You are on page 1of 25

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO

Equipe Lara Juliane Priscila Osny

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Incio do processo de desenvolvimento:
Populao concentrada no meio rural Riqueza nacional gerada pelo setor primrio

Agricultura x Industralizao

De acordo com os pressupostos da diviso internacional do trabalho, o progresso tcnico era mais acentuado na indstria do que na produo primria.

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Por que os preos dos produtos industriais dos centros no baixaram em relao aos produtos primrios, dada a maior produtividade dos primeiros?
Movimento cclico da economia Elasticidade-renda da demanda

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Modelo do impacto urbano-industrial (Theodore W. Schultz)

O elemento dinmico da economia era a indstria: um aumento na atividade industrial fomentava a atividade primria, e no o contrrio.
Funes da agricultura no desenvolvimento: 1) Liberao de mo-de-obra 2) Fornecimento de alimentos e matrias-primas 3) Gerao de divisas estrangeiras 4) Inverses para indstria 5) Mercados para bens industriais Agroindustrializao crescente + Penetrao do capitalismo no campo

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Y (K,L) A contribuio depende do salrio real (w/p) e da taxa de lucro (r).
Elevao da produtividade: Crdito, extenso rural e investimentos em infraestrutura. Resultado: Reduo tambm da pobreza urbana, pela elevao dos salrios e melhora na distribuio de renda em toda a economia.

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Agricultura e dualismo tecnolgico Arthur C. Lewis - 1954 Processo de articulao entre os setores moderno e atrasado, em que o crescimento do primeiro vai absorvendo o emprego redundante do segundo. O crescimento do setor urbano/industrial acabar por desenvolver a longo prazo o setor agrcola. A velocidade em que esta expanso ocorre determinada pela taxa de investimentos industriais e acumulao de capital no setor moderno.

AGRICULTURA E CRESCIMENTO ECONMICO NO BRASIL


As polticas agrcolas, nos anos 50, limitavam-se ampliao da

infra-estrutura de transporte e de armazenamento, aos subsdios a insumos modernos importados, ao crdito e a assistncia tcnica, visando difuso de tcnicas j disponveis. As inovaes tecnolgicas, aumentando a produtividade da terra, podem conciliar as funes conflitantes entre produzir mais alimentos e matrias-primas para o mercado interno e expandir as exportaes agrcolas, necessrias para ajudar a financiar o desenvolvimento econmico.

CONFLITO ENTRE ABASTECIMENTO E EXPORTAO


Com o crescimento industrial acelerado, o consumo crescente de

novos produtos importados e a necessidade de modernizao constante da economia, para se obterem ganhos de produtividade, exigem que o pais seja capaz de manter em expanso as importaes de maquinas, componentes, entre outros. As exportaes necessitam, no mnimo acompanhar essa evoluo, para poder financiar as importaes adicionais e amortizar as divida externa.

CONFLITO ENTRE ABASTECIMENTO E EXPORTAO


As exportaes so necessrias, tambm, para proporcionar maior

ritmo de crescimento do produto nacional, em razo das interdependncias das exportaes com o resto da economia, que provocam o crescimento do emprego e da renda. As exportaes so importantes tambm porque exercem efeitos multiplicadores sobre as atividades de mercado interno. As exportaes adicionais, em determinado ano, geram crescimento mais do que proporcional do produto interno desse mesmo ano, bem como no perodo seguinte. As exportaes brasileiras de produtos manufaturados continuam crescendo, mesmo diante do protecionismo existente no mercado externo, em razo das vantagens comparativas do Brasil em relao a alguns produtos.

CONFLITO ENTRE ABASTECIMENTO E EXPORTAO


Com exportaes agrcolas crescentes, o pas disporia de recursos

para financiar importaes de certos alimentos, a fim de formar estoques reguladores e poder estabilizar seus preos no mercado interno. No contexto de uma economia semiaberta, essa poltica mostra-se bastante racional, inclusive para complementar a oferta interna. O pas pode manter estoques reguladores e exercer sua influencia sobre os preos externos (caso do caf); por meio da poltica cambial, ele pode afetar os preos relativos e influenciar o aumento do volume exportado.

CONFLITO ENTRE ABASTECIMENTO E EXPORTAO


O pais tem outro produto a desempenhar papel semelhante ao do

caf, a soja. Produto, cujo preo no mercado internacional esteve em queda no inicio da dcada de 80, tem a capacidade de absorver insumos modernos e bens durveis de consumo final pela classe produtora. Dada sua rentabilidade, esta que aumenta a produtividade e os lucros do agricultor. Os produtos agroindustriais com amplas possibilidades de exportao so o frango e o suco de laranja. Enquanto o primeiro, grande consumidor de milho, como rao, se encontra mais desenvolvido no sul; o segundo expande-se principalmente em So Paulo, e poder ser o grande produto agroindustrial de exportao at final do sculo XX.

MOBILIDADE DE MO-DE-OBRA E AGROINDSTRIA


A funo da agricultura de fornecer mo-de-obra para o

setor urbano-industrial foi cumprida no Brasil; O setor secundrio, no tem sido capaz de absorver muita mo-de-obra, enquanto contingentes populacionais se aglomeram no meio urbano, formando favelas; O xodo rural constitui um problema muito srio no pas e eleva os custos sociais do meio urbano.

MOBILIDADE DE MO-DE-OBRA E AGROINDSTRIA


Para diminuir os fluxo migratrios, necessrio uma

estratgia de industrializao no interior do pas e das prprias zonas agrcolas, absorvendo maior volume de mo-de-obra excedente; necessrio a reestruturao do setor agrcola, por meio do reassentamento de colonos, do estmulo adoo de inovaes tecnolgicas (como irrigao) e da agroindustrializao.

MOBILIDADE DE MO-DE-OBRA E AGROINDSTRIA


O beneficiamento de produtos agrcolas elevam o valor

adicionado de artigos anteriormente vendidos sem qualquer processamento; A agroindstria de fundamental importncia no crescimento econmico, elevando o valor adicionado regional; Amplia a renda regional, expande a base tributria e desenvolve atividades ligadas tecnologicamente;

MOBILIDADE DE MO-DE-OBRA E AGROINDSTRIA


Leite (1979) prope que a indstria se localize no

campo, nos bolses de mo-de-obra e de matriasprimas, para reduzir o xodo rural; Desenvolvimento integrado da agricultura, indstria e servios, envolvendo, de preferncia, a populao de mais baixa renda; O trabalhador rural adapta-se com maior facilidade ao processo produtivo agroindustrial nas zonas rurais, por estar em seu meio.

TRANSFERNCIA DE RECURSOS E EXPANSO DO MERCADO


Uma das funes da agricultura no processo de

desenvolvimento econmico a de transferir poupanas para a expanso industrial e para a implementao e infraestrutura bsica; Espontnea > os agricultores e as elites agrrias podem aplicar parte de seus lucros e rendas na economia urbana; Compulsria > parcela do excedente pode ser extrada e transferida para investimentos em outros setores.

TRANSFERNCIA DE RECURSOS E EXPANSO DO MERCADO


As transferncias de recursos da agricultura para a

indstria, por meio do imposto sobre a terra, onera mais as terras usadas extensivamente ou ociosas; Funo alocativa, ao incentivar a produo e a produtividade; Funo distributiva, ao onerar as elites agrria que vivem da renda da terra; Essa forma de transferncia pouco utilizada no Brasil.

TRANSFERNCIA DE RECURSOS E EXPANSO DO MERCADO


A existncia de lucros no reinvestidos no setor agrcola

exportador e no setor de mercado interno explica-se pela falta de informaes do agricultor quanto s oportunidades de investimento e por sua averso ao risco; Tornando-se necessria a criao de mecanismos capazes de promover, essa transferncia de poupanas de segmentos com excesso de recursos para setores com insuficincia dos mesmos, e direcionar esse fluxo de capitais agricultura;

TRANSFERNCIA DE RECURSOS E EXPANSO DO MERCADO


importante salientar a existncia de um dilema entre as

funes transferir recursos para o desenvolvimento industrial e criar mercados para bens industriais; Dessa forma, uma das maneiras mais racionais de transferncia de recursos por meio da demanda de produtos industriais e da expanso da produtividade agrcola.

INOVAES TECNOLGICAS NA AGRICULTURA


medida que a economia passa a ser mais

industrializada, as interdependncias entre as atividades rurais e a indstria reforam as funes da agricultura no desenvolvimento econmico; O Estado pode acelerar a integrao por intermdio do incentivo criao de agroindstrias e cooperativas de produo, de tcnicas agrcolas mais modernas e por meio de polticas de crdito e preo;

INOVAES TECNOLGICAS NA AGRICULTURA


Tanto as inovaes mecnicas quanto as bioqumicas so

importantes para o desenvolvimento industrial; Em muitos casos, tcnicas baratas podem ser suficientes para aumentar a produtividade e a renda dos agricultores; A inelasticidade da demanda de um produto pode provocar a reduo da receita total do agricultor; No caso dos produtos para exportao, o preo dado pelas condies do mercado internacional, com demanda infinitamente elstica;

INOVAES TECNOLGICAS NA AGRICULTURA


Os agricultores tm dificuldades para adotar inovaes

pelo tipo de produto que cultivam, pela escassez de recursos terra e capital e pela dificuldade de acesso ao crdito; As inovaes tecnolgicas exercem um efeito alocativo e um efeito distributivo; Polticas favorveis a adoo de inovaes tecnolgicas no setor agrcola so indispensveis para aumentar o consumo de bens industriais, elevar a produo agropecuria e evitar o crescimento dos preos dos alimentos;

CONCLUSO
A produo agroindustrial aparece como uma soluo ao

gerar maior valor agregado no setor agrcola e ao intensificar a integrao da indstria com a agricultura; Seria tarefa do Estado promover a distribuio de terras para o assentamento de agricultores, investir em educao, em pequenas estradas no interior e na implantao de barragens par a irrigao , procurar meios para a difuso de novas tcnicas, por meio as pesquisa e extenso rural; As elevadas taxas de crescimento da economia brasileira, na dcada de 70, e a expanso geral do nvel da renda interna repercutiram favoravelmente no setor agrcola;

CONCLUSO
O desenvolvimento da produo agroindustrial depende

do dinamismo de crescimento da renda nacional e da poltica de preos e de crdito; O crdito rural diminuiu nos ltimos anos e as taxas de juros dos emprstimos ao setor s tem aumentado; A evoluo do complexo industrial aps 1970 interligouse com o desempenho da economia em seu conjunto, ficando muito dependente das polticas macroeconmicas do governo federal; Torna-se necessria a participao do Estado na formulao de polticas agrcolas, industriais e de desenvolvimento regional.

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO

OBRIGADO

You might also like