You are on page 1of 18

Ps-Graduao em Controladoria Disciplina: Didtica do Ensino Superior

Tema da Aula:

O gerenciamento do tempo
EQUIPE:
ADRIANA OLIVEIRA DARY RODRIGUES WELLIGTON FERREIRA

PEDRO PAULO MORALES


SONIA SCHRAMM ROSANA MITIDIERE

O gerenciamento do tempo
O tempo o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Agora j passou e no tem dinheiro no mundo que possa comprar este minuto de volta. Aprender a administrar o tempo uma das aes mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negcios e na vida. Vejamos alguns conceitos importantes para o bom aproveitamento do nosso tempo.

O gerenciamento do tempo
A bssola A BSSOLA, representa nossa viso, valores, princpios, misso, conscincia e direo (como CONDUZIMOS nossa vida em direo ao que importante). O relgio O RELOGIO representa os compromissos, as reunies, os horrios, as metas e as atividades (como GERENCIAMOS nosso tempo).

O gerenciamento do tempo
Princpio Princpios so as leis naturais da vida, ou seja, como utilizamos estas leis para atingir a qualidade de vida. Um desses princpios a LEI DA FAZENDA: "para colher necessrio semear e cultivar" Misso

Misso a direo que desejamos imprimir a nossa vida, ou seja, viver orientado pela BUSSOLA. 4

O gerenciamento do tempo
Importncia O significado da importncia de uma tarefa ou atitude para a vida esta ligada aos objetivos de longo prazo que temos o seja aquilo que realmente vai contribuir para modificar a nossa vida. Urgncia.

A urgncia tem seu significado ligado correria com que tomamos as decises, existem pessoas que gostam de resolver assuntos pendentes sob presso, com aquela adrenalina correndo nas veias e quando essas pessoas no esto resolvendo assuntos urgentes no se julgam importantes.

O gerenciamento do tempo
O Paradigma da importncia. Grande parte das coisas importantes que contribuem para nossos objetivos globais e do riqueza e sentido a vida em geral no nos pressiona, no nos influencia. Como no so "urgentes", somos nos que as influenciamos, e muitas vezes as protelamos para um futuro incerto ("quando tivermos tempo..."). Sndrome da urgncia.

Algumas pessoas esto to acostumadas com a adrenalina que circula pelas veias enquanto debelam as crises, que se tornam dependentes desta sensao de euforia e energia 6

O gerenciamento do tempo
Planejamento do tempo Como sempre, a importncia do planejamento no pode ser descartada. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as aes para a realizao da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos. Agenda diria Para planejar bem o seu tempo, desenvolva o hbito de manter uma agenda diria, faa assim: No comeo do dia, escreva uma lista de tudo o que quer realizar. Faa desta sua primeira atividade, antes de qualquer coisa.

No final do dia, veja tudo o que conseguiu fazer e transfira para o dia seguinte o que no foi feito.

O gerenciamento do tempo
O tempo perdido no se encontra nunca mais. (Benjamin Franklin)

Os ladres de tempo, os chamados desperdiadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficcia, comprometendo suas metas, causando-lhe at mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores mapeados e se esto presentes em sua vida:
1. 2. 3. 4. Interrupes Comunicao Deficiente Reunies Telefone/Celular E-mail/Internet e Intranet

5.

O gerenciamento do tempo
Alguns economizadores de tempo

- Utilizao de agenda
- Fazer relao de afazeres

- Definio de metas
-Definio e acompanhamento de prioridades. - Organizao das tarefas - Organizar as informaes usadas com freqncias

para t-las mo

O gerenciamento do tempo
Alguns desperdiadores de tempo

- Falta de planejamento
- Indisciplina

- Indefinio de objetivos
- Indefinies de prioridades - M utilizao dos recursos (telefone, fax, xerox,

computador)

10

O gerenciamento do tempo
Solues prticas
Estabelea metas anuais,

Estabelea incio e fim para as

mensais, semanais e dirias - Programe as atividades do dia em funo dessas metas - Relacione as atividades do dia - Identifique as atividades mais importantes e priorizeas - Controle diariamente as atividades realizadas - Saiba onde seu tempo realmente empregado

atividades - Melhore suas rotinas e hbitos de trabalho - Seja realista e esteja consciente das limitaes do tempo disponvel - No inclua atividades em excesso. Evite frustraes. - Preveja uma pequena reserva de tempo para imprevistos

11

O gerenciamento do tempo
Matriz de gerenciamento de tempo O Criador da Matriz de Gerenciamento do Tempo foi General Eisenhower cujo podemos atribuir a seguinte frase :
O importante raramente urgente e o urgente raramente importante.

Imaginemos um quadrado dividido em quatro partes iguais, e a cada parte chamaremos de quadrante. Em cada quadrante colocaremos as atividades classificadas como: 1) Nem importante e nem urgente
2) No importante, mas urgente 3) Importante, mas no urgente

12

4) Importante e urgente

O gerenciamento do tempo
Matriz de gerenciamento de tempo Quadrante 1: Quadrante do Stress, onde ns gerenciamos, executamos ou respondemos s tarefas importantes que se tornaram urgentes por no terem sido resolvidas a tempo. Estratgia: resolva agora.

13

Quadrante 2 : Quadrante da Qualidade, onde planejamos, antecipamos e tomamos aes preventivas para evitar futuros problemas. Gastando mais tempo neste quadrante, aumentamos nossa capacidade de fazer o melhor, com mais qualidade e produtividade. Ignorar este quadrante tem como resultado o aumento do stress e criao de novas crises, Falhar neste quadrante, significa transferir tarefas para o Quadrante 1 (Stress). Estratgia: prepare uma agenda para estas atividades.

O gerenciamento do tempo
Matriz de gerenciamento de tempo Quadrante 3: Quadrante da Iluso, a agitao e os gritos de urgncia criam a iluso de importncia. Algumas coisas aqui podem ser importantes para outras pessoas, mas no para voc Estratgia: em alguns caso diga no com diplomacia, em outros delegue. Quadrante 4: Quadrante do Desperdcio, perdas de tempo com assuntos triviais, atividades improdutivas e sem valor . Estratgia: eliminar ou reduzir ao mnimo indispensvel para o verdadeiro lazer.

14

O gerenciamento do tempo Crises


Preveno.

Problemas Urgentes Projetos com data marcada


1

Identificao de novas oportunidades

SIM
2

No e recreao Planejamento

URGENTE

SIM

Stress
Importante

Qualidade

Interrupes e Telefones
No

Relatrios e Correspondncia Questes Urgentes Atividades Populares

Iluso

Desperdcio

Detalhes, pequenas tarefas


Correspondncia Perda de tempo Atividades agradveis

15

O gerenciamento do tempo
O que aprendemos com a Lio do Vaso
. PRECISO CRIAR UMA ESTRUTURA DE TOMADA DE
DECISOES: temos sempre mais demandas do que tempo disponvel. Assemelha-se a situao da pessoa que tem um recipiente vazio, e pedras e areia para acomodar dentro dele. Se iniciar pela areia e depois colocar as pedras, sobram pedras. Se iniciar pelas pedras e depois colocar a areia, esta preenche os vazios, acomodando as pedras e, possivelmente, toda a areia. As pedras so as coisas importantes, suas metas para a semana. A areia representa as urgncias.

16

Mensagem Final
Ganhar a vida significa, antes de mais nada, reaproximarse de sua matria-prima: o tempo. O tempo, esse bem to raro que o homem mais rico da Terra no pode comprlo, alm de um certo limite. Sempre me fascinaram as reaes dos que correram perigo de vida e renascem dispostos a mudar seus destinos radicalmente. O tempo ento sua primeira conquista." (Rosiska Darcy de Oliveira, autora do livro Reengenharia do Tempo.)

17

Obrigado !

18

You might also like