You are on page 1of 69

MINISTRIO DA SADE PAISC- (1984)

DIRECIONA AS AES DE SADE PARA UM ENFOQUE PREVENTIVO DIRECIONANDO ATENO PARA AGRAVOS DE MAIOR MORBIDADE NO PAS:

POLTICAS DE SADE PRECONIZA 5 AES BSICAS: ALEITAMENTO MATERNO ATENO E CONTROLE S DOENAS PREVENVEIS ATENO E CONTROLE S DOENAS DIARREICAS ATENO E CONTROLE S DOENAS RESPIRATRIAS AVALIAO E CONTROLE DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
PROF.:LAURA/REJANE

Seres com necessidades especficas em cada fase.

Apresentando desigualdades biolgicas ditadas por amadurecimento de funces orgnicas e desigualdades sociais determinadas havendo relao entre vulnerabilidade e risco de adoecer e morrer.
PROF.:LAURA/REJANE

1 - Introduo: Fenmenos distintos e interrelacionados. Dependem da interao de fatores: intrinsecos extrinsecos


Gentica constituio individual NeuroendcrinosSTH ;TSH; testosterona

Ambientais
Nutricionais Doenas Higiene de vida Scio-econmicos Emocionais

Expressa a soma de numerosas mudanas que ocorrem durante a vida;


PROF.:LAURA/REJANE

2 - Conceito:

Crescimento: mudana em quantidade, aumento de tamanho e peso de todo o organismo, traduz hipertrofia e hiperplasia, podendo ser medido em Cm ou Gr.

Desenvolvimento: o surgimento e a expanso das capacidades do indivduo de realizar tarefas cada vez mais complexas. atingido atravs do crescimento, maturao e aprendizado, podendo ser avaliado atravs de testes ou provas funcionais.

PROF.:LAURA/REJANE

CRESCIMENTO

Orgos nacionais e internacionais (O.M.S.); (M.S); (SBP) reconhecem e recomendam a vigilncia do crescimento e desenvolvimento um compromisso universal Preconizam a avaliao do estado nutricional como atividade de rotina nos S.S - fazendo parte do elenco de aes bsicas na ateno a sade da criana.
PROF.:LAURA/REJANE

COMO AVALIAR O ESTADO NUTRICIONAL DE NOSSAS CRIANAS?

mtodos diretos - exploram as manifestaes biolgicas como exame fsico, antropometria . mtodos indiretos- identifica os determinantes da situao de nutrio e alimentao, podendo ser usados em combinao mtua.

PROF.:LAURA/REJANE

UTILIZANDO A CLASSIFICAO ANTROPOMTRICA PARA AVALIAO DO DIAGNSTICO DO ESTADO NUTRICIONAL.

ANTROPOMETRIA mtodo de escolha para avaliao do estado nutricional VANTAGENS- acessvel, baixo custo, identifica os desnutridos dos no desnutridos DESVANTAGENS no identifica dficits de nutrientes.
PROF.:LAURA/REJANE

UTILIZANDO A CLASSIFICAO ANTROPOMTRICA PARA AVALIAO DO DIAGNSTICO DO ESTADO NUTRICIONAL. A obteno de medidas antropomtricas - feita em funo da idade e sexo da criana, pois estes so os principais determinantes de sua evoluo. A combinao de medidas entre si - formam os ndices e sua finalidade interpretar e agrupar medidas. Medidas fundamentais: peso e altura. Medidas acessrias: Permetro ceflico. Permetro torcico. Permetro braquial.
PROF.:LAURA/REJANE

Para a Monitorizao do Crescimento, indispensvel...


INSTRUMENTOS: PESO expressa massa corporal Balanas: dentro das unidade de sade porttil para os Agentes de Sade (assegurando tambm s crianas que residem nas zonas rurais). ALTURA- crescimento linear do corpo, ossos longos Antropmetros, fitas mtricas
PROF.:LAURA/REJANE

At 2 a 3a.

m v e l

Decbito dorsal

Avaliao do Crescimento

Por que e como pesar

considerado o melhor indicador de crescimento da criana. de fcil obteno. Pesagens sucessivas -Condio de sade e nutrio

Aumento mensal e regular do Peso:

Curva de peso:
Avalia a defasagem nutricional. Implementa aes educativas. Obs.: so necessrios a idade real, equipamento confivel.

PROF.:LAURA/REJANE

AVALIAO DO CRESCIMENTO

EVOLUO DO PESO DA CRIANA NO 1 ANO DE VIDA


Perda de 10% do peso do nascimento at o 10 dia de vida Ganho de 20 a 30 gramas por dia durante os 3 primeiros meses de vida Triplica o peso de nascimento at o 12 ms de vida

PROF.:LAURA/REJANE

Avaliao do Crescimento

Estatura: mais estvel, menos sensvel. Mais difcil de ser obtida nas crianas menores de dois anos. Influenciada por fatores ambientais e hereditrios, neuroendcrinos.
PROF.:LAURA/REJANE

Monitorizao do Crescimento
IDADE 1 Semestre CRESCIMENTO (cm) 15 10

OBSERVEM ESTA TABELA SOBRE O CRESCIMENTO MDIO DA CRIANA NOS SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

1 ANO
2 Semestre 2 ANO- 1 cm /ms. (50% altura adulto) entre 2 e 4 ANOS- 0,75 cm ms. 4 e 5 ANOS A partir 5 ANOS at a puberdade
PROF.:LAURA/REJANE

-10 a 12 cm
ano 7 cm/ano 6 cm/ano 5 cm/ano

MEDIDAS ACESSRIAS

Importante nos primeiros 2 anos de vida reflete, at certo ponto, o Crescimento Cerebral

PERMETRO CEFLICO

EVOLUO DO P. C 20cm at a idade adulta.


at os 6 meses 50%

Nos primeiros 3 meses de vida - 2,0cm/ms


Do 4 ao 6 ms de vida- 1,0cm/ms Do 6 ao 12 ms 0,5cm/ms No 2 ano de vida 0,3cm/ms

A OMS no recomenda para avaliao do estado


nutricional.

PROF.:LAURA/REJANE

ERUPO DENTRIA

Indicador de C mais tardio. Permite avaliar idade aproximada da criana Primeira dentio- 20 dentes de leite

Dentio: 6 a 7m: (2 incisivos inferiores, 2 superiores e 2 laterais superiores). Final de 1 ano: 2 a 8 dentes. No 2 ano: 4 prmolares, 4 segundo pr-molares, 4 caninos.

PROF.:LAURA/REJANE

ERUPO DENTRIA

Segunda dentio6 a 7 anos: incio da queda dos dentes de leite, com erupo dos definitivos. Molar dos 6 anos.

Segunda dentio32 dentes permanentes


Dentio:

PROF.:LAURA/REJANE

UTILIZANDO A CLASSIFICAO ANTROPOMTRICA PARA AVALIAO DO DIAGNSTICO DO ESTADO NUTRICIONAL.

Indices so expressos como o valor percentual entre medida antropomtrica observada e a considerada padro para idade. Os valores podem estar expressos numericamente em tabelas, ou na forma de grfico e curvas. ndices mais usados:

Peso/idade - fcil aferio, sensvel s variaes de sade. Limitado na avaliao da intensidade da desnutrio. Peso/altura expressa a relao de massa corporal para altura e seu dficit pode associar-se a fome ou doena grave. Altura/idade- partir dos 6 m. melhor parmetro de avaliao que o peso avalia o crescimento linear. Seu dficit indica um PROF.:LAURA/REJANE

PASSOS PARA UMA AVALIAO NUTRICIONAL

Para melhor compreenso , abaixo encontram-se descrito os passos seqenciais para realizao de uma avaliao nutricional individual: Define-se as medidas antropomtricas. Padroniza-se a metodologia. Registra as medidas no grfico do carto da criana. Relaciona essas medidas com sexo, idade ou outras variveis. Compara os valores com o padro de referncia (OMS,M.S., NCHS), afim de identificar desvios . Verifica-se se os valores encontrados esto dentro dos limites estabelecidos como normais (pontos de cortes). Classifica o estado nutricional.
PROF.:LAURA/REJANE

Monitorizao do Crescimento

PADRES DE REFERNCIA PERCENTIS


A OMS e o UNICEF recomendam padro do

National Center for Health Statistics (NCHS), a


partir de dados obtidos de crianas brancas, americanas, de classe mdia, atravs de estudos longitudinais nos EUA (1929 a 1975)

Adotado tambm pelo Ministrio da Sade como referncia para a populao brasileira.

PROF.:LAURA/REJANE

Peso muito baixo: quando o peso est abaixo da linha inferior ( percentil 0,1 ou -3 D Peso baixo ou insuficiente: quando o peso es entre as curvas inferiores ( entre percentil 3 e percentil 0,1). Peso no baixo( normal) quando o peso est na linha ou acima da curva do meio( P 3 ou -2 Sobrepeso: quando o peso est acima da curv Superior ( P 97 ou +2DP) ).

PROF.:LAURA/REJANE

MEDINDO ALTURA, PESO E P.C

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

Crescimento e altura

Tal pai Tal filho e tal me ,tal filha Altura alvo: Soma-se a altura dos pais,(13 cm. para os meninos) e divide por 2. Qual a altura alvo do filho se o pai mede 1,75cm e a me 1,70? Quando lavar o filho ao especialista
PROF.:LAURA/REJANE

AVALIAO DO CRESCIMENTO

A BAIXA ESTATURA definida quando a criana situa-se abaixo do percentil 2,5 do grfico de Santo Andr ou abaixo do percentil 3 no grfico do NCHS.

PROF.:LAURA/REJANE

Monitorizao do Crescimento
Uma criana que no cresce, que no se

desenvolve significa farol vermelho para a


Enfermeira que a acompanha. Este sinal precoce de que algo no vai bem com a sade da criana, precisa ser compartilhado com a me/famlia.

PROF.:LAURA/REJANE

AVALIAO NUTRICIONAL

De acordo com o mtodo utilizado as classificaes antropomtricas avaliam o estado nutricional e identificam : desvios para mais ou para menos : eutrfico e distrfico determinam intensidade da desnutrio(leve, modera ou grave) durao da mesma ( atual , pregressa, ou crnica).
PROF.:LAURA/REJANE

Avaliando o Crescimento

A. Observe a curva de peso por idade e identifique em que classificao se pode colocar uma criana de 7 meses de idade, pesando 5,5 kg ? B. Segundo o grfico altura idade do NCHS, uma criana de sexo masculino, de 2 anos que mede 82,5cm. considerada de baixa estatura ? Qual a conduta com esta criana?
PROF.:LAURA/REJANE

Avaliando o Crescimento x alimentao


Lactente 3 meses , AIG, apresentou ganho de peso desde a ltima consulta de 12 g ao dia. Em uso de L.M exclusivo. O beb chora e parece faminto.

Criana de 4 meses , em aleitamento materno exclusivo com ganho de peso dirio de 80g, situa-se acima do percentil 97 da curva de peso idade.

PROF.:LAURA/REJANE

Promovendo o Pleno Desenvolvimento


Bio-Psico-Social

da Criana

PROF.:LAURA/REJANE

Consideraes: processo que acompanha o homem atravs de toda a sua existncia. Abrange aspectos maturao neurolgica, motora, social comportamental cognitiva, e afetiva da criana. Tem como produto finaltornar a criana competente para responder as suas necessidades e as do seu meio.

De difcil avaliao Conceito a expanso das capacidades do indivduo de realizar tarefas cada vez mais complexas. Atingido atravs do crescimento, maturao e aprendizado, podendo ser avaliado atravs de testes ou provas funcionais.

PROF.:LAURA/REJANE

Estudos classificam os risco problemas de desenvolvimento em : Biolgicos ( eventos peri pr e ps natais): Prematuridade, hipxia, kerncterus... Estabelecidos (origem gentica) Ambientais: adversidades- recursos sociais e educacionais precrios, maus tratos, problemas de sade

PROF.:LAURA/REJANE

Reflexo
Renato tem 10 meses, nasceu de parto normal, I.G de 34 sem, Peso:2.100g. Sua me na gravidez apresentou perdas sanguineas. Fazia uso de alcool, era depressiva, no queria engravidar, pois no vivia bem com o pai de Renata. Est sendo acompanhada na U.B.S. Identifique e classifique os fatores de risco para o CXD de Renato...

PROF.:LAURA/REJANE

Padres de Crescimento e Desenvolvimento:


Tendncias direcionais:

p).

Cfalo-caudal (cabea

Prximo distal (linha mdia p/ periferia). Diferenciao: simples para o complexo.

previsvel.

Tendncias seqenciais: Velocidade de desenvolvimento:

Ritmos diferentes de progresso.


PROF.:LAURA/REJANE

- Perodos etrios do desenvolvimento:


Pr-natal Germinativo: (concepo a 2 semanas). Embrionrio: (2 a 8 semanas). Lactncia Neonatal: 0 a 28 dias Lactente: 1 ms a 12 meses Fase inicial da infncia Infante: 1 a 3 anos (crescimento rpido) Pr-escolar: 3 a 6 anos.- ( Jogo de faz de conta) - Aperfeioamento de fases psicomotoras - Perodo de descobertas e atividades intensas. - Desenvolvimento fsico, personalidade, linguagem. - Conscincia progressiva.

PROF.:LAURA/REJANE

- Perodos etrios do desenvolvimento:

Fase intermediria da infncia: 6 a 12 anosP. lgico -Idade escolar: dirigida para o exterior. -Progresso: desenvolvimento fsico, mental, social, moral. -Auto-conceito, declinio do egocentrismo, julgamento moral.

Fase tardia da infncia: 11 a 19 anosPr-pbere: 10 a 13 anos. Adolescncia: 13 a 19 anos. -Conflito fsico e emocional. -Reformulao do autoPROF.:LAURA/REJANE

Os diferentes ambientes(micro e macrosociais interatuam). Dentro desta viso, os ambientes esto representados: Estado formulao de P.S Comunidade - atravs de Modelos de organizao e participao. Famlia- Papel de Proteo, cuidado,satisfao. PROF.:LAURA/REJANE

Incidncia em Problemas no Desenvolvimento A O.M.S - 10% da populao apresenta algum tipo de deficincia. ltimo censo a populao brasileira era de 169.799.170 habitantes. Temos ento: 16.979.917 deficientes. Alteraes no D.I - variadas com relao ao tipo e a intensidade do atraso

Mistas D. Motor Linguagem cognitivas

PROF.:LAURA/REJANE

Promovendo a sade das crianas menores de 5 anos - AIDPI

VIGILNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CLASSIFICAO DOS FATORES DE RISCO


Biolgicos

Estabelecidos sndromes genticas


No-estabelecidos hipxia cerebral prematuridade, etc

Ambientais experincias adversas de vida.


PROF.:LAURA/REJANE

Outras importantes causas de atraso no desenvolvimento infantil

Infeces congnitas: Citomegalovrus - 24% de R.N assintomaticos

Sintomaticos- deficit auditivo(58%), hepatomegalia(65%), ictercia(60%), QI< 70 (55%), microcefalia(37%), hipoacusia(37%) , defeitos oculares(15%), etc. Rubola- viremia materna ocorre at a 20-S.G. Na 8-S.G a infeco placentria ocorre em 85% de casos e fetal em 50%. alm de abortos e natimortos comum a Trade da SRC :surdez, cardiopatia e catarata.
PROF.:LAURA/REJANE

Outras importantes causas de atraso no desenvolvimento infantil

Preveno da rubela: Vacinao em todas as crianas e mulheres em idade frtil. Toxoplasmose congnita 75% dos R.N so assintomticos ao nascer Se sintomatico : hepatoesplenomegalia, febre, linfadenopatia, ictercia, seq. neurolgicas. Trade :microcefalia, coriorretinites,calcificaes cerebrais Sfilis...
PROF.:LAURA/REJANE

Promovendo a sade das crianas menores de 5 anos - AIDPI

3. VIGILNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


SISTEMTICA OPERACIONAL
Deteco precoce dos problemas de DI Orientao aos pais sobre promoo do DI

INSTRUMENTO
Fatores de risco para o DI Opinio da me sobre o desenvolvimento do filho

Marcos do Desenvolvimento Infantil Percentil 90


PROF.:LAURA/REJANE

VIGILNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Verifique o desenvolvimento da criana

AVALIAO DOS MARCOS DO DI- AIDP Em crianas de 1 semana a < 2 meses 2 marcos Reflexo de Moro Reflexo Ccleo-palpebral

Em crianas de 2 meses a 5 anos 32 marcos/ 8 faixas etrias Um marco da rea motora grossa Um marco da rea motora fina Um marco da linguagem PROF.:LAURA/REJANE

Pergunte a me: Problemas na gestao, parto, nascimento do filho Qual o o P.N ? Teve doena grave ? O que acha do desenvolviment o do filho? Verifique Outros F de Risco: Alcool, drogas, etc. Sinais de alerta Ex.Fisico: Tres ou mais alt. Fenotipicas ou no P.C. Observe: -Reflexo de moro Cocleo-palpebral

DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1 SEMANA A < DE 2 M.


Se ausncia ou assimetria do Reflexo de Moro ou ausencia do Ccleo-palpebral, ou sinal de alerta no ex. fisico(alteraes fenotpicas, P.C acima ou abaixo da mediana normal. PROVAVEL ATRASO NO DESENVOVIMENTO

refira para avaliao neuropsicomotora e SN para geneticista, para cuidados e orientaes.

Reflexo de Moro presente ou simtrico Reflexo Ccleo-palpebral presente. Presena de um ou mais fatores de risco

DESENVOLVIMENTO NORMAL COM FATORES DE RISCO

Conduta: Orientar estimulao Marcar consulta de retorno com 15 dias e informe sobre sinais de alerta para retornar at antes. de 15 dias

Reflexo de Moro presente ou simtrico Reflexo Ccleo-palpebral presente. No existe fatores de risco

DESENVOLVIMENTO NORMAL

PROF.:LAURA/REJANE

Conduta: Orientar estimulao Marcar consulta de retorno conforme rotina, e se sinais de alerta informe para retornar antes

Pergunte a me: Problemas na gestao, parto, nascimento do filho Qual o o P.N ? Teve doena grave O que acha do desenvolvimento do filho? Verifique Outros F de Risco: Alcool, drogas, escolaridade, violncia domstica Sinais de alerta Ex.Fisico: Tres ou mais alteraes Fenotipicas ou no P.C. Observe 2 meses: -Eleva a cabea Reage ao som -Observa o rosto da me ou do observador -Acompanha objetos at a linha mdia

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: 2M. A 2 A.


Avalie Ausencia de um ou mais marcos para faixa etria anterior Sinal de alerta presente Ausencia de um ou mais marcos para faixa etria Classifique Provvel atraso no desenvolvimento Conduza Referir para avaliao pscomotora

Possvel atraso no desenvolvimento

Orientar estimulao Marcar consulta de retorno para 30 dias e informe sobre sinais de alerta para retornar antes de 30 dias.

Todos os marcos para faixa etria esto presentes

desenvolvimento normal

Elogiar a me Orientar para estimular seu filho Marcar consulta de retorno conforme rotina e informe sobre sinais de alerta para retornar at antes

PROF.:LAURA/REJANE

4 meses Dilogo me beb Segura objetos Ri ,emite sons Sustenta a cabea sentado 6 meses Tenta alcanar um brinquedo Leva objetos a boca Volta-se para o som Vira-se s 9 meses Brinca de esconde achou transfere objetos de uma mo para outra Duplica slabas senta sem apoio 12 meses Imita gestos Segura em pina Caminha com apoio Produz jargo 15 mesesExecuta gestos a pedido Coloca cubos na caneca, Diz uma palavra,anda sem apoio

Screenings do desenvolvimento

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


1 Ms

Fixa o olhar no rosto da me ou cuidador Reage ao som Suga com fora e de forma ritmada; faz pausas Mantm mos fechadas (preenso palmar) Produz sons guturais
PROF.:LAURA/REJANE

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


1 Ms

Fixa o olhar no rosto da me ou cuidador Reage ao som Suga com fora e de forma ritmada; faz pausas Mantm mos fechadas (preenso palmar) Produz sons guturais
PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

CRESCER E DESENVOLVER... NO BASTA SOBREVIVER!

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


2 ao 3 Ms

Sorriso social

Balbucia
Segue objetos at 180

Sustenta a cabea quando em p no colo

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


4 Ms

Sustenta a cabea
Busca fonte Sustenta a sonora cabea

Brinca com assonora mos na linha mdia Busca fonte


Tenta pegar suspensos Brinca comobjetos as mos na linha mdia com a me com um dilogo prprio Interage
PROF.:LAURA/REJANE Tenta pegar objetos suspensos

PROF.:LAURA/REJANE

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


6 Ms

Em decbito ventral, levanta a cabea e olha a sua volta Emite sons voclicos Senta-se com apoio Segura objetos

Procura objeto removido de sua mo


Localiza o som lateral para ambos os lados Percebe e explora objetos com a boca
PROF.:LAURA/REJANE

Dentio:

6 a 7m: (2 incisivos inferiores, 2 superiores e 2 laterais superiores). Final de 1 ano: 2 a 8 dentes. No 2 ano: 4 pr-molares, 4 segundo pr-molares, 4 caninos. Total: 20 dentes de leite. 6 a 7 anos: incio da queda dos dentes de leite, com erupo dos definitivos. Molar dos 6 anos.

PROF.:LAURA/REJANE

CRESCER E DESENVOLVER... NO BASTA SOBREVIVER!

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


9 Ms

Senta-se sem apoio

Emita-se sons silbicos


Desloca-se arrastando ou engatinhando Tem ou j teve reao de esquiva frente a estranhos Entende palavras e ordens simples
PROF.:LAURA/REJANE

Pap, T GATIANO

PROF.:LAURA/REJANE

CRESCER E DESENVOLVER... NO BASTA SOBREVIVER!

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


12 Ms

Permanece em p, apoiando-se Pega objetos pequenos usando dois dedos (polegar/indicador) Anda com apoio seguro pelas mos Reage a ordens: tchau, no, vem

Imita movimentos com o corpo; aponta o que quer


Brinca de esconder e achar Pega pequenos objetos com a ponta dos dedos em pina PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

CRESCER E DESENVOLVER... NO BASTA SOBREVIVER!

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANAS NASCIDAS DE TERMO


18 Ms
Anda sozinho sem apoio Comea a tirar peas de roupa (meia, sapato) e ajuda a vestir-se Mastiga alimentos slidos Fala algumas palavras e compreende ordens simples Explora ativamente o ambiente
PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

As grandes etapas do desenvolvimento:


1 trimestre: exploso psicoafetiva (integridade e maturao do S. N. C.)
2 trimestre: modificao do tonus: mm.ss. e mm.ii; reforo do tronco. 3 trimestre: harmonia das grandes funes motoras entre membros e eixo do corpo. 4 trimestre: motricidade - inteligncia (mantm-se em p apoiada graas a preenso das mos. Ano de vida: capacidade de locomoo, incio da linguagem e do controle dos esfncteres, teimosia, negativismo, birra. Pr-escolar: fase dos porqus; imita o adulto.
PROF.:LAURA/REJANE Escolar: diviso do grupo em funo do sexo.

Teste de Guesell:

Observando em diferentes idades condutas e capacidades

Conduta motora: reaes posturais, preenso, locomoo, coordenao de movimentos. Conduta adaptativa: reao a novas situaes. Conduta pessoal-social: reao individual diante de outras pessoas. Conduta de linguagem: comunicao.

PROF.:LAURA/REJANE

1 trimestre: Olhar apagado; aos 2 meses no sorri, aos 3 meses no sustenta a cabea, estrabismo unilateral. 2 trimestre: rigidez de m.m., movimentos bruscos, mos permanentemente fechadas. 3 trimestre: hipotonia do tronco, no preenso em pina.

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

PROF.:LAURA/REJANE

You might also like