You are on page 1of 114

FISIOLOGIA DO CORPO HUMANO

Prof Magno P. Zaltron Fisioterapeuta

FISIOLOGIA DO CORPO HUMANO

Anatomia Geral dos Msculos

O msculo uma estrutura que tem um ventre e que se vai inserir nos ossos em regra, alguns se inserem na pele. A sua distenso ou contrao permitem o movimento das peas sseas s quais est fixado. O msculo est inserido ao nvel do osso atravs do tendo, podendo ter as mais variadas formas, como vero.

O msculo envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo, que tem a designao de epimsio, tal como est representado. Mais profundamente a camada de tecido conjuntivo que envolve um conjunto de fibras musculares (fascculo) denomina-se perimsio. Todas juntas so envolvidas por perimsio. Se continuarmos a descer em termos de dimenso de estruturas vemos que dentro do fascculo, cada fibra muscular est separada das outras por endomsio.

As clulas musculares ou micitos so estas estruturas que vocs aqui vm, desta forma que est representada, que em boa verdade so clulas cuja membrana perifrica o sarcolema, o qual est envolvido por endomsio como vimos em cima. Est preenchido por sarcoplasma.

MSCULO ESQUELTICO, CARDACO E LISO

Sarcmero

Funcionamento:

Video

NEURNIOS

Axnio:

Sinapse

TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

Os msculos apresentam diferentes tipos de fibras que se distinguem pelo mecanismo como buscam a energia que usam. Dois dos tipos das diferentes de fibras so:

Fibras vermelhas
Fibras brancas

Tendes e Aponeurose. Tendo:

Aponeurose:

Facial:

Tipos de Contrao:

TIPOS DE MSCULOS

DIFERENTES AES DOS MSCULOS


msculos protagonistas ou agonista. msculos antagonistas
Ex: neste caso, quando fazemos a flexo de brao, temos ento que: O msc. Biceps faz o papel principal no movimento, por isso o agonista. J o msc. Trceps faz o papel de antagonista, porque acompanha o movimento, sem ao de contrao.

msculos fixadores msculos sinergistas.

SISTEMA DIGESTIVO

O sistema digestrio humano formado por um longo tubo musculoso, ao qual esto associados rgos e glndulas que participam da digesto. Apresenta as seguintes regies; boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus. A parede do tubo digestivo, do esfago ao intestino, formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventcia.

BOCA

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo a boca. Ento encontram-se os dentes e a lngua, que preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas.

LNGUA

A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: amargo (A), azedo ou cido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinao resultam centenas de sabores distintos. A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea

GLNDULAS SALIVARES

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.

Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.

FARINGE E ESFAGO

ESTMAGO

O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. Um msculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estmago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que no se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando est vazio, tem a forma de uma letra "J" maiscula, cujas duas partes se unem por ngulos agudos

INTESTINO

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies: duodeno (cerca de 25 cm); jejuno (cerca de 5 m); leo (cerca de 1,5 cm).

INTESTINO GROSSO

o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus.
Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal.

RETO OU NUS

GLNDULAS

ANEXAS

Fgado:

Pncreas:

Vescula:

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular ou circulatrio uma vasta rede de tubos de vrios tipos e calibres, que pe em comunicao todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contraes rtmicas do corao.

FUNES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR


transporte de gases: transporte de nutrientes: transporte de resduos metablicos: transporte de hormnios: intercmbio de materiais: transporte de calor: distribuio de mecanismos de defesa: coagulao sangunea:

COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR


CORAO O corao um rgo muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.

1 - Coronria Direita 2 - Coronria Descendente Anterior Esquerda 3 - Coronria Circunflexa Esquerda 4 - Veia Cava Superior 5 - Veia Cava Inferior 6 - Aorta 7 - Artria Pulmonar 8 - Veias Pulmonares 9 - trio Direito 10 - Ventrculo Direito 11 - trio Esquerdo 12 - Ventrculo Esquerdo 13 - Msculos Papilares 14 - Cordoalhas Tendneas 15 - Vlvula Tricspide 16 - Vlvula Mitral 17 - Vlvula Pulmonar

CIRCULAO PULMONAR E CIRCULAO SISTMICA.

VASOS SANGNEOS
Os vasos sangneos so de trs tipos bsicos: artrias, veias e capilares.

Artrias So vasos de parede espessa que saem do corao levando sangue para os rgos e tecidos do corpo. Compem-se de trs camadas: a mais interna, chamada endotlio, formada por uma nica camada de clulas achatadas; a mediana, constituda por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elsticas.

Capilares sangneos

So vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arterolas s extremidades das vnulas. A parede dos capilares possui uma nica camada de clulas, correspondente ao endotlio das artrias e veias.

Veias

So vasos que chegam ao corao, trazendo o sangue dos rgos e tecidos. A parede das veias, como a das artrias, tambm formada por trs camadas. A diferena, porm, que a camada muscular e a conjuntiva so menos espessas que suas correspondentes arteriais. Alm disso, diferentemente das artrias, as veias de maior calibre apresentam vlvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulao em um nico sentido.

SANGUE

O sangue humano constitudo por um lquido amarelado, o plasma, e por clulas e pedaos de clulas, genericamente denominados elementos figurados.

ELEMENTOS FIGURADOS

eritrcitos

Leuccitos (glbulos brancos)

Lmina de microscopia

TIPOS DE LEUCCITOS

PLAQUETAS OU TROMBCITOS

SISTEMA ENDCRINO

D-se o nome de sistema endcrino ao conjunto de rgos que apresentam como atividade caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios, que so lanados na corrente sangunea e iro atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua funo. Os rgos que tm sua funo controlada e/ou regulada pelos hormnios so denominados rgos-alvo.

Os hormnios influenciam praticamente todas as funes dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endcrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endcrino a informao sobre o meio externo, ao passo que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Dessa forma, o sistema endcrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenao e regulao das funes corporais.

Alguns dos principais rgos produtores de hormnios Alguns dos principais rgos produtores de hormnios no homem so a hipfise, o hipotlamo, a tireide, as paratireides, as suprarrenais, o pncreas e as gnadas.

HIPFISE OU PITUITRIA

HIPOTLAMO

TIREIDE

PARATIREIDE

SUPRA-RENAIS

PNCREAS

Temos ainda os ovrios e os testculos.

Sero estudados no sistema reprodutor

SISTEMA EXCRINO
Glndulas mamrias; Glndulas sudorparas; Glndulas sebceas; Pncreas; Fgado.

SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor formado por um conjunto de rgos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal lquido de excreo do organismo. constitudo por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinria e pela uretra. Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posio esto protegidos pelas ltimas costelas e tambm por uma camada de gordura. Tm a forma de um gro de feijo enorme e possuem uma cpsula fibrosa, que protege o crtex - mais externo, e a medula - mais interna.

Cada rim formado de tecido conjuntivo, que sustenta e d forma ao rgo, e por milhares ou milhes de unidades filtradoras, os nfrons, localizados na regio renal. O nfron uma longa estrutura tubular microscpica que possui, em uma das extremidades, uma expanso em forma de taa, denominada cpsula de Bowman, que se conecta com o tbulo contorcido proximal, que continua pela ala de Henle e pelo tbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. So responsveis pela filtrao do sangue e remoo das excrees.

SISTEMA IMUNOLGICO

O sistema imunolgico ou sistema imune de grande eficincia no combate a microorganismos invasores. Mas no s isso; ele tambm responsvel pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de clulas mortas, a renovao de determinadas estruturas, rejeio de enxertos, e memria imunolgica. Tambm ativo contra clulas alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas clulas, se no forem destrudas, podem dar origem a tumores.

Clulas do sistema imune so altamente organizadas como um exrcito. Cada tipo de clula age de acordo com sua funo. Algumas so encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supresso (inibio), outras apresentam o inimigo ao exrcito do sistema imune, outras s atacam para matar, outras constroem substncias que neutralizam os inimigos ou neutralizam substncias liberadas pelos inimigos. Alm dos leuccitos, tambm fazem parte do sistema imune as clulas do sistema mononuclear fagocitrio, (SMF) antigamente conhecido por sistema retculo-endotelial e mastcitos. As primeiras so especializadas em fagocitose e apresentao do antgeno ao exrcito do sistema imune. So elas: macrfagos alveolares (nos pulmes), micrglia (no tecido nervoso), clulas de Kuppfer (no fgado) e macrfagos em geral.

O nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser diferenciados quanto a sua especificidade, ou seja, existem os especficos contra o antgeno ("corpo estranho") e os inespecficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho, sem que este seja especfico. O organismo possui barreiras naturais que so obviamente inespecficas, como a da pele (queratina, lipdios e cidos graxos), a saliva, o cido clordrico do estmago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratrio, clios do epitlio respiratrio, peristaltismo, flora normal, entre outros.

Se as barreiras fsicas, qumicas e biolgicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem clulas que liberam substncias vasoativas, capazes de provocar dilatao das arterolas da regio, com aumento da permeabilidade e sada de lquido. Isso causa vermelhido, inchao, aumento da temperatura e dor, conjunto de alteraes conhecido como inflamao. Essas substncias atraem mais clulas de defesa, como neutrfilos e macrfagos, para a rea afetada.

Video sistema imunolgico

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endcrino, capacitam o organismo a perceber as variaes do meio (interno e externo), a difundir as modificaes que essas variaes produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilbrio interno do corpo (homeostase). So os sistemas envolvidos na coordenao e regulao das funes corporais.

No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurnios e as clulas da glia (ou da neurglia). Os neurnios so as clulas responsveis pela recepo e transmisso dos estmulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execuo de respostas adequadas para a manuteno da homeostase. Para compreendermos melhor as funes de coordenao e regulao exercidas pelo sistema nervoso, precisamos primeiro conhecer a estrutura bsica de um neurnio e como a mensagem nervosa transmitida. Um neurnio uma clula composta de um corpo celular (onde est o ncleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axnios.

Vdeo impulso nervoso

SISTEMA REPRODUTOR

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

O sistema reprodutor masculino formado por: Testculos ou gnadas Vias espermticas: epiddimo, canal deferente, uretra. Pnis Escroto Glndulas anexas: prstata, vesculas seminais, glndulas bulbouretrais.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


O sistema reprodutor feminino constitudo por dois ovrios, duas tubas uterinas (trompas de Falpio), um tero, uma vagina, uma vulva. Ele est localizado no interior da cavidade plvica. A pelve constitui um marco sseo forte que realiza uma funo protetora.

FISIOLOGIA DA REPRODUO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO PUBERDADE: os testculos da criana permanecem inativos at que so estimulados entre 10 e 14 anos pelos hormnios gonadotrficos da glndula hipfise (pituitria) O hipotlamo libera fatores liberadores dos hormnios gonadotrficos que fazem a hipfise liberar FSH (hormnio folculo estimulante) e LH (hormnio luteinizante). FSH estimula a espermatognese pelas clulas dos tbulos seminferos. LH estimula a produo de testosterona pelas clulas intersticiais dos testculos caractersticas sexuais secundrias, elevao do desejo sexual. TESTOSTERONA Efeito na Espermatognese. A testosterona faz com que os testculos cresam. Ela deve estar presente, tambm, junto com o folculo estimulante, antes que a espermatognese se complete.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


A pituitria (hipfise) anterior das meninas, como a dos meninos, no secreta praticamente nenhum hormnio gonadotrpico at idade de 10 a 14 anos. Entretanto, por essa poca, comea a secretar dois hormnios gonadotrpicos. No inicio, secreta principalmente o hormnio folculo-estimulante (FSH), que inicia a vida sexual na menina em crescimento; mais tarde, secreta o harmnio luteinizante (LH), que auxilia no controle do ciclo menstrual. Hormnio Folculo-Estimulante: causa a proliferao das clulas foliculares ovarianas e estimula a secreo de estrgeno, levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer. Hormnio Luteinizante: aumenta ainda mais a secreo das clulas foliculares, estimulando a ovulao.

Hormnios Sexuais Femininos Os dois hormnios ovarianos, o estrognio e a progesterona, so responsveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esses hormnios, como os hormnios adrenocorticais e o hormnio masculino testosterona, so ambos compostos esterides, formados, principalmente, de um lipdio, o colesterol. Os estrognios so, realmente, vrios hormnios diferentes chamados estradiol, estriol e estroma, mas que tm funes idnticas e estruturas qumicas muito semelhantes. Por esse motivo, so considerados juntos, como um nico hormnio.

CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual na mulher causado pela secreo alternada dos hormnios folculo-estimulante e luteinizante, pela pituitria (hipfise) anterior (adenohipfise), e dos estrognios e progesterona, pelos ovrios.

vdeo

HORMNIOS DA GRAVIDEZ

Gonadotrofina corinica humana (HCG): um hormnio glicoprotico, secretado desde o incio da formao da placenta pelas clulas trofoblsticas, aps nidao (implantao) do blastocisto. A principal funo fisiolgica deste hormnio a de manter o corpo lteo, de modo que as taxas de progesterona e estrognio no diminuam, garantindo, assim, a manuteno da gravidez (inibio da menstruao) e a ausncia de nova ovulao.

Hormnio lactognio placentrio humano: um hormnio protico, de estrutura qumica semelhante da prolactina e da somatotrofina hipofisria. Hormnio melanotrfico: atua nos melancitos para liberao de melanina, aumentando a pigmentao da arola, abdmen e face. Aldosterona: mantm o equilbrio de sdio, pois a progesterona estimula a eliminao do mesmo, e a aldosterona promove sua reabsoro. Progesterona: relaxa a musculatura lisa, o que diminui a contrao uterina, para no ter a expulso do feto. Aumenta o endomtrio, pois se o endomtrio no estiver bem desenvolvido, poder ocorrer um aborto natural ou o blastocisto se implantar (nidao) alm do endomtrio.

Estrognio: promove rpida proliferao da musculatura uterina; grande desenvolvimento do sistema vascular do tero; aumento dos rgos sexuais externos e da abertura vaginal, proporcionando uma via mais ampla para o parto;

HORMNIOS DO PARTO

A ocitocina um hormnio que potencializa as contraes uterinas tornando-as fortes e coordenadas, at completar-se o parto. O parto depende tanto da secreo de ocitocina quanto da produo das prostaglndinas, porque sem estas, no haver a adequada dilatao do colo do tero e consequentemente, o parto no ir progredir normalmente. A progesterona mantm seus nveis elevados durante toda a gravidez, inibindo o msculo liso uterino e bloqueando sua resposta a ocitocina e as prostaglndinas. O estrognio aumenta o grau de contratilidade uterina. Na ltima etapa da gestao, o estrognio tende a aumentar mais que a progesterona, o que faz com que o tero consiga ter uma contratilidade maior. A relaxina aumenta o nmero de receptores para a ocitocina, alm de produzir um ligeiro amolecimento das articulaes plvicas (articulaes da bacia) e das suas cpsulas articulares, dando-lhes a flexibilidade necessria para o parto

OS HORMNIOS E OS MECANISMOS DA LACTAO

O incio da lactao se d com a produo de leite, que ocorre nos alvolos das glndulas mamrias. O leite sai dos alvolos e caminha at o mamilo atravs dos seios lactferos. O estrognio, associado aos hormnios da tireide, aos corticosterides adrenais e a insulina, promovem o desenvolvimento das mamas. Este desenvolvimento vai ser acentuado pela ao da progesterona, que tambm estimula a proliferao dos dutos.

Durante a gravidez, h a necessidade de uma proliferao dos alvolos e dos dutos para a lactao. Isto ocorre devido ao dos hormnios progesterona e estrognio. O lactognio placentrio e a prolactina tambm so muito importantes na preparao das mamas. A prolactina comea a ser produzida ainda na puberdade, mas em pequena quantidade. O surto deste hormnio acontece em decorrncia da gravidez, e aumentado, gradativamente, durante a amamentao. Tal hormnio responsvel pelo crescimento e pela atividade secretora dos alvolos mamrios. O lactognio placentrio age como a prolactina, desenvolvendo os alvolos.

SISTEMA RESPIRATRIO

O sistema respiratrio humano constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses rgos so as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquia, os brnquios, os bronquolos e os alvolos, os trs ltimos localizados nos pulmes.

FARINGE

LARINGE E TRAQUIA

BRNQUIOS, BRONQUOLOS E ALVOLOS

video

SISTEMA TEGUMENTAR
Estrutura do tegumento (pele) O tegumento humano, mais conhecido como pele, formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.

Epiderme:

um epitlio multiestratificado, formado por vrias camadas (estratos) de clulas achatadas (epitlio pavimentoso) justapostas. A camada de clulas mais interna, denominada epitlio germinativo, constituda por clulas que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas clulas geradas empurram as mais velhas para cima, em direo superfcie do corpo. medida que envelhecem, as clulas epidrmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma protena resistente e impermevel, a queratina. As clulas mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermevel gua, denominado camada queratinizada ou crnea.

Derme: A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, um tecido conjuntivo que contm fibras proticas, vasos sangneos, terminaes nervosas, rgos sensoriais e glndulas. As principais clulas da derme so os fibroblastos, responsveis pela produo de fibras e de uma substncia gelatinosa, a substncia amorfa, na qual os elementos drmicos esto mergulhados.

RGOS DOS SENTIDOS BSICOS

Os sentidos fundamentais do corpo humano - viso, audio, tato, gustao ou paladar e olfato - constituem as funes que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivncia e integrao com o ambiente em que vivemos. Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, so formados por clulas nervosas capazes de traduzir ou converter esses estmulos em impulsos eltricos ou nervosos que sero processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central (SNC), onde ser produzida uma resposta (voluntria ou involuntria). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados diversa.

ANATOMIA DO OLHO

OLFATO

O olfato humano pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamferos. O epitlio olfativo humano contm cerca de 20 milhes de clulas sensoriais, cada qual com seis plos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhes de clulas sensoriais, cada qual com pelo menos 100 plos sensoriais). Os receptores olfativos so neurnios genunos, com receptores prprios que penetram no sistema nervoso central.

A cavidade nasal, que comea a partir das janelas do nariz, est situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contm os rgos do sentido do olfato, e forrada por um epitlio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O rgo olfativo a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior. A mucosa vermelha dessa cor por ser muito rica em vasos sangneos, e contm glndulas que secretam muco, que mantm mida a regio. Se os capilares se dilatam e o muco secretado em excesso, o nariz fica obstrudo, sintoma caracterstico do resfriado. A mucosa amarela muito rica em terminaes nervosas do nervo olfativo. Os dendritos das clulas olfativas possuem prolongamentos sensveis (plos olfativos), que ficam mergulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais.

A GUSTAO (PALADAR)
Os sentidos gustativo e olfativo so chamados sentidos qumicos, porque seus receptores so excitados por estimulantes qumicos. Os receptores gustativos so excitados por substncias qumicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos so excitados por substncias qumicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepo dos sabores. O centro do olfato e do gosto no crebro combina a informao sensorial da lngua e do nariz.

You might also like