You are on page 1of 46

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

PREVENTDORT

Ergonomia no Trabalho

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

O que trabalho?
Trabalho origem no latim popular tripliare, que significa torturar com tripalium. O Tripalium era um instrumento de tortura. O trabalho humano um processo que se efetua entre os homens e a natureza, no qual os homens, valendo-se dos instrumentos de trabalho e com sua atividade dirigida a um fim, modificam os objetos da natureza de modo a satisfazer suas necessidades. No trabalho, o homem, ao mesmo tempo que modifica a natureza, modifica ele prprio. O resultado trabalho preexistente, idealizado na imaginao.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

HISTRICO
Bblia (Livro II de Emmanuel, cap 10, vs 23) Eleazer permaneceu firme e massacrou os Filizeus at que sua mo se cansou e se enrijeceu sobre a espada Hipcrates Escreveu relatos de paralisia das mos de trabalhadores que torciam varas Ramazini (1716) Doena dos escribas e notrios Revoluo Industrial (1830) Cibra do escrivo e paralisia dos escriturrios

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

1851 Cibra do telegrafista 1891 Tendinite entorse das lavadeiras 1912 Taylorismo / Fordismo 1934 Tendinite do empacotador II guerra sobrecargas funcionais 1987 INSS reconhece a LER 1990 Cria a NR17 1997 INSS reconhece os DORT Informtica Aumento espantoso

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

ERGONOMIA
Ergonomia o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicao dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na soluo dos problemas surgidos deste relacionamento Em 5 palavras: Adaptao do trabalho s pessoas

Denominao Ergonomia
ergo (trabalho) nomos (regras)

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Como se chegou ao conceito de ergonomia Um breve histrico do mundo do trabalho


A histria do trabalho pode ser definida em 4 pocas: poca 1 Antes de 1750 o trabalho era obtido essencialmente atravs da energia fsica do ser humano ou trao animal. O padro econmico era o agropastoril de subsistncia e de troca. poca 2 Revoluo Industrial desencadeada pela inveno da mquina de vapor por James Watt, em 1780, passou-se a utilizar a energia a vapor para uma srie de invenes. Mquinas foram criadas e a utilizao racional das mesmas deu origem as fbricas. Houve intenso movimento migratrio dos trabalhadores do campo para as cidades, passando os mesmos a viver em favelas e condies sub-humanas. O nmero excessivo de horas de trabalho e as pssimas condies do trabalho eram regra. Acidentes do trabalho eram freqentes. Contraste social importante. Ao final da primeira metade do sculo XIX, ocorreu uma tenso social insuportvel, onde comeou a Revoluo Industrial.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO poca 3 Segunda Revoluo Industrial teve sua origem nos primrdios da Administrao Cientfica, ao incio do sculo XX, em que 3 nomes se destacam: Fayol, Taylor, e Ford. Fayol estabeleceu as regras da hierarquia, Taylor e Ford estabeleceram as regras de funcionamento do cho de fbrica e da organizao do trabalho em indstrias de produo em massa. O grande resultado dessa poca foi um aumento significativo da produtividade nas empresas. poca 4 Reestruturao Produtiva de 1973 at nossos dias; outro salto significativo na produtividade, obtido atravs de 4 meios: mudana da base tecnolgica, com o advento de diversas tecnologias, sendo a mais importante a microeletrnica (robtica, automao, informatizao); mudana na relao de trabalho, com reduo gradativa do ncleo de trabalhadores da empresa e aumento gradativo de formas alternativas, como terceirizao, trabalho autnomos, por projetos e cooperativas; mudana na organizao do trabalho, organizao do trabalho segundo o modelo japons; e novas formas de gerenciamento, sendo a principal delas o Just-in-Time.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Onde quando e por que surgiu a ergonomia?


A ergonomia apareceu em 1950 em pases socialmente e industrialmente desenvolvidos.Para se entender as razes de seu desenvolvimento devemos fazer um anlise de prs e contras da poca 3. Os princpios bsicos institudos por Taylor eram: Anlise racional do trabalho e instituio da tcnica correta; autoridade tcnica do engenheiro industrial para fazer anlise do trabalho (engenheiro de tempos e mtodos); adaptao do homem ao trabalho; pagamento diferenciado de produo. Esses conceitos resultaram significativa melhoria de produtividade, nos primeiros anos do sculo XX, as tcnicas de anlise de movimentos e tempos ganharam grande expresso para poca.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Henry Ford e o modelo de organizao do trabalho do sculo XX O mais expressivo aumento de produtividade desta poca foi conseqncia de aplicao dos princpios de Henry Ford: Organizao do trabalho em linha de montagem; ritmo de trabalho determinado pela velocidade da esteira; trabalhador fixo em determinada posio; produo de grandes volumes.

No h duvidas que a aplicao dos princpios de Taylor, de Tempos e Mtodos e de Ford deram um enorme impulso atividade industrial, com ganhos significativos de produtividade, reduzindo o preo final do produto do consumidor e criando, inclusive, a possibilidade de insero do trabalhador como cidado (enquanto consumidor) no cenrio produtivo do mundo.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Os grandes problemas causados pelos princpios de Taylor, Ford e Tempos e Mtodos


Os problemas mais percebidos foram: Impossibilidade de se conseguir um nico e correto mtodo para execuo do trabalho pois o ser humano diferente e complexo. Alienao do trabalhador do processo decisrio. Trabalho exaustivo at a fadiga. Seleo fsica e psicolgica exaustiva. Isolamento do trabalhador em uma mesma posio ao longo dos anos e mesmo dcadas. Desencadeamento de distrbios osteo-musculares por sobrecargas funcionais. Reduo das possibilidades profissionais do trabalhador. Deve-se destacar que os grandes problemas dessa poca foram a m aplicao do ferramental administrativo proposto por Taylor e Ford pelos precursores de Tempos e Mtodos.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO Aumento da velocidade da esteira diante da necessidade de produzir mais, gerando, no trabalhador, fadiga e acentuao das leses. Colocao de pessoa mais hbil n a primeira posio da linha de montagem, ocasionando correria e sobrecarga tensional para os demais trabalhadores. Pagamento de adicional de produtividade sem uma anlise da condio de execuo do trabalho, ocasionando sobrecarga e fadiga. Nesse contexto, apareceu a Ergonomia, como uma proposta de sntese, aproveitando o que houve de positivo da poca da Segunda Revoluo Industrial e a necessidade de preservao do trabalhador. Deve-se ainda destacar que, em muitas Empresas no Brasil, ainda hoje, muitos problemas ergonmicos so decorrentes da no aplicao dos conceitos bsicos de anlise racional do trabalho.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Evoluo da Ergonomia
Fase 1: Entender os fatores humanos pertinentes a adaptao do ser humano ao ambiente em que vive Fase 2: Projeto de instrumentos de trabalho, ferramentas, e equipamentos tpicos da atividade humana no ambiente de trabalho

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Evoluo da Ergonomia
Fase 3: A ergonomia aceita como disciplina tecnolgica que tem como objetivo melhorar as condies de execuo da atividade das pessoas nas suas situaes de trabalho Fase 4: Organizar, tabular, desenvolver aes, no apenas para instrumentos, mas para a prpria organizao do trabalho

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

O grande evento desencadeador da Ergonomia foi o projeto da cpsula espacial norteamericana (1960).

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

O QUE A ERGONOMIA PODE FAZER POR NS?


Prevenir acidentes Melhorar as condies de trabalho Evitar o erro humano Promover a integridade fsica e psicolgica Melhorar a integrao Aumentar a produtividade

ERGONOMIA: Qualidade, Produtividade e Competitividade


ERGONOMIA

TRABALHADOR

INTERFACE

TRABALHO

Melhores Condies de Trabalho

Qualidade de Vida

Qualidade e Produtividade

Eficincia e Eficcia

COMPETITIVIDADE

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

INTERFACE HOMEM MQUINA

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

BIOMECNICA
Aplicao das leis da fsica ao corpo humano
Articulaes - Devem ser conservadas, sempre que possvel, em posio neutra Isto significa: Menor tenso dos ligamentos e msculos Os msculos so capazes de liberar mais fora (fora mxima)

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Principais situaes de sobrecarga no Trabalho

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

APRECIAO ERGONMICA
Estado de Trabalho

Ambiente

Campo de Trabalho

Instrues

Fronteira do Sistema

Interaes dos Elementos do Sistema Homem x Mquina

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Trabalho, Tarefa e Atividade


A tarefa, ou trabalho prescrito, refere-se quilo que a pessoa deve realizar, sendo descrita em termos de metas e objetivos, procedimentos, regras e restries, etc.. A atividade, ou trabalho realizado, refere-se ao modo como a pessoa realmente realiza sua tarefa.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Separar por classes:


Posturais Instrumentais Acionais Movimentacionais Espaciais Ambientais Informacionais Dentre outras

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Posturais
Posturas prejudiciais resultantes de inadequaes do posto de trabalho, do campo de viso, do envoltrio acional e dos alcances, do posicionamento de componentes, dos apoios, das articulaes, do espao de trabalho, da flexibilidade postural, das caractersticas antropomtricas, com prejuzos para o sistema msculo-esqueltico.
Da predominncia postural e espacial

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Informacionais
Arranjos fsicos e deficincias na identificao de painis de informaes e de comandos, que acarretam dificuldades na tomada de informaes e de acionamentos, e de explorao visual, que possam causar prejuzos na memorizao, deteco, e na tomada de decises.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Acionais
Aspectos biomecnicos que possam a ser prejudiciais no ataque acional a comandos, ferramentas, painis, ngulos, movimentao de materiais e outros, que agravam as leses por traumas repetitivos.
Nestes esto includos aspectos repetitivos, fisiolgicos, cinesiolgicos funcionais, esforos estticos e dinmicos.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Comunicacionais
Rudos e desajustes quando necessria a transmisso de informaes sonoras ou gestuais. M audibilidade de mensagens radiofnicas e/ou telefnicas.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Organizacionais
Ritmo e monotonia intensa, presso de prazos de produo e de controles, ausncia de pausas e micropausas, falta de controle do operador.

Falta de objetivao, responsabilidade, autonomia e participao. Inexistncia de uma gesto participativa, desconsiderando opinies e sugestes de funcionrios.
Centralizao de decises, excesso de nveis hierrquicos, falta de transparncia nas comunicaes das decises, prioridades e estratgias, falta de poltica de cargos e salrios coerente, descuido ao trabalhador. Conflitos entre indivduos e grupos sociais, dificuldades de comunicaes e interaes interpessoais, falta de opes de descontrao e lazer. Falta de ordem, arrumao, local de deposio de matrias (armrios, gavetas, etc)

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Movimentacionais
Excesso de peso, distncia do curso da carga, freqncia de movimentao dos objetos a levantar ou transportar, desnivelamento de pisos que possam causar deficincias em transporte de cargas, ausncia ou desajustes de facilidades mecnicas ou hidrulicas, e que acarretam no esforo humano.
Desrespeito aos limites recomendados de movimentao manual de materiais, com riscos para o sistema msculo-esqueltico.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Deslocamento
Excesso de caminhamentos e deambulaes. Grandes distncias a serem percorridas para a realizao das atividades da tarefa. Utilizao inadequada e constante de plataformas e escadas.
Utilizao de reas de higiene pessoal

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Ambientais
Isolamento, m aerao, insolao, reflexos.
Temperatura, rudo, iluminao, vibrao, radiao, acima ou abaixo dos nveis recomendados. Partculas, elementos txicos e aero-dispersides em concentrao no ar acima dos limites permitidos.

Falta de otimizao da cor, do ambiente.


Falta de higiene e assepsia, o que permite a ploriferao de germes patognicos

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Acidentrios
Falta de dispositivos de proteo de mquinas, precariedade do solo, de andaimes, rampas e escadas, manuteno insuficiente. Deficincia na rotina de equipamentos para emergncias.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Instrucionais
Desconsiderao das atividades concretas da tarefa durante o treinamento, falta de orientao a preveno e gerenciamento de riscos. Manuais de instruo confusos que privilegiam a lgica do funcionamento.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

CONDIES FAVORVEIS PARA O LEVANTAMENTO


Restringir o nmero de tarefas que envolvem carga manual 23 Kg ou 30% peso (mximo, em condies especiais) Carga prxima ao corpo Colocar em bancadas com mdia de 75 cm de altura Deslocamento vertical no maior que 25 cm Segurar com as 2 mos Possuir local de apoio (ala, furos) No torcer o tronco Freqncia inferior a 1 x min Durao menor que 1 hora (incluir perodos de descanso)

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Anlise Ambiental
Conforto Trmico Conforto Acstico Conforto Ambiental

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

ANLISE DE RISCO

Perigo e Risco Causa e Efeito Irregularidades e Distrbios

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Perigo
H uma fonte de dano? Quem pode sofrer um dano? Como o dano pode ocorrer?
Repetitividade / Vibrao / Postura

Ambiente / Fora / Cognitivo

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Risco
Tendinites Bursites Mialgias Distenses Stress IMPORTANTE: Delimitar a estrutura

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Os princpios de soluo ergonmica


Eliminao do movimento ou postura crtica Pequenas melhorias Equipamentos e solues conhecidas Projetos ergonmicos Melhoria na organizao do trabalho Condicionamento fsico e distensionamento Orientao ao trabalhador e cobrana de atitudes corretas Pausas

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

ELIMINAO DO MOVIMENTO CRTICO OU DA POSTURA CRTICA


Trata-se de procurar uma nova forma de se fazer aquele trabalho, em que o movimento ou postura crtica seja eliminado.

Quando no possvel a eliminao, pode-se optar pela reduo de freqncia ou exposio

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

EQUIPAMENTOS E SOLUES
Talhas ou outros meios em materiais Paleteiras ou carrinho Mesas e bancadas regulveis Cadeiras adequadas a atividade Suportes de documento ou de equipamentos Balancin Uso de EPIS

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

PAUSAS DE RECUPERAO
Deve ser adotada principalmente quando no se consegue a minimizao ou neutralizao com outras medidas

Em atividades multifuncionais, ela no necessria

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

ATENO AO TRABALHADOR

Programas de condicionamento Avaliaes fsicas Ginstica laboral Relaxamento e tratamento Orientao e treinamento Acompanhamento e evoluo Cobrana de atitudes corretas Programa de sugestes

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

EM MMSS:
Reduzir o esforo manual executado Quando se reduz em 10 % a fora, consegue-se desenvolver at 6 vezes mais tempo. A fadiga tem mais relao com fora do que com durao Associaes so perigosas

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

You might also like