You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAHUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA Seminrio da linha Migraes, Construes Socioculturais

e Meio Ambiente II Profa. Dra. Eunice Nodari Prof. Dr. Silvio Marcus de Souza Correa

guas do Macio da Costeira - Ilha de Santa Catarina


Aluna: Adriane Schroeder Lins Leiroza Florianpolis, maio de 2013

gua: perigo global, nova fronteira de disputa entre potncias


Artigo do prof. Slvio remete dificuldade de obteno de gua, a jogos de poder e representaes de civilidade em meio a disputas coloniais e imperialistas. A disputa pela gua potvel pode ser entendida como uma nova fronteira entre as potncias? Pelo menos 17 pases do Oriente Mdio, sul da frica, regies secas da ndia e China, envolvendo um bilho de pessoas j no conseguem manter os mesmos nveis de abastecimento que tinham no ano de 1990. Outras regies, como 24 naes da frica Subsaariana, compreendendo 348 milhes de pessoas atualmente, tambm precisam fazer muito esforo para conseguir gua para seus povos. Em muitos destes lugares as pessoas precisam caminhar longas distncias para conseguir uma lata de gua. Segundo previses de entidades que estudam a questo do abastecimento, em 2025, uma em cada trs pessoas correr o risco de ficar sem gua, forando ainda mais o processo de migrao que j imenso nas regies citadas. TAVARES, Elaine Desperdcio criminoso de gua pura segue sem freio. http://www.brasildefato.com.br/node/5860, acesso em 26 de junho de 2013.

Escassez nem sempre ausncia

Tanto e to pouco http://www.univesp.ensi nosuperior.sp.gov.br/pr eunivesp/1343/escassez -de-gua-pode-levar-aconflitos.html

guas em profuso
Relatos de viajantes: comum o destaque dado s guas encontradas, sua boa qualidade e abundncia. Duperrey cita especificamente os rios: Est banhada por um bom nmero de rios, sendo os principais o rio Vermelho, que verte suas guas extremidade norte da grande laguna; o rio Ratones, que se lana ao mar diante das ilhotas do mesmo nome; os rios Tavares e Ribeiro fozes que esto ao sul da capital, na parte meridional da Ilha. sobre suas margens que se cultivam as melancias e os meles, reputados entre os melhores da provncia.

Nascentes dos Rios Tavares e Itacorubi.

Mapa Crculo inserido - localizao das nascentes no Macio da Costeira


: http://www.ndonline.com.br/mobile/noticias/27690-ilha-conta-com-recursoshidricos-subterraneos-em-abundancia-em-65-de-seu-territorio.html..

Abundncia e ausncia dos relatos ao desperdcio, poluio e captao ilegal de gua


Desperdcio remete a m gerncia e mau uso Casan estima que 40% da gua captada se perde antes de chegar casa do consumidor. (...) Em Santa Catarina o desperdcio comea na captao e distribuio. A Casan, a maior fornecedora de gua tratada do Estado atende 197 municpios , perde em mdia 40% do que retira dos mananciais antes de chegar ao consumidor. Uma das principais causas so os vazamentos. A populao precisa fazer sua parte. Para o diretor da Associao Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), Marcus Phoebe Farias, deve-se optar por equipamentos que consomem menos gua, como trocar vlvulas de descarga por caixa acoplada. A economia em uma casa pode parecer pouca, mas quando se leva em considerao um prdio inteiro, se torna representativa diz Farias. (http://floripamanha.org/2013/03/dia-da-agua-o-calculo-do-desperdicio/)

Abundncia e ausncia dos relatos ao desperdcio, poluio e captao de gua ilegalidade?


Poluio contaminao das guas e falta de saneamento Esgoto ameaa rios da Ilha de Santa Catarina (...)

[A] situao extremamente preocupante em relao s bacias do Itacorubi e Rio Tavares


(...) [A] poluio no Itacorubi e Rio Tavares se deve falta da coleta de esgoto. Segundo a Companhia Catarinense de guas e Saneamento (Casan), o problema est sendo amenizado com um investimento de R$ 100 milhes em obras na regio. (...) A prefeitura de Florianpolis ainda no concluiu o novo plano diretor da cidade, outra medida que pode influenciar no futuro da Ilha. J o recm-aprovado plano de gerenciamento costeiro dever entrar em vigor em, no mximo, 90 dias. (http://www.ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=153805)

guas da Costeira cascata corta a EBM Prof. Ansio Teixeira


NE SE

guas da Costeira

guas da Costeira

Captao de gua a questo da legalidade


Uma parte das guas subterrneas da Ilha captada atravs de ponteiras isoladas. Essas ponteiras geralmente esto a uma profundidade de 10 metros no sedimento arenoso e apresentam vazo da ordem de 2m/h por ponteira, alcanando-se em vazo de teste at 8m/h. O sistema de captao direta de cachoeiras e nascentes muito utilizado individualmente e por postos de sade municipais e escolas.

Causa preocupao o uso do potencial hdrico subterrneo; a falta de estudos aprofundados e tambm de legislao especfica podem gerar a degradao ou esgotamento desses recursos (REGO NETO, 1990) (in: BORGES, Rani. Contribuio Geogrfica Conservao do Parque Municipal do Macio da Costeira, TCC. UFSC, 2010, obtido em: http://www.pergamum.udesc.br/dadosbu/000000/000000000010/000010A1.pdf, grifou-se. Acesso em 28 de junho de 2013). Jornais e sites tambm denunciam a captao ilegal por condomnios e apontam ao problema da salinizao da gua, tendo em vista as ponteiras e poos artesianos em geral.

Algumas Referncias
http://www.brasildefato.com.br/node/5860 http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/1343/escassez-degua-pode-levar-a-conflitos.html http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/caliagua/mexico/02317p04.pdf http://www.grupoge.ufsc.br/publica/dissertacao-raquel-carvalho.pdf http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000010/000010A1.pdf REGO NETO, C. B. Ilha de Santa Catarina - guas Subterrneas. Apud Prefeitura Municipal de Florianpolis, Relatrio 94, IPUF- CONDEMA, Florianpolis, 1990 Fotografias guas da Costeira acervo particular de Adriane Schroeder Lins Leiroza.

Fotografias da capa: obtidas via www.google.com

You might also like