You are on page 1of 47

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DAS QUESTES E PROCESSOS INCIDENTES

DIREITO PROCESSUAL PENAL


I. NOTAS INTRODUTRIAS:

Incidente significa aquilo que incide, que sobrevm no decurso de um fato principal, enfim, um acontecimento imprevisvel que modifica o desenrolar normal de uma ao. As questes e os processos incidentes so questes e procedimentos secundrios que surgem ao longo do processo principal, interferindo neste de tal forma que devem ser solucionadas pelo juiz antes da deciso da causa principal (Renato Brasileiro). As questes e os processos incidentes subdividem-se em: questes prejudiciais (artigos 92 a 94, CPP) e processos incidentes (artigos 95 a 154, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL


II. QUESTES PREJUDICIAIS (artigos 92 a 94, CPP): a) definio:

Questo jurdica que se apresenta no curso da ao penal (processo penal), versando elemento integrante do crime e cuja soluo, escapando competncia do juiz criminal, provoca a suspenso daquela ao (Magalhes de Noronha). A questo prejudicial condiciona a soluo da demanda, diante da dependncia lgica existente entre ambas. Trata-se, portanto, de valorao jurdica ligada ao meritum causae (mrito da causa) a qual, necessariamente, dever ser enfrentada previamente pelo juiz, sinalizando a provvel deciso da causa. (Capez).

DIREITO PROCESSUAL PENAL


b) espcies de questes prejudiciais: b.1) QUESTO PREJUDICIAL OBRIGATRIA (OU NECESSRIA) (art.92, CPP):

Questo sobre o estado civil das pessoas Questo prejudicial que acarreta necessariamente a suspenso do processo, bastando para tanto que o juiz criminal a considere sria e fundada. O juiz criminal no tem competncia para apreci-la e, por esta razo, est obrigado a determinar a paralizao do procedimento, at que o juzo cvel se manifeste.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Art. 92. Se a deciso sobre a existncia da infrao depender da soluo de controvrsia, que o juiz repute sria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ao penal ficar suspenso at que no juzo cvel seja a controvrsia dirimida por sentena passada em julgado, sem prejuzo, entretanto, da inquirio das testemunhas e de outras provas de natureza urgente.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


b.2) QUESTO PREJUDICIAL FACULTATIVA (art.93, CPP):

Questo cvel distinta do estado civil das pessoas. O juiz penal pode (ou no) remeter as partes ao Juzo extrapenal para a soluo da controvrsia. Nesse caso, o juiz tem a faculdade de suspender ou no o processo penal, independentemente de reconhecer a questo como importante para a soluo da lide.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Art. 93. Se o reconhecimento da existncia da infrao penal depender de deciso sobre questo diversa da prevista no artigo anterior, da competncia do juzo cvel, e se neste houver sido proposta ao para resolv-la, o juiz criminal poder, desde que essa questo seja de difcil soluo e no verse sobre direito cuja prova a lei civil limite, suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


c) observaes:

As questes prejudiciais afetam a tipicidade da conduta delituosa imputada ao acusado, quer no tocante caracterizao do tipo fundamental, quer no tocante incidncia do tipo derivado (qualificadoras, etc.), sem exercer qualquer interferncia na ilicitude ou culpabilidade. Suspenso o curso da ao penal (processo penal) por fora de uma questo prejudicial, ocorre uma causa impeditiva da prescrio da pretenso punitiva (art.116, I, Cdigo Penal). No entanto, a suspenso no impede a inquirio de testemunhas e a realizao de provas consideradas urgentes, como o exame pericial, a busca e apreenso etc. A deciso proferida no juzo cvel vincula o juzo criminal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III. PROCESSOS INCIDENTES (artigos 95 a 154, CPP):

Definio: os processos incidentes so procedimentos secundrios que surgem ao longo do processo principal, interferindo neste de tal forma que devem ser solucionadas pelo juiz criminal antes da deciso da causa principal. Espcies: excees; incompatibilidades e impedimentos; conflito de jurisdio; restituio de coisa apreendida; medidas assecuratrias; incidente de falsidade e incidente de insanidade mental do acusado.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1. DAS EXCEES:

Definio: as excees so consideradas meios de defesa indireta, utilizveis quando no h o propsito de atacar diretamente mrito do processo penal (principal), mas obstaculizar ou transferir o seu julgamento, uma vez que versam sobre a ausncia de uma das condies da ao, de pressupostos processuais ou da parcialidade dos sujeitos processuais e do Ministrio Pblico. (Avena). As excees so atuadas em apartado, e, como regra, no possuem efeito suspensivo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Classificao: as excees podem ser peremptrias ou dilatrias.

Peremptrias so aquelas que extinguem o processo quando acolhidas (litispendncia, ilegitimidade de parte e coisa julgada). Dilatrias so aquelas que, quando aceitas, apenas retardam o curso do processo ou transferem o seu exerccio (incompetncia de juzo e suspeio de juiz).

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Previso legal: art.95, CPP. I - suspeio; II - incompetncia de juzo; III - litispendncia;

Art. 95. Podero ser opostas as excees de:

IV - ilegitimidade de parte;
V - coisa julgada.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1.1. EXCEO DE SUSPEIO:

Destina-se a rejeitar o juiz, do qual a parte arguente alegue falta de imparcialidade ou quando existam outros motivos relevantes que ensejam suspeita de sua iseno em razo de interesse s ou sentimentos pessoais (negcio, amor, dio, cobia etc.). Possui natureza dilatria e objetiva afastar o juiz do processo criminal. Esta exceo deve ser proposta por petio fundamentada, acompanhada de prova documental e do rol de testemunhas, caso necessrio. Os motivos ensejadores de suspeio do juiz constam do art.254 do Cdigo de Processo Penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes:

I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles;


II - se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; III - se ele, seu cnjuge, ou parente, consangneo, ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV - se tiver aconselhado qualquer das partes; V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes;

VI - se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

O juiz que espontaneamente afirmar suspeio, deve faz-lo por escrito, declarando o motivo legal, e remeter imediatamente o processo ao seu substituto, intimadas as partes (art.97, CPP). Quando qualquer das partes pretender recusar o juiz, dever faz-lo em petio assinada por ela prpria ou por procurador com poderes especiais, aduzindo as suas razes acompanhadas de prova documental ou do rol de testemunhas (art.98, CPP). Se reconhecer a suspeio, o juiz deve sustar a marcha do processo, mandar juntar aos autos a petio do recusante com os documentos que a instruam, e por despacho se declarar suspeito, ordenando a remessa dos autos ao substituto (art.98, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL

No aceitando a suspeio, o juiz deve mandar autuar em apartado a petio, dar sua resposta dentro em trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro em vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento (art.100, CPP). Julgada procedente a suspeio, ficam nulos os atos do processo principal, pagando o juiz as custas, no caso de erro inescusvel; rejeitada, evidenciando-se a malcia do excipiente, a este ser imposta a multa de duzentos mil-ris a dois contos de ris (art.101, CPP). Suspeio do Ministrio Pblico: se for arguida a suspeio do rgo do Ministrio Pblico, o juiz, depois de ouvi-lo, deve decidir, sem recurso, podendo antes admitir a produo de provas no prazo de trs dias (art.104, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL


OBSERVAES:

As partes podem tambm arguir de suspeitos os peritos, os intrpretes e os serventurios ou funcionrios de justia, decidindo o juiz de plano e sem recurso, vista da matria alegada e prova imediata (art.105, CPP). A suspeio dos jurados deve ser arguida oralmente, decidindo de plano do presidente do Tribunal do Jri, que a rejeitar se, negada pelo recusado, no for imediatamente comprovada, o que tudo constar da ata (art.106, CPP). No se pode opor suspeio s autoridades policiais nos atos do inqurito, mas devero elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal (art.107, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1.2. EXCEO DE INCOMPETNCIA DE JUZO:

Trata-se de exceo com aplicao obrigatria e restrita incompetncia territorial (ratione loci), pois essa possui carter relativo, sendo vinculada a prazo e forma previstos em lei. Se for o caso de incompetncia por prerrogativa de foro (ratione personae) ou em razo da matria (ratione materiae), que tm natureza absoluta, dispensada a arguio via exceo, podendo tais vertentes ser arguida por meio de simples petio acostada ao processo criminal, verbalmente em audincia com consignao em ata ou at mesmo como preliminar de uma pea processual. Possui natureza dilatria e pode ser oposta, verbalmente ou por escrito, no prazo de defesa, sob pena de precluso. processada em autos em apenso (apartado) do processo principal e no importa em suspenso do processo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1.3. EXCEO DE LITISPENDNCIA:

Trata-se de exceo de natureza peremptria, sendo cabvel na hiptese de coexistirem dois ou mais processos contra o mesmo ru, envolvendo o mesmo fato. Justifica-se na circunstncia de que ningum pode ser punido mais de uma vez pelo mesmo fato. oponvel quando houver aes penais idnticas em andamento e importa em nulidade absoluta. Segue o mesmo procedimento da exceo de incompetncia de juzo. Assim, deve ser oposta junto ao juiz do processo principal e autuada em apartado. processada em autos em apenso (apartado) do processo principal e no importa em suspenso do processo e sua procedncia importa em extino do processo junto ao qual foi deduzida.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1.4. EXCEO DE ILEGITIMIDADE DE PARTE:

Refere-se, primordialmente, legitimidade ad causam, ou seja, titularidade do direito de ao (polo ativo) e capacidade para figurar como ru no polo passivo da relao processual. O reconhecimento da ilegitimidade ad causam provoca a nulidade do processo e, por isso, no se sujeita precluso.

Segue o mesmo procedimento da exceo de incompetncia de juzo. Assim, deve ser oposta junto ao juiz do processo principal e autuada em apartado.
processada em autos em apenso (apartado) do processo principal e no importa em suspenso do processo. A procedncia da exceo de ilegitimidade importa em extino do processo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.1.5. EXCEO DE COISA JULGADA:

Exceo de natureza peremptria que se justifica na circunstncia de que ningum pode ser punido mais de uma vez pelo mesmo fato. cabvel na hiptese de se encontrar tramitando processo criminal por fato j decidido em outro processo cuja sentena de mrito j tenha transitado em julgado.

Segue o mesmo procedimento da exceo de incompetncia de juzo. Assim, deve ser oposta junto ao juiz do processo principal e autuada em apartado.
processada em autos em apenso (apartado) do processo principal e no importa em suspenso do processo. Somente a coisa julgada material pode ser objeto de exceo de coisa julgada, ou seja, descabe a arguio de exceo de coisa julgada no caso de coisa julgada formal. A procedncia da exceo de coisa julgada importa em extino do processo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.2. DAS INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS:

O juiz, o rgo do Ministrio Pblico, os serventurios ou funcionrios de justia e os peritos ou intrpretes devem se abster de servir no processo, quando houver incompatibilidade ou impedimento legal, que devem declarar nos autos (art.112, CPP). Se no se der a absteno, a incompatibilidade ou impedimento pode ser arguido pelas partes, seguindo-se o processo estabelecido para a exceo de suspeio. Os motivos ensejadores de incompatibilidades e impedimentos constam do art.252 e art.258 do Cdigo de Processo Penal:

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Art. 252. O juiz no poder exercer jurisdio no processo em que: I - tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito; II - ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha;

III - tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questo;
IV - ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Art. 258. Os rgos do Ministrio Pblico no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que lhes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes.

Observao: ato de juiz suspeito ato nulo; ato de juiz impedido ato inexistente.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.3. DO CONFLITO DE JURISDIO:

As questes atinentes competncia resolve-se no s pela exceo prpria, como tambm pelo conflito positivo ou negativo de jurisdio (art.113, CPP). H conflito de jurisdio quando duas ou mais autoridades judicirias se considerarem competentes (conflito positivo), ou incompetentes (conflito negativo), para conhecer do mesmo fato criminoso (art.114, CPP). H tambm conflito de jurisdio quando entre duas ou mais autoridades judicirias surgir controvrsia sobre unidade de juzo, juno ou separao de processos (art.114, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL

O conflito pode ser suscitado: pela parte interessada; pelos rgos do Ministrio Pblico junto a qualquer dos juzos em dissdio e por qualquer dos juzes ou tribunais em causa. Os juzes e tribunais, sob a forma de representao, e a parte interessada, sob a de requerimento, devem dar parte escrita e circunstanciada do conflito, perante o tribunal competente, expondo os fundamentos e juntando os documentos comprobatrios. O Supremo Tribunal Federal, mediante avocatria, restabelecer a sua jurisdio, sempre que exercida por qualquer dos juzes ou tribunais inferiores (art.117, CPP).

DIREITO PROCESUAL PENAL


III.4. RESTITUIO DE COISAS APREENDIDAS:

Cuida-se de procedimento legal de devoluo a quem de direito da coisa apreendida durante a diligncia policial ou judiciria, que no mais interesse persecuo penal. Na hiptese de haver dvida quanto propriedade do objeto apreendido, passar a funcionar como procedimento incidental, estando a matria regulamentada nos artigos 118 a 124 do Cdigo de Processo Penal. possvel a apreenso de quaisquer objetos que guardem relao com o fato delituoso, pouco importando a sua origem lcita ou ilcita.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Pelo menos em regra, uma vez cumprida a finalidade da apreenso, as coisas apreendidas devem ser restitudas a quem de direito. Porm, por fora do disposto no Cdigo de Processo Penal, no ser possvel a restituio dos objetos apreendidos nas seguintes hipteses:

a) enquanto interessarem persecuo penal (segundo o disposto no art.118 do CPP, antes de transitar em julgado a sentena final, as coisas apreendidas no podero ser restitudas enquanto interessarem ao processo). Assim, enquanto for til persecuo penal, no ser possvel a devoluo da coisa apreendida, ainda que tal bem pertena a terceiro de boa-f e no seja coisa de posse ilcita.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

b) instrumentos do crime (instrumenta sceleris), desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito (Art. 119. As coisas a que se referem o art.91, II, a, do Cdigo Penal no podero ser restitudas, mesmo depois de transitar em julgado a sentena final, salvo se pertencerem ao lesado ou a terceiro de boa-f.)

DIREITO PROCESSUAL PENAL

c) qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso: segundo o art.119 do CPP, salvo se pertencerem ao lesado ou ao terceiro de boa-f, no poder ser restitudo, mesmo depois de transitar em julgado a sentena final, o produto do crime ou qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato delituoso. A vedao restituio guarda relao com o produto direto (resultado imediato do crime) e com o produto indireto (proveito obtido) da infrao penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

d) quando houver dvida quanto ao direito do reclamante: quando cabvel, a restituio poder ser ordenada pela autoridade policial ou pelo juiz, mediante termo nos autos, desde que no haja dvida quanto ao direito do reclamante. Havendo dvida quanto ao direito do reclamante, ou se a apreenso tiver sido feita em terceiro de boa-f ser instaurado o incidente de restituio de coisa apreendida.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

CONCLUSO: se a coisa apreendida no mais interessar ao processo (persecuo penal), poder ser restituda inclusive durante o curso das investigaes, desde que no haja dvidas em relao ao direito do interessado. Nessa hiptese, o que se tem um simples pedido que pode ser formulado perante a autoridade policial, durante as investigaes, ou perante o juiz, no curso do processo penal. No h necessidade de autuao em apartado. Se houver dvida quando ao direito do reclamante, a devoluo das coisas apreendidas deve ser solucionada por meio de um procedimento incidental prprio perante o juiz competente, denominado de RESTITUIO DE COISAS APREENDIDAS (arts.118 a 124, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.5. MEDIDAS ASSECURATRIAS:

As medidas assecuratrias de natureza patrimonial, previstas nos artigos 125 a 144-A do Cdigo de Processo Penal, tm como objetivo assegurar o confisco como efeito da condenao, garantir a futura indenizao ou reparao vtima da infrao penal, o pagamento das despesas processuais ou das penas pecunirias ao Estado, sendo teis, ademais, para fins de evitar que o acusado se locuplete indevidamente da prtica delituosa. As medidas assecuratrias so provimentos de natureza cautelar, como consequncia, sua decretao est subordinada presena do fumus boni juris e do periculum in mora.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Fumus juris: existncia de indcios veementes da provenincia ilcita dos bens (art.126, CPP). Periculum in mora: caracteriza-se pelo fato de que a demora no curso do processo principal pode fazer com que a tutela jurdica que se pleiteia, ao ser concedida, no tenha mais eficcia. o perigo da demora da prestao jurisdicional.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.5.1. SEQUESTRO:

O sequestro pode ser compreendido como uma medida cautelar de natureza patrimonial, fundada no interesse privado do ofendido na reparao do dano causado pela infrao penal e no interesse pblico consubstanciado no ulterior perdimento de bens como efeito da condenao (confisco), que recai sobre bens ou valores adquiridos pelo investigado ou acusado com os proventos da infrao penal, podendo incidir sobre bens mveis e imveis (ilcitos), ainda que em poder de terceiros.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


OBSERVAO: CDIGO PENAL Art. 91 - So efeitos da condenao: I - tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito;

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso.
1 Poder ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes no forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. 2 Na hiptese do 1o, as medidas assecuratrias previstas na legislao processual podero abranger bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado para posterior decretao de perda.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

O sequestro somente pode ser determinado pelo Juiz, que poder faz-lo mediante requerimento do Ministrio Pblico ou do ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros, ou mediante representao da autoridade policial. No curso do processo penal, o juiz pode decretar de ofcio.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.5.2. HIPOTECA LEGAL:

Hipoteca legal o direito real de garantia em virtude do qual um bem imvel, que continua em poder do devedor, assegura ao credor, precipuamente, o pagamento da dvida. A hipoteca legal, diferentemente do sequestro, no busca a constrio cautelar de bens de origem ilcita; ao contrrio, a medida recai sobre o patrimnio lcito do ru ou indiciado, visando a futura reparao do dano cvel resultante da infrao penal e eventuais penas pecunirias e despesas processuais.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

necessria, para o requerimento da hipoteca legal, a coexistncia de dois pressupostos: prova da existncia do crime e indcios suficientes de autoria. A hipoteca legal pode ser requerida pelo ofendido, pelo seu representante legal ou pelos seus herdeiros. O Ministrio Pblico tambm pode requerer desde que o ofendido seja pobre e a requeira, e, por fim, se houver interesse da fazenda pblica.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.5.3. ARRESTO:

Trata-se de medida semelhante hipoteca legal, com as mesmas caractersticas e finalidades, apenas com uma diferena: recai sobre bens mveis. No se confunde com o sequestro porque neste a medida constritiva recai sobre bens mveis de origem ilcita, os quais sero, ao final, perdidos em favor da Unio. O arresto tem por objeto bens mveis de origem lcita, para a futura reparao do dano cvel causado pela infrao penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.6. INCIDENTE DE FALSIDADE:

Documento toda base materialmente disposta a concentrar e expressar uma manifestao de vontade do ser humano, que sirva para demonstrar e provar um fato ou acontecimento juridicamente relevante. (Renato Brasileiro). Funcionam como documentos: escritos, fotos, fitas de vdeos, CDs e DVDs com imagens ou sons relativos ao crime, desenhos, esquemas, gravuras etc. O incidente de falsidade consiste em um procedimento incidental destinado verificao da autenticidade e veracidade de documento inserido nos autos do processo criminal, sobre os quais haja controvrsia.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


DO INCIDENTE DE FALSIDADE Art. 145. Argida, por escrito, a falsidade de documento constante dos autos, o juiz observar o seguinte processo: I - mandar autuar em apartado a impugnao, e em seguida ouvir a parte contrria, que, no prazo de 48 horas, oferecer resposta; II - assinar o prazo de 3 dias, sucessivamente, a cada uma das partes, para prova de suas alegaes; III - conclusos os autos, poder ordenar as diligncias que entender necessrias;

IV - se reconhecida a falsidade por deciso irrecorrvel, mandar desentranhar o documento e remet-lo, com os autos do processo incidente, ao Ministrio Pblico.
Art. 146. A argio de falsidade, feita por procurador, exige poderes especiais. Art. 147. O juiz poder, de ofcio, proceder verificao da falsidade. Art. 148. Qualquer que seja a deciso, no far coisa julgada em prejuzo de ulterior processo penal ou civil.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


III.7. INCIDENTE DE INSANIDADE MENTAL DO ACUSADO:

A verificao do estado de sade mental do acusado de fundamental importncia, seja para aferir a sua capacidade de culpabilidade (imputabilidade), seja para o prprio prosseguimento da ao penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Se constado que o acusado era ao tempo da conduta delituosa incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, em virtude de doena mental ou de desenvolvimento mental incompleto ou retardado, deve ser reconhecida sua inimputabilidade, com a consequente aplicao de medida de segurana por meio de sentena absolutria imprpria (art.386, pargrafo nico, III, do Cdigo de Processo Penal). Se a doena mental do acusado vierem tona durante o curso da persecuo penal, e no poca do crime, o processo penal dever permanecer suspenso at que o acusado se restabelea (art.152, CPP).

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DA INSANIDADE MENTAL DO ACUSADO

Art. 149. Quando houver dvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenar, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmo ou cnjuge do acusado, seja este submetido a exame mdico-legal. 1 O exame poder ser ordenado ainda na fase do inqurito, mediante representao da autoridade policial ao juiz competente. 2o O juiz nomear curador ao acusado, quando determinar o exame, ficando suspenso o processo, se j iniciada a ao penal, salvo quanto s diligncias que possam ser prejudicadas pelo adiamento.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Art. 150. Para o efeito do exame, o acusado, se estiver preso, ser internado em manicmio judicirio, onde houver, ou, se estiver solto, e o requererem os peritos, em estabelecimento adequado que o juiz designar. 1o O exame no durar mais de quarenta e cinco dias, salvo se os peritos demonstrarem a necessidade de maior prazo.

2o Se no houver prejuzo para a marcha do processo, o juiz poder autorizar sejam os autos entregues aos peritos, para facilitar o exame.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Art. 151. Se os peritos conclurem que o acusado era, ao tempo da infrao, irresponsvel nos termos do art. 22 do Cdigo Penal, o processo prosseguir, com a presena do curador. Art. 152. Se se verificar que a doena mental sobreveio infrao o processo continuar suspenso at que o acusado se restabelea, observado o 2o do art. 149. 1o O juiz poder, nesse caso, ordenar a internao do acusado em manicmio judicirio ou em outro estabelecimento adequado. 2o O processo retomar o seu curso, desde que se restabelea o acusado, ficandolhe assegurada a faculdade de reinquirir as testemunhas que houverem prestado depoimento sem a sua presena. Art. 153. O incidente da insanidade mental processar-se- em auto apartado, que s depois da apresentao do laudo, ser apenso ao processo principal. Art. 154. Se a insanidade mental sobrevier no curso da execuo da pena, observarse- o disposto no art. 682.

You might also like