You are on page 1of 31

Sistema de Lubrificao dos Motores de Combusto Interna

Sistemas auxiliares dos motores

SISTEMA DE LUBRIFICAO

O sistema de lubrificao tem como funo distribuir o leo lubrificante entre partes mveis do motor para diminuir o desgaste, o rudo e auxiliar no arrefecimento do motor.

Sistema de lubrificao

Nos motores de quatro tempos o leo lubrificante armazenado no crter e o fluxo de leo feito sob presso atravs de galerias existentes no motor. Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o leo lubrificante fica misturado com o combustvel no tanque.
LEO LUBRIFICANTE

4T OTTO-DIESEL

2T DIESEL

2T OTTO

CRTER

TANQUE

leos lubrificantes

So fluidos utilizados na lubrificao de motores e sistemas de transmisso.

Sistema de vlvulas

Sistema de transmisso

Funes dos leos lubrificantes


1. 2.

3.
4. 5.

Diminuir atrito: com conseqente diminuio do desgaste das partes em contato; Atuar como agente de limpeza: retirando carves e partculas de metais que se formam durante o funcionamento do motor; Resfriamento auxiliar: nos motores de 4 tempos; Vedao: entre os anis do pisto e a parede do cilindro; Reduo de rudo: amortece os choques e as cargas entre os mancais.

Especificaes do leo lubrificante


1. 2.

VISCOSIDADE: classificao SAE QUALIDADE: classificao API

SAE- Society of Automotive Engineers API- American Petroleum Institute

Viscosidade do leo lubrificante


Usa o padro da SAE; medida em funo da resistncia ao escoamento do leo; o tempo em segundos, para que uma certa quantidade de leo, numa dada temperatura, escoe atravs de um orifcio de formato e dimenses padronizados

Viscosmetro Saybolt Universal


TERMMETRO

AQUECEDOR

BANHO DE LEO

LEO P/ TESTE

ORIFCIO

Classificao SAE
Crter SAE 5W SAE 10W SAE 20 Transmisso SAE 75W SAE 80 SAE 90

SAE 30
SAE 40

SAE 140
SAE 250

SAE 50

A viscosidade do leo lubrificante vem estampada na lata. Quanto maior o nmero mais alta a viscosidade do leo.

Para motores turbinados ou aspirados; leo lubrificante multiviscoso: SAE 15W-40.

Qualidade do leo lubrificante


Com base na CLASSIFICAO API do Instituo Americano de Petrleo; Funo das condies em que o leo deve ser usado; Define os aditivos.

Classificao API
Em funo do ciclo do motor Motores do ciclo OTTO Motores do ciclo DIESEL Em funo do uso do trator Leve Mdio Pesado e intermitente Pesado e contnuo Muito pesado e velocidades elevadas e contnuas Extremamente pesados em grandes velocidades

API para motores OTTO


1. 2. 3. 4. 5. 6.

SA - Servios leves SB - Servios mdios SC - Servios pesados e intermitentes SD - Servios pesados e contnuos SE - Servios muito pesados e velocidades elevadas e contnuas SF - Servios extremamente pesados em grandes velocidades

API para motores DIESEL-Tratores


1.

2.
3. 4. 5. 6.

CA - Servios leves CB - Servios mdios CC Motor aspirado servio normal CD Motor aspirado servio pesado CE Motor turbinado servio normal CF Turbinado servio pesado
Seguir recomendaes do fabricante do trator

leos para motores de tratores


Ultramo Turbo Para motores turbinados ou aspirados operando em condies normais; leo lubrificante monoviscoso, SAE 10W, 20W, 30, 40 e 50. Classificao: API CF

Para motores aspirados operando em condies normais; leo lubrificante monoviscoso, SAE 10W, 30 e 40. Classificao: API CC

Tipos de aditivos
1.
2. 3. 4. 5.

Anti-oxidante Anti-corrosivo Ampliador de viscosidade Detergentes Anti-espumante

Tipos de sistemas de lubrificao


1. 2. 3.

4.

sistema de mistura com o combustvel; sistema por salpico; sistema de circulao e salpico; sistema de circulao sob presso.

Sistema de mistura com o combustvel


Utilizado nos motores de 2 tempos do ciclo OTTO; O leo misturado no combustvel na proporo de 1:20 a 1:40.

SISTEMA POR SALPICO


Utilizado em motores estacionrios monocilndricos de uso agrcola; Neste sistema o p da biela apresenta um prolongamento afilado denominado pescador; Uma bomba alimenta com leo o pescador; Ao girar o motor o leo borrifado pelo pescador nas paredes dos cilindros e nas demais partes mveis no interior do bloco.

Sistema de lubrificao por salpico

EIXO DE COMANDO DE VLVULAS

MANCAIS EXCNTRICOS MANCAIS FIXOS

PESCADOR

CALHA DE SALPICO

SUPRIMENTO DE LEO P/A BANDEJA DE SALPICO

FILTRO BOMBA

SISTEMA DE CIRCULAO E SALPICO

Neste sistema uma bomba fora a passagem do leo atravs de uma galeria principal contida no bloco do motor, ao mesmo tempo que abastece as calhas de lubrificao por salpico. Da galeria principal o leo, sob presso, direcionado a passar atravs do eixo de manivelas, do eixo de comando de vlvulas e do eixo dos balancins. O leo que escapa dos eixos pulverizado na parte superior das paredes dos cilindros, nos pistes e nos pinos das bielas.

SISTEMA DE CIRCULAO SOB PRESSO

Utilizado nos motores de tratores agrcolas; leo sob presso; Passa atravs dos eixos (manivelas, comando de vlvulas e balancins); A parte superior dos cilindros e dos pistes lubrificada pelo leo que escapa de furos existentes nas conexes das bielas com os pinos dos pistes; A parte inferior das paredes dos cilindros e dos pistes lubrificada pelo leo pulverizado de furos existentes nas conexes da rvore de manivelas com as bielas. Devido a longa distncia e diversas galerias percorridas pelo leo neste sistema, o requerimento de presso na maioria dos motores dos tratores varia de 15 a 40 psi, podendo em alguns casos chegar at 65 psi.

Sistema de circulao sob presso


EIXO DOS BALANCINS CAMES PISTO

GALERIA PRINCIPAL DE LEO VLVULA DE ALVIO RV.MANIVELAS BOMBA E FILTRO

Bomba de leo lubrificante


Localizada no crter; Acionada pelo movimento do eixo de manivelas ou pelo eixo pelo eixo de comando de vlvulas; Sua funo suprir leo lubrificante sob determinada presso as diversas partes do motor; As bombas de leo na sua maioria so do tipo de engrenagens.

Bomba de engrenagens

So constitudas por um par de engrenagens encerradas em uma caixa fechada; O leo entra por uma das extremidades da caixa e forado a passar entre as engrenagens; A medida que as engrenagens giram obtido o aumento de presso.

ENTRADA DE LEO BAIXA PRESSO

SADA DE LEO ALTA PRESSO

Filtro de leo lubrificante


Localizado na parte externa do bloco do motor; Tem como funo reter partculas indesejveis visando promover a limpeza do leo lubrificante; As impurezas reduzem significativamente a vida dos motores, desta forma os filtros devem sempre ser trocados de acordo com a recomendao do fabricante do trator.

Filtro de leo lubrificante


FILTRO

LEO FILTRADO

ALVIO

LEO NO FILTRADO

BOMBA DE LEO

DEPSITO DE LEO

Componentes
1. 2. 3.

4.
5. 6. 7.

Reservatrio de leo Bomba de leo Galerias Filtro de leo Vlvula de alvio Manmetro Radiador de leo ( em alguns sistemas)

Sistema de circulao sob presso

You might also like