You are on page 1of 50

VCIOS DO ATO PROCESSUAL E PROVA: CONCEITO, DISCRIMINAO, NUS E VALORAO.

Bruno Ubiratan Elosa Dias Jos Igor Rodolpho Rewell Vanessa Maria

VCIOS DO ATO PROCESSUAL


INOBSERVCIA DA FORMA:
(Ada 28, 377, 378) SISTEMA DA LEGALIDADE FORMAL: a eficcia dos atos do processo depende, de sua celebrao segundo os cnones da lei. INOBSERVNCIA DA FORMA ESTABELECIDA: priva o processo dos efeitos que ordinariamente haveria de ter.

MEDIDAS UTILIZADAS PELO ESTADO PARA IMPOR A OBSERVNCIA DOS PRECEITOS JURDICOS

1
2 3

Medidas preventivas Sanes de carter repressivo , penal ou no

Negao da eficcia jurdica

IRREGULARIDADES QUE ACARRETAM SANES EXTRAPROCESSUAIS Arts. 22 ,133, II e 144, I do CPC.

Exemplo Art. 133: Responder por perdas e danos o juiz, quando: II- recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento da parte.

* AS QUE ACARRETAM NULIDADES ABSOLUTAS E RELATIVAS


* IRREGULARIDADES QUE ACARRETAM INEXISTNCIA JURDICA. Lembre-se: Em ambas essas categorias de irregularidades permanece ntegra a eficcia do ato.

O que justifica a preocupao com as formas que elas garantam


a ordem, a certeza e a observncia de todo ato processual.

LEMBRE-SE:
A inobservncia das formas nos atos processuais resulta como consequncia lgica e imediata a sua nulidade ou outra sano prevista em lei. Atenuando essa circunstncia, pode-se afirmar que algumas vezes pode no chegar a to drstica medida, dependendo a de uma anlise casustica para se avaliar.

NULIDADES
CONCEITO

So os vcios que contaminam determinados atos processuais, praticadas sem a observncia da forma prevista em lei, podendo levar sua inutilidade e consequente renovao.

ATOS INEXISTENTES E IRREGULARES


ATOS INEXISTENTES

No se trata de nulidade No podem ser convalidados, nem necessita de deciso judicial para invalida-los EX: Audincia presidida por promotor de justia ou por advogado.

ATOS IRREGULARES
So infraes superficiais So convalidados Ex: Ausncia da entrega de cpia da pronncia aos jurados.

PRINCIPIOS QUE REGEM AS NULIDADES

NO H NULIDADE SEM PREJUZO Art. 563. CPP- Nenhum ato ser declarado nulo, se da nulidade no resultar prejuzo para acusao ou para a defesa.

NO H PARTE

NULIDADE

PROVOCADA PELA

Art. 565. CPP- Nenhum das partes poder arguir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse.

NO H NULIDADE DE ATO IRRELEVANTE PARA O DESLIDE DA CAUSA Possvel haver um ato processual praticado sem as formalidades legais, que, no entanto, foi irrelevante para chegar verdade real no caso julgado. Art. 566 CPP No ser declarada a nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa.

PRINCPIO DA CAUSALIDADE Significa que a nulidade de ato processual relevante pode desencadear a dos consequentes.

NULIDADES EM INQURITO PROCESSUAL

Trata-se de mero procedimento administrativo, destinado, primordialmente, a formar a opinio do Ministrio pblico, afim de saber se haver ou no acusao contra algum, no apresenta cenrio de nulidade de ato produzido durante o seu desenvolvimento.

Decretao da Nulidade

Conceito de princpios
A palavra princpio vem do latim principium, que significa, numa acepo vulgar, incio, comeo, origem das coisas. Na ideia de Lus Diez Picazo citado por Bonavides onde designa as verdades primeiras, bem como tm os princpios, de um lado, servido de critrio de inspirao s leis ou normas concretas desse Direito positivo e, de outro, de normas obtidas mediante um processo de generalizao e decantao dessas leis.

Princpio da causalidade
impe que a nulidade de um ato do procedimento contamine os posteriores que dele sejam dependentes, com a consequncia de deve-se anular todo o processo, a partir do ato celebrado com imperfeio. Art. 248 do CPC

Princpio da instrumentalidade das formas


S sero anulados os atos imperfeitos se o objetivo no tiver sido atingido. Art. 249, 1 e Art. 244 do CPC

Princpio do interesse
A prpria parte que tiver dado causa irregularidade no ser legitimada a pleitear a anulao do ato. Art. 243 do CPC e 565 do CPP

Princpio da economia processual


Princpio da simplificao, princpio econmico. Princpio segundo o qual o processo deve obter o maior resultado com o mnimo de esforo.

Nulidade absoluta e nulidade relativa

A nulidade absoluta, ou simplesmente nulidade, se verifica quando a norma, o ato jurdico ou o negcio jurdico contrrio lei ou sofre de algum vcio essencial relativo forma prevista em lei para a prtica do ato, qualidade das pessoas que participam da sua criao, ao objeto do ato e s condies em que se d a manifestao de vontade. A nulidade absoluta impede que ato produza qualquer efeito, desde o momento da sua formao (ex tunc).

Ex1: H nulidade do processo na ausncia de sentena. Equipara-se a ausncia de sentena a deciso no assinada pelo juiz. caso de sentena inexistente para alguns, como MIRABETE. Ex 2: H nulidade absoluta na falta de concesso de prazos acusao e a defesa que no podem ser suprimidos nem diminudos no intuito de no haver cerceamento defesa ou a acusao. A falta de oportunidade para a acusao ou a defesa falar gera nulidade absoluta, portanto. EX 3: H nulidade absoluta na hiptese em que a atribuio para oferecer denncia do Ministrio Pblico Federal e quem oferece o Ministrio Pblico Estadual.

Nulidade relativa, ou anulabilidade, se verifica em caso de vcios de menor gravidade, s podendo ser invocada pelas pessoas diretamente prejudicadas, dentro do prazo estabelecido por lei. O ato anulvel no completamente destrudo com a sentena, pois os efeitos produzidos desde a sua formao at a sua anulao so mantidos (ex nunc).

Ex 1: A falta de interveno do Ministrio Pblico (ou seja, do Promotor de Justia) audincia para a qual fora devidamente intimado gera NULIDADE RELATIVA (posio do STF e STJ); Ex 2: A no observncia dos prazos concedidos Acusao ou Defesa gera NULIDADE RELATIVA. A juntada de alegaes finais intempestivas (fora do prazo) mera irregularidade, por se tratar de ato obrigatrio;

Inexistncia jurdica do ato processual (noatos) Convalidao do ato processual


- quanto nulidade relativa (precluso da faculdade
de alegar); - quanto nulidade absoluta; - quanto aos atos inexistentes.

PROVA
CONCEITO, DISCRIMINAO, NUS E

VALORAO
CONCEITO

A prova constitui, pois, o instrumento por meio do qual se forma a convico do juiz a respeito da ocorrncia ou inocorrncia dos fatos controvertidos no processo. (Ada, 28, 285)

Art. 322 CPC: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

Art. 155 CPC


O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008). Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008).

Art. 156 CPP


A prova da alegao incumbir a quem a fizer, sendo, porm, facultado ao juiz de ofcio: (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) I - ordenar, mesmo antes de iniciada a ao penal, a produo antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequao e proporcionalidade da medida; (Includo pela Lei n 11.690, de 2008) II - determinar, no curso da instruo, ou antes de proferir sentena, a realizao de diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008)

Outros conceitos
1 : Do latim probatio, o conjunto de atos praticados pelas partes, pelo juiz e por terceiros, destinados a levar ao magistrado a convico acerca da existncia ou inexistncia de um fato, da falsidade ou veracidade de uma afirmao. 2 : FAROL: Ordenaes Filipinas
( Liv.III, tt. 63)

3: Trata-se, portanto, de todo e qualquer meio de precepo empregado pelo homem com a finalidade de comprovar a verdade de uma alegao. Por outro lado, no que toca a finalidade da prova, destina-se formao da convico do juiz acerca dos elementos essenciais para o deslinde da causa.

Sem dvida alguma, o tema referente prova o mais importante de toda a cincia processual, j que as provas constituem os olhos do processo, o alicerce sobre o qual se ergue toda a dialtica processual. Sem provas idneas e vlidas, de nada adianta desenvolverem-se aprofundados debates doutrinrios e variadas vertentes jurisprudenciais sobre temas jurdicos, pois a discusso no ter objeto.
(Fernando Capez)

DISCRIMINAO DAS PROVAS


ART. 155 CPP:
O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil. (Includo pela Lei n

Art. 332 CPC Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

Quando a lei no impuser prova especial (traduzida em forma especial dos negcio jurdicos), Os fatos jurdicos podem ser provados atravs de:
Confiss o
Testemunh as Documento

Presun o Inspeo judicial

Percia

OBJETO DA PROVA
O objeto da prova o conjunto de alegaes controvertidas das partes, sendo relevante para o julgamento da causa.
Fatos relevantes Fatos controvertidos

Fatos que, apesar de serem incontroversos, dependem de prova do interessado para seu reconhecimento.
a) casos de direitos indisponveis (art. 302, I, c/c o art. 320, II, CPC); b) necessidade do instrumento pblico da certido de casamento, para fazer a prova de casamento, do registro no RGI, para fazer a prova de proprietrio e do testamento, para provar que legatrio; c) alegaes de fatos improvveis como constitutivos do direito do autor. Nesse caso, o juiz pode determinar que a parte produza prova

NUS DA PROVA o encargo atribudo pela lei, a cada uma das partes, em demonstrar a ocorrncia e a veracidade dos fatos de seu interesse, relevantes para a formao do convencimento do juiz e, por isso, este deve sempre fundamentar suas decises, demonstrando as razes de seu convencimento.

NUS SUBJETIVO E NUS OBJETIVO nus Subjetivo da prova: est relacionado s partes, estabelecendo que alegaes sobre determinados fatos cada parte ter o nus de provar. Ao autor Ao ru

nus Objetivo da prova: uma regra de julgamento. Somente no momento de julgar a causa o juiz ir se deparar com a ausncia de provas suficientes para a formao do seu convencimento.

Do fato negativo
Absolutamente negativos (indefinidos): no podero ser provadas pelas partes em razo de sua indefinio. impossvel provar uma alegao no pelo fato de ser negativa, mas pelo fato de ser indefinida. Seria o que a doutrina chama de prova diablica.

Relativamente negativos (definidos)


So aqueles que podem ser objeto de prova, porque a negativa pressupe outro fato que tenha sido alegado para respaldar a alegao do primeiro, cabendo a parte provar esse outro fato que alegou.

Teoria dinmica do nus da prova


Segundo essa teoria, a questo da distribuio do nus da prova depende da verificao, no caso concreto, de quem possui maiores facilidades para produzir aquela prova. Trata-se da flexibilizao da rigidez em que haviam incidido as regras sobre nus da prova e a consequente dificuldade de sua aplicao aos casos.

Regras
a) o encargo no deve ser repartido prvia e abstratamente, mas, sim, casuisticamente; b) sua distribuio no pode ser esttica e inflexvel, mas dinmica; c) pouco importa, na sua subdiviso, a posio assumida pela parte na causa (se autor ou ru); d) no relevante a natureza do fato probando se constitutivo, modificativo, impeditivo ou modificativo do direito , mas quem tem mais possibilidade de prov-lo.

Inverso do nus da prova


A inverso do nus da prova uma alterao das regras gerais da distribuio do nus da prova impostas ou autorizadas pela lei, mas deve-se observar sempre que aquele que vai assumi-lo ter a possibilidade de cumprilo, pois, caso contrrio, se ter a imposio de uma perda, e no a mera transferncia de um nus.

Tipos:
Inverso legal: imposta pela lei e ocorre nos casos de presunes relativas. A lei presume que o fato tenha ocorrido, cabendo parte demonstrar o contrrio. Inverso convencionada: possibilidade de inverso do nus da prova por conveno das partes. Inverso judicial do nus da prova: a realizada pelo juiz com base em alguma lei.

VALORAO

a atribuio do valor da prova produzida pelo juiz em sentena. Critrios Prova legal: a prpria lei quem fornece o valor da prova, no outorgando ao juiz discricionariedade ao julgar. Convico ntima: nosso sistema constitucional veda expressamente o julgamento no fundamentado, com base apenas na convico ntima.

Livre convencimento motivado (persuaso racional): exigncia constitucional que toda deciso seja devidamente motivada pelo que consta dos autos, limitada ao pedido formulado pela parte, e obtida mediante a aplicao das regras processuais formais. o sistema adotado pelo ordenamento ptrio.

Bibliografia

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 12. ed. So Paulo: Malheiros, 2002, p. 228-229

CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo .28.ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012. PINHO, Humberto Dalla Bernardina de. Direito processual civil contemporneo: introduo ao processo civil , volume II. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. http://www.jusbrasil.com.br

http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arq uivos/principio.pdf http://jurisfacultas.webnode.com.br/news/teoriadas-nulidades/

You might also like