You are on page 1of 69

ESCOLA DE ENFERMAGEM ROSA MISTICA CURSO TCNICO DE ENFERMAGEM

TRAUMA EM OSSOS
ROBERTO VAZ CAP BM ENFERMEIRO ESP. APH

OBJETIVOS
Ao final desta lio os participantes sero capazes de: 1. Definir o conceito de fratura, luxao e entorse e enumerar quatro sinais ou sintomas que identificam tais leses; 2. Citar duas razes para a imobilizao provisria; 3. Descrever os passos para imobilizar fraturas em extremidades superiores, inferiores e pelve.

Sistema Esqueltico

Conceito de Esqueleto: conjunto de estruturas responsveis por constituir o arcabouo de um rgo ou do corpo humano como um todo, e ainda desempenhar diversas outras funes.

Sistema Esqueltico
Funes do Esqueleto: Arcabouo Sustentao

Locomoo
(PUTZ; PABST, 2000.) (PUTZ; PABST, 2000.)

www.giffs. hpg.ig.com.br/

Proteo de rgos vitais Armazenamento de ons Hematopoiese


pagina.vizzavi.pt/~va03306a/Ca veiras/Caveiras-001.htm - 4k (PUTZ; PABST, 2000.) (PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Nmero de Ossos:
Indivduo adulto e
Crnio = 22
Coluna vertebral= 26 Osso hiide = 01 Ossculos da orelha = 06 Costelas e Esterno = 25 __________________________

normal: 206 Variao do Nmero de Ossos:


Fator etrio

Total = 80
Membro Superior = 64
Membro Inferior = 62 ______________________

Fator individual:

Total = 126 Total Geral = 206

Sistema Esqueltico
Variao do Nmero de Ossos:
Fator etrio
Na infncia a subdiviso de alguns ossos determina um nmero maior de peas no esqueleto da criana quando comparado ao adulto, j na idade senil, a fuso (atravs de sinostoses) que acontece, principalmente, entre os ossos da calota craniana, vai gradativamente diminuindo o nmero de ossos no esqueleto.

(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Variao do Nmero de Ossos: fator etrio
A figura n. 1 apresenta a viso de um crnio jovem (antes de 30 anos) onde os ossos da calota esto separados entre si atravs de articulaes fibrosas (suturas).

A figura n. 2 representa a viso da calota craniana em uma outra faixa etria (acima dos 30 anos) onde o incio de ossificao das suturas passa a apagar o limite de separao entre os ossos.
A figura n. 3 mostra uma crnio de um indivduo senil, onde todas as suturas j sofreram ossificao (sinostose), com fuso entre os ossos frontal, occipital e parietais.

Variao do Nmero de Ossos: fator etrio

(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Variao do Nmero de Ossos: Fator individual:
Compreende uma situao que ocorre em um nico indivduo, alterando o nmero de ossos no seu esqueleto, como por exemplo a persistncia da sutura frontal no adulto, subdividindo o osso em dois, ou a presena de ossos extra-numerrios.

OSSO EXTRA OSSO SACRAL

(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Diviso do Esqueleto:
Esqueleto Axial:
constitudo pelos ossos que formam o longo eixo do corpo humano: ossos da cabea, da coluna vertebral, e do tronco.

Esqueleto Apendicular:
Est representando pelos ossos que formam o arcabouo dos membros superiores e inferiores. Incluem o cngulo e a parte livre.

www.aula21.net

Sistema Esqueltico
Esqueleto Axial da Cabea:
Neurocrnio (08 ossos):
Pares: temporal (2); parietais (2)
http://www.giffs.hpg.ig.com.br/

Impares: frontal (1); occipital (1); etmide (1); esfenide (1).

Vscerocrnio (14 ossos):


Pares: maxilas (2); zigomticos(2); nasais (2); lacrimais (2); conchas nasais inferiores (2); palatinos (2). Impares: vmer (1); mandbula (1).
(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Esqueleto Axial do Tronco:

Coluna Vertebral 1 Osso esterno 2 Costelas 3

www.corpohumano.hpg.ig.com.br/

Sistema Esqueltico
Esqueleto Axial: coluna vertebral Regies da Coluna Vertebral:

Cervical 1:
Vrtebras cervicais

07

Torcica 2:
Vrtebras torcicas

12

Lombar 3:
05 Vrtebras lombares

Sacral 4:
osso sacro

Coccgea 5:
osso cccix
(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Esqueleto Axial:
esterno e costelas osso

Osso esterno 01: Costelas 12 pares


Verdadeiras - 07 primeiros pares: cada uma delas est ligada de maneira individual ao osso esterno atravs de sua prpria cartilagem costal. Falsas 08,09 e 10 pares: esto ligadas ao osso esterno atravs da cartilagem do 7 par.

(PUTZ; PABST, 2000.)

Flutuantes 11 e 12 pares: no se
ligam ao osso esterno.
(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Esqueleto Apendicular do Membro Superior:

Cngulo 1:
Escpula Clavcula

Parte Livre:
mero 2 Rdio 3 e Ulna 4 Carpo 5: escafide, semilunar, piramidal e pisiforme, trapzio, trapezide, capitato e hamato Metacarpo: ossos Metacarpais do I ao v. Falanges 7: proximal, mdia, e distal
(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Esqueleto Apendicular do Membro Inferior:

Cngulo 1:
Osso do Quadril

Parte Livre:
Fmur 2 Patela 3 Tbia 4 e Fbula 5 Tarso 6: calcneo, tlus, navicular, cubide, cuneiformes medial, intermdio, e lateral. Metatarso 7: ossos Metatarsais do I ao v. Falanges 8: proximal, mdia, e distal
(PUTZ; PABST, 2000.)

Sistema Esqueltico
Classificao dos Ossos
Assim so classificados os seguintes grupos: Ossos Longos: neste grupo h o predomnio do comprimento sobre as outras dimenses. So constitudos por um corpo com uma escavao central, a cavidade medular; e duas extremidades, as epfises. Ossos Curtos: observamos que existe um equilbrio nas trs dimenses. Apresentam uma forma que lembra um cubo. Ossos Planos: h o predomnio do comprimento e da largura sobre a espessura. So ossos bastante delgados.

A principal forma de classificar os ossos leva em considerao, o comprimento, largura, e espessura dos mesmos, considerando tambm as relaes entre estas dimenses e a sua influncia na determinao da forma do osso.

FRATURA
Ruptura total ou parcial de um osso.
CLASSES

Fechada (simples): A pele no foi perfurada pelas extremidades sseas. Aberta (exposta): O osso se quebra, atravessando a pele, ou existe uma ferida associada que se estende desde o osso fraturado at a pele.

Transversa

Oblqua

Espiral

Cominutiva

Dor; Deformidade; Sensibilidade; Crepitao; Edema; Alterao de colorao; Impotncia funcional; Fragmentos expostos.

o desalinhamento das extremidades sseas de uma articulao fazendo com que as superfcies articulares percam o contato entre si.

Deformidade; Edema; Dor: Impotncia Funcional.

a toro ou distenso brusca de uma articulao, alm de seu grau normal de amplitude.

So similares aos das fraturas e luxaes, sendo que nas entorses os ligamentos geralmente sofrem ruptura ou estiramento, provocados pelo movimento brusco.

ATENO
Na maioria das vezes, difcil constatar se o paciente verdadeiramente portador de uma fratura, entorse ou luxao. no entanto, at ser provado o contrrio o mesmo dever ser tratado como portador de tais leses.

Observar e anotar pulso distal, perfuso, sensibilidade e motricidade; Reunir e preparar todo o material de imobilizao (usar se possvel talas acolchoadas);

Minimizar a dor; Prevenir ou minimizar leses futuras de msculos, nervos e vasos sangneos; Manter a perfuso no membro; Auxiliar a hemostasia.

Informar ao paciente o que far; Expor o local. As roupas devem ser cortadas e removidas sempre que houver suspeita de fratura, luxao ou entorse; Controlar hemorragias e cobrir feridas. No empurrar fragmentos sseos para dentro do ferimento, nem tentar remov-los. Usar curativos estreis; No recolocar fragmentos expostos no lugar;

Imobilizar. Usar tenso suave para que o local fraturado possa ser colocado na tala. Movimentar o mnimo possvel. Imobilizar uma articulao acima e uma abaixo do osso fraturado. Em alguns casos, a extremidade deve ser imobilizada na posio encontrada.

Revisar a presena de pulso, perfuso e sensibilidade. Assegurar-se que a imobilizao est adequada e no restringe a circulao. Prevenir ou tratar o choque.

Imobilizaes Traes Cirurgias

Imediatas Choque Hipovolmico Sndrome da Embolia Gordurosa mbolos gordurosos podem ocorrer depois de fraturas de ossos longos ou dos ossos plvicos. Sndrome compartimental Tardias Unio Tardia, unio defeituosa Necrose Avascular do Osso Reao a dispositivo e fixao interna Ossificao heterotpica

Talas moldveis; Talas inflveis;

Talas de madeira;
Tracionador de fmur; ked;

Colar cervical;
Prancha; Imobilizao utilizando o prprio corpo do paciente; Ataduras.

Papelo; Cabos de vassouras; Jornais ou revistas; Galhos;

Ripas de madeiras em geral;


Auto-imobilizao.

D instruo ao sbio, e ele se far mais sbio .


(Salomo)

You might also like