You are on page 1of 24

Edla Yara Priess Gldis dos Santos Leal Mnica Schler Menslin

CONCEITOS DE CONHECIMENTO EM REDE

Relaes entre elementos humanos e nohumanos. Associaes encadeadas, interaes, relaes de comunicao e/ou intercmbio de informaes.

METFORAS DE REDE

As teorias das redes vm sendo desenvolvidas com base em metforas representativas de relaes entre elementos humanos e no-humanos. Todas remetem, necessariamente, a interrrelaes, associaes encadeadas, interaes, relaes de comunicao e/ou intercmbio de informao. Todas so usadas como modelos de organizao e/ou para anlise de redes; a diferena entre elas est na forma como a informao flui entre os ns, no grau de complexidade das interaes e na dinmica da rede ao longo do tempo.

METFORAS DE REDE

Todas so usadas como modelos de organizao e/ou para anlise de redes; a diferena entre elas est na forma como a informao flui entre os ns, no grau de complexidade das interaes e na dinmica da rede ao longo do tempo.

FORMATOS DE REDES

FORMATO RVORE

Modelo no qual a informao parte de uma raiz e se difunde ou dissemina atravs de ramos ou ramais, isto , um processo comunicativo que se ramifica at um certo limite (se for podado) ou pode de desdobrar indefinidamente, com a agregao de novos integrantes.

FORMATO RVORE

uma concepo antiga de rede de comunicao, na qual foram baseados, inicialmente, os sistemas distribudos de computadores. tambm o modelo de redes de teleradiodifuso (broadcast), em que a produo centralizada e distribuda para emissoras repetidoras da programao. Segue o princpio da comunicao de um para muitos; pressupe uma comunicao controlada, hierarquizada e muitas vezes unidirecional.

FORMATO MALHA OU TRAMA

a representao mais simples de rede, composta por ligaes simtricas entre os ns (como numa rede de pesca), que pressupem relaes eqidistantes de comunicao e fluxos regulares de informao; as mensagens fluem por contgio, de n em n (ou cadeias pessoa-a-pessoa), como na propagao de boatos, na disseminao de correntes e na propaganda boca-emboca. Mas sua dinmica imprevisvel tanto sobre como comeou quanto como e quando vai parar.

FORMATO MALHA OU TRAMA

o modelo que vem sendo reapropriado para a configurao de redes comunitrias sem fio (usando tecnologias Wi-Fi ), em que cada computador ao mesmo tempo receptor e transmissor (ou roteador) de uma conexo Internet para o computador mais prximo, formando uma rede ponto-a-ponto (ou comunicao viral, na concepo do pesquisador do MIT Andrew Lippman).

FORMATO TEIA

Indica um padro de relaes que se desenvolvem radialmente, a partir de uma liderana, de uma coordenao ou de um centro irradiador que distribui mensagens para todos os pontos da rede; embora pressuponha uma relao horizontal, no hierrquica, entre os ns, no h comunicao direta entre eles; qualquer mensagem tem que ser enviada a um n central (uma mquina ou uma pessoa), que a distribui para um para todos), mas no para um ou alguns ns especficos (comunicao seletiva).

FORMATO TEIA

A teia pressupe uma certa homogeneidade ou equivalncia entre os seus participantes, em termos de conhecimentos, recursos, interesses e/ou objetivos compartilhados; o modelo mais utilizado nas redes organizacionais e interorganizacionais (empresas, ONGs, organizaes do terceiro setor) e nas listas de discusso. Por terem um fim em comum bem delimitado, seus integrantes tentam manter a dinmica da rede sob controle. Mas quanto maior for a participao no fluxo de informaes da rede, menor ser o seu grau de previsibilidade.

FORMATO RIZOMA

a metfora que tenta dar conta de uma multiplicidade de relaes assimtricas de comunicao, desencadeadas em vrios pontos simultaneamente, e de fluxos acentrados e no-regulares de informao (no tempo e no espao), nos quais no possvel identificar um ponto gerador nico.

FORMATO RIZOMA

Um rizoma caracteriza-se pela multidirecionalidade: o fluxo de informaes pode partir de qualquer ponto, ou de vrios, e qualquer pessoa pode enviar mensagens para quem quiser, ou para todos, simultaneamente; os papeis de emissor e receptor so intercambiveis; e a circulao de informao por toda a rede independe de uma instncia central.

FORMATO RIZOMA

Caracteriza-se tambm pela heterogeneidade dos seus ns e vnculos: relaes e sentidos so estabelecidos de modos muito diversos, e o rompimento de um ponto qualquer das cadeias de comunicao no compromete o reconhecimento do todo; rupturas, linhas de fuga e mecanismos de auto-reorganizao so prprios da sua dinmica. Um rizoma tipicamente a configurao das conexes interpessoais estabelecidas na vida cotidiana e via Internet. Ou seja, a representao do padro mais complexo de rede, de dinmica imprevisvel ainda que com probabilidades analisveis.

TIPOS DE REDE

A diferena entre os diversos formatos de rede est em como a informao flui entre os ns.

especialistas

Tipos de ns na rede lderes de


opinio

isolado ponte

focal

ativos

Tipos de ns
Ns ativos so aqueles que mais frequentemente tomam a iniciativa da comunicao ou que alimentam a rede de informaes relevantes com maior frequncia; N focal aquele que recebe o maior fluxo de mensagens da rede (como o caso do moderador, do coordenador ou do animador);

Tipos de ns
Ns isolados so aqueles que mantm um comportamento passivo na rede, acompanhando o fluxo de informaes e discusses, mas raramente participando das aes comunicativas; Ns lderes de opinio so pessoas capazes de influenciar as atitudes de um indivduo, de um grupo ou de todos os participantes de uma rede; a liderana pode se revelar a partir de uma iniciativa individual ou durante a discusso de determinado tpico;

Tipos de ns
Ns especialistas so pessoas reconhecidas como detentoras de certos conhecimentos e/ou experincias vitais para a dinmica e os objetivos da rede; quando todos se reconhecem como especialistas (ou praticantes) no tema em questo, tem-se uma rede sociotcnica; Ns ponte o papel exercido por quem atua como o nico elemento de ligao entre dois ou mais cliques, a partir da sua posio como membro de todos eles; ou que transita informao entre uma ou mais redes das quais participe.

Para entender melhor...


Redes

de Conhecimento so conexes entre indivduos e grupos sociais, sempre baseadas em relaes de comunicao e intercmbio de informao para determinados fins de sociabilidade, adaptabilidade ou ao coletiva.

Caractersticas de Redes de Conhecimento


So constitudas por relao entre pessoas; Esto abertas a participaes (por afinidade) e no-determinadas nos seus fins; Podem ser mediadas pelas tecnologias da informao e comunicao (TICs) ou ainda serem hbridos.

Caractersticas de Redes de Conhecimento

Possuem uma temtica geral, que serve de motivao e aglutinao de seus participantes, e que se desdobra em subtemas gerados por interesses especficos que vo surgindo ao longo do seu desenvolvimento. Os elementos que compem a sua estrutura (ns, elos, vnculos, papis) so indissociveis da sua dinmica (freqncia, intensidade e qualidade dos fluxos entre os ns); Os ns, constitudos pelos indivduos e atores que circulam e/ou trocam informao;

Caractersticas de Redes de Conhecimento

So dotados de interaes que sempre visam algum tipo de mudana concreta na vida do individuo, no coletivo e/ou organizaes; Isso significa que os elementos (ns, elos,vnculos) so indissociveis.

Concluindo:

No se trata da organizao em rede da tecnologia, mas da organizao em rede dos seres humanos atravs da tecnologia.

No se trata de uma era de mquinas inteligentes, mas de seres humanos que, atravs das redes, podem combinar a sua inteligncia, gerando uma inteligncia em rede, um novo tipo de inteligncia coletiva.

You might also like