You are on page 1of 8

Psicologia da Personalidade II

Prof Ms Raquel Staerke

Notas de aula baseadas em: PERSONALIDADE-teoria e pesquisa (2004); Pervin,L. & John,O. ArtMed ed., 8 ed. Porto Alegre.

Psicologia do Constructo Pessoal: George Kelly


Homem (pessoa)-cientista : metfora de Kelly, que descreve as construes pessoais. As pessoas agem como cientistas no sentido de que elas formulam hipteses sobre o mundo a partir de suas construes pessoais e as testam para obter algum controle sobre os eventos.
1905-1966

Caractersticas da teoria em relao a outros modelos em personalidade


A interface humanista: Kelly prope uma concepo das pessoas em constante processo de mudana e identifica o surgimento de dificuldades quando essa mudana impedida. A pessoa ativa num mundo em constante mutao, oferecendo desafios e possibilidades ao crescimento. A sua teoria busca compreender o ponto de vista dos sujeitos e depois ajud-los a decidir que escolhas fazer luz de sua prpria posio

Caractersticas da teoria em relao a outros modelos em personalidade


A interface fenomenolgico-existencial: Kelly recusa-se a pressupor qualquer contedo psicolgico, conjunto de impulsos, etapas de desenvolvimento ou conflitos inevitveis na constituio da personalidade. Enfatiza a maneira como o homem interpreta o mundo, sendo um agente ativo no processo de construo de si.
Os homens mudam as coisas primeiro mudando a si mesmos e s atingem seus objetivos se pagarem o preo de mudarem si mesmos como descobriram alguns para sua tristeza e outros para sua salvao ( Kelly, 1955, p.16)

A interface comportamental: Baseando-se em sua metfora homem-cientista, Kelly enfatiza coisas que as pessoas podem fazer para mudar a maneira como pensam. Testar seus constructos pessoais para obter controle sobre os eventos da experincia.

Kelly refutava a idia de sua teoria vir a ser categorizada ou dogmatizada, e pensava:
Os psiclogos americanos tm se mostrado um grupo digno de pena: imagine estar to longe de compreender a maravilha das pessoas e a verdade dos relacionamentos humanos! Eu me perguntava ao escrever a teoria do constructo, se eu poderia inventar um modo de ajud-los a descobrir as pessoas e a continuarem se sentindo cientificamente respeitveis fazendo isso. (in Hinkle, 1970, p.91)

Abordagem Cognitiva Personalidade


(classificao mais comum)
A teoria de Kelly uma teoria construtivista, ou seja, ela enfatiza a construo do mundo pelo indivduo. Em sua nfase na maneira como o indivduo atribui significado aos eventos e nos esforos da pessoa para prev-los, a teoria do constructo claramente enfatiza os processos cognitivos.
O qu voc pensava respeito das palavras sonho, conscincia, comportamento e percepo quando ingressou no curso de Psicologia e o qu voc pensa agora?

O qu voc pensava respeito das pessoas e seus comportamentos e o qu voc pensa agora?
Como voc vai construir sua vida profissional com o aprendizado de seu curso? Como voc atribui significados s teorias apresentadas para sua escolha na futura atividade profissional? Voc j pode prever em qual rea da Psicologia voc ir trabalhar?

Suas respostas podem corresponder viso filosfica de Kelly, denominada alternativismo construtivo.

A Teoria da personalidade: conceitos e definies


Alternativismo construtivo
No existe uma realidade objetiva ou verdade absoluta. Existem esforos para interpretar os eventos e fenmenos para compreend-los. A atividade cientfica a tentativa de desenvolver sistemas de constructos que sejam teis na previso de eventos.

Constructo e estrutura de personalidade

uma forma de construir ou interpretar o mundo, conceito que o indivduo utiliza para categorizar eventos, interpret-los e colocar neles uma estrutura e um significado. Alm disso, os indivduos distinguem similaridades e contrastes entre os eventos. a construo de uma semelhana e um contraste que leva formao de um constructo.

Sistema de constructos

Constructos verbal e pr-verbal Constructos centrais (bsicos, mudanas complexas) Constructos perifricos (menos bsicos, mudanas simples) Constructos superordenados Constructos subordinados

Os constructos que compem o sistema de constructos da pessoa so interrelacionados As pessoas diferem no contedo, no tipo e na organizao de seus constructos. Tambm diferem no n de constructos disponveis para elas e no quo esto abertas para mudanas nesses sistemas de constructos.

O comportamento de uma pessoa geralmente expressa o sistema de constructos ao invs de um constructo nico Uma mudana em um aspecto do sistema de constructos leva a mudanas em outras partes do sistema

Geralmente, os constructos esto organizados para minimizar incompatibilidades e inconsistncias. Entretanto, alguns constructos podem estar em conflito com outros constructos, e, assim, produzir tenso e dificuldades para a pessoa fazer escolhas.

Processo (funcionamento dos sistemas de constructo)


Em sua viso de processo do comportamento humano, Kelly afastou-se dos conceitos de motivao: esse conceito pressupe que a pessoa seja inerte e necessite de algo para se mover. Ao invs disso, o organismo lanado para o mundo psicolgico, vivo e pronto para a luta (Kelly, 1955, p.37) Postulado fundamental: os processos de uma pessoa so psicologicamente canalizados pelas maneiras como antecipa os eventos O postulado implica que ns procuramos prever, que antecipamos os eventos, que tentamos alcanar o futuro pela janela do presente.

Em essncia, os indivduos fazem previses e consideram outras mudanas em seus sistemas de constructos.
Os indivduos no buscam reforo ou evitao da dor, e sim, a validao e expanso de seus sistemas de constructos.

Se uma pessoa experimenta algo desagradvel, ela experimenta validao de seus constructos, independente do fato de ter sido um evento desagradvel ou no.

Crescimento e Desenvolvimento

nfase no desenvolvimento de constructos pr-verbais na infncia e interpretao da cultura que envolve um processo de expectativas aprendidas. H dois tipos de mudanas no desenvolvimento da criana: 1-Aumentos na complexidade do sistema de constructos associados idade

2-Mudanas qualitativas na natureza dos constructos formados e na capacidade das crianas serem mais empticas ou conscientes dos sistemas de constructos dos outros.

medida que as crianas se desenvolvem, aumentam a quantidade de constructos disponveis, fazem diferenciaes mais precisas, apresentam uma maior organizao hierrquica,e, em relao empatia, tornam-se cada vez mais conscientes de que muitos eventos no esto relacionados com o self, apreciando assim os constructos dos outros.

You might also like