You are on page 1of 107

Universidade Federal do Paran

Curso de Especializao em Ergonomia


Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto, Dr.Eng.

Curitiba- 2006
1

Contedo
1. Introduo 2. A viso sistmica 3. Metodologia de Avaliao
3.1.Analise da DEmanda 3.2.Analise da Tarefa 3.3.Analise da Atividade 3.4.Diagnostico 3.5.Recomendaes Ergonmicas
2

Introduo
Ergonomia[1] (ou Fatores Humanos) a disciplina cientfica que trata da compreenso das interaes entre os seres humanos e outros elementos de um sistema. E a profisso que aplica teorias, princpios, dados e mtodos, a projetos que visam otimizar o bem estar humano e a performance global dos sistemas.
Derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (leis) para denotar a cincia do trabalho, ergonomia uma disciplina inicialmente orientada aos sistemas e que modernamente se estende por todos os aspectos da atividade humana.
[1] Esta conceituao foi aprovada por unanimidade na Reunio do Conselho Cientfico da International Ergonomics Association de 01 de agosto de 200, em San Diego, USA.

Histrico
Em 1857 Jastrezebowisky publicou um artigo intitulado "ensaios de ergonomia ou cincia do trabalho". O tema retomado quase cem anos depois, quando em 1949 um grupo de cientistas e pesquisadores se renem, interessados em formalizar a existncia desse novo ramo de aplicao interdisciplinar da cincia.

Histrico
De acordo com a Ergonomics Research Society (1949), Ergonomia o estudo do relacionamento entre o homem
e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicao dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na soluo dos problemas surgidos desse relacionamento.

J para Wisner (1987), Ergonomia o conjunto dos conhecimentos cientficos relacionados ao homem e necessrios concepo e instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficincia.
5

Histrico
Em 1950, durante a segunda reunio deste grupo, foi proposto o neologismo "ERGONOMIA", formado pelos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras). Funda-se assim no incio da dcada de '50, na Inglaterra, a Ergonomics Research Society. Em 1955, publicada a obra "Anlise do Trabalho" de Obredane & Faverge, que torna-se deciciva para a evoluo da metodologia ergonmica. Nesta publicao apresentada de forma clara a importncia da observao das situaes reais de trabalho para a melhoria dos meios, mtodos e ambiente do trabalho.
6

Histrico
Em referncia as publicaes cientficas que marcaram o incio da produo dos conhecimentos em ergonomia, podemos citar: 1949- Chapanis - com a aplicao da Psicologia Experimental 1953- Lehmann, G. A - Prtica da Fisiologia do Trabalho 1953 - Floyd & Welford - Fadiga e Fatores Humanos no Desenho de Equipamentos
7

O papel do ergonomista
Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliao de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torn-los compatveis com as necessidades, habilidades e limitaes das pessoas.

prtica profissional
Ergonomistas, em sua prtica profissional, devem ter uma compreenso abrangente da amplitude de seu papel, que , com a Ergonomia, promover uma abordagem holstica do trabalho, na qual consideraes de ordem fsica, cognitiva, social, organizacional, ambiental e de outros aspectos relevantes devem ser levados em conta.
9

As boas interfaces (adequadas) atendero de forma conjunta, integrada e coerente os critrios de conforto, eficincia e segurana.
10

Interfaces do conhecimento em Ergonomia

11

Disciplinas de base da ergonomia

Matemticas

Cincias fsicas

Cincias biolgicas

Cincias humanas

Estatstica

Fsica

Qumica

Anatomia

Fisiologia

Antropologia

Psicologia Psicologia industrial

Sociologia

Anatomia funcional Bioqumica Acstica Luminotcnica Biometria Mecnica Termodinmica Teoria da informao Tempos e movimentos Biomecnica Fisiologia ambiente Biofsica Fisioterapia Bio -ergologia Fisiologia do trabalho Antropologia fsica

Sociologia industrial Psicologia experimental

Antropometria

Dinmica de grupo Psicologia do trabalho

ERGONOMIA (FATORES HUMANOS)


12

Aplicaes da Ergonomia
Ergonomia na indstria: Melhoria das interfaces dos sistemas homens-tarefas Melhoria das condies ambientais de trabalho

Melhoria das condies organizacionais de trabalho


Ergonomia na agricultura e na minerao: Melhoria do projeto de mquinas agrcolas e de minerao Melhoria das tarefas de colheita, transporte e armazenagem

Estudos sobre os efeitos dos agro-txicos


Ergonomia no setor de servios: Melhoria do projeto de sistemas de informao (ergonomia da informtica) Melhoria do projeto de sistemas complexos de controle (salas de controle) Estudos diversos sobre: hospitais, bancos, supermercados, ... Ergonomia na vida diria
13

Domnios de especializao
Atravs da disciplina, os domnios de especializao representam profundas competncias em atributos humanos especficos e caractersticas das interaes humanas entre si e destes com os sistemas, quais sejam:
Ergonomia Fsica Ergonomia Cognitiva Ergonomia Organizacional

14

Ergonomia Fsica
Ergonomia Fsica - no que concerne as caractersticas da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecnica em sua relao a atividade fsica. Os tpicos relevantes incluem a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distrbios msculo esquelticos relacionados ao trabalho, projeto de postos de trabalho, segurana e sade.

15

Ergonomia Cognitiva
Ergonomia Cognitiva - no que concerne aos processos mentais, tais como percepo, memria, raciocnio, e resposta motora, conforme afetam interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tpicos relevantes incluem carga mental de trabalho, tomada de deciso, performance especializada, interao homem-computador, stress e treinamento conforme estes se relacionam aos projetos envolvendo seres humanos e sistemas

16

Ergonomia Organizacional Ergonomia Organizacional - no que concerne a otimizao dos sistemas scio-tcnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, polticas e processos. Os tpicos relevantes incluem comunicaes, gerenciamento de recursos de tripulaes (domnio aeronutico), projeto de trabalho, organizao do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, cultura organizacional, organizaes em rede, teletrabalho e gesto da qualidade.

17

Diferentes atuaes em Ergonomia


Ergonomia de projeto - Ergonomia industrial Ergonomia de projeto: a ergonomia preventiva no estgio de projeto Ergonomia industrial: a ergonomia corretiva de situaes existentes Ergonomia do produto - Ergonomia da produo Ergonomia do produto: a ergonomia de concepo de um dado objeto Ergonomia da produo: a ergonomia de cho de fbrica Ergonomia de laboratrio - Ergonomia de campo Ergonomia de laboratrio: a pesquisa em ergonomia realizada em situao controlada de laboratrio; Ergonomia de campo: a pesquisa em ergonomia realizada em situao real de trabalho.
18

Diferentes abordagens em Ergonomia


Quanto a abrangncia: Ergonomia do posto de trabalho: abordagem microergonmica Ergonomia de sistemas de produo: abordagem macroergonmica Quanto a contribuio: Ergonomia de concepo: normas e especificaes de projeto Ergonomia de correo: modificaes de situaes existentes Ergonomia de arranjo fsico: melhoria de seqncias e fluxos de produo Ergonomia de conscientizao: capacitao em ergonomia Quanto a interdisciplinaridade: Engenharia: projeto e produo com adequao ergonmica Design: metodologia de projeto e design do produto Psicologia: treinamento e motivao do pessoal Medicina e enfermagem: preveno de acidentes e doenas do trabalhoAdministrao: projetos organizacionais e gesto de R.H.
19

Bibliografia sugerida do capitulo


SANTOS, N. & FIALHO, F. A. P., Manual de Anlise Ergonmica no Trabalho. Curitiba: Gnesis Editora, 2 Ed., 1997. IIDA, Itiro. Ergonomia: Ergonomia: Projeto e Produo. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 4 ed., 1997 WISNER, Alain. A Inteligncia no Trabalho, Textos selecionados de ergonomia. So Paulo: Editora da UNESP, 1994. Guimares,L..B. de M. Ergonomia de Processo. 4.ed. Porto Aegre: UFRGS/PPGEP. (2000). Vidal, M. C. R. Ergonomia na Empresa. Util Pratica e Aplicada. 2 ed. EVC.

20

2. A viso da abordagem sistmica


O ponto de partida de qualquer Interveno, estudo ou pesquisa em Ergonomia se dara atravs de uma abordagem sistmica.
Do ponto de vista ergonmico, uma situao de trabalho um sistema complexo dinamicamente inter-relacionado

21

Situao de Trabalho
: cujas entradas (as exigncias econmicas, scio-tcnicas e organizacionais de trabalho, caracterizadas na tarefa) determinam os comportamentos do homem no trabalho (caracterizadas nas atividades em termos de informaes e aes) e, cujas sadas (os resultados do trabalho em termos de produo e sade), so as resultantes deste sistema.

Figura Modelo sistmico de uma situao de trabalho: componentes, lacos de regulao. Santos, N.1997.

22

A abordagem sistmica em ergonomia


Teoria de sistemas
A teoria de sistemas foi elaborada pelo bilogo alemo LUDWIG VON BERTALANFFY, no final da dcada de 40. Ela partia de trs premissas bsicas: os sistemas existem dentro de outros sistemas (formando sub-sistemas); os sistemas so abertos; as funes de um sistema dependem de sua estrutura. A partir destas premissas, foram estabelecidos os pressupostos bsicos desta teoria:
23

Teoria dos sistemas


existe uma ntida tendncia para a integrao nas vrias cincias naturais e sociais; essa integrao parece orientar-se no sentido de uma teoria de sistemas; essa teoria de sistemas pode ser uma abordagem mais abrangente para estudar os campos no-fsicos do conhecimento cientfico; essa teoria de sistemas aproxima-nos do objetivo da unidade cientfica; Os pressupostos anteriores podem promover a necessria integrao na educao cientfica.
24

Teoria de sistemas
BERTALANFFY (ibidem) define "sistema como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas". Desta definio decorrem dois conceitos:
Objetivo do sistema: as unidades, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo. Globalidade do sistema: o sistema sempre reagir globalmente a qualquer estmulo produzido em quaisquer das suas unidades. Isto , h uma relao de causa-efeito entre as diferentes partes de um sistema.

25

Teoria de sistemas
A definio de um sistema depende da focalizao ele dada, pelo sujeito que pretenda analis-lo. Uma determinada situao de trabalho pode ser: um sistema;

um sub-sistema; um super-sistema.

26

Quanto a complexidade os sistemas podem ser:


Sistemas simples: dinmicos; Sistemas complexos: altamente elaborados e bem interrelacionados; Sistemas hipercomplexos: complicados e no descritivos.

Quanto a ocorrncia:
sistemas determinsticos: totalmente previsveis; sistemas probabilsticos: previsvel dentro de uma certa probabilidade; sistemas estocsticos: no previsveis.
27

Sistema homem-mquina

28

Sistemas Ser Humano Tarefas

Sistemas Ser Humano Tarefas So mais ricos do que os sistemas ser humano mquinas, anteriormente apresentados. De fato, as tarefas compreendem no s as condies tcnicas de trabalho, mas, tambm, as condies ambientais e organizacionais do trabalho. Em uma determinada situao de trabalho, sempre pode-se identificar trs tipos de tarefa, mais ou menos formalizados: tarefa prescrita; tarefa induzida ou redefinida; tarefa atualizada.
29

Teoria dos sistemas (SH-T)


O primeiro passo na anlise de um sistema ser humano tarefa a delimitao deste sistema que pode ser estruturada nos seguintes passos.

definio da misso do sistema; definio do perfil do sistema; identificao e descrio das funes do sistema e sub-sistemas; estabelecimento de normas; atribuies de funes aos operadores e s mquinas.

Para qualquer que seja o sistema ser humano tarefa a ser analisado, de um simples posto de trabalho a um complexo sistema de produo
30

SHT

O segundo passo na anlise do sistema ser humano tarefa a descrio dos componentes deste sistema, atravs da: identificao das exigncias da tarefa, em
termos tcnicos, ambientais e organizacionais.

Esta descrio permite o levantamento de uma srie de dados a respeito da situao de trabalho considerada:
dados referentes aos operadores, informaes e aes de trabalho; dados referentes s mquinas, controles e comandos, entradas e sadas; dados referentes s condies tcnicas de trabalho; dados referentes s condies ambientais de trabalho; dados referentes s condies organizacionais de trabalho.
31

Sistema de trabalho
Do ponto de vista ergonmico, uma situao de trabalho um sistema complexo, dinamicamente inter-relacionado, cujas entradas (as exigncias tcnicas, ambientais e organizacionais de trabalho, caracterizadas na tarefa) determinam os comportamentos do homem no trabalho (caracterizadas nas atividades em termos de informaes e aes) e, cujas sadas (os resultados do trabalho em termos de produo e sade), so as resultantes deste sistema.
32

Situao de trabalho
Viso da abordagem do sistema homem-tarefa na situao de um posto trabalho

33

34
Fonte:www.eps.ufsc.br/disserta/eliete/capit_4

3. Metodologia de Avaliao
utilizada em Ergonomia

Nasce em 1949 com Suzanne Pacaud, a anlise da atividade em situao real, resgatada em 1955 por Obrendame & Faverge como anlise do trabalho. Estes autores preconizavam que o projeto de um posto de trabalho deveria ser precedido por um estudo etnogrfico da atividade e mostravam o distanciamento entre as suposies iniciais e as anlises finais. A proposta veio a ser formalizada somente em 1966 por Alain Wisner j como Anlise Ergonmica do Trabalho (AET).
35

Atuao metodolgica da ao ergonmica

Na Europa um conceito novo, a Interveno ergonmica, hoje expresso corrente nos EUA, Japo,Frana, Alemanha, Canad, Sucia, Brasil e etc.
As mudanas de paradigmas econmicos, no limiar dos anos 80, ampliaram este quadro fazendo brotar duas novas consideraes que do ergonomia seu formato atual da Ao Ergonmica.

36

Atuao metodolgica da ao ergonmica


A primeira delas nos Estados Unidos e Pases Nrdicos, preconiza que os projetos de melhoria ergonmica so mais bem sucedidos numa perspectiva maior e inseridas na estratgia organizacional, e que foi chamada a partir de 1990
de Macroergonomia (Brown Jr.,1990).

37

Atuao metodolgica da ao ergonmica

A segunda nova vertente amplia este mesmo debate para o nvel das contingncias sociais e culturais, a que uma empresa est afeita no seu ambiente mediato e que foi cunhada por seu autor em 1974 de Antropotecnologia (Wisner, 1974, 1980).

38

Interveno ergonmica

O conceito de interveno ergonmica inicialmente desenvolvido pela escola francesa de Ergonomia (Wisner, 1974, Duraffourg et al. 1977; Gurin et al. 1991) hoje uma forma internacional de atuao do profissional que trabalha com a ergonomia.
39

Interveno ergonmica
Segundo Laville (1997, p. I-2) a metodologia geral da ergonomia comporta: a. Um diagnstico baseado na: anlise das caractersticas sociais, tcnicas, organizacionais e econmicas da situao de trabalho analisada; anlise da atividade real dos operadores e do quadro temporal no qual ela se efetua; a medida das caractersticas dos meios de trabalho e do meio ambiente fsico no qual o mesmo se realiza; a medida das caractersticas antropomtricas, fisiolgicas e psicolgicas dos operadores em atividade. b. Um projeto construdo a partir: do diagnstico; dos dados recolhidos sobre a situao de trabalho; dos dados existentes na literatura. c. Uma verificao dos efeitos das modificaes resultantes.
40

Interveno ergonmica
Assim, as etapas desta metodologia envolvem, ordenadamente:
Anlise da Demanda, Anlise da Tarefa e Anlise da Atividade, Cada uma dessas etapas resulta em hipteses que vo subsidiar a etapa posterior e resultaro no diagnstico, recomendaes, execuo, avaliao e validao das alteraes propostas.
41

Interveno ergonmica

etapas

Fig. Esquema geral da metodologia de anlise ergonmica do trabalho Fonte: Adaptado de Santos et all (1995, p. 39)

42

DEMANDA
A anlise da demanda e a fase preliminar onde o analista de ergonomia confronta os conhecimentos sobre a situao concreta de trabalho com aqueles que possui sobre o homem em atividade. Desta confrontao surge um certo nmero de hipteses explicativas para a carga de trabalho, as quais, iro orientar o prosseguimento do estudo.Cada fase da anlise estas hipteses iro sendo refinadas e aprofundadas, na media que o estudo avana. Buscar: construir as condies ideais que deveriam ser alcanadas para a conduo da anlise: a) discutir os objetivos do estudo com o conjunto das pessoas envolvidas (direo da empresa, servios funcionais, gerncias, supervisores, trabalhadores e suas organizaes). b) obter a aceitao dos trabalhadores que ocupam o posto (ou postos) a ser estudado. A participao destes trabalhadores , de fato, indispensvel para realizar uma boa anlise das atividades. Para julgar a pertinncia das variveis e ajudar na interpretao dos resultados; e, c) esclarecer as respectivas responsabilidades, tanto do analista, quanto da direo da empresa, dos trabalhadores e das 43 e da organizaes destes, em relao ao desenvolvimento do estudo utilizao dos resultados.

Analise da Demanda

Segundo Vidal (2003) reconhece a demanda empresarial e social atravs das seguintes necessidades :
Demandas Trabalhistas Demandas de certificao Demandas de modernizao

44

Demanda Trabalhista
Contemplada na NR 17, atravs da lei 641(MT).
Segundo Arueira 2000
(apud Vidal 2003), a demanda trabalhista pode apresentar as seguintes caractersticas: Atividades que requeiram grande esforo fsico, posturas rgidas e movimentos aparentemente repetitivos. Tarefas com elevados requisitos de preciso e qualidade final Introduo de novas tecnologias fsicas ou organizacionais Elevadas taxas de absentesmo, rotatividade, acidentes e queixas Atividades em turno Conflitos entre empregados ou setores (produo X vendas)
45

Uma situao bastante comum de uma demanda trabalhista, e quando o se pede uma AET geral de toda a empresa. ( Caso em que caberia um programa de Ergonomia)

46

Demanda por certificao


No plano de certificao de produtos e processos, a AET e a maneira de se poder verificar o encaminhamento de mudanas necessrias a conformidade dos temas convencionados em normas. ISO 9000/ OSHAS 18001(Occupational Health and
Safety Assessment Series, foi oficialmente publicada pela BSI British Standards Institution e entrou em vigor no dia 15/4/99)

47

Demanda de Modernizao
Numa perspectiva de Modernizao, a empresa procura :
Aproveitar uma mudana para efetuar outras mudanas Fazer a coisa certa desde o inicio Apurar continuamente o custo e o beneficio das mudanas Contratar um profissional certificado
48

Resultados esperados na demanda


Na demanda Trabalhista:
a. Quadro ergonmico da empresa e seus processos chaves; b. Seleo e hierarquizao dos problemas a solucionar; c. Recomendaes de mudanas teis, praticas e aplicadas; d. Mudanas de acordo com as normas regulamentadoras.
49

Resultados esperados de uma AET- demanda/certificao


Em contexto de certificao
a. Apreciao ergonmica( unidade autnoma/ setor ou unidade inteira).
O conjunto de apreciaes ou avaliaes fica mais bem organizado se apresentado como proposta de um PROGRAMA de ERGONOMIA para aquela empresa.

b. Analise ergonmica da conformidade


( So assinalados modificaes importantes nos sistemas acoplados/s. informticos configurao dos ambientes, organizao do trabalho

50

Resultados esperados de uma AET- demanda/ certificao


c. Implementao ergonmica de padres
(projeto, implantao, modificaes necessrias a garantir uniformidade e desempenho). Ex. transferncia de Tecnologia

d. Verificao ergonmica de projetos


( em busca de um selo de qualidade)

51

Resultados esperados de uma AET- demanda/ modernizao


Em geral tem os seguintes contornos bsicos;
Caracterizao/ seleo de processos-chave para a modernizao; Estudo de processos-chave nas situaes de referencia Estabelecimento de caderno de premissas
( dos estudos ergonmicos com os demais projetos)

Estudos ergonmicos das situaes futuras provveis


(em modo normal e em face de contingncias presumveis)

Construo do caderno de encargos relativo as mudanas necessrias.)


52

Anlise da demanda
Ao final da anlise da demanda, o ergonomista dever ter reunido dados acerca da situao englobando a empresa, o sistema produtivo, a populao de trabalhadores envolvida e a situao de trabalho, como sugerido no quadro abaixo.

53

.... Como acontece o dialogo da demanda?


A relao entre a empresa e o ergonomista, em geral, apresenta a seguinte forma:
Empresa- estamos precisando de uma proposta de uma AET nos setores de.... ou nos postos de...Vocs podem nos enviar uma proposta. Praticante de Ergonomia- Poderamos fazer uma visita tcnica e uma reunio com a direo da empresa? Empresa Visita Tcnica? ( pensa um pouco) Ah! Sim,claro, amanha? Quanto a reunio no acho que seja necessria, podem me enviar a proposta diretamente por email. Praticante de Ergonomia - Bem, agendemos o horrio da visita.

54

Exerccio 1Trabalho em dupla: Discuta com o seu colega os seguintes pontos:


1.1Quais os principais tipos de demanda por Analise Ergonmica do trabalho na realidade das empresas? 1.2 Como podemos empregar a analise ergonmica do Trabalho para contribuir num projeto de modernizao tecnolgica ou organizacional?.

55

Exerccio
1.3. Discuta e apresente de forma descritiva sobre o tipo de demanda ergonmica que poderia estar vinculada aos casos abaixo A B

56

Leitura Recomendada
Vidal, M. C. Guia para Analise Ergonmica do Trabalho (AET) na empresa. Editora EVC.Rio de Janeiro, 2003. Santos, N. Manual da Analise Ergonmica do trabalho. Genesis, 1997.

57

Analise da Tarefa
58

ESTAVAMOS AQUI !!! AGORA VAMOS INICIAR AQUI !!!!

59

Analise da Tarefa /(Task analysis) um processo para procurar investigar O QUE o usurio FAZ e COMO FAZ, passo a passo, a fim de usar esta informao para analisar um sistema ou projetar um sistema novo.

60

O termo Analise da Tarefa refere-se a metodologia que pode ser obtida por diversos metodos. Estas tecnicas so usadas para descrever ou avaliar These techniques are used to describe or evaluate the interactions between the humans and the equipment or machines. They can be used to make a step-by-step comparison of the capabilities and limitations of the operator with the requirements of the system. The resulting information is useful for designing not only equipment, but also procedures and training. 61

anlise da tarefa
A anlise da tarefa o estudo do que o trabalhador deve realizar e as condies ambientais, tcnicas e organizacionais. fundamental conhecer como o trabalho organizado e prescrito no interior da organizao. Realiza-se uma descrio o mais precisa possvel da situao, observaes e medidas sistemticas de variveis. As interaes se do fundamentalmente entre os analistas de ergonomia e o corpo tcnico e gerencial da empresa (supervisores, gestores, gerentes).
A anlise da tarefa encerra-se com o refinamento de hipteses acerca das condicionantes do trabalho, indicando as situaes onde o estudo dever ser aprofundado e quais variveis devero ser investigas com maior rigor.

62

Analise da Tarefa
Dois tipos de instrumentos so fundamentais nesta etapa para a coleta de dados: Um primeiro, visando conhecer o trabalho prescrito e as condicionantes para a sua realizao. Outro,que visa captar a percepo dos trabalhadores acerca dos problemas na execuo da tarefa.

63

Analise da Tarefa
Ex:de ferramenta utilizada para o levantamento de dados do trabalho prescrito e das condicionantes para a sua realizao

Tarefas e tempo de execuo.

64

Analise da Tarefa
Ex: mtodo utilizado para conhecer dados de percepo dos trabalhadores. Adaptao de Corlett (1995)

65

Analise da tarefa
Moraes (1992 ) coloca a anlise da tarefa como sendo a descrio do conjunto dos elementos que compem a situao de trabalho a ser analisada e das interaes entre esses elementos, incluindo eventuais disfunes. a tarefa corresponde a um conjunto de objetivos designados aos operadores e um conjunto de prescries, definidas pela empresa para atender a seus objetivos particulares as hipteses geradas na etapa anterior serviro para a escolha da ou das situaes de trabalho que devem ser avaliadas para responder s questes propostas
66

Analise da Tarefa
Noulin (1992, p. 158) cita os elementos para uma descrio da tarefa como sendo: Objetivos: performances exigidas, resultados designados, normas de produo que determinam uma certa obrigao de resultados que o operador reconhece como contrapartida de sua remunerao. Procedimentos: maneiras com as quais o operador deve atingir os objetivos. Meios tcnicos: mquinas, ferramentas, meios de proteo, meios de informao e de comunicao. Meios humanos: organizao coletiva de trabalho, repartio das tarefas, relaes hierrquicas. Meio ambiente fsico: Ambincias sonoras, trmicas, luminosas, vibratrias, txicas, concepo antropomtricas do posto de trabalho. Condies temporais: durao, horrios e ritmo de trabalho; cadncias; pausas, flutuaes da produo no tempo. Condies sociais: formao e/ou experincia profissional exigidas, qualificao reconhecida, possibilidade de promoo, plano de carreira. 67

Analise da ATIVIDADE
Para realizar a tarefa, com os meios disponveis e nas condies definidas, o operador desenvolve uma atividade. Para Leplat et all (1977), a atividade a resposta do indivduo ao conjunto desses meios e condies, caracterizada pelos comportamentos reais do mesmo em seu local de trabalho. Os comportamentos podem ser fsicos, tais como gestos e posturas, ou mentais, representados por competncias, conhecimentos e raciocnios que guiam os procedimentos realmente seguidos.
68

Analise da ATIVIDADE
Estuda-se, assim, o conjunto formado pelo trabalhador e seu posto de trabalho, ou vrios trabalhadores e o dispositivo tcnico considerando as estruturas tcnicas, econmicas e sociais que os envolvem. A anlise da atividade, o que o trabalhador, efetivamente, realiza para executar a tarefa. a anlise das condies reais de execuo e das condutas do homem no trabalho.

Assim como na fase anterior, deve-se proceder a uma descrio o mais detalhada possvel das atividades de trabalho.
69

Analise da ATIVIDADE
Nesse sentido, torna-se extremamente importante a participao dos trabalhadores pois os mesmos possuem, como diz Daniellou (1992, p. 101), conhecimentos especficos sobre a situao de trabalho e seus efeitos sobre a sade. Esses conhecimentos so tcnicos, profissionais, tambm fisiolgicos e psicolgicos; em alguns caso, empricos, adquiridos pela experincia, pela repetio cotidiana da ao do organismo

70

Analise da ATIVIDADE
Medidas devem ser realizadas, sejam sobre as pessoas que trabalham (medidas fisiolgicas do esforo), sejam sobre as atividades desenvolvidas (variao dos modos e dos tempos operativos), sejam, ainda, sobre o meio ambiente (dimenses do espao e do local de trabalho, nveis de iluminao, rudo, temperatura, vibrao). No geral so avaliadas as posturas, aes, gestos, comunicaes, direo do olhar,movimentos, verbalizaes, raciocnios, estratgias, resoluo de problemas,modos operativos, enfim, tudo que possa ser observado ou inferido das condutas dos indivduos. Ainda, tal descrio obtida a partir da interao com os operadores, em entrevistas pessoais ou coletivas. 71

Analise da ATIVIDADE
Guerin et all (1991, p. 21) sugerem levar em conta as informaes que os operadores detectam no meio ambiente, a maneira como eles tratam essas informaes, as razes enfocadas para a tomada de decises e suas opinies sobre gestos, posturas e esforos feitos durante a atividade de trabalho. Os mesmos autores (p. 58) consideram que a atividade de trabalho o elemento central organizador e estrutura as componentes da situao de trabalho. Ela representa uma resposta s condicionantes determinadas exteriormente ao operador e, simultaneamente, suscetvel de transform-las.
72

Analise da ATIVIDADE
Os determinantes da atividade de trabalho so analisadas enquanto fatores internos prprios de cada operador e fatores externos ao mesmo. Os fatores internos podem ser representados por sexo, idade, estado de sade, estado momentneo (ritmos biolgicos, fadiga), formao inicial, formao profissional contnua e vida profissional. J os fatores externos podem ser os objetivos a atingir; os meios tcnicos; a organizao do trabalho; as regras e instrues; os meios humanos; as normas quantitativas, qualitativas e de segurana; o espao de trabalho e o contrato de trabalho.
73

Determinantes da Atividade de Trabalho

Fig. Esquema de descrio das determinantes da atividade de trabalho Fonte: Guerin et all (1991, p. 59)

74

Analise da Atividade
Assim, como afirmam Guerin et all (1991, p. 62) a anlise da atividade, em particular a variabilidade dos modos operatrios das condicionantes, revela as relaes entre a estrutura econmica da empresa, as escolhas comerciais que da resultam, os meios tcnicos postos em ao e as dificuldades dos operadores para regular a variao da produo e os riscos decorrentes. A anlise permite tambm rever o funcionamento da empresa de um outro ponto de vista, ajudando a elaborar novas escolhas econmicas, tcnicas e organizacionais visando a garantir qualidade e quantidade de produo.

75

Analise da Atividade
Do ponto de vista instrumental so duas as principais tcnicas utilizadas nesta fase: Uma voltada para estabelecer as diferenas entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Outra para aprofundar as anlises do ponto de vista fisiolgico e biomecnico.

76

Analise da Atividade

Identificar diferenas entre trabalho prescrito e real

77

78

Analise da Atividade
aprofundar as anlises do ponto de vista fisiolgico e biomecnico

79

Analise da atividade
Ao final da anlise da atividade, os analistas refinam as hipteses explicativas da carga de trabalho, corroborando ou refutando as hipteses anteriores, e encaminhando a anlise para uma discusso ampla entre os atores envolvidos no estudo.
A anlise da atividade encerrada com a formulao de uma explicao global para a atividade de trabalho, para a qual, utiliza-se o Modelo Integrador da Atividade de Trabalho
80

Diagnstico
A etapa inicia-se com o diagnstico da situao de trabalho que fundamentar o caderno de encargos de recomendaes ergonmicas. O diagnstico representa a recomposio das anlises parciais realizadas. Os dados levantados nas anlises anteriores serviro nesta fase como argumentos a serem confrontados e integrados numa sntese que reflita os aspectos determinantes da situao de trabalho. As concluses de uma anlise ergonmica, apresentadas na forma de hipteses para a ao, devem conduzir e orientar modificaes para melhorar as condies de trabalho em especfico e da situao de trabalho, em termos mais gerais,atuando sobre os pontos crticos que foram evidenciados, equacionando os critrios de sade e produtividade. 81

Diagnstico
Caderno de encargos As propostas testadas e aprovadas, passam a constituir um caderno de encargos, tornando-se referncia para projetos futuros e das prticas cotidianos no posto (postos) estudados. Os cadernos de encargos, no geral devero conter: a) uma descrio geral do setor ao qual se destina; b) uma descrio dos principais problemas encontrados no setor; c) uma reviso da literatura acerca das questes evidenciadas; d) uma listagem dos princpios que orientam o projeto do trabalho no setor; e, e) os dispositivos tcnicos e organizacionais recomendados para cada atividade 82

referencias
SANTOS, N., FIALHO, F.A. P.(1995). Manual de Anlise Ergonmica do Trabalho. 1a Edio, Curitiba, Editora Genesis. 283 p. WISNER, A. et al.(1994). A inteligncia no trabalho: textos selecionados de ergonomia. So Paulo: FUNDACENTRO,. 191p.

83

1 INTRODUO

A indstria Caladista vem crescendo em ritmo acelerado no Nordeste do

Exemplo de aplicao da AET

Brasil nos ltimos anos, especificamente no Cear, atradas por incentivos fiscais concedidos pelo governo e pela mo de obra farta e barata existente na regio. Muitas dessas indstrias originam-se do Sul do Pas. De 6 anos para c muitas empresas se instalaram, as maiores com mais de 10.000 trabalhadores. Em 06/12/2000 foi realizada uma fiscalizao na empresa Calados N S. A., atendendo ao processo No 462205.008124/00-11 do MTE, cujo contedo continha alegativas de seus advogados para o no cumprimento do item 1.3 do AUDITORIA ERGONMICA EM UMA INDSTRIA DE CALADOS

Franklim Rabelo de Arajo Especialista Eng. de Seg. do Termo de compromisso firmado na Delegacia Regional do Trabalho. Trabalho - Auditor Fiscal do Trabalho do MTE/DRT/CE Nesta auditoria foram lavrados autos de infrao(ITENS 17.3.1 da NR-17 e Tel: 0XX21 255-3931, e-mail: 12.1.2 da NR-12) pelos Auditores Fiscais do Trabalho: Franklim Rabelo de Arajo, frankrabelo@zaz.com.br Ismnia Maria Lima de Oliveira Ismnia Maria Lima de Oliveira , bem como notificada a empresa quanto a outros Mdica do Trabalho Auditora itens de segurana do trabalho. Em 08/06/2001, aps retorno da fiscalizao, bem Fiscal do Trabalho MTE/DRT/CE Cludio Cezar Peres Orientador e membro do CNE como atendendo a requisio do Ministrio Pblico do Trabalho da 7a Regio foi Auditor Fiscal do Trabalho do MTE procedida nova auditoria para verificao do cumprimento do termo de / DRT/RS

compromisso firmado entre a Delegacia Regional do Trabalho do Cear e o


Ministrio Pblico do Trabalho no Cear. Este trabalho tem como objetivo relatar as condies ergonmicas de trabalho, em uma indstria de calados, localizada no Estado do Cear, notadamente focalizando o cumprimento do Termo de compromisso citado. 84

5 - CARACTERSTICAS GERAIS DO TRABALHO

- Ritmo de trabalho:3 equipes em 3 turnos de 8 horas de trabalho ,


2 A DEMANDA DO TRABALHO
Solicitao do Ministrio Pblico do Trabalho CODIN / PRT / 7a REGIO para verificao do cumprimento do Termo de compromisso firmado no Ministrio Pblico do Trabalho pela empresa Calados N S. A .

havendo uma pausa de 45 min para alimentao, aps 4 horas de trabalho; - Ritmo de trabalho constante pelo sistema de esteiras;

- A remunerao do trabalhador fixa;


Contedo das tarefas: trabalho montono, sem exigncia de criatividade por parte do trabalhador. - Existncia de repetitividade na execuo das tarefas. Devido o sistema de produo ser em esteira, os postos de trabalho possuem ciclo menor de 30 segundos para no atrasar o andamento da esteira. Sendo a produo mdia de pares de sapatos entre 1.000 e 1.500 peas por fbrica2 por dia, dependendo do modelo fabricado. 6- VERIFICAO DO CUMPRIMENTO DO ACORDO Em 08/06/2001, inspeo foi realizada, verificando a seguinte situao: ITEM 1.1 DO ACORDO: PROVIDENCIAR REGULAGEM DA ALTURA DAS BANCADAS DE FORMA A ADAPTLAS POSTURA DE TRABALHO DO EMPREGADO; .

3 DADOS DA EMPRESA ( NOME FICTCIO1)


DENOMINAO: CALADOS N S/ A CNAE: 19.31-3 ENDEREO: RUA IGNORADA , s/n. MUNICPIO: No identificado CNPJ: xxxxxxxxxxxxxxxxxx NMERO DE EMPREGADOS: 3.164 GRAU DE RISCO: 03

4 DESCRIO DA TAREFA
A empresa no possui tarefa prescrita, as instrues so passadas verbalmente pelo supervisor de produo ,existe treinamento introdutrio na admisso , entretanto todos os trabalhadores das fbricas possuem funo polivalente, variando em funo do tipo de calado a ser fabricado. No foi encontrado o manual de procedimentos a ser seguido pelos empregados. Procurou-se neste trabalho comparar o que foi prescrito no Termo de acordo comas condies reais de trabalho, depois de decorrido o prazo para sua implantao.

85

Fig. 1 : Bancadas foram providas de ajuste de trs nveis de regulagem, mas ainda faltam concluir 20% das bancadas

86

ITEM 1.2 DO ACORDO: IMPLEMENTAR AS RECOMENES CONSTANTES DA ANLISE ERGONMICA REALIZADA PELA EMPRESA. Observou-se que os seguintes itens, recomendados pela Anlise Ergonmica do Trabalho, realizada pelo profissional contratado pela CALADOS N S/A, no foram implementados. Na pgina 88 da AET(Anlise Ergonmica do Trabalho) da empresa, no item cujo ttulo ERGONOMIA DO LAYOUT, veja-se: Ser humano X layout do seu local de trabalho 1. No trabalho o ser humano necessita de espao mnimo: - Para movimentao do corpo - Para movimentao em volta da mquina - Para segurana (choque com equipamento ou mobilirio)

- Para no se sentir constrito.


A seguir demonstram-se situaes em que essa recomendao da AET

87

Fig. 3: vista dos espaos reduzidos entre as bancadas

Fig. 4: vista dos espaos reduzidos de trabalho, neste exemplo de 38 cm.

88

JUSTIFICATIVA DA EMPRESA:
Em requerimento protocolado sob No 46205.008124/00-11 na DRT/CE a empresa alega no item 3 e 4 : Face solicitao do nosso mercado, somos obrigados a produzir em lotes pequenos, e trocar quatro a cinco vezes por dia o nosso lay-out, ocorrendo em certas ocasies, em nmero ainda maior, sendo este um fator da impossibilidade de planejarmos a disposio mais definitiva do maquinrio e dos trabalhadores ao longo de nossas linhas. Para melhor entendimento, a competitividade levou-nos a ampliar nossa linha de mercado de tnis, cujos produtos e modelos exigem um maior nmero de trabalhadores ao longo das linhas de montagens, o que as congestiona e diminui

os espaos.
A empresa argumenta que a soluo deste problema diminuiria sua produo, acarretando perda na competitividade. O consultor da empresa , em sua AET(anlise ergonmica do trabalho) elenca as conseqncias do lay-out inadequado,as quais so:

- acidentes(ms qualidades ambientais);


- Perda de produtividade (excesso de movimentos e deslocamentos que no agregam valores); -

89

Desconforto ambiental (rudo, iluminamento, etc.); - Leses musculoligamentares(posturas). Na auditoria no se constatou, tambm, nenhuma forma de participao do trabalhador,como sugere a AET o empregador deveria Ouvir o trabalhador sobre sua atividade, perguntando-lhe o que poderia ser melhorado(item 16 pg. 83 da AET da empresa),assim como o item 9 da mesma pgina que cita que se deve:Alternar a postura de trabalho (de p / sentado / semi-sentado). Verifica-se que a empresa reluta em atender as recomendaes do seu prprio consultor contratado. ITEM 1.3 DO TERMO DE COMPROMISSO: MANTER A DISPOSIO DOS EMPREGADOS ASSENTOS ERGONMICOS PARA A POSIO SEMISENTADA NA PROPORO DE UM PARA CADA TRS TRABALHADORES NOS POSTOS DE TRABALHO COM MENOR MOVIMENTAO. A empresa providenciou assentos para a posio semi-sentada, mas em nmero insuficiente, no atendendo este item do acordo. Alis, devido aos reduzidos espaos mantidos pela empresa, entre bancadas e mquinas, no se consegue atender o que preconiza este item. Em inspeo no Galpo 1 , observa-se que existe uma relao de 1(um) assento para cada 80(cinqenta) trabalhadores e no de 1 para 3 como determina o acordo. As trabalhadoras que se encontravam com o assento semi-sentado estavam na maioria grvidas(fig. 5).

90

Fig.5: vista da utilizao do assento semi-sentado

Fig. 6: vista do assento semi-sentado, que possui regulagem de altura.

91

Fig. 7.: vista geral de uma fbrica, com sua esteira rolante.

92

93

NR -17
NR 17 Ergonomia (117.000-7)
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. 17.1.1. As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobilirio, aos equipamentos e s condies ambientais do posto de trabalho e prpria organizao do trabalho. 17.1.2. Para avaliar a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a anlise ergonmica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mnimo, as condies de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
94

Manual de Aplicao da Norma Regulamentadora N 1


-Ministrio do Trabalho-2002 Pagina 12. 17.1. Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. A palavra parmetros criou uma falsa expectativa de que seriam fornecidos valores precisos, normatizando toda e qualquer situao de trabalho. Apenas para entrada eletrnica de dados, que h referncia a nmeros precisos. No entanto, os resultados dos estudos realizados no Brasil e no exterior devem ser utilizados nas transformaes das condies de trabalho de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

95

Literatura Recomendadada
Santos, N ;Fialho. F.Manual da Analise Ergonmica do Trabalho. Genesis. 1997. http://www.cdc.gov/niosh/mining/topics/erg onomics/taskanalysis/taskanalysis.htm

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

You might also like