You are on page 1of 17

Superviso em Enfermagem

Buscando assistncia de qualidade

Finalidade: lucro e produo


Policiamento Cumprimento de ordens Deteco de falhas

SUPERVISOR
Fiscalizao

Aplicao de sanes

Na Revoluo Industrial
O

Supervisor assume cargos administrativos de prestgio e desfruta de poder e autoridade junto aos subordinados;
regulamentos impostos para garantir produtividade.

Finalidade: cumprimento de ordens e

MUDANAS
Complexidade das organizaes;

Novos conhecimentos advindos das

cincias sociais, da Psicologia e da educao; Sindicatos e Associaes: O Supervisor passa a visualizar o ser humano; a se preocupar em compreend-lo e ajud-lo a desenvolver-se.

SUPERVISO
CARTER EDUCATIVO; MEIO DIAGNSTICO

PARA SITUAES PROBLEMAS; DESCRIO DAS SOLUES ADEQUADAS.

CONCEITO SEGUNDO MS:


Processo

educativo e contnuo, que consiste fundamentalmente em motivar, orientar os supervisionados na execuo de atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade dos servios prestados.

MOTIVADOR

FACILITADOR

EDUCADOR

ETAPAS DA SUPERVISO
Planejamento

Execuo

Avaliao

ATIVIDADES DO SUPERVISOR
Discusso

das convices,valores e objetivos do servio; Caracterizao da demanda; Identificao de problemas; Planejamento e desenvolvimento das aes; Avaliao da qualidade da assistncia; Identificao das necessidades de capacitao e orientao dos funcionrios;

ATIVIDADES DO SUPERVISOR
Orientao e avaliao dos funcionrios

durante a execuo das atividades; Elaborao, implantao e avaliao de normas, procedimentos, rotinas e manuais; Manuteno de um sistema de comunicao eficiente; Preveno de situaes problemticas; Promoo da integrao do pessoal e manuteno de estratgias para sua
motivao.

TCNICAS E INSTRUMENTOS:
Tcnicas:
Observao direta; Anlise de registro; Entrevista; Reunio/dinmica de grupo; Instrumentos: Pronturio; Prescrio de Enfermagem; Plano ou roteiro de superviso;

Cronograma;
Manual do servio.

DIFICULDADES ENCONTRADAS
Ausncia de uma poltica que enfatize a

importncia do desenvolvimento de pessoal; Poltica de trabalho centralizadora, autoritria e tarefista (o funcionrio no participa do processo decisrio); Inadequao de recursos humanos, materiais, fsicos e financeiros; Falha no planejamento do servio, que impossibilita o alcance de objetivos.

ASPECTO RELEVANTE
NO BASTA COMPETNCIA TCNICA. NECESSRIO O ENTENDIMENTO DAS PESSOAS E DOS GRUPOS PARA MELHOR COORDENAO DOS RECURSOS HUMANOS.

PORQU???
O PRODUTO ADVINDO DO TRABALHO GRUPAL,TORNA-SE MELHOR QUALITATIVA E QUANTITATIVAMENTE, DO QUE A SOMA DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS

MEDIDAS DISCIPLINARES
APLICADAS QUANDO FALHAS SO DETECTADAS, NO RESOLVIDAS APS ORIENTAO, E QUE ESTEJAM LESANDO O CLIENTE, OU O FUNCIONRIO, OU O SERVIO DE ENFERMAGEM OU A INSTITUIO.

RESULTADOS ESPERADOS
Nvel

elevado na qualidade da assistncia; Manuteno da satisfao do cliente e trabalhador; Adequao dos programas de assistncia; Manuteno de condies propcias ao desenvolvimento do trabalho em equipe.

O valor das coisas no est no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecveis, coisas inexplicveis e pessoas incomparveis". (Fernando Pessoa)

You might also like