You are on page 1of 40

ORGANIZAO TAYLORISTA DO TRABALHO

PROFESSOR: PAULO COGO, Doutor.

ADMINISTRAO CIENTFICA
Busca da melhor maneira de trabalhar por meio de mtodos cientficos; Estudo dos tempos e movimentos; Estabelecimento de padres de produo; Administrao e engenheiros estabelecem padres; Operrios executam

PRINCPIOS
Transferncia de toda a responsabilidade da organizao do trabalho do trabalhador para o administrador; Utilizao de mtodos cientficos para determinar o meio mais eficiente para fazer um trabalho; Seleo da melhor pessoa para fazer o trabalho delineado;

PRINCPIOS
Treinamento do trabalhador para fazer o trabalho eficientemente; Controle do desempenho do trabalhador para que os objetivos sejam conseguidos.

QUESTES CENTRAIS
ORIGENS DA TEORIA CLSSICA QUEM FOI TAYLOR? LIVRO Shop Management (1903) TCNICAS DE RACIONALIZAO DO TRABALHO LIVRO Princpios da Administrao Cientfica (1911)

QUESTES CENTRAIS
CARACTERISTCAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA CRTICAS ADMINISTRAO CIENTFICA

CONTEXTO HISTRICO
A histria da administrao relativamente recente e surgiu com o aparecimento da grande empresa. O fenmeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administrao ocorreu no final do sc. XVIII e estendeu-se ao longo do sc. XIX e incio do Sc. XX.

CONTEXTO HISTRICO
Esse fenmeno que trouxe rpidas e profundas mudanas econmicas, sociais e polticas, chamou-se Revoluo Industrial.

IMPACTOS DA REVOLUO INDUSTRIAL


Aparecimento das fbricas e das empresas industriais; Substituio do arteso pelo operrio especializado; Crescimento das cidades e a necessidade da administrao pblica;

IMPACTOS DA REVOLUO INDUSTRIAL


Surgimento dos sindicatos como organizao proletria; Consolidao da administrao como rea do conhecimento; Incio da Era Industrial que se prolonga at ltima dcada do sc. XX.

CONSEQUENCIAS DA REVOLUO INDUSTRIAL


Crescimento acelarado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administrao cientfica capaz de substituir o empirismo e a improvisao. Necessidade de maior eficincia e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrncia e competio no mercado.

TEORIA CLSSICA
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) Escola da Administrao Cientfica: Organizao do trabalho de cada operrio HENRY FAYOL (1841-1925) Escola Clssica da Administrao: Organizao da empresa como um todo

PRIMEIRO PERODO DO TAYLORISMO


Corresponde publicao do livro Shop Management (Administrao de Oficinas) em 1903 sobre as tcnicas de racionalizao do trabalho do operrio, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (motion-time study).

PRIMEIRO PERODO DO TAYLORISMO


Diz ele em Shop Management: Objetivo da administrao: pagar salrios melhores e reduzir custos de produo; Empregados cientificamente selecionados; Empregados cientificamente treinados; Administrao precisa criar uma atmosfera de cooperap com os trabalhadores.

SEGUNDO PERODO DO TAYLORISMO


Corresponde publicao do seu livro Princpios da Administrao Cientifica (1911) quando concluiu que a racionalizao do trabalho operrio deveria ser acompanhada de uma estruturao geral.

SEGUNDO PERODO DO TAYLORISMO


Para Taylor, as indstrias da sua poca sofriam de trs males: Vadiagem sistemtica dos operrios; Desconhecimento pela gerncia das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao; Falta de uniformidade das tcnicas e dos mtodos de trabalho.

ORGANIZAO RACIONAL DO TRABALHO (ORT)


Para Taylor, o operrio no tem capacidade, nem formao, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o mtodo ou processo mais eficiente.

PRINCIPAIS ASPECTOS DA ORT


Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Diviso do trabalho e especializao do operrio; Desenho de cargos e de tarefas; Incentivos salariais e prmios de produo.

PRINCIPAIS ASPECTOS DA ORT


conceito de homo economicus; condies ambientais de trabalho; padronizao de mtodos e de mquinas; superviso funcional.

TAYLOR DANDO INSTRUES A SCHMIT


Bem, se voc for um funcionrio de valor, far exatamente o que o homem lhe disser amanh desde bem cedo at noite. Quando lhe disser para pegar um lingote e caminhar com ele, pegue-o e caminhe, e quando ele lhe disser para se sentar, para descansar, sente-se. Voc far isso durante todo o dia. E sem reclamaes.

TAYLOR DANDO INSTRUES A SCHMIT


Um funcionrio de valor faz exatamente o que lhe ordenado sem reclamar. Voc entende? Quando o homem lhe disser para caminhar, caminhe quando ele lhe disser para se sentar, sente-se sem qualquer reclamao. Venha trabalhar amanh de manh e antes de cair a noite eu saberei se voc ou no um funcionrio de valor.

IDEIAS DE TAYLOR
Ningum ousar negar que o indivduo atinge sua maior prosperidade, isoladamente, quando alcana o mais alto grau de eficincia, isto , quando diariamente consegue o mximo rendimento.

IDEIAS DE TAYLOR
Um dos requisitos principais para um homem ser capaz de manobrar a gusa regularmente o de ser to estpido e fleumtico que mais se parea mentalmente com um bovino do que com qualquer outra espcie de animal

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


ADMINISTRAO COMO CINCIA A improvisao deve dar o lugar ao planejamento e o empirismo cincia.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


DIVISO DO TRABALHO ESPECIALIZAO O trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente atravs da subdiviso das funes. Assim, o trabalho de cada pessoa na organizao deveria tanto quanto possvel, se limitar execuo de uma tarefa predominante.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


SUPERVISO FUNCIONAL a aplicao da diviso do trabalho e da especializao ao nvel dos supervisores e chefes.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


CONCEITO DO HOMO ECONOMICUS A Administrao Cientfica deve estudar as capacidades fsicas do trabalhador, atravs dos estudos de tempos e movimentos, mas com uma abordagem econmica, considerando o homem motivado pelo medo da fome e pela busca do dinheiro.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


NFASE NA EFICINCIA preciso determinar a nica maneira certa de se executar um trabalho (the best way); descoberta e adotada, essa nica maneira maximizar a eficincia do trabalho.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO CIENTFICA


PRINCPIO DE EXCEO Taylor adotou um sistema de controle operacional bastante simples e que se baseava no no desempenho mdio, mas na verificao das excees ou desvios dos padres.

CRTICAS ADMINISTRAO CIENTFICA


Mecanicismo da administrao cientfica; Superespecializao do operrio; Viso microscpica do homem; Abordagem imcompleta da organizao; Limitao do campo de aplicao; Abordagem de sistema fechado.

MOVIMENTO DA ADMINISTRAO CIENTFICA


Concepo da organizao Relaes Admin.Empregados Sistema de incentivos Concepo da Natureza Humana Resultados

Organizao Formal

Identidade de Interesses

Incentivos Monetrios

Homo Economicus

Mximos

RESUMO
A AC iniciada por Taylor e seus seguidores constitui a 1 teoria administrativa. A preocupao em criar uma Cincia da Administrao comeou com a experincia concreta e imediata do trabalho de operrios e com a nfase nas tarefas.

RESUMO
Numa 1 fase, Taylor voltou-se para a racionalizao do trabalho (anlise do trabalho operrio, estudo dos tempos e movimentos, fragmentao de tarefas e especializao do trabalhador).

RESUMO
Numa 2 fase, Taylor centrou-se na definio de princpios de administrao aplicveis a todas as situaes da empresa.

RESUMO
Apesar de tudo, inmeras crticas so feitas AC: mecanicismo (teoria da mquina); superespecializao que robotiza o operrio; viso microscpica do homem tomado isoladamente e como apndice da maquinaria industrial;

RESUMO
ausncia de qualquer comprovao cientfica de suas afirmaes e princpios; abordagem incompleta envolvendo apenas a organizao formal; limitao do campo de aplicao fbrica; abordagem prescritiva, normativa e tpica de sistema fechado.

CONSIDERAO FINAL
Tais limitaes e restries no invalidam o fato de que a AC foi a primeira teoria administrativa que conseguiu sistematizar o trabalho humano de forma racional.

You might also like