You are on page 1of 111

Migrao de Dados para Sistemas SAP

Fevereiro 17, 2005

1. Introduo
1.1 LSM Workbench: O que ?
O LSM Workbench uma ferramenta SAP-baseada que viabiliza a transferncia dados de Sistemas no-SAP (Sistemas Legados) para Sistemas SAP eventual ou peridica. A ferramenta disponibiliza uma maneira conveniente de converso de dados do sistema legado. Os dados podem ser carregados no sistema SAP, utilizando tecnologias standard, tais como: batch input, direct input, BAPIs ou IDocs. Alm disto, o LSM Workbench prov uma funo que permite gerar um objeto de migrao de dados que poder ser utilizado em uma transao de entrada ou modificao.

1.2. Fluxo do LSM Workbench

1.3. Principais vantagens - LSMW


Parte do SAP R/3, no dependente de plataformas individuais; Disponibiliza vrias tcnicas possveis de converso de dados; Dados consistentes decorrentes das tcnicas de importao standard: - Batch Input; - Direct Input; - BAPIs (Business Application Programming Interfaces); - IDocs (Intermediate Documents); A tcnica de importao a ser utilizada em um caso individual depende do objeto do negcio: Gerao do programa de converso baseado em regras definidas; Guia de processo interativo transparente; Interface para dados em planilha eletrnica; Criao de objetos de migrao de dados baseada na gravao da transao; Sem custo para clientes SAP e parceiros SAP.

2. Condies Preliminares
Em situaes nas quais o LSMW for utilizado com o conceito de migrao, considerar alguns itens importantes: Certifique-se do fim da customizao; Determine os dados do legado e quais sero necessrios futuramente; Avalie se faz sentido a utilizao da ferramenta em relao ao volume de dados; Identifique quais transaes do R/3 sero utilizadas; Execute as transaes do R/3 manualmente com dados do legado, e verifique se os mesmos foram preenchidos no SAP R/3. Neste momento identificar os dados que necessitam de converso, dados que necessitam de gerao, etc; Faa um mapeamento dos dados ( origem destino ); Neste ponto j ter informaes para determinar como os dados sero extrados do Legado; O LSMW no realiza extrao de dados.

3. Transao inicial
Para iniciar o trabalho com o LSM Workbench, use a transao LSMW:

LSM Workbench Tela inicial

3.1. Projeto, Subprojeto e Objeto


Na tela inicial, voc pode criar um novo projeto, subprojetos correspondentes e objetos via Edit -> Create new entry. Projeto: um ID com o mximo de 10 caracteres para o nome do seu projeto de transferncia de dados. Se voc quer transferir dados de vrios sistemas legados, voc pode criar um projeto i.e. para cada sistema legado. Subprojeto: um ID com o mximo de 10 caracteres que so usados alm disto como atributo estruturado. Objeto: um ID com o mximo de 10 caracteres para o nome do objeto de negcio.
Na tela inicial, All objects fornece uma lista de todos os projetos criados. My objects mostra uma lista todos objetos do projeto selecionado como estrutura de rvore. Project documentation mostra qualquer documentao escrita para popups individuais e passos do processo, voc pode imprimir a documentao do projeto, envi-la e salv-la em vrios formatos de arquivo. Selecione Documentation para entrar suas notas. Depois clicando, um popup mostrado no qual voc pode escrever abaixo sua documentao pessoal. A funo documentao adicionalmente avalivel sob Administration e Recordings nos primeiros sete passos da migrao de dados. No prximo slide, voc encontra um exemplo para um projeto com vrios subprojetos e objetos. Esta representao mostrada pressionando o boto All objects of the project:

Exemplo para uma Estrutura de Projeto

3.2. Guia do usurio


Depois de selecionar um objeto, ENTER ou CONTINUE direciona o usurio em processo interativo. Aqui voc ser guiado atravs de passos individuais da migrao de dados.

LSM Workbench: Os Principais Passos da Migrao de Dados

A tela anterior disponibiliza as seguintes funes: Execute: Executa o passo de processamento selecionado. Personal menu: Aqui voc pode fazer uma seleo individual dos passos de processamento selecionados. Pressionando o boto Main steps automaticamente ativa todos os passos de processamento mandantes para uma converso de dados. Numbers On ou Off: Voc pode ativar/desativar a numerao de passos de processamento individual. Dobleclick=Display ou Doubleclick=Edit: Aqui, voc pode determinar se o modo mostrar ou modo alterar selecionado pelo duplo click. Object overview: Mostra toda informao no objeto selecionado. Action log: Mostra uma viso detalhada (data, nome do usurio, hora) para todos os passos de processamento j realizados. Voc pode limpar o Action log via Extras -> Reset action log. Esta ao armazenada com uma referncia para o usurio e a data.

Personal menu: Todos os Passos de Processamento Avaliveis

3.3. Field Mapping


Antes de voc, iniciar o trabalho com o LSM Workbench, voc dever mapear o objeto requerido no papel. Para isto, crie e imprima o object overview. Nesta hora, o overview somente mostra a lista e descrio das estruturas SAP e seus campos. Voc pode usar como roteiro para designar as estruturas correspondentes e campos do sistema fonte para estas estruturas-alvo e campos-alvo. Voc pode, tambm, baixar o overview na forma de tabela e preencher a tabela no Excel para ter o mapeamento como arquivo no PC.

3.4. Criar Object overview


Esta funo est disponvel como boto de chamada na ordem para permitir voc criar um object overview qualquer hora:

Object overview na forma de lista: General Data, Structures, Structure Relations

Object overview: Source Structures / Target Structures

Object overview: Rules

Object overview na forma de tabela

Nota: voc pode usar isto antes do desenvolvimento do mapeamento de campos e regras, para imprimir as estruturas SAP para um objeto, incluindo a gravao para fazer mapeando no papel.

Overview das regras re-utilizveis

3.5. Administration
Na tela inicial, voc pode exibir as funes de administrao via Goto -> Administration. Aqui voc pode encontrar uma lista de todos projetos existentes. possvel voc criar, processar, exibir, apagar, copiar ou renomear projetos, subprojetos e objetos e regras re-utilizveis. Por click-duplo em uma entrada voc pode ramificar para exibir a entrada. Posicionando o cursor em uma entrada, voc pode armazenar uma nota pessoal via Documentation. Para cada ao de processamento, o nome da pessoa quem fez a ltima mudana e a data da modificao so armazenados.

3.6. Recordings
Na tela inicial, voc pode exibir as funes de gravao via Goto -> Recordings. Se nenhum programa batch input standard nem programa direct input nem IDoc est disponvel para um objeto de dados, voc pode criar um novo objeto usando a funo de gravao do LSM Workbench. Porm, tambm nos casos onde um programa standard est disponvel, pode fazer sentido usar a funo de gravao para diminuir o nmero de campos-alvo.
Nota: A funo de gravao grava uma seqncia fixa de telas. Ela no pode ser usada para migrao de dados contendo um nmero varivel de itens ou para transaes com seqncia dinmica de telas. Dica: possvel criar uma gravao via SHDB, gerar um programa desta gravao, mude o programa para as suas necessidades e registre o programa para us-lo no LSMW. Use a funo de documentao: tenha certeza que voc est trabalhando no modo alterar. Posicione o cursor na entrada e selecione Documentation. Um popup mostrado onde voc pode anotar suas prprias notas.
LSM Workbench: Recordings

LSM Workbench: Recordings

4. Dicas
4.1. SAP-Customizao
Esteja certo que a Customizao de seu sistema SAP est terminada. O projeto ideal": Primeiro termine a customizao

4.2. Quais dados deveriam ser migrados?


Analise os dados existentes no sistema legado para determinar quais dados sero necessrios no futuro (tambm de um ponto de vista negcio-operacional).

4.3. Execute o processo manual


Identifique a(s) transao(es) no sistema SAP que voc quer usar para trazer os dados no sistema SAP. Aqui, pode tambm ser relevante se os dados so necessrios para finalidade estatstica (avaliao) ou para facilitar o processamento no sistema. Teste a transao no sistema SAP manualmente com dados de teste do sistema velho e certifique-se que todos os campos necessrios so preenchidos. L podem ser necessrios campos que no correspondem alguma janela de dados do sistema legado. Neste caso, designe um valor fixo ou defina o campo como opcional para a transferncia de dados pode ser apropriado. Conhea a terminologia do objeto de dados em questo. Ex. XD01: Criar mestre cliente (veja tambm o F1 help)

4.4. Qual tcnica de importao que ser utilizada?

Verifique as interfaces fornecidas pela aplicao. H um programa batch input e um IDoc (por exemplo)? Qual mtodo ser usado no seu projeto? No caso de quantidades de dados muito pequenas, pode ser mais fcil fazer a transferncia manualmente. Com volumes de dados muito grandes, todavia, a tecnologia batch input pode levar tempo de execuo excessivamente longo. Faa uma estimativa grosseira para o tempo necessrio: 10000 registros por hora; este valor, todavia, pode variar bastante dependendo do servidor. As sesses Batch input so simples no ps-processamento. preciso uma gravao? Decida se voc quer usar um programa de importao existente (batch input, direct input, BAPIs, IDocs) ou uma gravao: - Vantagem da migrao de objetos standard: * Inclui seqncias de telas que podem variar (ex.com diferentes tipos de materiais) - Vantagens da gravao: * Pequeno nmero de campos-alvo * Disponvel para quase todas as transaes

4.5. Criar a gravao


Se voc usar a gravao: Grave a transao e o processo de gravao. - Especifique: * Nomes de campos * Descrio de campos * Valores default Se necessrio: - Crie a gravao via transao SHDB - Gere o programa - Adapte o programa para as suas necessidades

4.6. Preencha os atributos do objeto


Preencha os atributos no LSM Workbench de acordo com a tcnica de importao escolhida.

4.7. Determine as estruturas-fonte


Determine as estruturas fontes e campos A exportao foi feita em mltiplo arquivos ou em um arquivo seqencial Nota: LSMW no faz exportao de sistemas legados Defina as estruturas de registro dos dados do legado e introduza-as para o sistema SAP. - Caso 1: Dados esto disponveis em um ou mais arquivos. * Introduza estas estruturas para o sistema SAP. - Caso 2: Dados (ainda) esto no sistema legado e o sistema legado fornece uma funo para exportar os dados. * Introduza esta(s) estrutura(s) de registro(s) para o sistema SAP. - Caso 3: Dados (ainda) esto no sistema legado e o sistema legado no fornece uma funo para exportar os dados. * Defina a estrutura de registro dos dados que voc precisa. * Exporte estes dados por meio de um programa que seja escrito no sistema legado. * Introduza esta(s) estrutura(s) de registro(s) para o sistema SAP.

5. LSMW Passo a passo

Nota: o logon deve ser feito em ingls, porque as mensagens no aparecem ser for feito em outra lngua.

Para utilizar o LSM Workbench digite LSMW <enter>

Execute /crie um Projeto

Exemplo da Criao de um novo Projeto

Exemplo da Criao de um novo Projeto

Exemplo da Criao de um novo Projeto

Depois de definido o nome do Projeto / Subprojeto / Objeto click no boto Continue (F8)

Tela com todos os passos a serem executados para realizar a importao de dados

Altere a funo do Double Click para Editar

Voc pode entrar em um passo com o boto Execute(Ctrl+F8) ou com um duplo-click no passo desejado.

Seleo de mtodo

Selecionando o Mtodo Batch Input

Tela inicial de gravao de transao

Nomeando o recording

Transao a ser utilizada

Informando os dados para a transao

Informando os dados para a transao

Nomeando os campos mapeados

Nomeando os campos mapeados

Nomeando os campos mapeados

Nomeando os campos mapeados

Novo recording criado

Salve o registro criado

Criao / alterao da estrutura

Criao/alterao da estrutura

Nomeando a estrutura

Nomeando a estrutura

Definindo os campos da estrutura

Definindo os campos da estrutura

Definindo os campos da estrutura

Definindo os campos da estrutura

Definindo os campos da estrutura

Salvar arquivo como TXT

Definindo os campos da estrutura

Relacionamento entre o Recording SAP e a Estrutura do Arquivo de Entrada

Relacionamento entre o Recording SAP e a Estrutura do Arquivo de Entrada

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Mapear campos

Exemplo de gerao de um arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definindo os arquivos de dados

Definido arquivos para as estruturas-fonte

Definido arquivos para as estruturas-fonte

Leitura dos dados do arquivo de entrada

Leitura dos dados do arquivo de entrada

Leitura dos dados do arquivo de entrada

Confere Leitura

Confere Leitura

Confere Leitura

Convertendo os dados

Convertendo os dados

Convertendo os dados

Exibindo os dados convertidos

Exibindo os dados convertidos

Exibindo os dados convertidos

Gerando Pasta de Batch Input

Gerando Pasta de Batch Input

Gerando Pasta de Batch Input

Executando a Sesso Batch Input

Executando a Sesso Batch Input

Gerando uma Change Request

Gerando uma Change Request

6. Autorizaes necessrias

7. Instalao

At a verso 4.6 o LSMW era instalado separadamente do SAP/R3, aps a verso 4.7 j faz parte da instalao bsica do SAP R/3

8. Programando a execuo

Utilizar a transao SE38 / e o programa RSBDCSUB

Grave uma variante para o programa relacionando a pasta de Batch- Input a ser utilizada

Grave uma variante para o programa relacionando a pasta de Batch- Input a ser utilizada

Programe a execuo do programa

Selecione a variante criada.

Defina um nome para o JOB, e tambm data e horrio de execuo

possvel tambm schedular o prprio LSMW

possvel tambm schedular o prprio LSMW

You might also like