You are on page 1of 19

CAPITALISMO:

um sistema econmico em que os meios de produo e distribuio so de propriedade privada e com fins lucrativos; decises sobre oferta, demanda, preo, distribuio e investimentos no so feitos pelo governo, os lucros so distribudos para os proprietrios que investem em empresas e os salrios so pagos aos trabalhadores pelas empresas. dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

Prof Vinicius Menezes

PRIMITIVO:
o modo usado pelos seres humanos prhistricos. No havia produo para a subsistncia: o homem colhia, caava e pescava para se alimentar e dependia de sua mobilidade (nomadismo) para encontrar regies mais frteis. No havia diviso de classes, Estado nem propriedade privada das terras.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

ASITICO:
ao dominar a agricultura, o homem deixa de ser nmade e se fixa em regies mais produtivas. A criao e a fabricao de utenslios para a agricultura geram novos trabalhos e trabalhadores. O aumento das populaes nos locais favorece o surgimento de vilas e cidades. Com a inteno da organizao surge o Estado Teocrtico e as divises de tarefas.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

ESCRAVISMO:
os gregos fundaram comunidades agrcolas autossuficientes baseadas no coletivismo, chamadas de genos ou comunidades gentlicas. Tal sistema provocou a diminuio de terras frteis e levou ao crescimento populacional. Logo a base da populao de trabalhadores passou a ser escravos; responsveis pela agricultura, atividades urbanas e at educao. Somente com Roma eles se tornaram a susteno definitiva do sistema.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

IDADE MDIA:
o feudalismo no ocorreu de forma idntica em toda a Europa Ocidental aps a decadncia do Imprio Romano. Havia diferenas nos sistemas polticos e na organizao das sociedades entre os sculos V e XIV. Mas um trao comum a todos foi a agricultura como base da economia.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

FEUDOS:
os feudos se mantinham isolados se mantinham isolados. O comrcio era quase nulo, isso pelo menos at o sculo XI. Alguns senhores feudais cunhavam suas prprias moedas para circulao interna, mas, de maneira geral, a atividade monetria foi pouco desenvolvida nesse perodo.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

O poder do Feudo e da poltica feudal j no tem o mesmo sentido para a populao; sofrida com as desigualdades e abusos de poder do Clero e do Senhor Feudal.

Aps as Cruzadas, medida desesperada para reforar a f; a Europa reacende comrcios com o mundo Oriental.

Crise do Feudalismo

Reabertura do Comrcio do Mediterrneo

Renascimento Urbano
Os burgueses e os outros ofcios no podero mais conviver em Feudos, eis que surge a necessidade das novas aglomeraes urbanas: Burgos.

Burguesia
Cria-se ofcios e diviso de tarefas comerciais. Uma nova classe social comea a se fortalecer.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

CRISE DO FEUDALISMO:
O sistema feudal se baseava nas relaes de servido e dependncia, com o surgimento da burguesia essas dependncias foram alteradas. O poder do senhor feudal diminua a cada gerao, abrindo espao para os burgueses e as monarquias. Um novo modo de produo nascia: o Capitalismo.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

1 FASE CAPITALISMO COMERCIAL:


estende-se do sculo XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegaes e Expanses Martimas Europias, fase em que a burguesia mercante comea a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matrias-primas no encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem Amrica, por exemplo, vo comear um ciclo de explorao, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes caractersticas capitalistas : busca do lucros, uso de mode-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relaes bancrias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.
Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

2 FASE CAPITALISMO INDUSTRIAL:


a Europa passa por uma mudana significativa no que se refere ao sistema de produo. A Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas razes na Europa e em outras regies do mundo. A Revoluo Industrial modificou o sistema de produo, pois colocou a mquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesos. O dono da fbrica conseguiu, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produo acontecia com mais rapidez. Se por um lado esta mudana trouxe benefcios ( queda no preo das mercadorias), por outro a populao perdeu muito. O desemprego, baixos salrios, pssimas condies de trabalho, poluio do ar e rios e acidentes nas mquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste perodo.
Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

EXERCCIOS:
A partir do sculo XVI, a palavra trabalho perde seu conceito negativo associado ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotao positiva de dignidade, porque: a) O trabalho passa a ser exercido tambm pelas classes dominantes. b) A campanha pela abolio do trabalho escravo na Amrica se intensifica. c) Os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados. d) O trabalho fonte de toda a produtividade e riqueza material. e) A doutrina calvinista justifica o trabalho como de salvao.

Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Gabarito: D

EXERCCIOS:
No caracterstica da transio do Feudalismo para o Capitalismo: a) O lucro, que era mnimo, pois quase no se valorizavam os produtos e no se praticava a usura, condenada pela Igreja. b) A utilizao do dinheiro, que se tornou imprescindvel nas trocas comerciais. c) O desenvolvimento da oficina, unidade de produo cujo proprietrio era o mestre-arteso, o dono da matria-prima e dos instrumentos de trabalho. d) O crescimento do comrcio, provocando a formao de novas cidades e intensificando o processo de urbanizao. e) O surgimento da figura cambista, que trocava o dinheiro do comerciante pela moeda oficial da feira e realizava emprstimos.
Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Gabarito: A

EXERCCIOS:
A partir do terceiro milnio a.C., desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Prximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, Estados Teocrticos, fortemente organizados e centralizados e com a extensa burocracia. Uma explicao para seu surgimento : a) A revolta dos camponeses e a insurreio dos arteso, que s puderam ser contidas pela imposio dos governos autoritrios. b) A necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigao. c) A influncia das grandes civilizaes do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Prximo atravs das caravanas de seda. d) A expanso das religies monotestas, que fundamentavam o carter divino da realeza e o poder absoluto do monarca. e) A introduo de instrumentos de ferro e a consequente revoluo tecnolgica, que levou centralizao do poder.
Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Gabarito: B

EXERCCIOS:
Podemos discutir as vantagens e os inconvenientes da internacionalizao das trocas, mas esse debate no tem muito a ver com a realidade brutal oculta pela palavra globalizao. Esta proclama a superioridade de uma economia mundializada sobre o controle exercido em nvel nacional. Em seu nome, falou-se muito no declnio dos Estados nacionais, quando a realidade no corresponde a esse tema de propaganda. O autor argumenta a favor da ideia de que a globalizao...

a) Possibilitou amenizar as desigualdades do capitalismo. b) Tem enfraquecido principalmente as organizao polticas dos Estados nacionais, sem afetar as organizaes econmicas. c) Enfraqueceu ainda mais o controle que os Estados podiam exercer sobre o capitalismo. d) Tem beneficiados igualmente todos os pases do mundo. e) Possibilitou a internacionalizao das trocas, amenizando a brutalidade dos impactos do capitalismo selvagem.
Prof Vinicius (Vinistria) Menezes

Gabarito: C

You might also like