assinale a afirmativa incorreta. (A) Ao TCU compete apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. (B) Compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. (C) Entendendo o TCU irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. (D) Segundo a CRFB/88, as decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. (E) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio.

91- FCC - 2010 - TCE-RO Procurador O Tribunal de Contas do Estado de Rondnia autuou processo para julgamento de nomeao de um Secretrio Municipal de Sade, em comisso. Em razo de irregularidades constatadas, essa nomeao foi julgada irregular e no registrada. Nos termos da Constituio Federal, a deciso tomada pelo Tribunal de Contas foi a) incorreta. A legalidade dos atos de nomeao para cargo de provimento em comisso no esto sujeitas a registro. b) incorreta. Apesar da possibilidade de apreciao para fins de registro das nomeaes para cargos em comisso, o caso est afeto discricionariedade do administrador pblico. c) correta. A Constituio Federal estabelece que esto sujeitos apreciao para fins de registro a legalidade dos atos de admisso, a qualquer ttulo. d) incorreta. Apesar da possibilidade de apreciao para fins de registro das nomeaes para cargos em comisso, o caso est afeto convenincia e oportunidade do administrador pblico. e) correta. A Constituio Federal estabelece que pertinente ao controle externo a verificao do atendimento ao princpio da legalidade

92- Procurador Consultivo TCE 2004: Considerando que a contratao de pessoas, por parte do IBGE, para a realizao de determinado censo, ato por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, tal ato no deve ter a legalidade apreciada, para fins de registro, pelo tribunal de contas.

93- (SENADO CONSULTOR DE ORAMENTOS 1996 CESPE) A propsito das caractersticas e atribuies do Tribunal de Contas da Unio (TCU), julgue os itens a seguir: Este rgo deve apreciar, no mbito do servio pblico federal, os atos de admisso de pessoal e as concesses de aposentadoria, reformas e penses.

94- Procurador MPJTCDF 2002 Compete ao TCDF examinar a legalidade, para fins de registro, dos atos de admisso de comissionados do DF.

95- Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCE-PE Acerca da fiscalizao realizada pelo TCE, nos termos da Constituio Estadual, correto afirmar que pode haver tomada de contas de pessoa que no seja agente pblico, e que nem todos os atos de admisso de pessoal precisam ser analisados, para fins de registro.

96- Procurador Consultivo TCE 2004: Considere a seguinte situao hipottica. Uma autarquia federal contratou Humberto, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Nessa situao, o contrato mediante o qual Humberto foi admitido no est sujeito a registro no TCU, pois somente os atos de admisso relativos a cargo pblico de provimento efetivo so sujeitos a registro nesse tribunal.

97- Agente de Controle Externo Tribunal de Contas do Estado de Rondnia 2007 Cesgranrio A Constituio Federal estabelece a competncia dos Tribunais de Contas para apreciar a legalidade dos atos de admisso de pessoal na(s): I administrao direta; II administrao indireta; III fundaes mantidas pelo Poder Pblico; IV nomeaes para cargos de provimento em comisso. Esto corretos os itens: (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.

98- Procurador-Contas TCE/RR 2008 FCC Para fins de registro, o Tribunal de Contas apreciar a legalidade dos atos de: (A) admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, inclusive as nomeaes para cargo de provimento em comisso. (B) admisso de pessoal na administrao direta e indireta exclusivamente nos casos de contratao temporria, para atender a necessidade de excepcional interesse pblico. (C) admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso. (D) admisso de pessoal na administrao direta, excludas as nomeaes feitas no mbito da administrao indireta. (E) concesso de aposentadorias, reformas e penses, excludas de apreciao as melhorias posteriores que alterarem o fundamento legal do ato concessrio inicial.

99- TCE/CE- Procurador de Contas 2006 FCC O controle externo da Administrao Pblica, na forma prevista pela Constituio Federal e pela Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado do Cear: (A) no alcana os atos de admisso de pessoal e concesso de aposentadoria no mbito do Poder Legislativo e do Poder Judicirio. (B) alcana os atos de admisso de pessoal do Poder Executivo, Legislativo e Judicirio, exceto em relao aos cargos de provimento em comisso e s contrataes temporrias. (C) no alcana os atos de admisso de pessoal das entidades integrantes da Administrao indireta, quando sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho CLT. (D) no alcana os atos de admisso de pessoal, bem como de concesso de aposentadoria e penso dos servidores integrantes da Administrao indireta, independentemente do regime jurdico correspondente. (E) alcana os atos de concesso de aposentadoria, reforma ou penses das Administraes direta e indireta, inclusive das fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico estadual, excetuadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio.

100- FCC 2008 - TCE-CE- Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental. Em relao s competncias definidas na Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado do Cear, considere as assertivas abaixo. I. Julgar os atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, excludas as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. II. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeao para cargos de provimento em comisso. III. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadoria, reformas e penses, excetuadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I e III. (C) I. (D) II. (E) III.

101- FCC 2005 TCE SP AUXILIAR DA FISCALIZAO FINANCEIRA competente para julgar as contas de Deputado Federal investido no cargo de Secretrio de Estado, por fora do qual responsvel por dinheiro e valores pblicos no mbito estadual,
(A)

o Congresso Nacional.

(B) o Tribunal de Contas da Unio. (C) a Assemblia Legislativa do Estado. (D)o Tribunal de Contas do Estado. (E) o Supremo Tribunal Federal.

102- FCC 2009 - TCE/AC - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO CINCIAS CONTBEIS Em conformidade com a CF, os atos relacionados a pessoal que so apreciados pelo TCU para fins de registro ou reexame no incluem: A) a admisso de pessoal nas empresas pblicas. B)a admisso de pessoal nas fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. C) as nomeaes para cargo de provimento em comisso na administrao direta. D) a concesso inicial de penso. E) as melhorias posteriores em aposentadorias que tenham alterado o fundamento legal da concesso inicial.

103- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Nos termos da Constituio Federal, a inspeo de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial em uma unidade do Poder Legislativo, Executivo ou Judicirio pode ser realizada, pelo Tribunal de Contas, por iniciativa de a) sindicato. b) associao de classe. c) associao sem fins lucrativos. d) partidos polticos. e) comisso tcnica ou de inqurito.

104- FCC - 2010 - TCE-RO Procurador Sem prvio aviso, o responsvel por uma Sociedade de Economia Mista instituda e mantida pelo poder pblico de um municpio do Estado de Rondnia recebeu uma equipe de fiscalizao do Tribunal de Contas. A Assessoria Jurdica da sociedade no permitiu a realizao da inspeo. A deciso tomada foi a) correta, uma vez que, alm de no ter havido notificao, o Tribunal de Contas do Estado de Rondnia s tem competncia para fiscalizar rgos que realizem a escriturao de seus atos segundo os princpios e regras da contabilidade pblica. b) incorreta, uma vez que compete ao Tribunal de Contas do Estado de Rondnia, inclusive por iniciativa prpria, a fiscalizao das Sociedades de Economia Mista institudas e mantidas pelo poder pblico dos municpios do Estado. c) correta. Apesar do Tribunal de Contas do Estado de Rondnia ser competente para fiscalizar as Sociedades de Economia Mista, deveria ter havido notificao, uma vez que o servidor pblico goza de f pblica. d) correta. Apesar do Tribunal de Contas do Estado de Rondnia ser competente para fiscalizar as Sociedades de Economia Mista, sua atuao deve ser provocada, no havendo previso legal para inspees por iniciativa prpria. e) incorreta, uma vez que compete ao Tribunal de Contas do Estado de Rondnia a fiscalizao das Sociedades de Economia Mista institudas e mantidas pelo poder pblico dos municpios do Estado. Entretanto, como no houve notificao prvia, no caber aplicao de multa por eventual sonegao de documento.

105- CESPE - 2009 - TCE-AC - Analista de Controle Externo - Cincias Contbeis No exerccio do controle externo, cabe ao TCE a) homologar as nomeaes para os cargos de natureza especial. b) aprovar quaisquer melhorias das aposentadorias, reformas e penses de ex-servidores e seus beneficirios. c) realizar auditorias operacionais por requisio de comisso tcnica da assembleia legislativa. d) auxiliar o Tribunal de Contas da Unio (TCU) na fiscalizao dos repasses efetuados diretamente pela Unio aos municpios, mediante convnios. e) requerer ao tribunal de justia a aplicao de multas aos responsveis que tiverem provocado dano ao errio.

106- CONSULTOR DE ORAMENTOS SENADO FEDERAL 2002 CESPE ADAPTADA - De acordo com a Constituio de 1988, o Tribunal de Contas da Unio (TCU) teve a sua jurisdio e a sua competncia substancialmente ampliadas. Recebeu poderes para, no auxlio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade e economicidade e a fiscalizao da aplicao das subvenes e renncia de receitas. Assim, ao TCU compete, nos termos da Constituio da Repblica e na forma estabelecida na legislao vigente. (julgue os itens): proceder por iniciativa prpria ou por solicitao do Congresso Nacional, de suas casas ou de partido poltico com representao nas duas casas, fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial das unidades dos poderes da Unio e de outras entidades da administrao direta.

107- FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Atuarial

Compete ao Tribunal de Contas


a) julgar as contas apresentadas pelos rgos fiscalizadores de categorias profissionais. b) apreciar, para fins de registro, as nomeaes para provimento de cargo em comisso. c) sustar, se no atendido, a execuo de ato impugnado, comunicando a deciso ao Chefe do Poder Executivo. d) prestar informaes solicitadas pelo Poder Legislativo sobre a fiscalizao contbil, operacional, financeira, patrimonial, oramentria e ambiental. e) realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias.

108- CESPE - 2009 - TCE-RN - Assessor Tcnico Jurdico Como rgo que auxilia a Assembleia Legislativa do estado no controle externo da administrao pblica, o TCE/RN tem competncia para realizar inspees e auditorias de natureza financeira, contbil, oramentria, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Executivo e Judicirio, desde que tal providncia seja deflagrada apenas por iniciativa da Assembleia Legislativa.

109- FCC - 2008 - TCE-AL Procurador A fiscalizao realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas pode ser feita por meio dos seguintes instrumentos previstos em seu Regimento Interno: a) inspeo e conferncia. b) auditoria e inqurito. c) inspeo e auditoria. d) verificao e conferncia. e) verificao e correio.

110- CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informao - Parte I Comisso permanente do Senado Federal tem legitimidade para requerer ao TCU a realizao de inspeo.

111- FCC 2006 TCE/CE Auditor

So legitimados a instar o Tribunal de Contas do Estado do Cear a realizar auditorias e inspees: I. a Assemblia Legislativa; II. as comisses tcnicas ou de inqurito da Assemblia Legislativa; III. somente as comisses de inqurito, no atinente s comisses da Assemblia Legislativa; IV. os deputados, individualmente; V. o Governador. SOMENTE esto corretas
(A) I e II. (B) I e III. (C) I, II e V. (D) I, III e V. (E) I, II, IV e V.

112- CESPE UNB TCU 2009 - Tcnico Federal de Controle Externo Apesar de ser rgo que auxilia o Poder Legislativo no controle externo, o TCU pode realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio.

113- Procurador MPjTCDF 2002 Compete ao TCDF realizar auditorias aprovadas pelo prprio Tribunal ou pela Cmara Legislativa do DF.

114- TCE/CE- Procurador de Contas 2006 FCC A funo constitucional do Tribunal de Contas, de rgo auxiliar do Poder Legislativo na atividade de controle externo, nos termos da Constituio Federal, confere-lhe competncia para realizar inspeo e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, (A) por iniciativa prpria ou da Assemblia Legislativa, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. (B) apenas quando provocado pela Assemblia Legislativa, nas unidades administrativas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. (C) por iniciativa prpria, nas unidades administrativas dos Poderes Executivo e Judicirio e, em relao s Unidades do Poder Legislativo, apenas mediante provocao da Assemblia Legislativa. (D) por iniciativa prpria ou da Assemblia Legislativa, nas unidades administrativas do Poder Executivo, vedada a sua realizao em unidades dos Poderes Judicirio e Legislativo. (E) por iniciativa prpria ou da Assemblia Legislativa, nas unidades administrativas do Poder Executivo e do Poder Legislativo, vedada a sua realizao em unidades do Poder Judicirio.

115- ACE CINCIAS CONTBEIS TCE AC - 2009 CESPE ADAPTADA Acerca das normas constitucionais para o sistema de controle externo, julgue os itens a seguir: A empresa supranacional encontra-se sob a jurisdio dos rgos de controle externo, desde que a Unio detenha, de forma direta ou indireta, a maioria do capital social dessa empresa, nos termos do seu tratado constitutivo.

116- CESPE UNB TCU 2009 - Auditor Federal de C. Externo Se o governo brasileiro decidir que a PETROBRAS formar com a Bolvia uma empresa binacional de explorao de petrleo, caber ao TCU fiscalizar as contas nacionais dessa nova empresa.

117- TCU 2004 Juridicamente, possvel ao TCU tomar contas de sociedade comercial estrangeira, em certas situaes.

118- FCC - 2010 - TCE-RO Auditor Um municpio do Estado de Rondnia construiu um hospital. Os recursos para o financiamento dessa obra corresponderam a 40% de origem do Estado de Rondnia e 60% da Unio. O vencedor da licitao foi uma empresa sediada no Estado do Amazonas, mas a execuo ficou a cargo de sua filial do Acre. A fiscalizao da utilizao desses recursos cabe a) ao Tribunal de Contas de Rondnia, uma vez que tanto a licitao como a obra foram realizadas em local de sua jurisdio. b) aos Tribunais de Contas da Unio e dos Estados de Rondnia, Amazonas e Acre, cada um em relao ao que lhe compete. c) ao Tribunal de Contas da Unio somente, uma vez que a obra envolveu recursos federais. d) ao Tribunal de Contas do Amazonas, em razo da sede da contratada, e ao Tribunal de Contas da Unio, quanto parcela federal. e) ao Tribunal de Contas de Rondnia, em relao aos recursos repassados pelo Estado de Rondnia, e ao Tribunal de Contas da Unio, quanto parcela federal.

119- Procurador MPJTCDF 2002 O TCDF poder, caso seja absolutamente necessrio instruo de processos de sua competncia, decretar a quebra de sigilo bancrio e fiscal, em deciso motivada, de administradores pblicos do DF.

120- CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gesto de Pessoas - Prova 2 No exerccio do controle externo da administrao federal, o Tribunal de Contas da Unio (TCU), dentro de sua competncia, examina a regularidade de aplicao das receitas pblicas, bem como a regularidade dos pagamentos efetuados para servidores pblicos. De acordo com o entendimento jurisprudencial predominante na Corte de Contas e no Supremo Tribunal Federal (STF), julgue os itens que se seguem. Considere a seguinte situao hipottica. O Ministrio Pblico (MP) tem verificado a existncia de superfaturamento na obra de construo de estradas de rodagem, realizada por empresa que venceu licitao para faz-lo, alm de corrupo ativa e passiva. Diante desse quadro, o MP requereu ao plenrio da Corte de Contas medida cautelar para quebrar o sigilo bancrio dos agentes pblicos e da empresa, bem como a suspenso da execuo do contrato administrativo. Nessa situao, ser lcita deciso do pleno que defira o referido pedido de quebra de sigilo.

121- CETRO 2006 - TCMSP AGENTE DE FISCALIZAO CINCIAS CONTBEIS Leia atentamente as alternativas concernentes aos tribunais de contas e assinale a correta:

(A) O Tribunal de Contas, no Brasil, rgo auxiliar do Poder Executivo. (B) O Tribunal de Contas preposto do Poder Judicirio. (C) O Tribunal de Contas rgo judicante, por excelncia, cvel e criminal. (D) Compete ao Tribunal de Contas, entre outras atribuies, fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pelos entes federativos mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres. (E) Cabe ao Tribunal de Contas apreciar, com definitividade, as contas dos administradores.

122- Agente de Controle Externo Tribunal de Contas do Estado de Rondnia 2007 Cesgranrio A competncia do Tribunal de Contas da Unio para fiscalizar a aplicao dos recursos repassados pela Unio a outros entes federativos NO abrange aqueles decorrentes de: (A) convnio firmado com Estado da federao. (B) acordo celebrado com Municpio. (C) ajuste assinado com o Distrito Federal. (D) transferncia do produto da arrecadao de tributos a que tem direito Estado da federao. (E) contrato bilateral assinado com Municpio no interesse pblico.

123- UnB/CESPE TCE/TO TECNICO DE CONTROLE EXTERNO 2009 A Unio tem a competncia constitucional de fiscalizar, por meio do TCU, em relao aos estados e aos municpios, a aplicao dos recursos A) transferidos conta dos respectivos fundos de participao. B) relativos aos royalties devidos pelas estatais federais. C) das transferncias negociadas mediante convnios. D) por pagamentos efetuados por contratos de prestao de servios. E) transferidos para integralizao de participao minoritria no capital de sociedade de economia mista estadual.

124- CESPE - 2010 - SAD-PE - Analista de Controle Interno Finanas Pblicas As transferncias de recursos entre as diferentes esferas da administrao ocorrem, geralmente, da Unio para os estados e municpios, e dos estados para os municpios. Com relao fiscalizao dessas transferncias, cabe a) ao Tribunal de Contas da Unio (TCU) a fiscalizao das transferncias voluntrias da Unio para os estados e municpios. b) aos tribunais de contas dos estados, com exclusividade, a fiscalizao das transferncias recebidas pelos estados e municpios. c) ao tribunal de contas de cada estado a fiscalizao apenas das transferncias constitucionais. d) ao tribunal de cada jurisdio a fiscalizao de quaisquer transferncias efetuadas pelo respectivo ente. e) ao tribunal da respectiva jurisdio determinar a suspenso das transferncias constitucionais quando o ente beneficirio estiver inadimplente com empresas estatais do ente transferidor.

125- ACE TCU 2000 ESAF Entre as funes do Tribunal de Contas da Unio, no exerccio do controle externo, incluem- se: a) o registro prvio das despesas pblicas.

b) fiscalizar a aplicao pelos Estados dos recursos que a Unio lhes repassa mediante convnios.
c) O julgamento das contas anuais do Presidente da Repblica. d) o registro prvio dos contratos administrativos. e) decretar a anulao de atos e contratos dos rgos jurisdicionados considerados ilegais

126- CESPE UNB TRT 5 Regio Analista Judicirio 2008 O TCU no tem competncia para determinar, em tomada de contas especial, a quebra de sigilo bancrio de empresa acusada de superfaturamento de obra pblica.

127- FGV - SEFAZ ANALISTA DE CONTROLE INTERNO 2011 Entre as atribuies do Tribunal de Contas, correto afirmar que se destaca (A) julgar as contas do Chefe do Executivo, dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. (B) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, inclusive as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. (C) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. (D) assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada legalidade. (E) sustar, se no atendido, a execuo do ato ou contrato impugnado.

128- CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia Acerca das competncias do TCU em suas atividades de julgamento e fiscalizao de contas, julgue os itens a seguir. Aplicar penalidades, processar e julgar infraes administrativas contra as finanas pblicas e contra a responsabilidade fiscal so atribuies do TCU.

129- CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador Julgue os itens a seguir, relativos ao controle externo, seus conceitos e normas gerais. Entre as competncias atribudas pela CF exclusivamente aos tribunais de contas no exerccio do controle externo, somente a aplicao de sanes depende de norma infraconstitucional para o seu exerccio.

130- CESPE UNB TCU 2009 - Tcnico Federal de Controle Externo A CF conferiu ao TCU a competncia para julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, porm no atribuiu a esse tribunal competncia para aplicar sanes aos responsveis quando constatada a ocorrncia de ilegalidade de despesa ou de irregularidade de contas, por se tratar de competncia exclusiva do Congresso Nacional.

131- CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental - Prova 1 Com relao aos conceitos e legislao aplicveis ao controle externo e s instituies fiscalizadoras, julgue os itens a seguir. O pagamento integral e tempestivo de multa imposta ao agente pblico no caso de contas julgadas irregulares modifica o julgamento quanto irregularidade das contas.

132- CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental O pagamento integral e tempestivo de multa imposta ao agente pblico no caso de contas julgadas irregulares modifica o julgamento quanto irregularidade das contas.

133- FCC 2008 - TCE-CE- Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental Em relao s competncias, considere as assertivas abaixo. I. Compete ao Tribunal de Contas da Unio representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. II. Compete ao Congresso Nacional fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. III. Compete ao Congresso Nacional aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) II. (C) III. (D) II e I. (E) II e III.

134- FCC - 2008 - TCE-AL Procurador


O descumprimento de uma deciso proferida pelo Tribunal de Contas Estadual acarreta a possibilidade de a) expedio de ofcio ao Tribunal de Justia local, para abertura de ao judicial de improbidade administrativa. b) expedio de ofcio ao Ministrio Pblico do Estado para a instaurao de inqurito civil com vistas ao ajuizamento de ao de improbidade. c) aplicao de medidas coercitivas pelo prprio Tribunal de Contas, inclusive com a imposio de multas. d) representao ao Poder Legislativo solicitando a imposio de medidas coercitivas. e) aplicao de medidas coercitivas seguidas do ajuizamento de ao judicial para imposio de multas

135- FGV 2008 - AUDITOR TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR. correto afirmar que competncia do Tribunal de Contas da Unio: (A) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe apenas de forma indireta, nos termos do tratado constitutivo.

(B) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio.
(C) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em trinta dias a contar de seu recebimento. (D) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, exceto as das fundaes. (E) as decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo.

136- Procurador Consultivo TCE 2004: Considere a seguinte situao hipottica. Assegurada a ampla defesa, o TCU julgou irregulares as contas de Bento, imputou-lhe dbito no valor de R$ 100 mil e aplicou-lhe multa proporcional ao dbito no valor de R$ 10 mil. Pouco tempo depois, Bento, nico responsvel faleceu. Nessa situao, os valores correspondentes multa no mais devero ser cobrados, embora a quantia relativa ao dbito ainda possa ser cobrada, de modo a se promover o ressarcimento integral do dano.

137- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo - Prova matutina Acerca do Tribunal de Contas, por suas funes constitucionais, correto dizer que a) aprecia, para fins de registro, quaisquer admisses e inativaes de servidores pblicos. b) julga as contas de Chefe de Poder Executivo. c) elabora parecer prvio sobre as contas de Chefe de Poder Legislativo. d) assina prazo para adoo de providncias em caso de ilegalidade. e) susta imediatamente contrato ilegal, sem comunicao ao Poder Legislativo.

138- FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio Contabilidade No mbito do controle externo previsto na Constituio Federal, se verificada ilegalidade, a competncia para assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei a) do Tribunal de Contas da Unio. b) do Ministrio Pblico Federal. c) do Senado Federal. d) do Congresso Nacional. e) da Controladoria Geral da Unio.

139- FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito

Figura entre as competncias atribudas pela Constituio Federal ao Tribunal de Contas da Unio
a) proceder a tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentada ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. b) assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. c) suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal. d) dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno. e) fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

140- FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico de Controle Externo Compete I. ao Tribunal de Contas da Unio representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. II. ao Congresso Nacional fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. III. ao Congresso Nacional aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I. c) III. d) II e III. e) II.

141- CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia Acerca das competncias do TCU em suas atividades de julgamento e fiscalizao de contas, julgue os itens a seguir. Em sua atividade fiscalizatria, sempre que identificar ilegalidade em algum ato, o TCU ter de oficiar ao responsvel e estabelecer-lhe prazo para que sejam tomadas as providncias para o cumprimento da lei

142- ACE CINCIAS CONTBEIS TCE AC - 2009 CESPE ADAPTADA Acerca das normas constitucionais para o sistema de controle externo, julgue os itens a seguir:

Compete ao TCU sustar, de imediato, contratos comprovadamente lesivos ao patrimnio pblico.

143- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Segundo a Constituio Federal, competente para sustar contratos, no exerccio do controle externo, o a) Conselho Nacional de Justia. b) Congresso Nacional. c) Presidente da Repblica. d) Poder Judicirio. e) Ministrio Pblico.

144- CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de Contas


O controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com ou sem a colaborao do TC, ao qual cabe a execuo autnoma das competncias privativas que lhe foram outorgadas na CF. No caso de contratos, verificando-se ilegalidade, o TC deve a) sustar a sua execuo preventivamente, comunicando sua deciso ao Poder Legislativo. b) representar ao poder competente, j que essa matria no de competncia especfica desse TC. c) sustar sua execuo de forma definitiva, mas s aps a concesso de prazo ao rgo contratante. d) comunicar a ilegalidade ao Poder Legislativo, a que caber a responsabilidade exclusiva pela sua sustao ou no. e) estabelecer prazo para sua correo, aguardar as providncias dos Poderes Legislativo e Executivo e, se necessrio, sustar a execuo do contrato.

145- ACE - TCU 2009 CESPE

Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir: Caso o TCU leve a matria deciso do Congresso Nacional, e este no se manifeste em 90 dias, caber a esse tribunal decidir a respeito.

146- ACE - TCU 2009 CESPE Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir: Na situao descrita, o tribunal deve, inicialmente, definir um prazo para que o hospital suste o ato de aposentadoria.

147- ACE - TCU 2009 CESPE Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir: Caso o hospital insista em no atender ao que for determinado pelo TCU, este dever solicitar, de imediato, ao Congresso Nacional que decida sobre a matria.

148- FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Todos os Cargos - Conhecimentos Bsicos Acerca do Poder Legislativo e dos tribunais de contas, assinale a afirmativa correta. a) O Controle Externo de competncia dos chamados rgos de Controle Externo. No mbito da Unio, exercido pelo Tribunal de Contas da Unio; nos Estados, pelos tribunais de contas estaduais, e nos municpios, pelos tribunais de contas municipais. b) Cabe ao Poder Legislativo, por fora de disposio constitucional, no mbito da Unio, escolher dois teros dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio. Como o modelo constitucional brasileiro adota o princpio da simetria, no mbito dos Estados esse nmero deve ser igualmente respeitado, sob pena de visvel inconstitucionalidade. c) No caso dos municpios, o parecer prvio emitido pelo tribunal ou conselho de contas competente sobre as contas do prefeito que as deve prestar anualmente s deixar de prevalecer por deciso da maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal. d) O STF entende que no fere a Constituio Federal o preenchimento das vagas para o cargo de Ministro do TCU sem observar a origem da vaga em relao ao Senado Federal, Cmara dos Deputados ou por indicao do Presidente da Repblica. Ou seja, a vinculao da vaga respectiva categoria (Senado Federal, Cmara dos Deputados e por escolha do Presidente da Repblica) no obrigatria; basta observar o quantitativo determinado na prpria Constituio Federal para o Poder Legislativo e para o Poder Executivo. e) Preconiza a Constituio Federal que, no caso de atos, a sustao caber diretamente ao TCU, devendo comunicar a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. Em pertinncia aos contratos, o TCU no possui essa prerrogativa (pelos menos inicialmente) que cabe ao Congresso Nacional. Por fora do princpio da simetria constitucional, essa regra de natureza compulsria para Estados, Distrito Federal e municpios em relao s assemblias legislativas, cmera distrital e s cmaras de vereadores, respectivamente.

149- CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Psicologia Julgue os itens seguintes, a respeito do controle externo. No caso de irregularidade em contrato administrativo, este ser sustado diretamente pelo Congresso Nacional, que ter de solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. Nessa situao, se, no prazo de noventa dias, o Congresso Nacional permanecer inerte ou se o Poder Executivo no adotar as medidas que lhe sejam solicitadas, caber ao TCU emitir deciso.

150- CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informao - Parte I Considerando as normas constitucionais relativas a controle externo, julgue os itens a seguir. No caso de o diretor de rgo pblico no atender determinao do TCU para anular um ato, competir ao prprio TCU sustar a execuo do ato impugnado.

151- CESPE UNB TCU 2009 - Tcnico Federal de Controle Externo A funo corretiva exercida pelo controle externo manifesta-se por meio de atos tais como a sustao imediata de contratos considerados irregulares, que deve ser comunicada ao Congresso Nacional, para que este determine as medidas cabveis.

152- CESPE - 2009 - SECONT-ES - Auditor do Estado Tecnologia da Informao No tocante s finanas pblicas, ao oramento pblico e fiscalizao contbil, financeira e oramentria, julgue os itens subsequentes. No exerccio de suas atribuies constitucionais, o TCU pode examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder pblico, tendo a sua deciso eficcia de ttulo executivo.

153- CESPE UNB TCU 2009 - Auditor Federal de C. Externo Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir. Na situao descrita, o tribunal deve, inicialmente, definir um prazo para que o hospital suste o ato de aposentadoria.

154- CESPE UNB TCU 2009 - Auditor Federal de C. Externo

Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir. Caso o hospital insista em no atender ao que for determinado pelo TCU, este dever solicitar, de imediato, ao Congresso Nacional que decida sobre a matria.

155- CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informao No caso de o diretor de rgo pblico no atender determinao do TCU para anular um ato, competir ao prprio TCU sustar a execuo do ato impugnado.

156- CESPE UNB TCU 2009 - Auditor Federal de C. Externo Supondo que o TCU tenha detectado que certa aposentadoria concedida por um hospital federal no atendia s exigncias legais, julgue os itens a seguir. Caso o TCU leve a matria deciso do Congresso Nacional, e este no se manifeste em 90 dias, caber a esse tribunal decidir a respeito.

157- CESPE - 2009 - TCU - Tcnico de Controle Externo - rea Administrativa A funo corretiva exercida pelo controle externo manifestasse por meio de atos tais como a sustao imediata de contratos considerados irregulares, que deve ser comunicada ao Congresso Nacional, para que este determine as medidas cabveis.

158- TCE/CE- Procurador de Contas 2006 FCC Uma sociedade de economia mista instaurou procedimento licitatrio para contratao de servios tcnico-especializados. Determinada empresa licitante, inabilitada no certame, apresentou denncia perante o Tribunal de Contas, alegando que as exigncias de qualificao tcnica fixadas para efeito de habilitao eram por demais restritivas e no guardavam pertinncia com o objeto a ser contratado. Convencendo-se da plausibilidade da denncia e vislumbrando indcios de irregularidades, o Tribunal: (A) somente poder pronunciar-se aps o trmino do procedimento licitatrio, competindolhe determinar a sustao do contrato respectivo caso verificada a ilegalidade do certame. (B) dever representar Assemblia Legislativa, a quem compete, privativamente, decidir sobre o tema. (C) dever representar Assemblia Legislativa, em funo da competncia privativa desta para eventual suspenso do certame e, no havendo apreciao das irregularidades apontadas, no prazo de 90 dias, caber ao Tribunal decidir a respeito. (D) poder assinar prazo ao administrador para que sejam sanadas as irregularidades e, no sendo atendido, dever informar o fato Assemblia Legislativa em funo da competncia privativa desta para eventual sustao do certame. (E) poder representar autoridade competente para correo da irregularidade e, no sendo atendido, suspender o procedimento licitatrio at a apreciao final da matria.

159- CETRO 2006 - TCMSP AGENTE DE FISCALIZAO CINCIAS CONTBEIS No controle externo municipal, ao Tribunal de Contas do Municpio de So Paulo cabe assinalar prazo para que seja sanada ilegalidade constatada na conduta do rgo controlado. Nesse caso, no atendido tempestivamente, (A) deve oficiar Cmara Municipal, solicitando a sustao do ato impugnado. (B) deve imediatamente recorrer ao Judicirio. (C) o ato de sustao ser adotado diretamente pela Cmara Municipal, que, de imediato, solicitar ao Executivo as medidas cabveis. (D) deve oficiar ao Prefeito Municipal, reiterando a correo do ato ilegal. (E) susta a execuo do ato impugnado, comunicando tal deciso Cmara Municipal.

160- FCC 2005 TCE SP AUXILIAR DA FISCALIZAO FINANCEIRA Dentre as competncias constitucionais do Tribunal de Contas da Unio NO se inclui a de: (A) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. (B) sustar diretamente contrato firmado pelo Poder Executivo, quando no atendido o prazo fixado para a tomada de providncias pelo rgo contratante a fim de sanar ilegalidade. (C) representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. (D) fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. (E) realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza contbil e financeira, dentre outras, nas unidades administrativas dos trs poderes federais.

161-FCC - 2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo de Obras Pblicas Identificada possvel irregularidade na celebrao de contrato de prestao de servios por rgo da administrao direta federal, prev a Constituio da Repblica que: a) o Tribunal de Contas da Unio sustar a execuo do contrato, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Poder Judicirio. b) a Cmara dos Deputados aplicar aos responsveis as sanes previstas na Constituio e em lei. c) o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar ao Poder Executivo as medidas cabveis. d) o Tribunal de Contas da Unio proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, devendo julg-las num prazo de 60 dias a contar de seu recebimento, independentemente de outras manifestaes. e) a Comisso mista permanente de oramento determinar autoridade responsvel que sane a irregularidade e, se no atendida em 5 dias, promover a sustao do contrato.

162- (UnB/CESPE TCE/TO 2008 - Tcnico e Administrativo) Ao Tribunal de Contas da Unio (TCU) incumbe o controle externo, na condio de rgo auxiliar do Congresso Nacional. Na realizao de uma licitao, compete ao TCU: A) comunicar ao Congresso Nacional a existncia de irregularidades. B) aprovar previamente sua realizao. C) acompanhar diretamente os procedimentos realizados pelo rgo ou entidade licitante. D) identificar eventuais irregularidades, a serem objeto de manifestao quando do julgamento das respectivas contas. E) sustar a continuao dos procedimentos, se no forem sanadas as irregularidades apontadas.

163- CESGRANRIO - 2007 - TCE - RO - Analista de Informtica NO se inclui na competncia dos Tribunais de Contas dos Estados: a) julgar as contas prestadas anualmente pelo Governador de Estado. b) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos das unidades dos Poderes do Estado. c) apreciar a legalidade dos atos de admisso de pessoal, para fins de registro. d) prestar informaes solicitadas pela Assemblia Legislativa sobre a fiscalizao contbil. e) realizar, por iniciativa prpria, auditorias e inspees de natureza financeira.

164- FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito A capacidade de que so dotados os Tribunais de Contas para estabelecer os rgos, os meios e as formas pelas quais se encarregar de cumprir as tarefas que lhe foram atribudas pela Constituio denomina-se autonomia
a)

administrativa.

b) financeira. c) oramentria. d) econmica. e) processual.

165- ACE - TCU 2008 CESPE - Com a Constituio de 1988, o TCU teve a sua jurisdio e competncia substancialmente ampliadas. Recebeu poderes para, no auxlio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade e economicidade, e a fiscalizao da aplicao das subvenes e da renncia de receitas. Qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria tem o dever de prestar contas ao TCU. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao enquadramento constitucional do TCU: independncia conferida ao TCU faz com que as suas decises, emanadas no exerccio de sua atividade-fim, no se submetam a qualquer controle posterior.

166- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica Tero eficcia de ttulo executivo as decises do Tribunal de Contas a) de que resultem imputao de dbito ou multa. b) pela regularidade da matria julgada. c) que determinaram o trancamento das contas. d) sobre as prestaes de contas anuais dos Prefeitos. e) que se refiram a operaes de crdito.

167- FCC - 2010 - TCE-RO Auditor A deciso do Tribunal de Contas da qual resulte cominao de multa tem eficcia de ttulo a) pecunirio. b) executivo. c) de dvida solidria. d) judicial. e) pblico.

168-FCC - 2010 - TCE-AP Procurador As decises do Tribunal de Contas de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo a) dedutvel. b) administrativo. c) judicial. d) executivo. e) alimentar.

169- CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo Julgue os itens a seguir, acerca da natureza, da competncia e da jurisdio do TCU. Considere que determinado gestor de receitas pblicas, aps o devido processo legal, tenha sido condenado pelo TCU a ressarcir o errio. Considere ainda que, na condenao, o tribunal tenha declarado expressamente o agente responsvel e o valor a ser devolvido Unio. Nesse caso, a competncia para executar a deciso do tribunal da Advocacia-Geral da Unio, que dever observar os prazos de cobrana previstos na lei, sob pena de prescrio para atos ilcitos praticados por agente ou servidor pblico.

170- CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador Acerca da natureza dos tribunais de contas e do exerccio de suas misses institucionais, julgue os itens seguintes. A execuo das decises que resultem em imputao de dbito ou multa cabe aos tribunais de contas.

171- ACE - TCU 2004 CESPE - Acerca do controle externo no Brasil, julgue os itens a seguir: De acordo com a doutrina, a condenao de gestor pblico por parte do TCU constitui ttulo executivo de natureza judicial, por fora da competncia conferida pelo art. 71 da Constituio quele rgo, para julgar contas de pessoas responsveis por dinheiro pblico.

172- FCC - 2008 - TCE-AL Procurador Consoante a Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, no processo de prestao de contas, a deciso que as considere irregulares acarreta a obrigao do recolhimento aos cofres pblicos, no prazo regimental, da quantia que tiver sido imputada ao responsvel, bem como de eventual multa. Referida deciso a) autoriza o bloqueio dos bens do responsvel mediante comunicao s Justias Federal e Estadual, independentemente de expressa determinao em seu texto. b) acarreta o confisco e a conseqente submisso hasta pblica dos bens do responsvel. c) tem eficcia de ttulo executivo, possibilitando cobrana coercitiva do responsvel. d) tem contedo de sentena judicial, estando sujeita aos efeitos da coisa julgada material. e) deve ser submetida aprovao da Cmara dos Deputados para comear a produzir efeitos.

173- FMP-RS - 2011 - TCE-MT - Auditor Pblico Externo Acerca da eficcia da deciso do Tribunal de Contas que impute dbito ou multa, correto dizer que a) condicionada homologao judicial. b) condicionada homologao legislativa. c) constitutiva de ttulo executivo. d) constitutiva de sentena judicial. e) nula, por no fazer coisa julgada.

174- FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Todos os Cargos - Conhecimentos Bsicos Sobre o Sistema de Controle Externo brasileiro, assinale a alternativa correta. a) A Constituio Federal, ao usar a expresso julgar as contas dos administradores e demais responsveis, transformou o Tribunal de Contas em rgo jurisdicional. b) Caso o Presidente da Repblica no apresente as contas anualmente ao Congresso Nacional dentro do prazo de 60 dias aps a abertura da sesso legislativa, cabe ao Senado Federal proceder, de ofcio, tomada das contas. c) O julgamento efetivado pelos tribunais de contas que impute aos responsveis dbito ou multa ter eficcia de ttulo executivo. Isso significa dizer que tais ttulos possuem eficcia plena, devendo a ao ser proposta pelo ente pblico beneficirio da condenao. d) Todas as contas dos gestores pblicos brasileiros, inclusive dos chefes de Poder ou rgo no mbito da Unio, sero julgadas pelo TCU. e) Devido ao pacto federativo, o Tribunal de Contas da Unio (TCU) no pode fiscalizar os recursos repassados pela Unio ao Estado do Rio Grande do Sul via convnio, por exemplo. Neste caso, cabe ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul exercer o controle dos recursos que foram descentralizados para o Estado.

175- FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Atuarial A Constituio Federal estabelece que as decises do Tribunal de Contas de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de
a)

deciso preliminar.

b) ttulo executivo. c) precatrio. d) sentena normativa. e) ttulo judicial.

176- FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito correto afirmar: a) A fiscalizao, conforme artigo 70 da Constituio Federal, incide sobre aspectos relativos convenincia e oportunidade relacionados discricionariedade do administrador. b) O modelo de organizao, composio e fiscalizao do Tribunal de Contas da Unio no se aplica aos Estados, Distrito Federal e Municpios. c) A competncia para julgar dada aos Tribunais de Contas no inciso II, artigo 71 da Constituio Federal, demonstra que o Poder Judicirio no tem competncia para a ampla revisibilidade dos atos no-judiciais estritos. d) A expresso todo territrio nacional constante no artigo 73 da CF, confere ao TCU competncia para fiscalizar a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, independentemente da origem dos recursos envolvidos. e) O modelo de organizao, composio e fiscalizao do Tribunal de Contas do Unio aplica-se apenas ao Tribunais de Contas Estaduais.

177- CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de Contas O julgamento das contas dos administradores e responsveis atribuio peculiar dos TCs, de acordo com a CF. Como rgos especializados no julgamento das contas, suas decises no esto sujeitas a reviso do Poder Judicirio, salvo quando a) houver observncia do devido processo legal. b) o mrito da deciso envolver questes atinentes legitimidade dos atos praticados pelos administradores e responsveis. c) o MP representar contra deciso de mrito do TC. d) a deciso alterar o entendimento do TC at ento vigente. e) houver vcio de forma, como, por exemplo, a inobservncia de direitos e garantias individuais.

178- FCC - 2008 - TCE-AL Procurador Os processos promovidos pelos Tribunais de Contas tm natureza

a) de processo administrativo, no dispensando, portanto, a observncia do contraditrio e da ampla defesa. b) de processo judicial, pois admitem a imposio e a cobrana coercitiva de multas. c) de processo administrativo, admitindo mitigao do contraditrio e da ampla defesa em razo do subseqente trmite de ao judicial. d) hbrida, administrativa e judicial, exigindo a observncia do contraditrio e da ampla defesa apenas diante de processos de natureza judicial. e) de processo disciplinar, porque visam fiscalizao e imposio de penalidade a agente pblico.

179- CESPE - 2008 - SEMAD-ARACAJU - Procurador Municipal

Em relao aos tribunais de contas, julgue os itens que se seguem.


O municpio de Aracaju pode interpor recurso extraordinrio para o STF em caso de desaprovao de prestao de contas perante o Tribunal de Contas da Unio (TCU).

180- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Jurdica O controle externo no Brasil
a)

est a cargo do Tribunal de Contas, auxiliado pelo Poder Legislativo.

b) superior, hierarquicamente, ao controle interno. c) exercido pelo Tribunal de Contas, desde que provocado.

d) tem poder judicante.


e) caracteriza-se pela superioridade do Tribunal de Contas da Unio diante dos Tribunais de Contas Estaduais.

181- TCU 2004 No sistema brasileiro de controle externo, em face das competncias atribudas pela Constituio da Repblica ao TCU, a doutrina e a jurisprudncia so majoritrias no sentido de que as decises daquele rgo tm natureza jurisdicional e, por isso mesmo, no podem ser reexaminadas pelo Poder Judicirio.

182- TCE RN 2000 - ESAF A natureza jurdica dos Tribunais de Contas consiste em que eles so:
a)

Tribunais administrativos; Tribunais de jurisdio contenciosa; rgos desvinculados de quaisquer dos poderes pblicos;

a)

a)

a)

rgos auxiliares de funes estritamente opinativas;


rgos auxiliares de funes estritamente instrumentais investigatrias.

a)

183- TCU ACE 2002 - ESAF O Tribunal de Contas da Unio tem a natureza jurdica de um rgo:
a) b) c) d) e)

Legislativo; Judicante; Administrativo; Essencial funo judicante; Essencial funo legislativa.

184- TCU ACE 2002 - ESAF As decises do Tribunal de Contas da Unio, de que resultem imputao de dbito, conforme expressa previso constitucional,
a) b) c) d) e)

Tero eficcia de ttulo executivo; Tero eficcia executiva de ttulo judicial; So exequveis aps inscrio como dvida ativa; So exequveis pelo prprio Tribunal. So exequveis na Procuradoria do Ministrio Pblico junto ao Tribunal.

185- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS 2008 - Analista Tcnico de Controle Externo - Auditoria Governamental FCC Considere as seguintes afirmativas. I. Compete ao Tribunal de Contas do Estado julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta ou indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico estadual, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. II. Aplicar aos responsveis, em caso de legalidade de despesa, irregularidade de contas ou cumprimento de suas decises, as sanes administrativas e pecunirias, previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio e inabilitao temporria do agente administrativo para o exerccio de determinadas funes. III. As decises do Tribunal de Contas do Estado de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e III. (B) I e II. (C) I. (D) II e III. (E) III.

186- TCU ACE 2004 CESPE De acordo com a doutrina, a condenao de gestor pblico por parte do TCU constitui ttulo executivo de natureza judicial, por fora da competncia conferida pelo art. 71 da Constituio quele rgo, para julgar contas de pessoas responsveis por dinheiro pblico.

187- TCE SE AUDITOR 2002 - FCC As decises finais do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe que importarem imposio de dbito ou multa:
a)

Tero eficcia de ttulo executivo, independentemente de inscrio na dvida pblica; Sero submetidas aprovao da mesa da Assembleia Legislativa;

a)

a)

Somente tero eficcia depois de aprovadas pela Assembleia Legislativa;


Equivalero a ttulo executrio, quando aprovadas pela mesa da Assembleia Legislativa; Sero desde logo vlidas, mas sua eficcia executiva ficar condicionada ao referendo da Assembleia Legislativa.

a)

a)

188- TCE RO AGENTE DE CONTROLE EXTERNO - 2007 - CESGRANRIO A deciso do Tribunal de Contas de que resulte imputao de multa:
a)

executada pelo prprio Tribunal, com poderes coercitivos; Deve ser referendada pelo Poder Legislativo, para ter eficcia perante terceiros; Precisa ser comunicada ao Chefe do Poder Executivo, para poder ser executada; D ensejo imediato a ao de conhecimento perante o Poder Judicirio;

a)

a)

a)

a)

Configura ttulo executivo extrajudicial, permitindo a instaurao de execuo judicial.

189- Auditor TCDF 2002 A deciso do TCDF que condenar determinado gestor a ressarcir o errio em razo de realizao de despesa no autorizada na lei oramentria ter eficcia de ttulo executivo.

190- CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo Julgue os itens seguintes quanto organizao e ao funcionamento do TCU. O TCU tem atribuies de natureza administrativa; porm, quando julga as contas dos gestores e demais responsveis por bens e valores pblicos, exerce sua natureza judicante. Mesmo assim, no h consenso na doutrina quanto natureza do tribunal.

191- Auditor Substituto - TCMRJ 2008 - FGV Quanto natureza jurdica do Tribunal de Contas, correto afirmar que:
(A)

no tem personalidade jurdica, possuindo, entretanto, capacidade processual ou postulatria.

(B) as decises proferidas pelo plenrio so de natureza poltica. (C) um rgo autnomo e auxiliar do Poder Judicirio. (D) no tem autonomia administrativa nem financeira, pois depende do repasse do Poder Executivo.

(E) apresenta autonomia administrativa e financeira, alm de personalidade jurdica, dotada da natureza administrativa em relao s suas decises e deliberaes.

192- Auditor Substituto - TCMRJ 2008 - FGV A fiscalizao realizada pelo Tribunal de Contas nos entes de sua jurisdio refere-se funo: administrativa. (B) legislativa. (C) poltica. (D) judiciria. (E) corretiva
(A)

193- TCU 2004 Pode o TCU constituir ttulo executivo contra empresa privada.

194- TCU 2007 Tcnico de Controle Externo O TCU tem atribuies de natureza administrativa; porm, quando julga as contas dos gestores e demais responsveis por bens e valores pblicos, exerce sua natureza judicante.

195- FCC 2006 TCE/CE Auditor correto afirmar: (A) Os Tribunais de Contas so prepostos das Casas Legislativas. (B) Os Tribunais de Contas so entes despersonalizados. (C) Os Tribunais de Contas julgam as contas dos administradores pblicos e, conseqentemente, integram o Poder Judicirio. (D) Diante do no pagamento de multa aplicada pelo Tribunal de Contas, o Poder Pblico dever propor ao judicial de conhecimento, visando sua cobrana. (E) O controle interno mostra-se inaplicvel na rbita administrativa dos Tribunais de Contas.

196- Auditor TCE/SP 2008 FCC


A respeito da fiscalizao e controle do oramento, a Constituio Federal dispe que: (A) as decises do Tribunal de Contas da Unio de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. (B) qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidade ou ilegalidade perante o Senado Federal. (C) o Tribunal de Contas da Unio encaminhar ao Senado Federal, semestralmente, relatrio de suas atividades. (D) o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. (E) podem ser criados Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais atravs de lei complementar.

197- FCC 2008 - TCE/AC - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO CINCIAS CONTBEIS Considerando a funo do TCE/AC, sua natureza jurdica e a eficcia de suas decises, assinale a opo correta: A) Conforme a doutrina majoritria, a natureza jurdica do TCE/AC administrativa. B)As decises do TCE/AC que importem em multa equivalero a ttulo executrio. C) funo do TCE/AC decidir sobre recursos interpostos s suas decises, aps parecer da Assemblia Legislativa. D) A escolha do presidente do TCE/AC compete ao governador do estado. E) Conforme julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), no se admite o TCE/AC como parte legtima para recorrer, tendo em vista ser a procuradoria deste tribunal rgo administrativo. Dessa forma, a competncia para se recorrer da Procuradoria do Estado do Acre, rgo responsvel pela representao judicial.

198- ESAF Auditor do TCE/GO 2007

A propsito das caractersticas e atribuies do Tribunal de Contas do Estado de Gois, no correto afirmar:
a) que rgo administrativo, exercendo o controle externo a cargo do legislativo. b) que possui funo judiciria, ao julgar as contas dos administradores. c) que competente para apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e aposentadoria da administrao direta. d) que, ao verificar ilegalidade, assinar prazo para que o responsvel adote providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. e) que qualquer cidado parte legtima para denunciar irregularidades perante o Tribunal, que ser apurada em carter sigiloso at que se comprove sua procedncia.

199- FCC 2006 TCE/CE Auditor


A natureza jurdica da apreciao feita pelo Tribunal de Contas, para fins de registro, da legalidade de ato de admisso de servidor pblico efetivo da Assemblia Legislativa, : (A) judicial. (B) opinativa. (C) decisria, de carter administrativo, suscetvel de ser revista pelo Plenrio da Assemblia Legislativa mediante recurso. (D) decisria, de carter administrativo, vinculante Administrao Pblica, mas suscetvel de ser revista pelo Poder Judicirio mediante provocao do interessado. (E) decisria, de carter administrativo, vinculante Administrao Pblica e insuscetvel de ser revista pelo Poder Judicirio.

200- Auditor - TCMPA 2008 - FGV Quanto ao Tribunal de Contas, correto afirmar que: (A) um tribunal subordinado ao Poder Judicirio e auxiliar do Poder Legislativo. (B) o momento de sua atuao junto aos seus jurisdicionados ser sempre posterior edio do ato administrativo. (C) suas decises de que resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo. (D) suas anlises e fiscalizaes se limitam legalidade e legitimidade dos gastos pblicos. (E) suas decises vinculam a administrao pblica, que dever cumprir as suas deliberaes ou ingressar com ao prpria no judicirio, caso discorde.

201- FGV - 2008 - Senado Federal - Consultor de Oramento A respeito do Tribunal de Contas da Unio, assinale a afirmativa incorreta. a) Ao Tribunal de Contas da Unio compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. b) Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. c) O Tribunal de Contas da Unio, rgo integrante do Poder Judicirio, composto de nove ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal, dentre brasileiros de mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos de idade, de idoneidade moral e reputao ilibada. d) Compete ao Tribunal de Contas da Unio prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas. e) Compete ao Tribunal de Contas da Unio aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, dentre elas, multa proporcional ao dano causado ao errio.

You might also like