You are on page 1of 24

A LINGUAGEM PERMITIU AO HOMEM A CONSCINCIA, A MEMRIA E A IMAGINAO

LINGUAGEM E LNGUA
Dificilmente seramos o que somos, hoje, em termos de conhecimento, acesso a informaes, desenvolvimento tecnolgico e relaes interpessoais, sem uma LINGUAGEM e sem uma LNGUA.
Todas as nossas atividades cotidianas exigem que, direta ou indiretamente, usemos a capacidade lingustica, seja para contar histrias aos nossos filhos, fazer uma fofoca, negociar com o gerente do banco, etc.

A LINGUAGEM ...
... a faculdade que todos os homens tm de se comunicar atravs dos signos de uma LNGUA (como o francs, portugus, romeno).
Mas, no nos comunicamos unicamente atravs da lngua:

o silncio, os olhares, os gestos, as expresses faciais, as vestimentas e a nossa postura so comportamentos comunicativos

QUAL A DIFERENA ENTRE LNGUA E LINGUAGEM?


LINGUAGEM
... a capacidade geral que temos, enquanto seres humanos,
de utilizar sinais com vistas comunicao. Assim, essa capacidade chega a ns como resultado de um processo

evolutivo.
De acordo com Fiorin (2002), todos os homens e mulheres,

independente de serem acometidos de patologias que


prejudicam a comunicao verbal, so portadores de LINGUAGEM.

E A LNGUA?

A LNGUA, por sua vez, uma parte da linguagem, pois se constitui produto social dela. Isto , produto convencionado pelos falantes. Ela no , entretanto, apenas um meio de comunicao.

A LNGUA tem funo simblica, j que uma forma de conhecimento construda coletivamente na sociedade que nos permite estruturar a experincia humana de forma significativa. Tem, ainda, funo discursivo-interativa, pois nos permite compartilhar essas experincias e conhecimentos de modo intersubjetivo na cultura.

EXISTE LINGUAGEM ANIMAL?

Embora seja bem preciso o sistema de comunicao das abelhas ou de qualquer outro animal (como das baleias, formigas) cuja forma de comunicao j tenha sido analisada- ele no constitui uma linguagem, pois o

contedo da mensagem das abelhas nico: o alimento.


A nica variao possvel refere-se distncia e direo; e a mensagem da abelha no provoca uma resposta, mas apenas uma conduta, o que significa que no h dilogo.

EXISTE LINGUAGEM ANIMAL?


Somos os nicos animais que utilizamos a linguagem verbal. Ou seja, somos os nicos animais que falamos com os outros animais e s vezes falamos mesmos para ns prprios. A posse da linguagem, mais do que qualquer outro atributo, distingue os seres humanos dos demais animais.

A ORIGEM DA LINGUAGEM

O interesse pela linguagem muito antigo, expresso por:


mitos, lendas, cantos, rituais ou por trabalhos eruditos que buscam conhecer essa capacidade humana.

Remontam ao sculo IV a. C. os primeiros estudos.

A ORIGEM DA LINGUAGEM
Inicialmente, foram razes religiosas que levaram os Hindus a estudar sua lngua, para que os escritos sagrados reunidos no Veda no sofressem modificaes no momento de ser proferidos.

Mais tarde os gramticos Hindus, entre os quais Panini (sculo IV a. C.), dedicaram-se a descrever minunciosamente sua lngua, produzindo modelos de anlise que foram descobertos pelo Ocidente no final do sculo XVIII.

A ORIGEM DA LINGUAGEM
Os gestos, hoje, esto no centro das discusses sobre a origem da linguagem humana. Alguns tericos, ocupados com os modos de comunicao entre os animais, apontam para a modalidade gestual como a primeira forma de comunicao do homem primitivo. Entre as evidncias para isso, est o fato de que grande parte de nossa comunicao, mesmo nos dias atuais, depende da utilizao de gestos, que complementam e, s vezes, sinalizam nossa significao.

A ORIGEM DA LINGUAGEM
As dificuldades inerentes resoluo destas questes acerca da linguagem so imensas. Os antropologistas pensam que o homem existe h pelo menos um milho de anos e talvez mesmo h cinco ou seis milhes de anos. Os primeiros registros escritos que foram decifrados datam apenas de h seis mil anos; so escritos dos sumrios de 4000 a. C. Estes registros so to tardios na histria do desenvolvimento da linguagem que nada esclarecem quanto sua origem.

E ENTO...
Poderamos concluir que a procura deste conhecimento est condenada ao fracasso. A nica evidncia que temos de lnguas antigas a escrita; mas a fala-linguagem verbal- precede historicamente a escrita por um vastssimo perodo de tempo e mesmo hoje existem milhares de comunidades (ndios) que falam lnguas perfeitamente atualizadas que, porm, carecem de sistemas escritos.

A lngua ou lnguas que os nossos antecessores mais remotos falavam esto irremediavelmente perdidas.

ESCRITA E FALA
A modalidade primeira de uso da lngua a FALA. Cada pessoa, ao utilizar a lngua do seu grupo social, o faz de uma forma individual, personalizada, dando preferncia a determinadas construes ou palavras. Isso uma caracterstica da fala.

ESCRITA E FALA
Outra modalidade de expresso e concretizao da lngua a ESCRITA. A lngua escrita, atravs dos tempos, foi alada condio de prestgio na sociedade, tanto porque foi alvo de maior nmero de estudos das cincias da linguagem, da filologia, etc, quanto porque esteve sempre associada s prticas intelectuais e eruditas. Essas duas razes do privilgio atribudo lngua escrita tm uma base comum, o prestgio scio-poltico que os usurios da modalidade escrita sempre tiveram na sociedade.

A LNGUA ESCRITA DISTINTA DA LNGUA FALADA

J se sabe que ningum fala como escreve e vice-versa, pois a comunicao escrita tem outras exigncias e utiliza-se de outros recursos.

Quando escrevemos, nosso leitor no est presente, por isso temos de assegurar que a mensagem seja eficiente e para tanto utilizamos de recursos prprios de organizao do discurso.

A LNGUA ESCRITA DISTINTA DA LNGUA FALADA


A escrita utilizada muitas vezes para registrar mensagens

que devem perdurar no tempo ou atravessar grandes


distncias, por isso ela no pode ser to flexvel quanto a fala, obedecendo a normas mais rgidas de organizao. Essas caractersticas no so restritas apenas a escrita, pois uma linguagem escrita informal pode se aproximar da

linguagem falada e uma linguagem falada pode se aproximar


da linguagem escrita dependendo da situao.

DIFERENAS ENTRE FALA E ESCRITA


FALA
no-planejada fragmentria incompleta pouco elaborada predominncia de frases curtas, simples ou coordenadas

ESCRITA
planejada no-fragmentria completa elaborada predominncia abundante de frases complexas, com subordinao

pouco uso de passivas vocabulrio restrito, uso de grias e neologismos

emprego frequente de passivas vocabulrio amplo, variado uso de termos tcnicos, eruditos

emprego restrito de tempos verbais

uso do mais que perfeito, subjuntivo, futuro do pretrito

emprego inadequado dos pronomes relativos

adequao pronominal

omisso de palavras

clareza, sem omisses e ambiguidades

frases feitas, chaves e provrbios

uso criativo das frases

DIFERENAS ENTRE FALA E ESCRITA


Na realidade, segundo Koch (2003), as distines apresentadas nem

sempre distinguem fala e escrita, especialmente porque uma modalidade


pode se aproximar da outra em situaes mais ou menos formais, ou seja, a escrita informal se aproxima da fala, enquanto que a fala formal se

aproxima da escrita, em situaes comunicativas variadas.


Assim sendo, escrita e fala, ao invs de modalidades opostas, esto em relao contnua no processo comunicativo.

No devemos pensar que h uma hierarquia entre fala e escrita, e que h uma melhor ou pior. A linguagem humana no funciona assim. Agindo

desta maneira estamos reforando a supremacia da escrita sobre a fala.

DIFERENTES CONCEPES DE LINGUAGEM

A linguagem humana, conforme cita Koch (2003, p.9), tem sido concebida, no curso da Histria, de maneiras bastante diversas que podem ser sintetizadas, a seguir, em trs

concepes principais:

A LINGUAGEM A EXPRESSO (ESPELHO) DO PENSAMENTO

Esta concepo ilumina, basicamente, os estudos tradicionais (gramtica tradicional). Se concebermos a linguagem como tal, somos levados a afirmaes de que pessoas que no conseguem se expressar no pensam.

A partir dessa concepo, o homem representa para si o mundo atravs da linguagem e, assim sendo, a funo da lngua representar (= refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo;

A LINGUAGEM INSTRUMENTO (FERRAMENTA) DE COMUNICAO

Esta concepo est ligada teoria da comunicao e v a lngua como cdigo (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptador uma certa mensagem. Assim, a principal funo da linguagem , neste caso, a transmisso de informaes;

A LINGUAGEM UMA FORMA (LUGAR) DE INTERAO


Mais do que possibilitar uma transmisso de informaes de um emissor a um receptor, a linguagem vista como um lugar de interao humana: atravs dela o sujeito que fala pratica aes que no conseguiria praticar a no ser falando. Nessa perspectiva, o falante age sobre o ouvinte, constituindo compromissos e vnculos que no prexistiam antes da fala.

A LINGUAGEM UMA FORMA (LUGAR) DE INTERAO


Essa ltima concepo da linguagem considerada a mais nova/atualizada, pois v a lngua como: enunciao, discurso e no apenas como comunicao, que, portanto inclui as relaes da lngua com aqueles que a utilizam, com o contexto em que utilizada, com as condies sociais e histricas de sua utilizao.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

FIORIN, Jos Luiz. Teoria dos signos. In: Introduo Lingustica: Objetos Tericos. So Paulo: Contexto, 2002, p.60-65. FROMKIN, V. RODMAN, R. Introduo linguagem. Traduo Portuguesa: Coimbra, Almeidina, 1993. KOCH, Ingedore V. A interao pela linguagem. 8 ed. So Paulo: Contexto, 2003.

You might also like