You are on page 1of 25

O

amor um sentimento que no tem passado nem futuro. (Machado de Assis)

Grandes

trazem enorme prejuzo flora e fauna, mas, felizmente, os incndios podem ser evitados.

incndios florestais

Os jovens apresentam, s vezes, suas reivindicaes de forma agressiva, mas essas reivindicaes do jovem so responsveis por importantes modificaes sociais.

duas espcies de mulheres: as que arrumam a casa e as que se arrumam.

fim de evitarmos uma m formulao textual derivada do uso indevido de palavras repetidas, empregamos uma srie de diferentes estratgias, agrupadas em trs tipos bsicos: substituio, alterao e omisso.

Os

alunos queriam reformas no ensino, mas o ministro no ouviu os estudantes. O Brasil tem vrios projetos, pois nosso pas precisa mudar.

1)

Pronominalizao
Pronomes pessoais:

a)

A presso da sociedade de consumo foi levada a tais extremos que os presentes de Natal j no os damos por generosidade, mas por medo. (Millr Fernandes)

b) Pronomes demonstrativos: Dinheiro no traz felicidade. Quem diz isso est pensando em reais, porque dlar traz.
c) Pronomes indefinidos: O mundo tem muitos idiotas, mas, felizmente, esto todos nas outras mesas.

d) Pronomes adverbiais: Devagar se vai ao longe, mas quando se chega l no se encontra mais ningum.
e) Pronomes numerais: Chegaram separados o homem e a mulher; mas logo os dois se sentaram juntos.

Em todos os exemplos dados, os pronomes vm precedidos de seus antecedentes anfora - , mas pode ocorrer que os pronomes antecedam os seus referentes catfora: Aquilo por que vivi: amor, saber e dedicao ao prximo. (catfora)

2) Uso de sinnimos ou quase-sinnimos. 3) Uso de hipernimos: Ferramenta martelo, serrote, alicate, etc.
Ex.: Equaes, cpias, redaes, todas essas atividades preenchiam o tempo.

Hipernimos

genricos:

coisa, fato, elemento, fenmeno, aspecto, fator, questo...

1) Emprego de termos cognatos: Os senhores, que antes me chamavam de gnio, agora me chamam de burro. Devolvo a genialidade e a burrice.

2) Reduo: O ditador Getlio Vargas >O ditador> Getlio Vargas > O ditador Vargas > O ditador Getlio > Getlio> Vargas 3) Ampliao: Lula Luiz Incio Lula da Silva

Apagamento

do antecedente na sua segunda ocorrncia: Exemplo: O soldado pretendia casar-se no final de semana e, por isso mesmo, (?) saiu do quartel e foi procurar a noiva.

Paralelamente funo de evitar repeties problemticas para o texto, o emprego de uns termos em lugar de outros pode desempenhar novas funes como reformular o antecedente, condensar o texto, emitir juzo de valor, etc.

Preencha as lacunas das frases a seguir com sinnimos das palavras destacadas. A) Um conhecido e jovem casal da sociedade paulista decidiu inscrever-se para teste de filmes publicitrios, mas, apesar de bonito e elegante, __________ levou bomba.

B) Toda a imprensa italiana parou ontem, em uma greve sem precedente no pas. A__________ est sendo promovida pelo sindicato da categoria.
C) Quando chegaram, os bombeiros encontraram o prdio em runas, mas ainda puderam retirar as vtimas dos___________.

D) Mais cinco presos foram removidos da cadeia de Santo Andr; l os _________ estavam em condies indignas.
E) De menino sempre achei muito curiosa a insistncia com que sempre se pede a Deus o po nosso de cada dia. Em algum momento da histria sagrada se diz que _______ era padeiro?

(FUVEST/2003) Leia atentamente os trs textos abaixo. Texto I Est no dicionrio Houaiss: autoestima s.f. qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiana em seus atos e julgamentos. A definio do dicionrio parece limitar-se ao mbito do indivduo, mas a palavra autoestima j h algum tempo associada a uma necessidade coletiva. Por exemplo:

ns, brasileiros, precisamos fortalecer nossa autoestima. Neste caso, a satisfao com nosso modo

de ser, como povo, nos levaria confiana em nossos atos e julgamentos. Mas talvez seja o caso de perguntar: no so os nossos atos e julgamentos que acabam por fortalecer ou enfraquecer nossa autoestima, como indivduos ou como povo?

Texto II Esto num poema de Drummond, da dcada de vinte, os versos:

E a gente viajando na ptria sente saudades da ptria. (...) Aqui ao menos a gente sabe que tudo uma canalha s.

Texto III Est num artigo do jornalista Zuenir Ventura, de dois anos atrs:

De um pas em crise e cheio de mazelas, onde, segundo o IBGE, quase um quarto da populao ganha R$ 4 por dia, o que se esperaria? Que fosse a morada de um povo infeliz, ctico e pessimista, no? No. Por incrvel que parea, no. Os brasileiros no s consideram seu pas um lugar bom e timo para viver, como esto otimistas em relao a seu futuro e acreditam que ele se transformar numa superpotncia econmica em cinco anos. Pelo menos essa a concluso de um levantamento sobre a utopia brasileira realizado pelo Datafolha.

Com o apoio dos trs textos apresentados, escreva uma dissertao de 30 a 50 linhas, na qual voc dever discutir manifestaes concretas de afirmao ou de negao da autoestima entre os brasileiros. Apresente argumentos que deem sustentao ao ponto de vista que voc adotou.

You might also like