You are on page 1of 48

AULA 3 ORIENTAES DA EMPRESA PARA O MERCADO

1. A orientao de produo 2. A orientao de produto 3. A orientao de vendas 4. A orientao de marketing 5. A orientao de marketing holstico

Prof Esp. Luzia Kasper

A orientao de empresa para o mercado Que filosofia esforos de empresa? deveria orientar os marketing de uma

Que pesos relativos deveriam ser dados aos interesses da organizao, dos clientes e da sociedade?

Prof Esp. Luzia Kasper

Definimos a administrao de marketing como o esforo consciente para alcanar resultados de troca desejados com mercados-alvos Kotler, 2000, p.38)

Prof Esp. Luzia Kasper

muito comum que esses interesses entrem em conflito.

As cinco orientaes concorrentes com base nas quais as organizaes conduzem suas atividades de marketing so:

Prof Esp. Luzia Kasper

A orientao de produo:
A primeira que iremos discutir ser a orientao para a produo, que diz respeito s empresas focadas nos produtos, e nos processos necessrios para fabric-los com eficincia.

um dos conceitos mais antigos nas relaes comerciais. Ela sustenta que os consumidores do preferncia a produtos fceis de encontrar e de baixo custo. Gerentes de empresas orientadas para a produo concentram-se em alcanar alta eficincia de produo, baixos custos e distribuio em massa.

Prof Esp. Luzia Kasper

Parte-se do princpio bsico de que: se o seu produto bom, os clientes iro compr-lo. Isso restringe as atividades do marketing de apenas disponibilizar os produtos em locais onde eles podem ser comprados. Mas Churchill (2003) afirma que, por mais que a viso da organizao orientada produo seja muito criticada, ainda h casos onde ela apropriada. Um dos exemplos so os mercados de alta tecnologia, e com mudanas rpida, onde no existe tempo hbil para realizar pesquisas de marketing, elaborar os produtos dentro das necessidades dos clientes.

Prof Esp. Luzia Kasper

Essa orientao tem sentido em pases em desenvolvimento, como a China, onde o maior fabricante de PCs, a Legend, e o gigante dos eletrodomsticos Haier aproveitam a enorme quantidade de mo de obra barata para dominar o mercado. um conceito tambm utilizado quando uma empresa deseja expandir o mercado.

Prof Esp. Luzia Kasper

2. A orientao de produto:

A orientao de produto sustenta que os consumidores so preferncia a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores ou que tem caractersticas inovadoras. Os gerentes em organizaes que seguem essa linha concentram-se em fabricar produtos de qualidade e em aperfeio-los ao longo do tempo.

Prof Esp. Luzia Kasper

Entretanto, esses gerentes s vezes se vem presos em um caso de amor com seu produto e podem escorregar no mito da ratoeira melhor, acreditando que uma ratoeira melhor far com que as pessoas se acotovelem sua porta. Um produto novo ou aperfeioado no ser necessariamente bem-sucedido, a menos que tenha o preo certo e seja distribudo, promovido e vendido de forma adequada.

Prof Esp. Luzia Kasper

3. A orientao de vendas:
A orientao para vendas parte do princpio que os consumidores e as empresas, por vontade prpria, normalmente no compram os produtos da organizao em quantidade suficiente. A organizao deve, portanto, empreender um esforo agressivo de vendas e promoo.

Prof Esp. Luzia Kasper

A orientao de vendas praticada de maneira


mais agressiva com produtos pouco procurados, que os compradores dificilmente pensam em

comprar, como seguros, enciclopdias e jazigos


funerrios. Quando dispe de excesso de capacidade, a maioria das empresas pratica a orientao para vendas.

Prof Esp. Luzia Kasper

Seu objetivo vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer. Mas o marketing fundamentado em venda agressiva pressupe esconde que altos riscos. Ele a clientes persuadidos

comprar um produto gostaro dele; caso

isso no ocorra, imagina-se que esses


clientes no vo devolv-lo, no falaro mal dele, tampouco reclamaro a um rgo de defesa do consumidor e talvez nem voltem a compr-lo.

Prof Esp. Luzia Kasper

4. A orientao de marketing: A orientao de marketing surgiu em meados da dcada de 1950. Aqui, em vez de uma filosofia de fazer e vender, voltada para o produto, passamos para uma filosofia de sentir e responder, centrada no cliente. Em vez de caar, o marketing passa a plantar. O que se precisa no mais encontrar os clientes certos para o seu produto, mas sim os produtos certos para seus clientes.

Prof Esp. Luzia Kasper

A orientao de marketing afirma que a chave para atingir os objetivos organizacionais consiste em a empresa ser mais eficaz que os concorrentes na criao, entrega e na comunicao de um valor superior (na opinio do cliente) a seus mercados-alvo escolhidos.

Theodore Levitt, de Harvard, elaborou uma comparao perspicaz entre as orientaes de vendas e de marketing:

Prof Esp. Luzia Kasper

A venda est voltada para as necessidades do vendedor; o marketing, para as necessidades do comprador. A venda preocupa-se com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro; o marketing, com a idia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e de todo um conjunto de coisas associado a sua criao, entrega e consumo final.

Prof Esp. Luzia Kasper

Vrios pesquisadores descobriram que as empresas que acolhem a orientao de marketing alcanam desempenho superior. Isso foi demonstrado pela primeira vez por empresas que praticavam uma orientao de marketing reativo - entender e suprir as necessidades expressas do cliente.

Prof Esp. Luzia Kasper

Para alguns crticos, isso significa que as empresas desenvolveriam apenas inovaes de baixo nvel. Narver e colaboradores argumentaram que a inovao de alto nvel possvel se o foco estiver nas necessidades latentes do consumidor. Eles denominam isso orientao de marketing proativo.

Prof Esp. Luzia Kasper

Empresas como 3M, HP e Motorola tm como prtica arraigada pesquisar ou imaginar necessidades latentes por meio de um processo de sondar e aprender. Empresas que praticam as duas orientaes esto implementando uma orientao total ao mercado e provavelmente sero mais bem sucedidas.

Prof Esp. Luzia Kasper

Marketing reativo, pr-ativo ou criativo?Os profissionais de marketing podem ter abordagens distintas perante as necessidades dos clientes. Antes de discutir as abordagens, deve-se entender os conceitos de necessidades dos clientes mais a fundo. Kotler (2000) classifica as necessidades dos clientes em cinco tipos:

Prof Esp. Luzia Kasper

Necessidades declaradas (o que o cliente pede);

Necessidades reais (o que o cliente quer);


Necessidades no-declaradas (o que o cliente espera por parte da empresa); Necessidades de algo mais (o que o cliente gostaria que a empresa fizesse alm do esperado); Necessidades secretas (as vontades subjetivas ou indiretas do cliente).
Prof Esp. Luzia Kasper

Entendidos os diferentes tipos de necessidades do cliente, hora de entender as diferentes abordagens do marketing. Kotler (2000) define trs tipos de abordagens distintas, o marketing reativo, o marketing pr-ativo e o marketing criativo.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing reativo ocorre quando somente a necessidade declarada do cliente respondida.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing pr-ativo ocorre quando a empresa v alm da necessidade declarada e se prope a pensar nas necessidades que o cliente pode ter no futuro.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing criativo descobre e produz solues que o cliente no pediu, mas s quais respondem com entusiasmo.

Prof Esp. Luzia Kasper

importante estar sempre atento s necessidades e desejos dos clientes, so eles que sustentam a empresa enquanto negcio, por isso para possuir um negcio que pretende crescer, imprescindvel estar sempre atuando com o marketing criativo.

Prof Esp. Luzia Kasper

COM ISSO PODEMOS CONCLUIR QUE:

Prof Esp. Luzia Kasper

*Marketing reativo: reage a uma ao do cliente, detecta e atende necessidades, ou seja, reage a uma solicitao do cliente. Ex: alimentos para emagrecer. *Marketing proativo: prev o que o cliente pode desejar, se antecipa a solicitao do desejo. Ex: Home Banking, atendimento mdico via Internet. *Marketing criativo: cria uma necessidade. Ex: celular, e-mail, e-commerce. So necessidades que foram criadas, e que anteriormente no as tnhamos.
Prof Esp. Luzia Kasper

5. A orientao de marketing holstico:

Todo um conjunto de foras que apareceram na ltima dcada exige novas prticas de marketing e de negcios. Hoje, as empresas tm novas capacidades que podem transformar a maneira como sempre fizeram marketing.

Prof Esp. Luzia Kasper

As empresas precisam refletir profundamente sobre como operar e competir em um novo ambiente de marketing. Profissionais de marketing do sculo XXI reconhecem cada vez mais a necessidade de uma abordagem mais completa e coesa que transcenda as aplicaes tradicionais da orientao de marketing.

Prof Esp. Luzia Kasper

Ele reconhece que no marketing tudo importante o consumidor, os funcionrios, outras empresas e a concorrncia, assim como a sociedade como um todo e que muitas vezes se faz necessria uma perspectiva abrangente e integrada. Os profissionais de marketing devem lidar com uma variedade de questes e certificar-se que as decises em uma rea so coerentes com as decises em outras.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing holstico , portanto, uma abordagem do marketing que tenciona reconhecer e harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.

Prof Esp. Luzia Kasper

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing interno a tarefa de contratar, treinar e motivar funcionrios capazes que queiram atender bem aos clientes. Profissionais de marketing inteligentes reconhecem que as atividades de marketing dentro da empresa podem ser to importantes quanto s atividades de marketing dirigidas para fora da empresa se no mais importante. No tem sentido prometer um servio excelente antes que a equipe esteja pronta para fornec-lo.

Prof Esp. Luzia Kasper

A Xerox inclui, em cada descrio de cargo, uma explicao de como aquele cargo afeta o consumidor.

Prof Esp. Luzia Kasper

Marketing integrado

A tarefa do profissional de marketing delinear atividades de marketing e montar programas de marketing totalmente integrados para criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. O programa de marketing consiste em numerosas decises quanto s atividades de marketing de aumento de valor a serem usadas.

Prof Esp. Luzia Kasper

Marketing socialmente responsvel

O marketing holstico incorpora o marketing socialmente responsvel e a compreenso de preocupaes mais abrangentes, assim como os contextos tico, ambiental, legal e social das atividades e dos programas de marketing. As causas e os efeitos do marketing vo claramente alm da empresa e dos clientes para englobar a sociedade como um todo.

Prof Esp. Luzia Kasper

A responsabilidade social tambm requer que muitos profissionais de marketing analisem cuidadosamente o papel que desempenham e poderiam desempenhar em termos de bem estar social.

Prof Esp. Luzia Kasper

Marketing de relacionamento

Um dos principais objetivos de marketing , cada vez mais, desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizaes que podem, direta ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades de marketing da empresa. O marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatrios com partes-chave clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing a fim de conquistar ou manter negcios com elas. Ele constri ligaes econmicas, tcnicas e sociais entre as partes.
Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing de relacionamento envolve cultivar o tipo certo de relacionamento com o grupo certo. O marketing, que deve executar no s a gesto do relacionamento com o cliente, como tambm a gesto do relacionamento com os parceiros.

Prof Esp. Luzia Kasper

Clientes, funcionrios, parceiros de marketing (canais, fornecedores, distribuidores, revendedores, agncias) e membros da comunidade financeira (acionistas, investidores, analistas).

Prof Esp. Luzia Kasper

As empresas precisam refletir profundamente sobre como operar e competir em um novo ambiente de marketing.

Graas ao marketing holstico, a alem Puma deixou de ser uma herana sentimental dos anos 70 e se tornou uma das marcas de tnis mais cultuadas do momento.
Prof Esp. Luzia Kasper

Mltiplas abordagens de marketing funcionam em sinergia para diferenciar a Puma como uma marca, capaz de ditar as tendncias da moda. A Puma projeta produtos tendo em mente grupos distintos de consumidores - praticantes de snowboard, apreciadores de corridas de automveis e entusiastas da ioga, por exemplo -, com base em pesquisa de mercado feita por seus parceiros no varejo.

Prof Esp. Luzia Kasper

A empresa no se esquece tambm do atleta de poltrona. Ela desencadeia a promoo boca a boca o 'marketing viral' - por meio de promoes inteligentes, que vo desde firmar parcerias com o BMW /Mini, com a Terence Conran Design Shop e com a equipe olmpica jamaicana.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing holstico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementao de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependncias de seus efeitos.

Prof Esp. Luzia Kasper

Ele reconhece que no marketing 'tudo importante' o consumidor, os funcionrios, outras empresas e a concorrncia, assim como a sociedade como um todo - e que muitas vezes se faz necessria uma perspectiva abrangente e integrada.

Prof Esp. Luzia Kasper

O marketing holstico , portanto, uma abordagem do marketing que tenciona reconhecer e harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.

Prof Esp. Luzia Kasper

PORTANTO, HOLSTICO, SER A QUALIDADE DADA A ALGO QUE CONSIDERA A TOTALIDADE

Prof Esp. Luzia Kasper

TRABALHO
Artigo: Miopia em Marketing - Theodore Levitt

Prof Esp. Luzia Kasper

You might also like