You are on page 1of 69

O direito de termos direitos

O que a cidadania? uma palavra usada todos os dias e que tem vrios significados. Mas hoje significa, essencialmente, o direito de vivermos decentemente.

Cidadania o direito de cada um poder ter uma ideia e poder express-la. podermos processar um mdico que comete um erro. devolvermos um produto estragado e recebermos o dinheiro de novo. o direito de sermos diferentes sem sermos discriminados.

H detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estgios de cidadania: respeitar um sinal vermelho no trnsito, no atirar papis para a rua, no destruir telefones pblicos. Por detrs desse comportamento, est o respeito ao que pblico.

O direito de termos direitos uma conquista da humanidade. Da mesma forma que a anestesia, as vacinas, o computador, a mquina de lavar, a pasta de dentes, o transplante do corao.

Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivssemos o direito de votar. E outros batalharam para que tu pudesses votar aos dezoito anos. Lutou-se pela ideia de que todos os homens merecem a liberdade, de que todos so iguais perante a lei.

Filsofos, pensadores, humanistas, msticos, escritores e artistas, deixaram palavras de conhecimento e de sabedoria para a humanidade.

Com quem , quando ficas com raiva, tens um chilique e atiras tudo para o alto ?

Com um fumador que no respeita o espao dos outros ?

Com quem inventa coisas dos colegas ?

Com algum com a mania que macho e desrespeita as pequenas ?

Com este homem que cospe na rua ?

Com os alunos desta turma que deixam a professora de cabelos no ar ?

Com esta tagarela que no sabe fazer mais nada seno falar ao telefone ?

Com quem chega sempre atrasado aos compromissos ?

Com quem incapaz de fazer uma gentileza ?

Com esta nervosinha que grita sempre que no concordam com ela ?

Com algum que maltrata os animais ?

Com este que tem a mania que sabe tudo ?

Com quem no tolera que lhe chamem a ateno ?

Com quem no mede as palavras e ofende as pessoas ?

Com quem no consegue controlar a sua prpria agressividade ?

Se no autocarro houvesse uma pessoa idosa de p, enquanto tu estivesses sentado ?

Se o teu vizinho ouvisse msica altssima, logo no dia em que tu precisas mesmo de estudar ?

Se um colega teu ficasse doente num dia de teste ?

Ser que tu sabes que cumprimentar os outros, dizer d licena, por favor, muito obrigado, desculpe-me e outras palavras gentis revelam delicadeza e educao?

Achas piada em inventar apelidos para quem quer que seja, em fazer bilhardices, em falar mal da vida dos outros...

Que triste que s!

Se conhecesses algum que fura as filas, empurra e d cotoveladas nos outros para passar frente, engana o vendedor distrado, desobedece s regras de trnsito, s placas proibitivas e s normas dos lugares onde vai.
O que lhe dirias ?

O que ser que os outros pensariam a teu respeito se tu decidisses fazer da rua, do ptio da escola, e da praia a tua lata de lixo? melhor nem saberes a resposta!

Comea desde j a pensar: Quantas palavras preconceituosas escapam por dia da boca das pessoas?

Belo treino!

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10... Pronto! Que tal contar at 10 antes de perderes a cabea e com palavras ou gestos, agir agressivamente?

Como que tu tratas as coisas que te emprestam? Do livro da biblioteca, por exemplo? Tratas bem e devolves, no verdade?

Quem ser que disse para aquele turista esquisito que quando ele est na cidade dos outros pode fazer tudo o que no faz na dele? J conheceste algum turista assim?

Goooooooooloo... Que emoo! No seria melhor que os clubes expulsassem os adeptos que transformam a emoo do futebol em violncia e pancadaria?

Conheces algum que estimula os outros para brincadeiras de mau gosto,e para actos irresponsveis? Se no conheces melhor nunca conheceres!

Um toque na porta...

antes de entrar.
Um toque na cabea...

Como te sentes quando, sem mais nem menos, te vs a invadir a privacidade dos outros ?

Para garantir os seus direitos, as pessoas precisam de cumprir os seus deveres. Um dos principais o pagamento de impostos, uma obrigao de toda a sociedade. Os governantes usam esse dinheiro para melhorar a vida das populaes, atravs do investimento na construo de escolas, hospitais, casas, estradas...

Uma parte do preo de todos os produtos que consumimos dos impostos, que so encaminhados para o governo. Portanto, quando tu compras um gelado, ests a pagar determinada quantia de dinheiro que vai ajudar nas realizaes necessrias para a melhoria da vida da populao.
A gua tratada com o dinheiro dos impostos

Mas, o grande problema no pagar os impostos, mas o facto de, muitas vezes, o dinheiro no retornar em forma de benefcios para a populao. E isso acontece em muitas partes do terceiro mundo.

Somos hoje aproximadamente 300.000 Madeirenses .Tu s um deles. Tu s um cidado.

A TERRA EM MINIATURA

Se pudssemos reduzir a populao da Terra uma pequena aldeia de exactamente 100 habitantes, mantendo as propores existentes actualmente, seria algo assim :

Haveriam: 57 asiticos 21 europeus 4 pessoas do hemisfrio oeste (tanto norte como sul) e 8 africanos

52 seriam mulheres 48 homens 70 no seriam brancos 30 seriam brancos 70 no cristos 30 cristos 89 heterossexuais 11 homossexuais confessos

6 pessoas possuiriam 59% da riqueza de toda a aldeia e os 6 (sim, 6 de 6) seriam norte americanos. Das 100 pessoas, 80 viveriam em condies subhumanas.

70 no saberiam ler 50 sofreriam de desnutrio 1 pessoa estaria a ponto de morrer 1 beb estaria prestes a nascer S 1 (sim, s 1) teria educao universitria

Nesta aldeia haveria s1 pessoa que possuiria um computador. Ao analisar o nosso mundo nesta perspectiva to reduzida quando se faz mais a necessidade de aceitao, entendimento, e educao.

Agora pensa... Se tu te levantaste esta manh com mais sade que doenas, ento tu tens mais sorte que os milhes de pessoas que no sobrevivero nesta semana.

Se tu nunca experimentaste os perigos da guerra, a solido de estar preso, a agonia de ser torturado ou a aflio da fome, ento ests melhor do que 500 milhes de pessoas.

Se tu podes ir tua igreja sem medo de seres humilhado, preso, torturado ou morto... Ento tu s mais afortunado que 3.000 milhes (3.000.000.000) de pessoas no mundo.

Se tu tens comida na frigorfico, roupa no armrio, um tecto sobre a tua cabea e um lugar onde dormir, tu s mais rico que 75% da populao mundial.

Se tu guardas dinheiro no banco, na carteira e tens algumas moedas num mealheiro... j ests entre os 8% mais ricos deste mundo.

Se os teus pais ainda esto vivos e unidos... Tu s uma pessoa MUITO rara.

Se tu leste esta mensagem, acabas de receber uma dupla beno: algum estava a pensar em ti e, mais ainda, tens melhor sorte que mais de 2.000.000.000 de pessoas neste mundo que no sabem, sequer, ler.

O que vai... volta. Ensina esta mensagem a todos os que tu consideras amigos. Leva a conscincia do mundo a algum. A nica coisa que pode acontecer, se decidires envi-la, que, graas a ti, algum mais se sinta abenoado.

"No h sonho mais bonito, que o da grande fraternidade humana.

Quando dois homens se encontrarem, sejam de povos, sejam de raas, sejam de classes diferentes....

Que eles possam sempre apertar as mos como amigos.

Se as nossas mos se encontrarem, podemos fazer com elas, uma corrente para transformar o mundo.

E se cada um de ns, for a semente que o vento espalha... Este sonho poder ser realidade um dia."

You might also like