You are on page 1of 9

Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educao fsica na educao infantil

Apresentao
A abordagem cultural da educao fsica entende as praticas corporais como resultado de um processo de construo histrica e um conhecimento a ser socializado pela escola. Concepo do movimento humano, no como algo biolgico, mecnico, mas sim como um fenmeno histrico-cultural. Faz crticas presena do esporte como principal contedo curricular.

Destaca que: condutas corporais so socialmente construdas e no naturais ou inatas. Os movimentos que estariam inseridos na instituio escolar seriam os movimentos que expressam e representam aspectos de uma determinada cultura.
O movimentar-se humano compreendido como uma linguagem.

Neira e Nunes (2006) afirmam a necessidade da escola problematizar e aprofundar o estudo dos sentidos e significados das diferentes manifestaes da cultura corporal pois vrios fatores contribuem para o estabelecimento de uma hierarquia de valores que s possibilita reconhecer como bom e certo as representaes da cultura dominante, nesse quadro, ficam sem vez e sem voz as parcelas da populao desfavorecidas economicamente e submetidas ao poder hegemnico, o que s refora a desigualdade.

Pergunta da pesquisa
A abordagem da cultural da educao fsica na educao infantil possvel e como seria?

Justificativa
A atividade fsica pode ter um fim em si mesma ou ter outros objetivos fora do contexto escolar, assim sendo, o papel da educao fsica escolar deve ser o de transmitir o conhecimento organizado e sistematizado sobre todas as expresses corporais que podem ser identificadas como formas de representao simblica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas. (jogo, esporte, dana, ginstica e luta).

Objetivos
O objetivo da pesquisa, aqui apresentada, propor um olhar e um espao de reflexo para os educadores tendo como ponto de partida o referencial terico da abordagem cultural. Propiciar uma prtica pedaggica que incorpore de forma intencional as propostas que estimulem a mobilidade e a expressividade das crianas a partir da concepo de que os jogos e brincadeiras na educao infantil revelam, a cultura corporal de cada grupo social e por isso so atividades nas quais o movimento assimilado de forma significativa. (Neira, 2005)

Metodologia
A metodologia utilizada ser a pesquisa-ao. Pesquisa de base emprica, vinculada ao. Organiza a investigao em torno da concepo, do desenrolar e da avaliao da ao planejada. Pressupe a participao e ao efetiva dos interessados. As pessoas implicadas tm algo a dizer e a fazer A discusso pode transformar-se em dilogo quando os participantes e pesquisadores buscam solues em conjunto

Referncias bibliogrficas:
BRACHT, Valter. A constituio das teorias pedaggicas da educao fsica. In: Cad. CEDES, ago. 1999, vol.19, no.48, p.69-88. NEIRA, Marcos Garcia Neira. Educao Infantil: espao pedaggico ampliao da cultura corporal. In Revista Virtual Efartigos, Natal, mar. 2005, vol. 2, n21, p.1-10 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisaao. So Paulo: Cortez, 2007

You might also like