You are on page 1of 10

BrOffice - CALC

BrOffice - CALC
O BrOffice.org uma sute de aplicativos de escritrio baseado no OpenOffice e contm os aplicativos: Writer Editor de Texto Impress Editor de Apresentaes Calc Planilhas Eletrnicas Draw Editor de desenhos vetoriais Base Banco de Dados Math Editor de frmulas matemticas

BrOffice - CALC
O Calc um programa que trabalha com eletrnicas. Abaixo entenderemos uma planilha. planilhas

Clula: So todos os quadrados existentes na planilha; Clula Ativa: a clula que aparece em destaque, na qual quando digitamos o texto nela aparece; Colunas: So as letras dispostas horizontalmente (Guias de Colunas). Ao todos temos 256 colunas; Linhas: So os nmeros dispostos verticalmente. Ao todo temos 65.536 linhas. Endereo: indicado pela coluna e linha que a clula ou conjunto de clulas se encontra dentro da planilha. Por exemplo: A3 isto indica que a clula em questo est na Coluna A e Linha 3.

BrOffice - CALC
Barra de Frmulas Barra de Formatao Planilha

Guia de Planilhas

Tela Inicial do CALC

BrOffice - CALC
01 Barra de Formatao: compreende botes para formatao das clulas; 02 Barra de Frmulas: se divide nas caixas rea da Planilha e Linha de Entrada; 03 Planilha: toda a rea quadriculada. Cada quadrado destes recebe o nome de clula; 04 Guias de Planilhas: indica a quantidade de planilhas existentes e em qual estamos trabalhando no momento.

BrOffice - CALC
Barra de Formatao
01 Nome da Fonte: mudar o tipo (nome) das letras; 02 Tamanho da Fonte: mudar o tamanho das letras; 03 Estilos (tipo) da Fonte: mudar os estilos da letra para Negrito, Itlico e Sublinhado; 04 Alinhamentos: tipo de alinhamento do texto os mesmos vistos no CALC; 05 Mesclar Clulas: unir duas ou mais clulas; 06 Formato de Nmero: Moeda: coloca os nmeros com formato de moeda padro; 07 Porcentagem2: transforma o nmero em porcentagem; 08 Formato de Nmero: Padro: retira qualquer formatao que os nmeros nas clulas tenham sofrido; 09 Casas Decimais: estes botes adicionam ou retiram os nmeros aps a vrgula (casas decimais); 10 Recuos: aumentar ou diminuir o recuo do texto; 11 Bordas: aplicam ou retiram as bordas das clulas (linhas ao redor); 12 Cor do Plano de Fundo: aplica ou retira cor das clulas; 13 Cor da Fonte: para mudar a cor da fonte (letra) das clulas.

BrOffice - CALC

Exemplo planilha CALC

BrOffice - CALC

Exemplo 2 planilha CALC

BrOffice - CALC
Funcionamento do BrOffice
Como criar um nova planilha Formatos xls... Formatao Frmulas e funes Filtros Grficos

BrOffice - CALC
Funo Abre um documento Salva o documento atual Cria um novo documento Imprime o documento atual Copia os itens selecionados Recorta os itens selecionados Cola os itens selecionados Seleciona toda planilha Desfaz a ltima ao Localizar e substituir Continua a busca da pesquisa Sair do BrOffice.org Teclas de atalho Ctrl+o Ctrl+s Ctrl+n Ctrl+p Ctrl+c Ctrl+x Ctrl+v Ctrl+a Ctrl+z Ctrl+f Shift+Ctrl+f Ctrl+q

You might also like