You are on page 1of 22

GESTO QUNTICA

Fsica Quntica e Estratgia


A essncia Fsica Quntica e da Estratgia a forma de pensar do gestor, entender seus modelos mentais e como eles podem ser aprimorados para maior compreenso do universo da organizao.

A Empresa Atual
A essncia da atividade do administrador tem sido desenhar e implementar sistemas de trabalho, organizar fluxos e processos, para que a empresa, estruturada internamente possa competir no mercado. Mas no momento em que o meio ambiente no qual a empresa atua muda drasticamente em tudo, como esta acontecendo hoje, mudando to rapidamente que no conseguimos nem entender o processo de mudana, ento nossa lgica de atuao ter de mudar tambm, e ser uma mudana muito mais radical, a chamada reengenharia.

A Empresa Atual
A lgica da complexidade muda de acordo com o que de fato interessa para a empresa: estratgias e inovaes. A empresa vista como um organismo competindo por recursos em um meio muito mais hostil do que aquele com o qual nos acostumamos, no qual um certo talento para truques de marketing bastava para nos tornar gestores de sucesso.

A Empresa Atual
Na empresa hoje, no h mais problema isolado. Todo problema interage com outros, sendo efeito e causa ao mesmo tempo. Todo problema , portanto, parte de um conjunto de problemas inter-relacionados. Um sistema de problemas interagindo em muitos nveis. isso que identifica a complexidade da empresa de hoje.

A Empresa Atual
Toda essa proliferao de modismos e solues salvadoras hoje, s tocam de leve o problema maior do mundo empresarial: Tentar lidar com a complexidade do mundo no inicio do sculo XXI,
Seguindo o mesmo caminho que dirigia a lgica das organizaes na dcada de 20, noventa anos atrs. Nossos modelos de empresas no reconhecem essa complexidade. Ainda esperamos solues salvadoras.

A Empresa Atual
A cincia sinaliza que o que est ocorrendo no mundo empresarial guarda uma analogia com eventos que ocorreram em outros domnios e pegaram os protagonistas despreparados para a avalanche de novidades e surpresas que se seguiram. A dinmica tal que as fronteiras da edge of chaos passaram a se mover rpido, e o sistema s tem uma chance se quiser sobreviver: acompanhar a mudana, passo a passo reagindo em sintonia com ela.

A Empresa Atual
A empresa tem que agir como um sistema que se autoorganiza. Sistema inteligente que sabe processar a informao que chega de fora e us-la para se auto renovar.
Saber lidar com a informao o ingrediente vital para a sobrevivncia.

A cincia se interessa em descobrir padres comuns entre coisas to diferentes como a Fsica e a Empresa.
Estamos interessados em sistemas que, para evoluir e sobreviver, precisa aprender a jogar com seu meio ambiente.

A Lgica Quntica
A forma de ver a natureza inspirada no insight quntico diz tambm que quanto mais determinado estiver o sistema em um aspecto, menos determinado ele estar no aspecto complementar. Partcula e Onda - PARADOXO QUNTICO

Em diferentes contextos, as coisas podem oscilar entre atributos partcula e atributos onda.

A Lgica Quntica
As empresas tambm possuem estes aspectos, quanto mais observamos a vida das empresas de hoje, mais percebemos como elas esto ainda distante de uma concepo como as que esto sugerindo.
Somos instintivamente mecanicistas. Enfatizamos o ponto de vista certo. nico. Apenas uma maneira de olhar as coisas e interpret-las. Uma afirmao verdadeira ou falsa, no conseguimos obter um equilbrio. Nada de nuance ou paradoxo.

A Lgica Quntica
O contexto quntico oposto de tudo isso.
Ele fludo.

Nele no h lugar para formulas e checklists.


Nada de faa isso, este o caminho.

O engajamento participativo com as coisas, com as pessoas, com os eventos, que cria a realidade.
O sucesso s pode emergir de um contexto que seja rico em relaes.

A Empresa Quntica
Heisenberg (1915) confessava sua dificuldade de lidar com as novas realidades que estavam surgindo.
Heisenberg era um gnio e teve dificuldades. Einstein, que muitos consideram como a mente mais poderosa que jamais existiu, no conseguiu lidar totalmente com o avano de novas realidades, com tal velocidade com que elas surgiram, mesmo sendo parte do contexto de mudanas e inovaes, teve dificuldades em assimilar to rapidamente.

Por que gestores comuns tm que ser cobrados por no conseguir desvendar os labirintos da complexidade atual?

A Empresa Quntica
A empresa eficaz para um futuro prximo precisar ter tambm outras caractersticas no to pragmticas.
Lucro condio necessria, no suficiente. Lucro s garante quem voc pode continuar no jogo, mas no pode ser a finalidade do jogo.

apenas a primeira hiptese a testar.


Haver outras.

A Empresa Quntica
A empresa quntica ter de ser tambm mais feliz, Ter de saber superar as neuroses do poder, Ter de reconhecer mais e se apoiar mais nas verdades individuais, Ter de ser mas flexvel, operar segundo bases menos autoritrias, menos esquemticas, Ter de ser mais baseada em inteligncia e sensibilidade do que em hierarquia e poder, Ter de ser mais organismo coletivo, em que o conhecimento compartilhado e a capacidade de aprender continuamente sero mais importantes que o controlar e o dominar. Menos estrutura mais fluxo. Menos Newtoniana. Menos maquina mais corao. Menos estrutura e mais fluxo. Menos burocracia e mais processo.

A Empresa Quntica
O papel do gestor reconhecer essa tendncia como parte de um planejamento estratgico e facilitar sua implantao. Permitir que ela acontea.
possvel construir a empresa quntica, a empresa que vai emergir em resposta ao desafio da complexidade no mundo empresarial atual. Empresas qunticas daro resultados baseados em outra forma de ver o mundo, tambm como ocorreu, analogamente, no mundo da cincia.

A Empresa Quntica
Para implantar esta empresa preciso acreditar no inacreditvel e testar novas maneiras de fazer onde a imaginao poder quebrar barreiras e modismos, Ver como Einstein e Born viram,
Entender que o desafio da empresa do sculo XXI o mesmo que os fsicos tiveram para elaborar a estrutura quntica, e que o fizeram brilhantemente.

Implantao
Observa-se que existem pontos comuns entre a lgica das estratgias empresariais no inco do sculo XXI e as da fsica quntica estudada no inicio do sculo XX, demonstrando que sua capacidade explicativa, descritiva, analtica e prescritiva pode dar um importante suporte tomada de decises.

Implantao
Os gestores atuais tm as mesmas dificuldades e os mesmos desafios que os fsicos encontraram no inicio do sculo, porm essa quebra de paradigma est mais formulada estrategicamente e empiricamente, facilitando sua implantao pelas empresas.
Tomadas de decises podem ser importantes modos estratgicos a serem adotados, visando sempre um processo moderno e inovador onde a viso e a misso vo estar como primrdios dos objetivos dentro da organizao.

Implantao
No entanto, essa prtica no tem sido muito comum, em razo das controvrsias geradas por alguns autores em relao a essa contribuio na Administrao estratgica, que decorrem devido a Fsica Quntica representar escolhas simultneas relacionadas com um conjunto de variveis,
para eles as distintas posies competitivas.

Implantao
Para o sucesso desta prtica preciso uma viso quntica de mundo, isto , ver o universo como um sistema dinmico, imprevisvel, subjetivo e auto-organizador e no como uma mquina previsvel e objetiva. Nesta concepo, preciso que os gestores se deixem guiar pelas habilidades qunticas.

Implantao
Apesar dessas limitaes tericas e que ainda esto sendo estudadas cientificamente atravs de testes empricos, podese constatar a efetividade no entendimento do comportamento e interaes estratgicas do mercado,
considerar a resposta do jogador j leva a uma abrangncia maior de planejamento estratgico e preparao para as vrias situaes decorrentes de determinada deciso. Por isso, muitos empresrios tm buscado esses conceitos qunticos como forma de expandir a viso em relao ao mundo dos negcios, compreendendo que suas decises afetam o mercado concorrente e podem provocar resultados opostos aos desejados.

Implantao
Organizaes bem sucedidas rastreiam o ambiente em busca de mudanas e inovaes que lhe dem vantagens competitivas. Conhecer e aplicar ferramentas que propiciem o desenvolvimento de estratgias eficazes papel fundamental para o bom administrador.

You might also like