You are on page 1of 18

Capa do disco de Caetano Veloso de 1969: um dos marcos do Tropicalismo

Origem do tropicalismo
O tropicalismo foi um movimento musical, que tambm atingiu outras esferas culturais (artes plsticas, cinema, poesia, teatro), surgido no Brasil no final da dcada de 1960. O marco inicial foi o Festival de Msica Popular realizado em 1967 pela TV Record.

O tropicalismo teve uma grande influncia da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo,o concretismo. O tropicalismo, tambm conhecido como Tropiclia, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovaes estticas como, por exemplo, a pop art.

O tropicalismo inovou tambm em possibilitar um sincretismo entre vrios estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baio, samba, bolero, entre outros.
As letras das msicas possuam um tom potico, elaborando crticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.

O Tropicalismo, logo depois de sua "exploso" inicial, transformou-se num termo corrente da indstria cultural e da mdia. Em que pesem as polmicas geradas inicialmente (e no foram poucas), o Tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura, em diversos nveis: comportamental, poltico-ideolgico, esttico. Ora apresentado como a face brasileira da contracultura, ora apresentado como o ponto de convergncia das vanguardas artsticas mais radicais (como a Antropofagia modernista dos anos 20 e a Poesia Concreta dos anos 50, passando pelos procedimentos musicais da Bossa Nova), o Tropicalismo, seus heris e "eventos fundadores" passaram a ser amados ou odiados com a mesma intensidade. Atualmente, mais amados do que odiados, diga-se.

Atualizao da linguagem musical brasileira em relao ao que se vinha fazendo, especialmente na Europa (Beatles) e Estados Unidos (filosofia hippie) Crtica aos valores ticos, morais e estticos da cultura brasileira Rejeio tendncia lrica da MPB atravs de uma linguagem mais realista e atual Compromisso total com os estilos, com os modismos, com as coisas feitas e esgotadas Adoo de uma viso latino-americana inserida na realidade cotidiana

O movimento tropicalista no possui como objetivo principal utilizar a msica como arma de combate poltico ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam as msicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovao esttica musical j era uma forma revolucionria.

Uma outra crtica que os tropicalistas receberam foi o uso de guitarras eltricas em suas msicas. Muitos msicos tradicionais e nacionalistas, acreditavam que esta era uma forte influncia da cultura pop-rock americana e que prejudicava a msica brasileira, denotando uma influncia estrangeira no positiva.

Caetano Veloso
Gilberto Gil Os Mutantes Torquato Neto Tom Z Jorge Bem Gal Gosta Maria Bethnia

-TROPICLIA ou PANIS ET CIRCENCIS - 1968 Mutantes


- CAETANO VELOSO 1968

- LOUVAO - 1967 - Gilberto Gil


- A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT - 1968 - Rogrio Duprat

-Tropiclia (Caetano Veloso, 1968)

- Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968)


- Panis et circencis (Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968) - Atrs do trio eltrico, (Caetano Veloso, 1969) - Cad Teresa (Jorge Ben, 1969) - Aquele abrao (Gilberto Gil, 1969)

O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a msica brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padres estticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionrio, embora muito criticado no perodo. Influenciou as geraes musicais brasileiras nas dcadas seguintes.

O Tropicalismo aparece tambm em outras artes: no teatro, com as experincias inovadoras do Grupo Oficina, nas montagens das peas: O Rei da Vela; no cinema, acompanhando a radicalizao das teses do Cinema Novo, em torno do lanamento de Terra em Transe, de Glauber Rocha e nas artes plsticas, as experincias de Hlio Oiticica, campo onde a palavra Tropiclia ganhou significado inicial, adquirindo as feies gerais que mais tarde consagraria o movimento.

As artes plsticas

O batismo do novo termo coube s artes plsticas, diga-se, a Hlio Oiticica e sua tentativa de estabelecer uma nova objetividade como corrente principal da vanguarda brasileira. Entre parangols, tteis e mbiles, Oiticica encontrou na sua obra-ambincia Tropiclia a sntese das experincias mais atualizadas da vanguarda com a tradio popular brasileira mais despretensiosa.

Logo aps essa sua obra sinttica, proclamou.

A arte j no mais instrumento de domnio intelectual, j no poder mais ser usada como algo supremo, inatingvel, prazer do burgus tomador de whisky e do intelectual especulativo. S restar da arte passada o que puder ser apreendido como emoo direta, o que conseguir mover o indivduo do seu condicionamento opressivo, dando-lhe uma nova dimenso que encontre uma resposta no seu comportamento.

O Tropicalismo, no mbito das artes plsticas, tributrio de uma corrente de vanguarda que, desde a ciso dos artistas concretos e neo-concretos em 1959-1960, procurava apostar na emoo e na desvalorizao da arte em si, como procedimento de crtica da instituio-arte e como desmistificao do artista como arauto de um projeto intelectual e ideolgico coerente que deveria ser comunicado s massas. Nem pedagogia conteudista (base da arte de esquerda), nem elevao do gosto mdio do pblico (utopia presente nas vanguardas construtivistas, como a Poesia Concreta; que defendiam a aproximao da arte e da linguagem no para desvalorizar a instituio-arte mas para valorizar e incrementar a percepo do mundo, por parte do homem moderno). As experincias de Hlio Oiticica visavam sobretudo resolver o problema de criao e interveno artstico-cultural na sociedade brasileira, sem imitar os procedimentos e problemticas das artes plsticas dos grandes centros internacionais, fugindo ao mesmo tempo do vanguardismo construtivista e do pedagogismo nacionalista.

O que nos importa destacar que as experincias das artes plsticas acabaram sendo uma espcie de ponta de lana para as problemticas que as artes de pblico massivo, como o teatro e a msica (no sentido das canes de mercado), acabariam radicalizando. Alm disso, estas reas de criao encontrariam pblicos nos quais o choque do novo teria um efeito mais perturbador.

Tropiclia um tipo de labirinto fechado, sem caminhos alternativos para a sada. Quando voc entra nele no h teto, nos espaos que o espectador circula h elementos tteis. Na medida em que voc vai avanando, os sons que voc ouve vindos de fora (vozes e todos tipos de som) revelam como tendo sua origem num receptor de televiso que est colocado ali perto. extraordinrio a percepo das imagens que se tem: quando voc se senta numa banqueta, as imagens de televiso chegam como se estivessem sentadas sua volta. Eu quis, neste penetrvel, fazer um exerccio de imagens em todas as suas formas: as estruturas geomtricas fixas (se parece com uma casa japonesa-mondianesca), as imagens tteis, a sensao de caminhada em terreno difcil (no cho h trs tipos de coisas: sacos com areia, areia, cascalho e tapetes na parte escura, numa sucesso de uma parte a outra) e a imagem televisiva. (...)

(...) Eu criei um tipo de cena tropical, com plantas, areias, cascalhos. O problema da imagem colocado aqui objetivamente, mas desde que um problema universal, eu tambm propus este problema num contexto que tipicamente nacional, tropical e brasileiro. Eu quis acentuar a nova linguagem com elementos brasileiros, numa tentativa extremamente ambiciosa em criar uma linguagem que poderia ser nossa, caracterstica nossa, na qual poderamos nos colocar contra uma imagtica internacional da pop e por art, na qual uma boa parte dos nossos artistas tem sucumbido.

(Hlio Oiticica, obra-ambincia, Tropiclia. Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, 1967)

You might also like