You are on page 1of 31

Curso Cidadania e Direito Educao

Diversidade racial na educao: um balano das polticas pblicas de reconhecimento

A negao tem sido um elemento central para fazer o mito da democracia racial funcionar.

Pesquisa realizada pela Fundao Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que h discriminao racial no pas, mas apenas 4% da populao se considera racista.

Cabelos de piaava! Com medo de ser rechaada em pblico, no contei professora, a tal ponto que a raiva fazia com que a violncia fsica fosse inevitvel. Parti para cima do menino e desferi golpes de raiva em cima dele. As professoras no eram amigas, no entendiam que tal ofensa me era prejudicial. Deformavam-me por dentro, tinha raiva at do choro que no conseguia controlar.

Cheguei a ouvir na escola que as famlias negras so desestruturadas que as famlias negras no tem sentimento de famlia, deixam as crianas soltas, desgarradas das responsabilidades de pertencer a uma estrutura familiar. E por isso so trombadinhas, ladras, por isso todos eles so negros.

Crianas negras vivenciam cotidianamente nas escolas duas formas de violncia: o silncio sob as prticas racistas, no responder a xingamentos, no ter a quem contar os atos sofridos; e os atos de violncia direta, no momento em que a reao se d na esfera da luta fsica. As diretoras de escolas e professoras chamavam as mes das meninas e diziam: Trancem os cabelos da menina, faam alguma coisa!

No conseguia entender por que meu cabelo era ruim ou por que meu nariz era feio, principalmente porque na escola onde estudei sempre era o nico aluno negro ou um dos nicos alunos negros da sala. Ironicamente, minhas notas sempre foram boas, talvez porque nesse sentido eu conseguia perceber que meu sucesso s dependeria de meus esforos e no do que os outros pensavam de mim, em todos os outros aspectos da minha vida, eu me considerava um jovem frustrado, era tmido, tinha poucos amigos, no tinha namorada e no me destacava nos esportes como os outros meninos.

Onde Estamos?

-Alterao da LDB pela Lei n. 10.639/2003 -Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana. -Lei 11.645/2008 -Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnicorraciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana

Princpios

Igual direito s histrias e culturas que compem a nao brasileira, alm do direito de acesso s diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros.

Educao de relaes etnicorraciais positivas.


Polticas de Aes Afirmativas, isto , polticas de reparaes, de reconhecimento e valorizao da histria, cultura e identidade. Reconhecimento implica justia e iguais direitos sociais, civis, culturais e econmicos, bem como valorizao da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compem a populao brasileira. E isto requer mudana nos discursos, raciocnios, lgicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.

Reconhecimento requer a adoo de polticas educacionais e de estratgias

pedaggicas de valorizao da diversidade, a fim de superar a desigualdade tnicorracial presente na educao escolar brasileira, nos diferentes nveis de ensino. Reconhecer exige que se questionem relaes tnicorraciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam esteretipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relao aos negros, prprios de uma sociedade hierrquica e desigual. Reconhecer tambm valorizar, divulgar e respeitar os processos histricos de resistncia negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais at as coletivas. Reconhecer exige a valorizao e respeito s pessoas negras, sua descendncia africana, sua cultura e histria. Significa buscar, compreender seus valores e lutas.

Raa

importante destacar que se entende por raa a construo social forjada nas tensas relaes entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito biolgico de raa cunhado no sculo XVIII e hoje superado. Cabe esclarecer que o termo raa utilizado com frequncia nas relaes sociais brasileiras, para informar como determinadas caractersticas fsicas, como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e at mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira.

Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Nacionais

O Plano tem como finalidade a institucionalizao da implementao da

Educao das Relaes tnicorraciais, maximizando a atuao dos diferentes atores Indica responsabilidades, focalizando competncias e responsabilidades dos sistemas de ensino, instituies educacionais. Orientaes para os diferentes nveis e modalidades. Eixos: 1) Fortalecimento do marco legal; 2) Poltica de formao para gestores e profissionais de educao; 3) Poltica de material didtico e paradidtico; 4) Gesto democrtica e mecanismos de participao social; 5) Avaliao e Monitoramento e 6) Condies institucionais.

Como chegamos? Importante destacar a luta dos movimentos sociais ao criar um conjunto de estratgias por meio das quais os segmentos populacionais considerados diferentes passaram cada vez mais a destacar politicamente as suas singularidades, cobrando que estas sejam tratadas de forma justa e igualitria. 1970 raa um conceito organizador das relaes sociais no Brasil Ressaltou-se a persistncia da discriminao racial na forma da limitao do acesso educao e da permanncia na escola entre os negros evidenciada pelos maiores ndices de analfabetismo, de excluso e repetncia escolar da populao negra. Seminrio O negro e a educao (SP, 1986); Educao e discriminao de negros(BH, 1987); Encontros Estaduais e Regionais de Entidades Negras, realizados no final da dcada de 1980 e que culminaram com o 1 Encontro Nacional das Entidades Negras (SP, 1991).

1988 Marcha Farsa da Abolio. Foto Janurio Garcia

Constituinte 1988 O negro e a Constituinte Subcomisso de Negros, Populaes Indgenas, Pessoas Deficientes e Minorias Obrigatoriedade do ensino de histria das populaes negras do Brasil inserese em um amplo projeto de resgate e valorizao da histria e cultura afrobrasileira e africana, assim como o respeito e conhecimento dos processos histricos de resistncia negra dos povos escravizados no Brasil.

1995 Apresentao do Programa de Superao do Racismo e da Desigualdade Racial

O Programa dirige uma crtica centralidade dos estudos e referenciais do mundo ocidental nos currculos escolares, que acaba por permear tambm a estrutura do sistema educacional que atende a esse modelo, na medida em que seu contexto apresenta uma lgica que reitera e confirma preconceitos.

Coloca-se a necessidade de reorganizao da escola a partir da diversidade, o que compreende a reviso da estrutura educacional, dos livros didticos, a implementao de programas de formao permanente de professores que os habilitem a tratar adequadamente a diversidade racial. Explicita-se tambm a necessidade de aes afirmativas.

Processo de discusso e elaborao da LDB 9.394/1996

VII Encontro Norte Nordeste de Educao

(...) o momento em que todo o Brasil se discute a educao, estamos s vsperas de uma nova Constituio e do debate sobre a LDB, e a escola no vai introduzir nossas questes, a no ser que ela seja forada pelos movimentos sociais. Temos que exigir que a LDB adote claramente nossas questes (Vicente, 1988, p. 32).

Parmetros Curriculares Nacionais Tema Transversal: Pluralidade Cultural (1997)

Superando o racismo na escola. Kabengele Munanga (Org.) (2000)

III Conferncia Mundial Contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e Intolerncia Correlata, 2001

Conferncia Nacional Preparatria para a Terceira Conferncia, no Rio de Janeiro, em 2001.

Declarao e o Programa de Ao de Durban

Instam em suas metas as naes unidas, outras organizaes internacionais e regionais e os Estados a compensarem a minimizao da contribuio da frica para a histria do mundo e da civilizao atravs do desenvolvimento e implementao de programas de pesquisa, educao e comunicao de massa abrangentes e especficos para disseminarem de forma ampla uma viso equilibrada e objetiva da importante e valiosa contribuio da frica para a humanidade.

O programa tambm exorta a reviso e a correo dos livros textos e dos currculos para a eliminao de elementos que venham promover racismo, discriminao racial ou reforar esteretipos. Os compromissos firmados em Durban colocam ao Estado brasileiro a necessidade de cumprir esses acordos, demonstrando no plano internacional a disposio do pas em fazer parte do grupo de pases que combatem todas as formas de discriminaes. Aps a Conferncia de Durban, o governo brasileiro apresentou um programa de ao afirmativa, e, ao final de 2001, diversos rgos federais adotaram o sistema de cotas raciais na contratao de funcionrios e distribuio de bolsas de estudo.

Balano da Interveno Governamental 1995-2002

GTI
Programa Nacional de Direitos Humanos Programa Brasil, Gnero e Raa Reconhecimento de Zumbi como heri nacional Plano Nacional de Direitos Humanos Programa Diversidade na Universidade PNLD Projetos educacionais em comunidades quilombolas

Balano da Interveno Governamental 1995-2002

Cor/Raa na declarao de nascidos e bitos.


Bolsas Instituto Rio Branco. Poltica de Sade para a populao negra/ Programa de Anemia Falciforme. Censo Racial dos servidores pblicos federais.

Balano da Interveno Governamental 2003 - Atual SECAD SEPPIR/SPM Coleo Educao para Todos

Traduo dos volumes de Histria Geral da frica


UNIAFRO CADARA

Desafios
Relao Causal entre cor e desigualdade. Insuficincia de recursos materiais e humanos. Descontinuidade de Programas. Estratgia articulada que promova a convergncia e a integrao das aes. A desigualdade racial no Brasil emerge como fruto de um processo complexo no qual se pode identificar a ao de fenmenos distintos: o racismo, o preconceito racial, a discriminao racial direta e a discriminao racial indireta.

Programas de Aes Afirmativas nas Universidades destinao oramentria especfica

- no h

Desafios

Relao Causal entre cor e desigualdade.


Insero da questo racial nas metas educacionais do pas, no Plano Nacional de Educao, no Plano de Desenvolvimento da Educao, nos planos estaduais e municipais, na gesto da escola e nas prticas pedaggicas e curriculares de forma mais contundente. SEPPIR/SPM - organismos tem tido pouca ou nenhuma influncia sobre as aes prioritrias governamentais, seja nas polticas sociais em curso, seja nas polticas econmicas e nos Planos de Acelerao do Crescimento PAC. Avaliao e Garantia de Recursos. Programas e polticas pblicas.

METAS EIXO 1 Incorporao dos contedos previstos nas diretrizes curriculares nacionais para a educao das relaes tnicorraciais e para o ensino de histria e cultura afrobrasileira e africana e das metas deste Plano na reviso do atual Plano Nacional de Educao (2001-2011) e na construo do futuro PNE (2012-2022).

Regulamentao da lei n 10.639/03 nas unidades federadas.


Criao pelo MEC e pelos sistemas de ensino de Programas de Formao Continuada de Professores, Gestores e Profissionais da Educao com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e para o Ensino da Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana.

METAS EIXO 1 Incluso no Sistema Nacional de Formao de Professores, sob a coordenao da CAPES, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnicorraciais e Histria da frica e Cultura Afrobrasileira e Africana Incluso como critrio para autorizao, reconhecimento e renovao de cursos superiores o cumprimento da lei n 9394/1996 (LDB) alterada pela lei n 10639/03 com base no Parecer n 03/2004 e Resoluo 01/2004 CNE/MEC. Introduo no ciclo do SINAES de critrios que avaliem a implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnicorraciais e Histria da frica e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

METAS EIXO 2

Incluso nos contedos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos de Ensino Superior que foram autorizados antes da LDB alterada, ou aqueles que no cumprem as prescries normativas, das orientaes contidas nas Diretrizes Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana.

METAS EIXO 3 Avaliao dos contedos (imagens, textos e mdias diversas) dos livros didticos e paradidticos inscritos nos Programas do Livro do MEC. Fomento produo de materiais didticos e paradidticos por professores(as), educadores(as), organizaes do movimento social negro, ONGs. Criao do Frum Nacional de Educao e Diversidade tnico-Racial como instncia de controle social e proposio de polticas.

4.2-Criao de Comisso Nacional de acompanhamento da implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana.

METAS EIXO 4 Criao do Frum Nacional de Educao e Diversidade tnico-Racial como instncia de controle social e proposio de polticas. Criao de Comisso Nacional de acompanhamento da implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana. Institucionalizao dos Fruns Estaduais e Municipais de Educao e Diversidade tnicorracial. Aprimoramento de mecanismos de transparncia quanto destinao e execuo dos recursos pblicos destinados ao alcance das metas do Plano Nacional de implementao da lei n 10.639/2003.

You might also like