You are on page 1of 43

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL

solonmariz@gmail.com

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL 1. INTRODUO Na atualidade, vem tendo cada vez mais expresso a atuao fiscal do Estado. Alm de rgidos controles no dficit pblico, os governos encontram na eficiente atuao fiscal que nem sempre se confunde com o vultoso nmero de tributos e contribuies sociais uma alternativa extremamente vlida para a soluo de seus principais problemas.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Aqui, alm da maior eficincia na fiscalizao, outro fator extremamente importante a forma pela qual se processa a cobrana tanto judicial quanto extrajudicial dos crditos fiscais. Em virtude da certeza gerada pelo ttulo, ato de acertamento, tornam-se desnecessrias, na execuo, quaisquer indagaes quanto existncia e liquidez do crdito. Advm da a assertiva de que o ttulo se desvincula do crdito, das relaes jurdicas materiais, constituindo figura processual e de natureza abstrata.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL No caso especfico das execues dos crditos provenientes de tributos e contribuies devidas ao Estado pelo cidado-contribuinte, a busca administrativa da certeza e liquidez daqueles antecede fase judicial. Assim, constatada a existncia do crdito, h certo caminho a ser percorrido, a fim de que se d a sua confirmao na esfera administrativa.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Logo, indispensvel, no acertamento do crdito previdencirio, o lanamento deste, para somente aps, esgotadas as possibilidades de recurso no mbito da Administrao Pblica, buscar-se o cumprimento da obrigao previdenciria no mbito judicial (caso a parte no se desobrigue por vontade prpria). Assim, antes de qualquer ingresso com a execuo fiscal da Lei n 6.830/80, o Estado deve buscar o acertamento de seu crdito na via administrativa.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


O caminho simples e pode ser singelamente transcrito da seguinte forma: a) constatada a existncia do dbito, h a lavratura do auto de infrao; b) notificado o contribuinte, a este se abre prazo para a apresentao de defesa; c) apresentada defesa, h manifestao da autoridade administrativa competente, para a manuteno ou no do dbito; d) mantido o dbito, abre-se a possibilidade de recurso que fica condicionada ao depsito de parte de seu valor, o que, infelizmente, vem sendo considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em situaes que se assemelham do crdito da seguridade social;

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


e) mantido o dbito pela Instncia Recursal Administrativa superior, ele lanado, inscrito na Dvida Ativa e h expedio da Certido de Dvida Ativa que possibilita o incio da Execuo Fiscal prevista na Lei n 6.830/80. Dessa forma: O procedimento da Lei n 6.830/80 no de acertamento e condenao, mas de pura execuo forada. Por isso, s se admite seu uso pela Fazenda Pblica depois da adequada apurao administrativa de seu crdito, seguida da inscrio em Dvida Ativa.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL O ttulo executivo que lastreia dita execuo forada a Certido de Dvida Ativa, cuja existncia faz surgir a presuno legal de certeza e liquidez do crdito fazendrio (LEF, art. 3), que, todavia, relativa, podendo ser ilidida por prova em contrrio. Ante o exposto, no h, desse modo, que se deslembrar que:

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL (...) atribuio primeira do rgo incumbido do ato verificar, antes da inscrio, a legalidade do crdito, em todos os seus aspectos, tanto formais como substanciais. Se o crdito no resulta de um procedimento regular da Administrao, pode e deve o rgo competente deixar de inscrev-lo como dvida ativa.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL O crdito previdencirio, antes de cobrado judicialmente, deve ser acertado na esfera administrativa, com ampla possibilidade de defesa por parte do pretenso devedor. No Estado Democrtico de Direito, justifica-se a sempre severa observncia do princpio da legalidade. Concebida a norma que possibilita a incidncia da contribuio previdenciria -, o administrador tem a sua atuao demarcada por esta.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Na atividade administrativa, haveria aplicao do direito ex officio, sem soluo definitiva de eventual controvrsia. A atuao do administrador a de quem no dono, mas gestor da coisa alheia (o bem pblico). No procedimento administrativo, em que se busca a soluo de um conflito no caso, referente existncia de um dbito previdencirio deve-se possibilitar ao administrado amplas condies de obteno de uma manifestao da prpria Administrao.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Pretende-se, mediante deciso final, uma apreciao sobre a legalidade do ato de cobrana de crdito. A ampla defesa, pois, est a servio, no procedimento administrativo (principalmente o contencioso), do princpio da legalidade. Como gestor da coisa pblica, o administrador deve observar a legalidade dos seus atos.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL E essa legalidade, por meio de deciso final em procedimento administrativo, preservada pela defesa ampla (ou, ao menos, pela sua possibilidade). Somente por irrestrito acesso manifestao administrativa sobre a legalidade do ato podero ser observados os desideratos constitucionais concernentes Administrao Pblica (art. 37, caput, CF).

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Assim se d, inclusive e especialmente, na constituio do crdito previdencirio, em que ocorrer, se necessrio e posteriormente, a invaso do patrimnio do contribuinte (pelo procedimento judicial de execuo fiscal). Nos pases onde existe o chamado Estado de Direito, a lei norma geral, abstrata e igual para todos os que se encontram em situao jurdica equivalente provm do Legislativo, cujos membros so eleitos pelo povo.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL

Por exprimir, como vimos, a vontade geral, possui um primado sobre os atos normativos emanados dos demais Poderes. Deveras, a Administrao Pblica, que a realiza nos casos concretos, apoia-se exclusivamente na lei1.

1. Roque Antonio Carrazza, Curso de direito constitucional tributrio, p. 154.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Logo, enquanto no inscrito o dbito na Dvida Ativa, deve ser possvel a expedio de certido negativa de dbito ou, quando muito, de certido que ateste que o dbito se encontra sendo discutido administrativamente, no tendo ainda havido a sua constituio. O que no se pode negar a certido, sob a escusa de dbito existente, vez que no percorridas todas as fases administrativas para a sua desconstituio.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Os ttulos executivos so os documentos, provenientes de um ato ou relao jurdica, que embasam os processos de execuo em geral. No caso das execues fiscais, so informados pela peculiaridade de que o prprio credor no caso a Fazenda Pblica quem o elabora. claro que essa elaborao demanda a indispensvel observncia da legalidade do crdito que se pretende cobrar, o que sugere uma intensa possibilidade impugnao do devedor.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Assim, constitudo o dbito, aps o percurso de todas as fases administrativas, passa a Administrao Pblica a ter o dever (e no mera faculdade, j que h indisponibilidade de bens e valores pblicos) de obter a satisfao do crdito. Inscrita a dvida e munida da certido da dvida ativa, passa a Fazenda Pblica, em caso de no cumprimento voluntrio da obrigao, a dispor do Judicirio para a satisfao de seu crdito.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


No que diz respeito especificamente s cobranas judiciais dos crditos da seguridade social, ressaltese que a interpretao jurisprudencial, no decorrer dos anos de existncia da Lei de Execues Fiscais, foi uma das contribuies mais efetivas na construo da cobrana dos crditos fazendrios. A partir dessa jurisprudncia aliada construo doutrinria -, fcil perceber que nenhuma sugesto que, obviamente, afronte princpios gerais de direito, insculpidos ou no na Constituio Federal, ser bem sucedida.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Assim, os julgados, reiteradamente, tm-se postado de forma contrria a eventuais despropores no prestgio do crdito da Fazenda Pblica. Antes mesmo do ingresso com as aes executivas, cabe verificar que alguns fatores antecedentes formao da relao jurdica processual so indispensveis para a maior efetividade das mesmas.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Grande parte do insucesso das execues dos dbitos previdencirios encontra respaldo em alguns dados pr-processuais de muita importncia. No incomum nos depararmos com execues malsucedidas pelo fato de que o executado, no curso destas, no mais encontrado, bem como, muitas vezes, processa-se a execuo contra empresas, que j teriam encerrado as suas atividades h muito tempo.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


No se pode desejar que o Judicirio se ocupe das obrigaes do rgo administrativo, oficiando aos diversos rgos, a fim de obter dados do executado. A execuo pertence ao exequente, que o maior interessado no seu deslinde favorvel. Outrossim, cada diligncia do Judicirio, ocupandose com essas execues originariamente podres, acaba por afetar a efetividade de outras, que, acompanhadas de dados mais certeiros a respeito do executado e de seus bens, poderiam, se agilizadas, finalizar com a obteno do resultado favorvel.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL No h, assim, como pretender do juzo que realize as diligncias que competem ao exequente, maior interessado no sucesso da execuo. Portanto, no h mais como se viabilizar o ingresso com execues que, na realidade, consubstanciam-se em verdadeira aventura jurdica, cujo rumo desconhecido, ab initio, pelo prprio exequente.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Este no pode ser o esprito norteador das execues dos crditos previdencirios. Nessa senda, a sugesto de que se d, pelos meios administrativos possveis, um maior suporte necessrio aos representantes da Previdncia Social em juzo, a fim de que se aumente de forma efetiva o xito das execues de seus crditos.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


A Justia do Trabalho se encontra autorizada pelas Emendas Constitucionais n 20/98 e 45/2004 a constituir os crditos decorrentes de seus acordos e sentenas proferidas , no que diz respeito folha de salrios e demais rendimentos pagos e creditados a qualquer ttulo pela empresa. Por fim, em relao constituio do crdito da seguridade social, deve-se consultar, a Lei n 11.457, de 16 de maro de 2007, que criou a Secretaria da Receita Federal no Brasil, e tambm a Lei n 11.491/2009.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


2. AS CERTIDES NEGATIVAS DE DBITO Outra questo muito importante, no caso do crdito da seguridade social, em especial no que concerne defesa do contribuinte, a da expedio de certides negativas de dbito. Essas certides atestam a ausncia de dvidas do contribuinte com a seguridade social. A importncia dessas certides manifesta at mesmo para uma simples licitao, indispensvel a constatao, por meio daquelas, da ausncia de dvida com a seguridade social.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Da leitura do art. 47, Lei n 8.212, de 1991, percebese que, em certas situaes, faz-se indispensvel a apresentao de documento comprobatrio da inexistncia de dbito. O art. 48, 1, da mesma lei, por sua vez, claro ao mencionar que os rgos competentes podero intervir em instrumento que depender de prova de inexistncia de dbito, a fim de autorizar sua lavratura, desde que o dbito seja pago no ato ou o seu pagamento fique assegurado mediante confisso de dvida fiscal com o oferecimento de garantias reais suficientes, na forma estabelecida em regulamento.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL A Lei n. 9.032, de 1995, alterou dispositivos das Leis ns. 8.212 e 8.213, de 1991, trazendo algumas modificaes referentes ao assunto que merecem registro. Da mesma forma, houve importante alterao promovida pela Lei n. 9.711, de 20 de novembro de 1998, registrando-se, ainda, a supresso do 8, art. 47, da Lei n. 8.212/91, pela Lei n. 11.941/2009.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL 3.EXECUO DE CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS PELA JUSTIA DO TRABALHO, EM DECORRNCIA DE SUAS SENTENAS OU ACORDOS, E REFLEXOS NA OBTENO DE BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS 3.1 Introduo O dia a dia rduo da realizao da justia no Judicirio brasileiro empurra a todos para a busca de simplificao e de solues imediatas muitas delas, na verdade, imediatistas.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL A promessa de que a massificao do acesso justia tenderia a conceber um padro distinto de procedimento, no sentido mesmo de uma atuao jurisdicional com perfil de proteo social, revelou, na prtica, mais uma iluso. Tal promessa era, na verdade, mais mtica do que factvel. Trata-se de ideal que no cumpriu a sua passagem de forma adequada para o plano dos fatos.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Isso se explica mesmo pelo grau de efetivao do direito na perspectiva de sua subjetivao ainda que no plano coletivo. Quando se perde a noo do que se est fazendo, as solues prticas do cotidiano no respondem a um anseio generalizado e acabam por causar frustraes ao postulante da tutela jurisdicional.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Finda mesmo por contaminar com um sentimento generalizado de frustrao a todos os agentes da tutela a ser prestada advogados, juzes, procuradores, serventurios... As esferas da burocracia que acolhem a matria Judicirio Trabalhista, Administrao Pblica, Judicirio Federal criam tamanhos transtornos aos direitos do trabalhador em si que se revelam mais nefastas do que benficas para a construo de uma sociedade justa e solidria.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Assim, no ser incomum que o trabalhador tenha seu tempo de trabalho reconhecido pela Justia do Trabalho e, para fins previdencirios, no consiga os efeitos considerados, quer na esfera da entidade autrquica (INSS), quer na seara da Justia Federal. Inaugura-se o pior dos mundos: resolve-se o problema prtico do reconhecimento do tempo, para fins trabalhistas, mas cria-se um problema, tambm prtico, para a busca, por exemplo, de uma aposentadoria no futuro.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Isso tudo permeado, mesmo sem se revelar explicitamente, pela falsa ideia de que o trabalhador brasileiro precisa apenas viver o seu dia de hoje, sem se preocupar com o seu futuro. Fica a impresso de que a soluo j foi posta pelo Judicirio trabalhista e o resto problema para o futuro que, embora hoje desconsiderado quando se soluciona a lide trabalhista, um dia vir a afligir o trabalhador brasileiro, com o tempo j totalmente consumido pelo ato duro de trabalhar na atual realidade.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Nada passa a importar que no seja a soluo imediata (e imediatista). O Judicirio j ter cumprido o seu papel ao reconhecer o tempo de trabalho para fins trabalhistas e o resto passaria a no ser mais seu problema. Por outro lado, mesmo que outro ramo do Judicirio, a Justia Federal, no aceite o reconhecimento, para fins previdencirios, j que no foram preenchidas certas condies, que entende necessrias, isso no um problema tanto de uma esfera quanto de outra.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL A funo da justia j teria sido cumprida em ambos os segmentos do Judicirio, logo nada mais se pode fazer. Os juzes das duas esferas se sentem tranquilos, uma vez que fizeram o que podiam fazer. Enfim, os juzes com a conscincia tranquila, j que realizaram a sua funo. No entanto, o trabalhador continua com dificuldades e sem condies de ter a justia feita na sua totalidade para o seu caso concreto.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Mas claro que a justia, dentro da lgica da burocracia, apenas um detalhe, j que todos os burocratas (no que se transformam, nessa hiptese, e, infelizmente, os juzes) envolvidos fizeram o que podiam. Portanto, sem compreender o seu real papel na construo da justia, os juzes se transfiguram para a desolao geral, configurando meros burocratas, submetidos eles tambm a uma perversa lgica burocrtica.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Ainda nesse compasso e para agravar o quadro, ao analisar as razes de tal competncia, percebe-se que o discurso que tudo permeia o da utilidade do Poder Judicirio no incremento dos valores a serem percebidos pelos cofres pblicos. No raro, Presidentes de Tribunais e de Associaes representantes do Judicirio vm a pblico declarar o quanto a sua Justia importante, j que est recolhendo significativos numerrios para o Errio.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Passa a fazer parte da dinmica da vida que o Judicirio somente relevante caso contribua para a regularidade das contas pblicas. A entrega dos juzes e dos demais agentes ao ato de realizar o dia a dia, na perspectiva meramente prtica, sem a compreenso da dimenso da atuao perpetrada, em especial da importncia da jurisdio ligada fundamentalidade dos direitos, conduzir a atuao jurisdicional a traduzir-se em um servio pblico como outro qualquer.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL O Judicirio trabalhista, na lgica capitalista, o mais importante segmento do Poder Judicirio e, por mais que sofra ameaas, jamais deixar de existir. Sem ele, o Estado perder importante componente na mediao da relao entre capital e trabalho. Isso, certamente, no interessa ao Estado, mas, acima de tudo, no serve aos interesses do capitalismo.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Por outro lado, para que o capitalismo continue a ter a mediao realizada de forma a garantir a sua existncia, a proteo do trabalhador condio sine qua non. Abandonar essa perspectiva para se acolher solues imediatistas implica abandonar o trabalhador prpria sorte coisa indesejvel ao prprio destino do capitalismo.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL


Logo, nessa dimenso, cabe Justia do Trabalho retomar o seu papel tradicional. Somente assim ser verdadeiramente til ao sistema vigente. infactvel que essa misso seja devidamente cumprida se, numa volpia jamais dantes vista, o Estado continuar a inflar a Justia do Trabalho de competncias, em especial de outras que reduzam o Judicirio Trabalhista a um servio pblico de coleta de contribuies sociais como j o fez, em certa dimenso, com a Justia Federal.

DO CRDITO DA SEGURIDADE SOCIAL Embora isso tambm esteja na lgica do atual capitalismo, de aumento de receita dos cofres pblicos, revela-se menos importante do que a preservao da funo originria da Justia do Trabalho.

solonmariz@gmail.com

You might also like