You are on page 1of 16

Design de Interiores

Prof. Nislene Gonalves Alunas: Adalila Oliveira Fabiane Alexandria

Tecidos

Adamascados O adamascado ou damasco um tecido que tem como caracterstica uma elaborada combinao de formas e fios que fazem desenhos com elementos da natureza. O nome vem de Damasco, no a fruta, mas a capital da Sria de onde as famlias nobres do Ocidente encomendavam o tecido diferente e rico. Isso aconteceu por volta do s culo 12, mas os tecidos adamascados j existiam no Oriente e a Sria foi a principal vitrine dessa tcnica de misturar fios brilhantes e formar desenhos.

Camura um tipo de couro felpudo, feito com a parte de baixo da pele de animais como: cabras, vacas, porcos, bezerros e principalmente, cordeiros. Exclui-se a camada de pele exterior do animal (mais grossa), e por isso menos durvel (mas mais macia) que o couro comum.

Cetim Foi assim denominado em homenagem a Zaitum na China, de onde se origina. Era, a princ pio, um tecido brilhante de seda, trama bem fechada. nome tambm de ligamento de tecidos de cala, cuja distribuio de seus pontos o torna brilhante, tendo avesso e direito diferentes, sendo mais aproveitado o lado mais brilhante.

Chenille Textura similar pele, e sua tecelagem agrupada em filamentos. feito de algodo, seda ou l e semelhante ao veludo O tecido possui uma boa aparncia e malevel, o que o tem tornado um dos tecidos de decorao mais elegantes e preferidos pelos designers. A face felpuda do tecido no plana, de forma que ele (o tecido) absorve e reflete luz em diferentes graus.

Chevron: Conhecido como espinha de peixe, o efeito diagonal se forma em sentidos contrrios

Gobelain

Tambm chamados de gobelinos, so tapearias feitas em tecidos ricamente ilustrados com notveis composies da Manufacture Nationale des Gobelins, na Frana, desde o sculo XV e ainda hoje em funcionamento. Foram assim chamados em homenagem a Jean e Philibert Gobelin, tintureiros do s culo XV, cujas oficinas ficavam nas cercanias de Paris. Algumas das Tapearias de Gobelins, feitas no sculo XVII retrataram o Brasil Colonial, com fauna e flora. Alguns desses tapetes esto em exposio no Instituto Ricardo Brennand em Recife.

Jacquard : Dentre as caractersticas mais marcantes dos tecidos em Jacquard, a possibilidade de desenhos, com os mesmos fios utilizados. Esse entrelaamento tambm garante maior durabilidade, j que a posio dos fios o torna mais complexo e resistente.

Missoni

Conhecida mundialmente pelo uso intenso de cores e estampas em diferentes tecidos, a marca caracteriza-se pela diversidade nas reas de atuao. A Missoni um lifestyle. As estampas exclusivas no esto presentes apenas nos revestimentos de almofadas, sof s, poltronas e luminrias, mas tambm decoram com graa e movimento a moda servios de jantar, toalhas de mesa, entre outros acessrios. A coleo Missoni Home recebeu o toque pessoal de Rosita Missoni e foi inspirada pela beleza exuberante de flores como a orqudea e a protea, cultivada na frica do Sul. Retratadas com uma personalidade alegre, as formas refletem seu esprito criativo, ao mesmo tempo em que imprimem o charme sofisticado e o inconfundvel design italiano.

Organza

Tecido fino originalmente feito de seda.

Patchwork : A traduo literal de patchwork "trabalho com retalho". uma tcnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados.

Pied de poule
Trata-se de um tecido com uma padronagem ou estampa, geralmente em duas cores, cujo formato lembra um p de galinha, caracterstica que d o nome, em francs, ao estilo do padro. Esse tipo de desenho muito encontrado em tecidos de l, de gramatura leve ou mdia. Na estamparia, pode ser visto em qualquer outro tipo de tecido, aplicado em calados, bolsas, lenos, na decorao, entre outros.

Shantung: Tecido originrio de Chan-tung, China, produzindo com fio de seda ou filamentos qumicos no urdume e trama mais grossa de fio com efeito Flame muito usado para roupas, cortinas e estofamento.

Toile de Joy: Normalmente, so temas campestres (pessoas trabalhando ou em momentos de lazer no campo ou ca ando) aplicados em algodo ou linho, com o fundo claro, em branco ou bege, e a estampa em tons past is. Porm hoje em dia, existem variaes como a estampa aplicada em outros tipos de tecidos, diversas cores no fundo e esporadicamente uma variao do tema. Apesar de ser francesa, a estampa foi desenvolvida pelo alemo Christophe-Philippe Oberkampf (17381815) em 1760. Ele as produzia numa fbrica em Jouy-en-Josas, um vilarejo a sudoeste de Paris, prximo a Versalhes. Toile em frances quer dizer tela, da vem o nome "tela de Jouy", Toile de Jouy.

Veludo:
um tipo de tecido, natural ou sinttico, com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pelos cerrados e curtos. Conhecido na Europa desde a Idade Media, o veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio. No sculo XIX, era por vezes feito de seda sendo normalmente usado para produzir vestidos e casacos, enquanto que no sculo muito usado para roupas de festa.

Referencias: Site: Donatelli Tecidos Casulos tecidos Google

You might also like