You are on page 1of 12

Atividade : Exames Ocupacionais

Medicina no Trabalho Sibele Lima

A N T N I O G EO RG E C L AU D I A P E I XOTO DA N I E L LO P ES JA D S O N G O M ES W I K L E R DA N W I S N E N

Exames Admissionais
Quando fazer?

O Exame Admissional aquele aonde se identificam as condies de sade do colaborador, realizado antes do inicio do contrato de trabalho cuja concluso determina sua aptido ao cargo pretendido e gera um ASO (Atestado de Sade Ocupacional). Como fazer? O Exame Admissional simples e inicia com uma entrevista sobre doenas ou licenas de empregos anteriores. O mdico questiona se o trabalhador sofre alguma doena ou mal estar, mede presso arterial, batimentos cardacos e etc.

Exames Admissionais
Porque fazer?

Porque atravs dos exames possvel detectar alguma doena ou problema de sade que possa atrapalhar na realizao das tarefas no futuro emprego.

Exames Demissionais
Quando fazer?

O Exame Demissional realizado no encerramento do contrato de trabalho. de fundamental importncia para que fique documentado o estado de sade do empregado naquele momento. Como Fazer? O Exame Demissional feito de forma simples, assim como o Exame Admissional, mas o mdico normalmente faz perguntas relacionadas sade no ambiente de trabalho, como por exemplo, se j entrou de licena enquanto exercia a funo, se j sofreu acidente de trabalho ou alguma outra leso, se foi curado completamente, e etc.

Exames Demissionais
Porque fazer?

O exame mdico demissional deve ser feito para a sua prpria segurana, pois nesse momento que pode ser diagnosticado um problema de sade e ento resolvido o mesmo.

Exames Peridicos
O exame peridico tem como finalidade acompanhar o estado de sade de cada trabalhador verificando a existncia de nexo causal entre a funo exercida e o(s) sintomas apresentado(s).
Quando fazer?

a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situaes de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenas crnicas, os exames devero ser repetidos: a cada ano ou a intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico agente da inspeo do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociao coletiva de trabalho;

Exames Peridicos
b) para os demais trabalhadores: * anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade; * a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

De retorno ao trabalho - dever ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto.
De mudana de funo - dever ser realizado por mudana de funo a e qualquer alterao de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposio do trabalhador risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudana.

Por que fazer?


Por que de fundamental importncia a sua realizao, pois

somente atravs deles ser possvel a preveno, o rastreamento e o diagnostico precoce das condies que comprometem sua sade dos trabalhadores, evitando doenas e acidentes.

Exames
Admissionais/Demissionais : TGO Hemograma Completo VDLR Sumrio Urina Parasitologia de fezes
TGP GGT Triglicerideos Complementares: Eletroencefalograma EEG Eletrocardiograma ECG Avaliao Psicolgica

RX
Espirometria Audiometria

Colesterol
Glicose

Acuidade Visual

Exames Complementares
So denominados exames complementares todos aqueles que

auxiliam o mdico na elaborao de um diagnstico mais preciso auxiliando os exames peridicos.


Quando fazer?

A realizao ou solicitao de um exame complementar devem ser direcionar levando-se em considerao os dados obtidos atravs da anamnese e exame fsico, sabendo exatamente o que pretendese obter e conhecendo corretamente o valor e limitaes do exame solicitado.

Por que fazer?


Por que os mesmos auxiliam no diagnstico clnico individual,

referindo-se ao risco da atividade e os sintomas ou doenas a ser tratadas com o monitoramento da exposio a agentes nocivos.

BOA NOITE!

You might also like