You are on page 1of 9

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: LTIMO ANO DE MANDATO - CARTILHA DE ORIENTAO AOS AGENTES PBLICOS ESTADUAIS

Miguel Ramos Campos Procurador do Estado do Paran

1-APRESENTAO.

Apesar da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n 101/2000) ser de natureza estritamente financeira, em nada regulando matria eleitoral, traz em seu corpo regras que limitam especficas condutas dos agentes pblicos, em ano de Eleies. Essas regras, dirigidas aos agentes pblicos das trs esferas de Governo e dos Poderes, visam manter o equilbrio oramentrio e no permitem o aumento de despesas ou dvidas para o exerccio subseqente. Objetiva, com isso, afastar a possibilidade de se inviabilizar as aes do futuro governante ou administrador, com o engessamento financeiro da administrao seguinte, sem o devido aumento de receita.

AS PRINCIPAIS RESTRIES IMPOSTAS NA LEI COMPLEMENTAR N 101/2000, NO LTIMO ANO DO MANDATO DO GESTOR ESTADUAL, DIZEM RESPEITO AOS SEGUINTES TEMAS:
CONTROLE

DE

DESPESA

TOTAL

COM

PESSOAL;
RECONDUO

DA DVIDA CONSOLIDADA AOS

LIMITES;
OPERAES

DE CRDITO POR ANTECIPAO DE RECEITA ORAMENTRIA; DO ORAMENTO EM RELAO A DIREITOS DE TERCEIROS.

EFEITOS

2- CONTROLE DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL:


Prev o art. 21, pargrafo nico, da LRF o seguinte:

Art. 21. (...) Pargrafo nico Tambm nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo referido no art.20.

Da leitura do artigo, verifica-se que no pode haver aumento de despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao trmino do mandato, sob pena de nulidade. A ideia do legislador no comprometer o oramento subseqente ao ano eleitoral, ou mesmo ultrapassar o limite de gastos com pessoal, salvo se houver diminuio da despesa com pessoal, quando, a sim, permitido, em carter compensatrio, a manuteno do patamar de gastos no patamar permitido. Veja-se que podero existir situaes emergenciais, pontuadas caso a caso, que exigiro contrataes temporrias, com efetivo aumento de despesa, com lastro no art. 37, IX da CF/88.

3- DA RECONDUO DA DVIDA CONSOLIDADA AOS LIMITES:


Prev o art. 31, 1 a 3 da LRF o seguinte: Art. 31. Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subseqentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro. 1 Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido: I estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria; II obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho, na forma do art. 9. 2 Vencido o prazo para retorno da dvida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficar tambm impedido de receber transferncias voluntrias da Unio ou do Estado. 3 As restries do 1 aplicam-se imediatamente se o montante da dvida exceder o limite no primeiro quadrimestre do ltimo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.

3- DA RECONDUO DA DVIDA CONSOLIDADA AOS LIMITES:

Nota-se que a restrio direcionada diretamente ao Chefe do Poder Executivo Estadual. O que se objetiva com tal dispositivo manter a dvida pblica sob controle. Fica vedada operao de crdito externa e interna, inclusive por Antecipao de Receita, se a dvida consolidada (LRF, art. 29, I) do Estado ultrapassar o limite no primeiro quadrimestre do ltimo ano do mandato do Governador.

O limite da dvida consolidada previsto na proposta oramentria e no prprio oramento. Assim, caso no seja eliminado o excesso no quadrimestre seguinte pode o administrador responsvel ser incriminado, na forma do artigo 73 da LRF, com redao inserida pela LCF n 131/2009, verbis:
Art. 73. As infraes dos dispositivos desta Lei Complementar sero punidas segundo o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Cdigo Penal); a Lei no 1.079, de 10 de abril de 1950; o Decreto-Lei no 201, de 27 de fevereiro de 1967; a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992; e demais normas da legislao pertinente.

3- DA RECONDUO DA DVIDA CONSOLIDADA AOS LIMITES:


Vale salientar, ento, a submisso dos gestores pblicos, caso no observem as limitaes antes mencionadas, s seguintes sanes criminais previstas nos arts. 359-B, 359-C E 359G1, todos do Cdigo Penal, com redao conferida pela Lei n 10.028/2000; ao cometimento de crime de responsabilidade contra a lei oramentria (art. 10 da Lei Federal n 1.079/50 e Decreto-lei n 201/67) e s penas pelo cometimento de improbidade administrativa (arts. 10 a 12 da Lei Federal n 8.429/92). Arts. 359-B, 359-C e 359-G do Cdigo Penal, verbis:

Art. 359-B. Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar, de despesa que no tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

4- DAS OPERAES DE CRDITO POR ANTECIPAO DE RECEITA ORAMENTRIA:


Prev o art. 38, inciso IV, a da LRF o seguinte: Art. 38. A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: (...); IV estar proibida: (...); b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. O dispositivo probe operao de crdito por antecipao de receita no ltimo ano do mandato do Governador.

Tal operao de crdito a que visa atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro, visando ao impedimento de transferncia de dvida para o exerccio seguinte ao do ltimo ano do mandato.

5- EFEITOS DO ORAMENTO EM RELAO A DIREITOS DE TERCEIROS.


Prev o art. 42 da LRF o seguinte:
Art. 42. vedado ao titular de Poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. O mencionado dispositivo legal claro ao vedar nos ltimos 08 (oito) meses do mandato do gestor pblico, e no apenas do Chefe do Poder Executivo, contrair despesa que no possa ser integralmente cumprida ou quitada at o trmino do respectivo mandato; ou ainda, que assuma compromisso para pagar parcelas no exerccio seguinte sem que possa deixar recursos suficientes em caixa para pagar as parcelas antes ajustadas. Tal inteleco do dispositivo alcana at mesmo despesa continuada prevista na LDO e na lei oramentria, salvo em casos de calamidade pblica ou despesa extraordinria.

You might also like