You are on page 1of 91

Ttulo de Crdito

Cheque Ps-Datado

CHEQUE

Conceito

Cheque ordem de pagamento vista, emitida contra um banco, em razo de proviso que o emitente possui junto ao sacado; proveniente essa de contrato de depsito bancrio ou de abertura de crdito.

Fbio Ulhoa Coelho

MODELO DE CHEQUE

RELAO JURDICA
Sacado banco, que deve pagar, mas no responsvel pela solvncia. * Sacador o emitente/devedor do cheque. * Beneficirio o credor do cheque.

LEGISLAO APLICVEL

Lei Uniforme de Genebra (LUG) Decreto n 57.595/1966 para o exterior Lei Interna sobre Cheque(LIC) Decreto n 2.591/1912 Lei do Cheque (LC) Lei n 7.357/1985 j com as reservas estabelecidas, previstas ao Anexo II da LUG (Decreto n 57.595/1966 ).

REQUISITOS

Essenciais: LC (7.357/1985), art. 1 a denominao cheque. a ordem incondicional de pagar quantia determinada. nome do sacado. data de emisso. assinatura do sacador. Suprveis: LC (7.357/1985), art. 2 local de pagamento. local de emisso.

REQUISITOS
a denominao cheque. A inscrio da palavra cheque no texto do ttulo tem o objetivo de diferenciar o cheque de outros documentos sujeitos ao direito comum, e caracteriz-lo, para que, assim, ele possa gozar de vantagens especiais estabelecidas na lei de regncia. a ordem incondicional de pagar quantia Essa quantia deve ser lanada em algarismos e por extenso, prevalecendo, na hiptese de divergncia, o valor por extenso. Indicadas vrias quantias prevalece a de menor valor (art. 9 da Lei Uniforme (57.595/66) e art. 12 da Lei. 7.357/85). proibida a previso de juros para cobrir o lapso entre o saque do cheque e o pagamento pelo sacado. O art. 10, da Lei do Cheque assim dispe: "Considera-se no escrita a estipulao de juros inserida no cheque." nome do sacado. Na opinio de Fran Martins, a lei atual sobre o cheque no expressa a possibilidade de se emitir um cheque contra vrios sacados, alm do que, essa emisso poderia causar muitos problemas, principalmente no que diz respeito aos fundos disponveis do sacador em poder do sacado.

REQUISITOS
data de emisso. A indicao da data da emisso importante porque permite determinar se na ocasio o sacador tinha capacidade de se obrigar e, alm disso, essencial para se calcular o prazo de apresentao (Lei do Cheque, art. 33), o prazo de prescrio (Lei do Cheque, art. 59) e a preferncia no caso de concurso de dois ou mais cheques em soma superior aos fundos disponveis (Lei 7.357/85, art. 40). Para Fran Martins, um cheque com data incompleta no vlido, pois no fixa o dia que serve para se contar o prazo de apresentao e, consequentemente o de prescrio, assim ficaria o portador sem saber at quando poderia exercer direito regressivo contra os obrigados anteriores, ou agir contra o sacador. De forma contrria, Waldrio Bulgarelli, baseado no art. 13 da Lei Uniforme, leciona: "o cheque incompleto ou em branco vlido como cheque, desde que esteja completo at a sua apresentao." Na opinio de J. M. Othon Sidou: "mesmo sendo requisito essencial, cheque nenhum perderia na prtica a validade por falta desse requisito, visto como o portador, o maior interessado na incolumidade do ttulo, facilmente a supriria". E, com base no art. 16 da Lei do Cheque, afirma: "completada que seja, mesmo contrariamente aos acordos realizados entre sacador e beneficirio, a omisso estar suprida."

REQUISITOS
assinatura do sacador. O cheque deve conter a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatrio com poderes especiais (art. 1, VI, Lei 7.357/85). Para alguns doutrinadores este o requisito mais importante do cheque e que nele no pode faltar. Desta forma, se o cheque entrar em circulao, aqueles que assinarem posteriormente respondem ao portador pelo pagamento do mesmo. Havendo vrios endossantes, o que pagar ter o direito de agir contra os obrigados anteriores.

Suprveis: LC, art. 2


local de pagamento. Essa indicao, tem por finalidade fixar o local onde o portador deve apresentar o cheque para receber a importncia do mesmo. Esse lugar deve, em princpio, constar do texto do ttulo, mas se no cheque no contiver designao especial, entende-se que o lugar constante junto ao nome do sacado. Se forem indicados vrios lugares, o cheque pagvel no primeiro deles. No existindo qualquer indicao, o cheque deve ser pago no lugar de sua emisso (Lei 7.357/85, art. 2, I). local de emisso. Se o ttulo no trouxer tal indicao entende-se que foi passado no lugar designado junto ao nome do emitente. Se, entretanto, no houver no cheque indicao do lugar em que foi passado nem a meno de um lugar junto ao nome do sacador, o documento no ter o efeito de cheque, conforme estatui o art. 2, caput da Lei. 7.357/85.

Requisitos Lei do Cheque (art. 1 e 2)


Individualizao do tomador ao portador s Ex.: cheque abaixo de R$ 100,00. (lei 9.069/95 art. 69 PLANO REAL) Com a ausncia de um requisito formal - O cheque deixa de ser cambial, perdendo as caractersticas inerentes aos ttulos de crdito, mas pode servir como meio de documentao de uma obrigao civil ou comercial comum.

REQUISITOS

Denominao cheque. Ordem incondicional de pagar quantia determinada.

REQUISITOS

Quantia expressa em algarismos e por extenso: havendo divergncia, prevalece o extenso.

REQUISITOS

Duas quantias expressas por extenso: vale a de menor valor.

REQUISITOS

possvel ao emitente corrigir o valor do cheque, no verso (literalidade):

REQUISITOS

Nome do sacado.

REQUISITOS

Local de pagamento.

REQUISITOS

Data e local de emisso.

REQUISITOS

Local de emisso.

Se no houver local de emisso designado, considera-se emitido na praa de pagamento (Decr. 1.240/94, art. 5 - que promulgou a Conveno Interamericana sobre Conflitos de Leis em Matrias de Cheques)

REQUISITOS

Assinatura do sacador. cabvel a chancela mecnica.

FIGURAS INTERVENIENTES

SACADO (BANCO) LC (7.357/85):


Art. 6 - O cheque no admite aceite, considerando-se no escrita qualquer declarao com esse sentido.

Art. 29 - O pagamento do cheque pode ser garantido, no todo ou em parte, por aval prestado por terceiro, exceto o sacado, ou mesmo por signatrio do ttulo.

No existe a possibilidade de o banco assumir obrigao cambial. O devedor principal do cheque , portanto, o emitente.

FIGURAS INTERVENIENTES

SACADOR (EMITENTE)

CONTA CONJUNTA PRIMEIRA MODALIDADE:

Os titulares devem assinar o cheque em conjunto (Fulano e Beltrano): existe solidariedade entre os emitentes, tanto perante o banco como em relao ao portador.

FIGURAS INTERVENIENTES

SACADOR (EMITENTE) CONTA CONJUNTA SEGUNDA MODALIDADE: Os emitentes podem assinar o ttulo separadamente (Fulano e/ou Beltrano): somente h solidariedade perante o banco, estabelecida pelo contrato de conta-corrente. Efeitos: Qualquer dos correntistas pode movimentar a conta Caso pague cheque a descoberto, o banco pode cobrar de qualquer dos titulares.

FIGURAS INTERVENIENTES

SACADOR (EMITENTE)

CONTA CONJUNTA SEGUNDA MODALIDADE:

No existe solidariedade quanto emisso de cheques sem fundos:

O banco somente pode enviar ao CCF (Cadastro de emitentes de Cheque sem Fundos) o nome do correntista que assinou o cheque O portador do cheque somente deve protestar ou executar o ttulo em face de seu emitente.

FIGURAS INTERVENIENTES

BENEFICIRIO

O CHEQUE PODE SER EMITIDO: AO PORTADOR NOMINATIVO COM CLUSULA ORDEM NOMINATIVO COM CLUSULA NO ORDEM

TRANSMISSO

CHEQUE AO PORTADOR

LC (7.357/85):
Art. 8 - Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito: III - ao portador.

Lei n 9.069/95 (Instituiu o Plano Real):


Art. 69. A partir de 1 de julho de 1994, fica vedada a emisso, pagamento e compensao de cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem reais), sem identificao do beneficirio.

TRANSMISSO

CHEQUE AO PORTADOR

O ttulo circula pela mera tradio.

TRANSMISSO

CHEQUE NOMINATIVO ORDEM

LC (7.357/85):
Art. 8 - Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito: I - a pessoa nomeada, com ou sem clusula expressa ordem; Art. 17 - O cheque pagvel a pessoa nomeada, com ou sem clusula expressa ordem, transmissvel por via de endosso.

TRANSMISSO
CHEQUE NOMINATIVO ORDEM

O ttulo circula por endosso.


Lei 9311/96 CPMF revogada em 2008

TRANSMISSO

CHEQUE NOMINATIVO ORDEM

O ttulo transferido mediante endosso.

TRANSMISSO

CHEQUE NOMINATIVO NO ORDEM

LC (7.357/85):
Art. 8 - Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito: II - a pessoa nomeada, com a clusula no ordem, ou outra equivalente; Art. 17 - ... 1 - O cheque pagvel a pessoa nomeada, com a clusula no ordem, ou outra equivalente, s transmissvel pela forma e com os efeitos de cesso.

TRANSMISSO

CHEQUE NOMINATIVO NO ORDEM

O ttulo circula por cesso civil de crdito.

TRANSMISSO

CHEQUE NOMINATIVO NO ORDEM

O ttulo circula por cesso civil de crdito.

TRANSMISSO

ENDOSSO PSTUMO OU TARDIO

LC (7.357/85):
Art. 27. O endosso posterior ao protesto, ou declarao equivalente, ou expirao do prazo de apresentao produz apenas os efeitos de cesso. Salvo prova em contrrio, o endosso sem data presume-se anterior ao protesto, ou declarao equivalente, ou expirao do prazo de apresentao.

MODALIDADES DE CHEQUE

Cheque cruzado Cheque administrativo Cheque de viagem Cheque cauo Cheque visado Cheque para se levar em conta Cheque nominal Cheque ao portador

CHEQUE CRUZADO

O cheque cruzado em branco s poder ser pago a um banco ou a um cliente do sacado mediante crdito em conta;

O cheque com cruzamento em preto somente poder ser pago ao banco cujo nome constar no interior do cruzamento, ou, sendo este tambm o sacado, a um cliente seu, mediante crdito em conta.

CHEQUE CRUZADO

CRUZAMENTO EM BRANCO

CHEQUE CRUZADO

CRUZAMENTO EM PRETO

CHEQUE CRUZADO

PARA SER CREDITADO EM CONTA

CHEQUE ADMINISTRATIVO

b) cheque administrativo: aquele sacado pelo banco contra um de seus estabelecimentos; Sacador e sacado se identificam (ou se confundem) no cheque, mas o beneficirio outra pessoa; Somente pode ser emitido nominalmente;

CHEQUE ADMINISTRATIVO

Auto-saque ou cheque bancrio: um banco emite o ttulo contra si mesmo.

CHEQUE DE VIAGEM

Travellers check:

cheque de viagem (travellers checks) constitui espcie de cheque administrativo. Ele j traz um valor fixo impresso. Nele h duas assinaturas de seu comprador: no momento de sua emisso e no momento de seu desconto, quando se d a conferncia das duas assinaturas. O

CHEQUE DE VIAGEM

Travellers check:

CHEQUE CAUO

Cheque dado em garantia de dvida, com a aposio da expresso cheque cauo ou outra equivalente. Lei do cheque, art. 32.

CHEQUE VISADO

o banco sacado, a pedido do emitente ou do portador legtimo, lana e assina, no verso, declarao confirmando a existncia de fundos suficientes para a liquidao do ttulo (art. 7 da

Lei do Cheque). o sacado fica obrigado a reservar, da conta do sacador, numerrio suficiente para liquidao da cambial; S pode em cheque nominativo ainda no endossado

CHEQUE VISADO

Inobservncia do prazo para apresentao: no sendo apresentado no prazo legal, fica a instituio financeira exonerada das obrigaes assumidas com o visto. transcorrido o prazo para apresentao do cheque, o numerrio reservado para seu pagamento deve ser estornado para a conta do sacador. Natureza da responsabilidade da instituio financeira pelo cheque visado: o banco somente poder ser responsabilizado quando houver deixado de proceder reserva dos valores destinados ao pagamento da cambial por ele visada. Trata-se de responsabilidade civil, decorrente de ato ilcito, no possuindo, pois, natureza cambiforme.

CHEQUE PARA SE LEVAR EM CONTA

o cheque cujo pagamento deve ser feito exclusivamente na conta bancria designada pelo emitente entre as linhas cruzadas. Trata-se de medida que oferece extrema segurana ao pagamento

CHEQUE NOMINAL

o cheque dirigido a uma pessoa determinada, colocando-se o nome do beneficirio, e impondo-se ao sacado a verificao de quem o apresenta para o seu desconto.

CHEQUE AO PORTADOR

Cuida-se do cheque destinado a quem se apresentar portando-o. Da ser o beneficirio uma pessoa indeterminada.

MOTIVOS DE DEVOLUO
(principais)
11
12 13 14 20 21 22 28 29 31 44

insuficincia de fundos - 1 apresentao


insuficincia de fundos - 2 apresentao conta encerrada prtica espria (Compromisso Pronto Acolhimento) folha de cheque cancelada por solicitao do correntista contra-ordem ou oposio ao pagamento divergncia ou insuficincia de assinatura contra-ordem ou oposio ao pagamento motivada por furto ou roubo falta de confirmao do recebimento do talonrio pelo correntista erro formal de preenchimento cheque prescrito

CHEQUE PS-DATADO

CONCEITO

Cheque

pr-datado, ou ps-datado, como prefere parte da doutrina, o cheque emitido com clusula de cobrana em determinada data, em geral a indicada como data da emisso, ou a consignada no canto direito do talo. Srgio Carlos Covello

HISTRICO

O cheque ps-datado est longe de ser uma novidade ou uma inveno brasileira, pois, j no incio do sculo, Carvalho de Mendona fazia referncia existncia desses cheques na prtica comercial norte-americana. Da mesma forma, entendem Muguillo e Lorente, doutrinadores argentinos, que atribuem a criao do cheque ps-datado (cheque de pago diferido) ao Uruguai, e Thephilo de Azeredo Santos, que faz referncia a utilizao antiga desse instituto em pases como o Mxico e o Uruguai. No Brasil, a antiga Lei n 2.591 de 1912, previa o cheque com data falsa, em seu art. 6, punindo o emitente com multa de 10% (dez por cento) sobre o seu montante. A antiga Lei do Selo (Lei n 4.961/1966) penalizava no s o emitente com data falsa, mas tambm aquele que o acolhesse. Entretanto, como ensina Joo Eunpio Borges, a finalidade dessa punio era fiscal, com o nico objetivo de impedir a sonegao do imposto do selo. Antigamente restrito agiotagem, o cheque ps-datado o principal instrumento de concesso de crdito aceito pelas pequenas empresas no Brasil.

LEGISLAO

No Brasil, atualmente, no existe uma lei que regulamente o cheque psdatado. Lei 7.357/85, atual Lei do Cheque em seu art. 32, pargrafo nico. A regra vige ainda em nossos dias, a permitir que o beneficirio do cheque possa apresent-lo, mesmo que a data seja posterior estabelecida em Lei; logo, a data a posteriori no invalida o cheque nem o torna ineficaz, o que permite concluir que tanto a Lei Uniforme de Genebra, quanto a Lei 7.357/85 no probem o uso do aludido cheque, hoje de prtica diuturna. LUG Lei 57.663/66

(LUG Conveno destinada a regular certos conflitos de leis em matria de cheques):


Artigo 7
A lei do pas em que o cheque pagvel regula: 1) se o cheque necessariamente vista ou se pode ser sacado a um determinado prazo de vista, e tambm quais os efeitos de o cheque ser ps-datado;

LEGISLAO

Cdigo de Processo Civil: Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: I - a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque. Art. 35, III, do CDC: prev que, se o fornecedor recusar o cumprimento de sua oferta, no caso, apresentar o cheque antes da data combinada, lcito ao consumidor exigir a resciso do contrato, com a restituio do j pago, mais perdas e danos. Jurisprudncias. Smula 370 do Superior Tribunal de Justia (STJ): Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado. Trata-se de medida paliativa que no resolve de vez o problema, pois, referida smula no tem a fora de Smula Vinculante, servindo apenas como um norte para os juzes, os quais no esto obrigados a acat-la. Referida Smula foi editada pelo STJ, em razo do que preconiza a CF/88 em seu artigo 5, no inciso X, que: So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Preceitua a Smula 600 do STF: Cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas, ainda que no apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que no prescrita a ao cambiria.

TERMINOLOGIA

Cheque pr-datado

Costume comercial. Parte da doutrina. Preferido pela doutrina majoritria.

Cheque ante-datado

Cheque ps-datado

NATUREZA JURDICA

Civil

Perda da caracterstica cambial. No deixa de ser ttulo executivo extrajudicial.

Cambiria

Contratual
Acordo entre as partes

NATUREZA JURDICA

Est pacificado que a ps-datao do cheque significa uma conveno entre emitente e tomador, pela qual este se obriga a s apresentar o cheque na data estipulada, a despeito de, pela lei, poder faz-lo a qualquer tempo. Tal conveno, que geralmente se d oralmente, pode resultar at de publicidade do comerciante (CDC art. 30), mas efetiva-se com a declarao escrita do emitente, lanando a data futura no cheque e o nome do tomador, sendo aceita por este. E, se por um lado tal pacto no oponvel ao banco depositrio, por outro vlido entre as partes. Existe quase um consenso entre os doutrinadores e operadores do direito quanto natureza jurdica do cheque ps-datado, pois a grande maioria entende que a conveno entre o beneficirio e o emitente em relao ps-datao, desnatura o ttulo como cheque comum, mas no retira do ttulo as suas caractersticas de cambial, pois manter-se- como ttulo executivo extrajudicial, poder circular e ser apresentado desde logo ao sacado para pagamento.

MODALIDADES

Cheque emitido sem meno futura data de apresentao

MODALIDADES

Cheque emitido com meno futura data de apresentao

MODALIDADES

Cheque emitido com data futura

REGULARIDADE

Cheque emitido com data futura Cdigo Civil:


Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1 - Haver simulao nos negcios jurdicos quando: ... III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados.

REGULARIDADE

Cheque emitido com data futura

A LC: 7.357/85, em seu art. 32, reconhece a existncia da ps-data, sendo, portanto, o ttulo vlido na substncia e na forma:
Pargrafo nico. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emisso pagvel no dia da apresentao.

O cheque ps-datado existe, vale e eficaz.

Pontes de Miranda

RESPONSABILIDADE CIVIL

Cdigo Civil:
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.
Art. 251. Praticado pelo devedor o ato, a cuja absteno se obrigara, o credor pode exigir dele que o desfaa, sob pena de se desfazer sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

Smula 370 (STJ) : Caracteriza dano moral apresentao antecipada de cheque pr-datado.

APRESENTAO ANTECIPADA

Efeitos Cambirios LC: 7.357/85:


Art. 32 - O cheque pagvel vista. Considera-se noescrita qualquer meno em contrrio.

APRESENTAO ANTECIPADA

Efeitos Cambirios LC: 7.357/85, art. 32:


Pargrafo nico. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emisso pagvel no dia da apresentao.

APRESENTAO ANTECIPADA

Na Argentina e no Uruguai (Decreto-Ley 14.412/75, art. 72), a apresentao antecipada do "cheque de pago diferido" proibida, devendo o banco sacado negar o seu pagamento quando ocorrer tal situao. No Brasil, a lei permite a apresentao antecipada do cheque ps-datado. Contudo, o emitente que for prejudicado por essa atitude poder exigir indenizao do beneficirio com o qual havia convencionado a apresentao para pagamento em data futura. A conveno entre o emitente e o beneficirio, como retro referido, geralmente feita verbalmente e efetivada atravs da insero da ps-data no cheque. Poder, tambm, derivar de publicidade de comerciante, prtica comum em nosso pas, e que est prevista no Cdigo do Consumidor. O sacado nada tem a ver com a ps-datao do cheque, e deve pag-lo quando o mesmo lhe for apresentado; mas entre o emitente e o beneficirio existe uma obrigao, pois ambos contrataram dessa forma.

APRESENTAO ANTECIPADA

Efeitos Civis

Todo cheque emitido em virtude de um negcio jurdico. Existe um acordo de ps-datao celebrado entre emitente e favorecido, em que este se compromete a no depositar o cheque antes da data combinada, ou seja, assume uma obrigao negativa. A quebra deste acordo pode causar danos ao emitente, passveis de responsabilidade civil. O cheque, em si, no perde sua natureza cambiria mas pode servir de prova para o acordo de ps-datao estabelecido entre as partes.

PAGAMENTO DO CHEQUE

O cheque deve ser apresentado para pagamento no prazo do art. 33 LC: 7.357/85: Art . 33 O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar
do dia da emisso, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do Pas ou no exterior. Pargrafo nico - Quando o cheque emitido entre lugares com calendrios diferentes, considera-se como de emisso o dia correspondente do calendrio do lugar de pagamento.

O cheque deve ser apresentado a pagamento em 30 dias da emisso se for cheque da mesma praa e em 60 dias se for cheque de praas distintas; Considera-se da mesma praa quando o local da emisso o mesmo municpio onde se encontra a agncia pagadora do banco; E de praas distintas quando no coincidem o local da emisso e o da agncia pagadora art. 11, da Res. BC n. 1.682/90).

PAGAMENTO DO CHEQUE

Se o credor no observar esse prazos perder o direito de executar os endossantes e perder o mesmo direito contra o emitente do cheque (art. 47, II e pargrafo 3 LC: 7.357/85). Smula 600 STF Cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas, ainda que no apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que no prescrita a ao cambiria.

PAGAMENTO DO CHEQUE

Consequncias para o credor que no observar esses prazos (30/60 dias): a) perda do direito de executar os coobrigados do cheque (os endossantes e seus avalistas); b) perda do mesmo direito contra o emitente, se havia fundos durante o prazo de apresentao e eles deixaro de existir, em seguida ao trmino desse prazo, por culpa que no pode ser atribuda ao correntista, como a falncia do banco ou o confisco governamental (art.47, II, 3).

PAGAMENTO DO CHEQUE

Um cheque no apresentado durante o prazo legal pode ser pago pelo sacado, desde que no esteja prescrito e haja proviso de fundos; A apresentao do cheque pode ser comprovada por trs formas: 1) por declarao do banco, da falta de pagamento, datada e escrita); 2) por declarao expressa da cmara de compensao (LC: 7.357/85 - art. 34 - Art. 34 A apresentao do cheque cmara de compensao equivale apresentao a pagamento; 3) pelo protesto.

PRESCRIO

Em geral, o ps-datado segue a regra da prescrio. Exceo: cheque emitido com data futura, caso seja apresentado antes da data de emisso. A prescrio ter seu termo inicial contado a partir da primeira apresentao. Divergncia doutrinria: Prazo de apresentao + 6 meses (Fbio Ulhoa Coelho).

Somente 6 meses.

PRESCRIO

Cheque ps-datado apresentado antes da data lanada como emisso, para fins de clculo do prazo prescricional, considera-se como data de emisso do ttulo no a que nele consta, mas a da sua apresentao para pagamento.

ASPECTOS PENAIS

Cdigo Penal, artigo 171, 2, VI:

Condutas punveis:

Emitir cheque sem proviso de fundos. Frustar o pagamento do cheque.

Pena:

1 a 5 anos, e multa.

ASPECTOS PENAIS BRASIL

Jurisprudncia:

Cheque ps-datado, apenas para efeitos penais, deixa de ser ordem de pagamento vista, tornando-se mera garantia de dvida ou promessa de pagamento.
No havendo fraude, no se configura o crime (Smula n 246/STF). Extino do processo penal: pagamento antes do recebimento da denncia (Smula n 554/STF). Atenuante: pagamento efetuado julgamento (CP, art. 65, b). antes do

ASPECTOS PENAIS BRASIL


Modalidades de sustao LC: 7.357/85:

a) revogao ou contra-ordem (art. 35): ato exclusivo do emitente do cheque, mediante aviso ou notificao, apontando as razes; Gera efeitos apenas aps o prazo de apresentao; antes, o sacado dever pagar.
b) oposio (art. 36): este ato pode ser praticado pelo emitente ou portador, mediante aviso escrito, fundado em relevante razo de direito (ex.: extravio, roubo do ttulo, falncia do credor, desacordo comercial, etc.); Produz efeitos a partir da cientificao do banco, desde que anterior liquidao do ttulo.

ASPECTOS PENAIS BRASIL

Ateno: a sustao pode configurar crime de fraude no pagamento por cheque (CP, art. 171, 2, VI) se o emitente ou o portador agirem dolosa e fraudulentamente;
Em ambas as modalidades (revogao ou oposio) o banco no pode questionar a ordem, devendo cumprila.

ASPECTOS PENAIS BRASIL

Meio de prova: o cheque pode servir como instrumento de prova de pagamento e de extino da obrigao (cf. art. 28); Se o cheque indicar a obrigao a cujo pagamento ele se refere, prova a extino da obrigao.

CHEQUE SEM FUNDOS

Regra geral, o pagamento por cheque tem efeito pro solvendo, ou seja, at sua liquidao, no se extingue a obrigao a que se refere;
As partes podem ajustar que o pagamento de determinada obrigao por cheque tenha efeito pro soluto, hiptese em que restar ao credor da obrigao um direito cambial, caso o cheque no seja liquidado por insuficincia de fundos;

CHEQUE SEM FUNDOS

Se se tratar de cheque ps-datado, apresentado antes da data lanada como emisso, para fins de prescrio, considera-se como data de emisso no a que nele consta, mas a da sua apresentao a pagamento;
Computam-se, ento, 30 ou 60 dias e em seguida, 6 meses. Art . 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expirao do prazo de apresentao, a ao que o art. 47 desta Lei assegura ao portador.

LOCUPLETAMENTO SEM CAUSA

Aps o decurso do prazo prescricional, ser admissvel ao com base no locupletamento sem causa, no prazo de 2 anos (LC: 7.357/85,art. 61 - Art . 61 A ao de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o nopagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrio prevista no art. 59 e seu pargrafo desta Lei.), a partir do vencimento do prazo prescricional; A ao de conhecimento com fundamento cambial; qualquer coobrigado pode ser acionado; Prescrita a ao de enriquecimento ilcito, existe a possibilidade de ao fundada na relao causal, feita a prova do no pagamento, por meio da ao monitria (CPC, art. 1.102).

FRAUDE

A emisso de cheque sem fundos tipificada como crime de fraude por pagamento de cheques (CP, art. 171, 2, VI recluso de 1 a 5 anos, alm de multa); modalidade dolosa; O pagamento do cheque at o recebimento da denncia importa extino de punibilidade; A fraude elemento do tipo, de sorte que o conhecimento, pela vtima, da insuficincia de fundos importa a descaracterizao da emisso como crime; Neste sentido, a emisso de um cheque ps-datado no comportamento criminoso.

CHEQUE SEM FUNDOS

A Res. BC n. 1.682/90 estabelece que o emitente de cheque sem fundos est sujeito ao pagamento da taxa devida a cada devoluo, alm da inscrio no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); O correntista que tiver um cheque devolvido por duas vezes por insuficincia de fundos e aquele que incorrer em prtica espria devem ser inscritos no CCF, perdendo o direito a talonrio; O banco no est obrigado a resolver o contrato de conta corrente respectivo, salvo se o Banco Central determinar o seu encerramento.

CHEQUE POS-DATADO

A Lei n 7.357/85, todavia, reputa nula qualquer conveno contrria liquidao vista da obrigao espelhada no cheque (art. 32 da Lei do Cheque).

A jurisprudncia protege. Apresentao antecipada Responsabilidade Civil

CHEQUE POS-DATADO

Obrigaes da instituio financeira: Art. 32 da LC: 7.357/85 - o banco deve receber e, havendo Fundos, liquidar a obrigao. Caso o documento seja apresentado antes da data avenada, nenhuma responsabilidade ter o sacado em virtude do fato. Responsabilidade do tomador: O tomador ser responsabilizado pelos prejuzos decorrentes da prematura apresentao da crtula ao sacado. Ele assumiu obrigao de no fazer (consistente na no apresentao da cambial antes da data convencionada), devendo responder pelos prejuzos, morais e matrias, decorrentes do inadimplemento de tal avena.

CHEQUE PS-DATADO
Ttulo de crdito Lei n 7.357/85. Em uma leitura compassada, percebemos que ela no veda expressamente a utilizao do cheque ps-datado e, portanto, sua validade, operando como ttulo de crdito, exigvel extrajudicialmente, nos termos do artigo 585 do Cdigo de Processo Civil. o que apregoa categoricamente Pontes de Miranda, o cheque ps-datado existe, vale e eficaz. Pois tm caractersticas de um ttulo de crdito, como: I lei que determina sua existncia jurdica (Lei n. 7.357/1985) e que regula sua utilizao, possuindo a Lei Uniforme de Genebra (1931), como fonte primria de sua estrutura; II aplicao ao cheque, de institutos tpicos dos ttulos de crdito, como o endosso e o aval (declaraes cambiais); III ser documento necessrio para o exerccio nele mencionado, ou seja, possuir cartularidade, incorporao, literalidade e autonomia. O cheque um ttulo de crdito dotado de cartularidade ou incorporao, de formalismo, de literalidade, de abstrao, de autonomia, de solidariedade cambial, e de inoponibilidade das excees pessoais, pelo fato de que o obrigado do ttulo no pode recusar o pagamento ao portador alegando relacionamento pessoal com os signatrios anteriores.

CHEQUE PS-DATADO
Promessa de pagamento de dvida
Sua primeira funo a de meio de pagamento, constituindo pela compensao um meio de liquidao de dbitos e crditos e posto a circular pelo endosso, operando como ttulo de crdito. Essa compensao se d, porque as pessoas ao invs de circular com dinheiro para liquidar suas obrigaes, o fazem atravs do cheque, dando uma ordem de pagamento a ser cumprida pelo sacado. Tem, assim, as funes de ser o cheque um meio de pagamento econmico, funcional e acessvel. Cabe ressaltar que o cheque no representa moeda, e sim um instrumento de pagamento, Martins define bem dizendo que: Cheque apenas uma ordem de pagamento, e na realidade esse pagamentos s se verifica quando a ordem cumprida, seja com a entrega real do dinheiro, seja com o lanamento em conta da importncia mencionada no cheque. O cheque instrumento probatrio eficaz para demonstrar a existncia de pagamentos, e tornou-se um meio de pagamento usual pela populao brasileira, visto substituir com vantagem a circulao de moeda corrente pela segurana que oferece, ainda mais nos dias de hoje em que circular com recursos em espcie est cada vez mais perigoso. Essa atribuio do cheque como ordem de pagamento vista (art. 32, LC: 7.357/85), com o decorrer dos anos, passou paulatinamente a ser desvirtuada pelo comrcio, haja vista sua constante utilizao como promessa de pagamento, afim de alavancar vendas e abrir novas linhas de crdito.

CHEQUE PS-DATADO
Garantia de pagamento de dvida
Mamede bem nos ensina: Diante de um ttulo de crdito, a pessoa no precisa, em tese, preocupar-se com toda uma gama de questes que poderiam ser-lhe incidentes, pois na face do papel esto inscritos, nos limites disciplinados pela lei, todos os elementos indispensveis compreenso jurdica do problema [...] Fundamentalmente, o ttulo de crdito a expresso literal de uma obrigao, pois o que no est no ttulo, no est no mundo. Em decorrncia da Literalidade, o devedor tem a garantia de que at a data do vencimento, no lhe ser exigido obrigao cambiria em valor superior ao que est literalmente expresso no documento. Por outro lado, o credor tem a garantia de que o devedor na data aprazada lhe pagar a efetiva quantia expressa no ttulo de crdito, sob pena de incorrer obrigaes adicionais, a exemplo de juros, multa e honorrios advocatcios. At mesmo o Superior Tribunal Federal (STF), em sua smula 246, tem considerado o cheque ps-datado como documento legitimo, visto que, quando emitido em garantia de dvida, no se configura como um ilcito penal. Para garantia da negociao pertinente ser realizada a ps-datao no corpo da crtula no momento do acordo, visto que apresenta maior segurana jurdica ao emitente, no momento da arguio da prova.

CHEQUE PS-DATADO
Diferena entre elas: H doutrinadores que negam a condio de ttulo de crdito ao cheque, considerando-o um meio de pagamento, pensar desta forma seria ignorar as demais formas de utilizao do cheque criadas pela sociedade, observando-se e valendo-se apenas da sua forma de utilizao mais comum. Costa justificando os argumentos de seu conceito sobre cheque, explica que: Alguns autores atribuem ao cheque carter de ordem de pagamento vista, negandolhe por isto a natureza de ttulo de crdito. Ordem de pagamento o teor da declarao cambial inicial, que equivale emisso do cheque e no ao ttulo em si. Se fosse assim, a letra de cmbio no passaria tambm de uma ordem de pagamento, pois o teor de sua declarao inicial implica tambm numa ordem de pagamento. A principal diferena existente entre os conceitos exposto acima, como se pode ver reside em qual teoria o cheque se encaixa: a da ordem de pagamento, ou a da promessa unilateral, o que acaba se tornando piv de outra questo sobre a natureza jurdica do cheque, ou seja, a deste documento ser ou no um ttulo de crdito. Ento, temos o cheque como ttulo de crdito, tendo a funo de promessa de dvida, e com sua literalidade a garantia de pagamento de dvida.

CONCLUSO

Com o passar do tempo, pela facilidade e agilidade em conceder crdito, livre dos atravancos da burocracia exigida pelos bancos e instituies financeiras, das altas taxas de juros financeiros e das que so cobradas pelos cheques especiais, os empresrios, comerciantes e prestadores de servios, viram no cheque ps-datado uma forma simples de atrair clientes nas compras e vendas a prazo, incrementando o comrcio e a circulao de bens e servios. Por meio da Lei n 7.357/85, em seu artigo 32, o cheque continua sendo uma ordem de pagamento vista, e que, a ps-data nele lanada funciona apenas como um contrato entre as partes: emitente e tomador ou beneficirio, as quais acordam que sua apresentao ao banco sacado dever ocorrer em uma data futura para pagamento, tanto que se for apresentado antes e tendo suficiente proviso de fundos ser pago, pouco importando a ps-data nele assinalada.

CONCLUSO

O cheque desfruta dos atributos e princpios atinentes aos demais ttulos de crdito em sua circulao cambiria, comportando aval e endosso, exceto o aceite. Por ser um ttulo de crdito formal e de modelo vinculado, somente ser vlido e eficaz quando impresso em papel do banco sacado, diferentemente da criao de outros ttulos que podem ser feita em qualquer papel, no se exigindo para suas validades e eficcia a mesma rigidez imposta por lei ao cheque. Verifica-se que existem divergncias doutrinrias quanto a sua condio de ttulo crdito; parte entende ser o cheque uma ordem de pagamento, o qual s adquire a condio de ttulo de crdito quando posto em circulao por meio do endosso e do aval (ttulo de crdito imprprio); enquanto outra parte, seguindo a doutrina moderna, reconhece-o como verdadeiro ttulo de crdito conforme preceitua o artigo 585, inciso I, do Cdigo de Processo Civil que o considerou como ttulo executivo extrajudicial, em p de igualdade com a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata e a debnture.

CONCLUSO

Ento, perante a lei e os doutrinadores modernos, tem-se que o cheque um ttulo de crdito e quanto ao cheque ps-datado, os tribunais j de algum tempo, vm reconhecendo que sua apresentao antecipada, no desnatura sua condio de ordem de pagamento vista, mas que isto inegavelmente gera graves danos morais e at materiais ao correntista emitente, o que tambm de modo geral corroborado pelos doutrinadores. O costume de se ps-datar o cheque tem relevncia social e jurdica, tanto que a quebra de contrato entre o emissor e o tomador ou beneficirio geram danos e as lides buscando indenizaes sobrecarregam o Poder Judicirio, j bastante atarefado em seu cotidiano. Tal fato facilmente comprovado, basta verificar os inmeros julgados dos tribunais a esse respeito, chegando ao ponto do Superior Tribunal de Justia, no ms de fevereiro de 2009 editar a Smula 370: Caracteriza dano moral a apresentao antecipada do cheque pr-datado. Trata-se de medida paliativa que no resolve de vez o problema, pois, a referida smula no tem a fora de Smula Vinculante, servindo apenas como um norte para os juzes, os quais no esto obrigados a acat-la.

You might also like