You are on page 1of 16

DIVISO DO ESQUELETO

SISTEMA ESQUELTICO

CABEA

O crnio uma estrutura ssea que protege o crebro e forma a face. Ele formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manuteno da sua forma. Esses ossos se encontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crnio de um beb ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.

CABEA

maioria dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crnio mais forte, alguns desses pares, como os dos ossos frontais, occipitais e esfenides, fundem-se num osso nico. Os pares de ossos cranianos mais importantes so os parietais, temporais, maxilares, zigomticos, nasais e palatinos. Os ossos cranianos so finos mas, devido a seu formato curvo, so muito fortes em relao a seu peso como ocorre com a casca de um ovo ou o capacete de um motociclista.
A

OSSOS DA CABEA

OSSOS DA CABEA

TRONCO

Formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. O tronco e a cabea formam o esqueleto axial.
Coluna Vertebral

Ou espinha dorsal, constituda por 33 ossos (as vrtebras). A sobreposio dos orifcios presentes nas vrtebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula nervosa.

COLUNA VERTEBRAL

COLUNA VERTEBRAL

TRONCO: COSTELA E OSSO ESTERNO

A costela e o osso esterno protege o corao, os pulmes e os principais vasos sanguneos. A musculatura da caixa torcica responsvel, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratrios. A caixa torcica formada pelas costelas, que so ossos achatados e curvos que se unem dorsalmente coluna vertebral e ventralmente ao esterno. A maioria das pessoas possui 12 pares de costelas. Algumas tem uma extra (mais comum em homens do que mulheres). Os dois ltimos pares de costelas so ligados coluna vertebral, no se ligam ao esterno (as costelas flutuantes).

MEMBROS

Membros Superiores e Inferiores


Os

ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

MEMBROS

Membros Superiores

Composto por brao, antebrao, pulso e mo. O brao s tem um osso: o mero, que um osso do membro superior. O antebrao composto por dois ossos: o rdio que um osso longo e que forma com o cbito (ulna) o esqueleto do antebrao. O cbito tambm um osso longo que se localiza na parte interna do antebrao. A mo composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituda por oito ossos dispostos em duas fileiras), so uma poro do esqueleto que se localiza entre o antebrao e a mo. O metacarpo a poro de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.

MEMBROS INFERIORES

MEMBROS INFERIORES

So maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e p. A coxa s tem um osso - o fmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilide. O fmur tem volumosa cabea arredondada, presa a difise por uma poro estreitada - o colo anatmico. A extremidade inferior do fmur apresenta para diante uma poro articular - a trclea - que trs dois cndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fmur o maior de todos os ossos do esqueleto.

MEMBROS INFERIORES

So maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e p. A coxa s tem um osso - o fmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilide. O fmur tem volumosa cabea arredondada, presa a difise por uma poro estreitada - o colo anatmico. A extremidade inferior do fmur apresenta para diante uma poro articular - a trclea que trs dois cndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fmur o maior de todos os ossos do esqueleto. A perna e composta por dois ossos: a tbia e a fbula (pernio). A tbia o osso mais interno e a fbula o osso situado ao lado da tbia. Os dedos so prolongamentos articulados que terminam nos ps. O p composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso a parte do p situada entre o tarso e os dedos. O tarso a poro de ossos posterior do esqueleto do p.

MEMBROS SUPERIORES

CINTURA PLVICA

Cintura Plvica ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres mais larga, o que representa adaptao ao parto.

Fonte: www.webciencia.com

You might also like