You are on page 1of 21

POR QUE MARX EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO?

Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado ( Karl Marx).

1. Contexto de legitimao profissional: aproximao da matriz positivista, mas doutrina humanista crist continua presente, o que designado por Iamomotto (1992, p. 12) como arranjo terico doutrinrio. 2. Continua o percurso conservador e agora ancorado numa teoria social: o positivismo.

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

Primeiro suporte terico-metodolgico as intervenes: a matriz positivista. Este horizonte analtico aborda as relaes sociais dos indivduos no plano de suas vivncias imediatas, como fatos, como dados, que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade (YASBECK, P. 06, 2000).

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

Nos anos 60 Movimento de reconceituao: profisso busca a superao das prticas tradicionais reconceituando seu arcabouo terico, metodolgico, operativo e poltico

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

Aproximao do marxismo sem o recurso do pensamento de Marx Servio Social latino se caracteriza por adotar approaches reducionistas do marxismo: althusseriano, leninismo

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

No final dos anos 70 e incio dos anos 80, A negao ao trabalho institucionalizado comea a ser quebrada com a influncia dos referenciais gramscinianos

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

Anos 80 e 90: A referncia analtica e de prxis da vertente marxiana torna-se hegemnica no Servio Social brasileiro. Ela que orientar: A) os cdigos de tica de 1986 e 1993, B) a regulamentao legal da profisso, C) reviso curricular de 1982 e as atuais diretrizes curriculares.

Trajetria de aproximao do Servio Social teoria social crtica

As bases de sustentao de um ethos de ruptura profissional esto atreladas ao avano das foras democrtico-populares, nos limites da autocracia burguesa. Nos anos da ditadura, o desenvolvimento de um pensamento marxista no Servio Social fica restrito academia, do que decorre um acmulo terico que ir propiciar, nos anos, 80, a superao dos equvocos da origem da apropriao do marxismo.

HEGEMONIA MARXIANA NO PROJETO TICOPOLTICO DA PROFISSO

No Cdigo de 1986, ao invs de se comprometer com valores, se compromete com uma classe

HEGEMONIA MARXIANA NO PROJETO TICOPOLTICO DA PROFISSO

Cdigo de tica, em 1993 CENRIO O acmulo terico-poltico verificado nos anos 80 permite o aprofundamento da questo tica Marcado pela sensibilizao da sociedade civil com mobilizaes que reivindicam a tica na poltica e na vida pblica. O debate tico se populariza A falncia do chamado socialismo real coloca indagaes de carter tico e terico Profundas mudanas verificadas na dinmica das sociedades capitalistas desde a crise do Estado de Bem Estar Social s alteraes no mundo do trabalho envolvidas na onda neoliberal e nas teorias ps-modernas passaram a ser objeto da reflexo profissional

HEGEMONIA MARXIANA NO PROJETO TICOPOLTICO DA PROFISSO

A reviso do Cdigo de 1986 Pressuposto: 1) consolidao do projeto profissional numa perspectiva superadora, 2) entendeu-se a necessidade de estabelecer uma codificao tica possibilitadora de concretude ao compromisso profissional Do compromisso com as classes trabalhadoras ao compromisso com valores referidos conquista da liberdade.

HEGEMONIA MARXIANA NO PROJETO TICOPOLTICO DA PROFISSO

a liberdade, valor tico central, s pode ser realizada em face de condies de conquista da justia social e da equidade. Por isso afirmada: defesa da liberdade, da democracia, da equidade e da justia social, dos direitos humanos, da universalizao do acesso aos bens e servios, da ampliao da cidadania e da participao na riqueza socialmente produzida. Para isto, prtica qualidade e comprometida

HEGEMONIA MARXIANA NO PROJETO TICO-POLTICO DA PROFISSO

Segundo Habermas (1997), o projeto neoconservador possui trs caractersticas: 1) poltica econmica neoliberal,. 2) remoo do Estado das questes sociais 3) deslegitimaco cultural de possibilidades de transformao social

NEOCONSERVADORISMO E A AMEAA AO EXERCCIO DA CIDADANIA

AQUIPrtica burocratizada limitando atendimento social num ato protocolar Privilegiamento da instrumentalidade operativa que apenas permite o acesso formal do direito aos servios organizados pelas polticas sociais existentes Procedimentos que motivam a organizao social parecem estar em desuso. Participao social: tcnicos decidindo com os gestores a poltica que interessa aos governantes. No contribuio no empoderamento do cidado para participar com autonomia crtica das discusses e deliberaes sobre as aes a serem desenvolvidas pela poltica em questo.

NEOCONSERVADORISMO E O AFASTAMENTO DOS CIDADOS DAS DECISES SOBRE AS POLTICAS SOCIAIS

Sua anlise do desenvolvimento da sociedade permite vislumbrar que o sistema econmico capitalista no permanente, uma fase do desenvolvimento histrico; A emancipao ou superao de uma dada realidade social possvel com a ao dos prprios sujeitos que almejam a transformao. A finalidade da emancipao humana condio para que todo o ser humano tenha vida fato, ou seja, acessar a toda riqueza socialmente produzida Superao do egosmo prprio de uma sociabilidade baseada no valor de troca e, consequentemente, da racionalidade instrumental.

PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

Ento fica a pergunta: como os profissionais de Servio Social, por meio de suas prticas, esto contribuindo na construo da materialidade das condies objetivas e subjetivas para superao de um modelo de sociedade excludente e com uma sociabilidade sustentada no valor de troca e inviabilizadora de emancipao humana? Muito provavelmente, uma prtica neoconservadora nada contribui para com a emancipao humana.
PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

A emancipao s ser plena quando o indivduo se transformar num cidado abstrato, num ser genrico e [...] quando tiver reconhecido e organizado as suas prprias foras como foras sociais, de maneira a nunca mais separar de si esta fora social como fora poltica. Para construir as condies para a emancipao no basta perguntar quem ser o sujeito da emancipao ou quem ser emancipado. Uma prtica voltada para a construo das condies de emancipao ter de fazer outra pergunta: [...] que espcie de emancipao est em jogo? Que condies se fundam na essncia da emancipao que se procura? [...]. (p.6, 1978) Antes de poder emancipar os outros, precisamos emancipar-nos e [...] toda a emancipao uma restituio do mundo humano e das relaes humanas ao prprio homem (p.5, 1978).

PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

O Servio Social tem uma trajetria histrica marcada pela tenso entre o conservadorismo e mudana radical do sistema vigente, Qual a teoria mais apropriada para orientar uma prtica de rompimento com o conservadorismo dessa sociedade tensionada pela desigualdade de classes?

PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

Criar uma sociedade na qual o livre desenvolvimento de cada indivduo se torna a condio do desenvolvimento livre de todos (MANDEL, p. 42, 1990). Como afirma Eric Hobsbwau (p. 01, 2011), os indignados com a injustia social almejam a emancipao humana desse mundo mundano guiado pela ganancia de capital. E nas palavras do autor, [...] a est a preciosidade do que se poder chamar de fenmeno ideolgico, o marxismo baseado, num senso profundo de injustia social, de indignao contra a desigualdade social entre os pobres e os ricos e poderosos Vontade de contribui para a edificao de uma sociedade melhor, mais humana, do que a sociedade atual.

PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

Tres razes centrais para o Servio Social continuar adotando a teoria social histrico-crtco como principal referncia: 1. A vantagem da anlise que o marxismo permite fazer ao sistema capitalista 2. A teoria marxiana considera o capitalismo como um sistema que origina e possibilitadoras de mudanas; 3. O marxismo s sucumbir com a transformao radical da realidade social, onde no mais se tenha a presena da contradio de classe. Ou seja, com a falta de concretude da teoria que hoje permite o entendimento das relaes sociais numa sociedade sustentada pela explorao do trabalho.

PARA UM FECHAMENTO: MAS, POR QUE MARX?

You might also like