You are on page 1of 133

Asfixiologia Forense

Asfixiologia Forense
Conceito
Parte da Medicina Legal que estuda as asfixias. A sphysxis (gr.) ausncia de pulso, pois Galeno e outros sbios gregos, acreditavam que nas artrias, encontrava-se o elemento (espirito ) que dava vida.

Asfixiologia Forense
Asfixia
a supresso da respirao decorrente de energia fsico-quimica, produzindo impedimento penetrao do ar atmosfrico na rvore respiratria. Temos ao mesmo tempo, reduo do teor do oxignio e o aumento do teor de gs carbnico no sangue arterial.

Asfixiologia Forense
Asfixia - Causas
INTERNA: que interessam a medicina clinica; pneumonias, asma, insuficincia cardaca, enfisema, etc. EXTERNA: estas so as que interessam Medicina Legal, sendo estas o objeto de nosso estudo.

Asfixiologia Forense
Definies

Apnia: ausncia dos movimentos respiratrios

Eupnia:movimentos respiratrios normais


Dispnia: Dificuldade respiratria

Asfixiologia Forense
Asfixia - Fases
DISPNIA INSPIRATRIA: dura cerca de 1 minuto, se
encontrando o indivduo consciente decorrente da hipoxemia, o indivduo faz grande esforo para receber oxignio, pois este vai se escasseando; DISPNIA EXPIRATRIA: dura cerca de 2 a 3 minutos, devido a hipercapnia( grande concentrao de gs carbnico ), o indivduo est inconsciente e apresenta convulses.

ESGOTAMENTO: dura cerca de 2 a 3 minutos, ocorrendo a parada respiratria, com morte aparente, aps temos os ltimos movimentos respiratrios e a seguir a parada respiratria definitiva.

Asfixiologia Forense
Asfixia- Importncia Legal
Lei 7.209/84, no mais considera a asfixia como agravante mas sim um meio cruel.
Asfixia txica circunstncia elementar do crime do art. 252 C.P. tornando qualificado o homicdio (art. 121, 2, III C.P.).
Uso de gs txico ou asfixiante Art. 252 - Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, usando de gs txico ou asfixiante: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Art. 121 - Matar algum: Pena - recluso, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos Homicdio qualificado 2 - Se o homicdio cometido: III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

Asfixiologia Forense
Asfixia Importncia Legal
A asfixia considerada meio cruel, o processo asfixico somente produz a morte com cerca de cinco minutos, sendo meio demorado de produzir a morte com sofrimento da vtima, o que nos mostra o inequvoco dolo de matar. A morte em legtima defesa atravs da asfixia, muito difcil de ser aceita, uma vez que vindo a pessoa a desfalecer no primeiro minuto, tem o agressor mais quatro minutos para arrepender-se e sustar o processo asfxico.

Asfixiologia Forense
Asfixia - Sequelas
Sendo o indivduo salvo aps atingir estado asfxico avanado, poder apresentar sequelas tais como: perturbaes psiquicas, amnsia, paralisia, convulses, estado comatoso, etc.

Asfixiologia Forense
Asfixia Trade Asfixica
Se constituem em sinais presentes em todas as modalidades de asfixia: 1)Sangue fluido escuro (exceo no afogamento quando o sangue claro ); 2)Congesto poli-visceral; 3)Equimose ou mancha de Tardieu que encontramos nas regies sub-conjuntival, sub-pleural e sub-epicardica.

Manchas de Tardieu

Asfixiologia Forense
Classificao das Asfixias Violentas
Segundo Hlio Gomes:

1) Asfixias por obstruo das vias respiratrias


a) Constrio cervical: - Enforcamento; - Estrangulamento; - Esganadura. b)Sufocao direta: narina, boca, laringe ou faringe ( mos, corpo estranho, etc ).

Asfixiologia Forense
Classificao das Asfixias Violentas
Segundo Hlio Gomes:

2) Por restrio aos movimentos do trax;


a) Compresso torxica ( sufocao indireta). b) Fraturas costais mltiplas. c) Paralisia dos musculos respiratrios - Em espasmo eletroplesso, drogas contraturantes; - Em flacidez drogas relaxantes musculares;

Asfixiologia Forense
Classificao das Asfixias Violentas
- Por fadiga crucificao.

Asfixiologia Forense
Classificao das Asfixias Violentas
Segundo Hlio Gomes:

3) Por modificao do meio ambiente;


a) Confinamento; b) Soterramento; c) Afogamento.

Asfixiologia Forense
Classificao das Asfixias Violentas
Segundo Hlio Gomes:

4) Por parada respiratria central;


a) Traumatismo cranioenceflico; b) Eletroplesso; c) Drogas depressoras do SNC.

Asfixiologia Forense
Sufocaes
asfixia provocada por mecanismos que obstaculizam da entrada de ar nos pulmes, no sendo produzida pela submerso nem pela constrio cervical.

Asfixiologia Forense
Sufocaes - Tipos
DIRETAS

INDIRETAS

Asfixiologia Forense
Sufocaes - Tipos
DIRETAS: temos obstculos mecnicos nas aberturas
areas ( narinas, boca e glote ).
Ocluso acidental recm-nascidos dormindo com a me so por esta sufocados, panos, travesseiros, raro, temos tambm botes, moedas, milho, bolinhas, alimentos, etc; ataque epilptico, sncopes, embriaguez nos adultos caindo com o rosto contra o travesseiro p. ex. Ocluso criminosa comum no infanticdio, porm podemos tambem encontrar em adultos; envolver a cabea da vtima em panos adequados, lama etc.

Aspirao de contedo gstrico.

Observe resduo de casca de feijo em destaque.

Bolo de carne obstruindo a faringe e a glote

Asfixiologia Forense
Sufocaes - Tipos
DIRETAS: temos obstculos mecnicos nas aberturas
areas ( narinas, boca e glote ).
Sinais da ocluso criminosa: equimoses e escoriaes reproduzindo as polpas digitais e unhas; pontilhado escarlatiniforme em pescoo e face com cor violcea e congesto ocular como sinais externos e petquias pleurais, pericardicas e pericrneo, edema e congesto pulmonares e polivisceral, espuma em traquia e laringe, corpo estranho nas vias respiratrias achado essencial na necrpsia.

Sufocao Direta - a modalidade de asfixia mecnica, em que h o impedimento direto da respirao, por ocluso dos orifcios respiratrios externos. Pode ser homicida ou acidental. Os instrumentos utilizados podem ser as mos, travesseiros, roupas, plsticos ou at mesmo o seio materno. Existem casos de suicdio atravs deste meio.

Asfixiologia Forense
Sufocaes - Tipos
INDIRETA: aqui o indivduo sofre o processo de asfixia
por impossibilidade de realizar movimentos de inspirao e expirao devido a fora ou peso excessivo que lhe impede.
Compresso homicida: ex. na Inglaterra houve poca em que os criminosos sentavam-se sobre o trax da vtima at matla; Exortador(Nordeste).

Compresso acidental: pisoteamento por multides, acidente de trnsito com pessoa presa a ferragens, compresso torcedores contra cercas e grades, sacos e pesos que desabam sobre pessoas,etc.

Ver uma de multidao

Asfixiologia Forense
Sufocaes
SINAIS: cor violcea intensa de face, pescoo, e parte
superior do trax, recebe o nome de mscara equimtica de Morestin, aqui o indivduo escapa desta compresso mortal. J na necrpsia, temos fratura de arcos costais, rupturas dos pulmes e com grande frequncia toda a trade asfxica( sangue fludo escuro, congesto polivisceral e equimose de Tardieu ), no exame externo temos leses por ao contudente, escoriaes, equimoses e feridas contusas.

Asfixiologia Forense
Soterramento
a modalidade de asfixia, na qual ocorre a substituio do meio gasoso, por meio slido, pulverulento.

CAUSAS: deslizamentos de terra, armazens e silos, etc.

Asfixiologia Forense
Soterramento
a modalidade de asfixia, na qual ocorre a substituio do meio gasoso, por meio slido, pulverulento. SINAIS: Trade asfxica (sangue fluido escuro, congesto poli-visceral e equimose de Tardieu subpleural, subepicardica, subconjuntival), mscara equimtica (tom azulado) impresso torcica, p da traquia ao pulmo, equimoses e escoriaes.

Corpo de menor soterrado, que se apresenta recoberto por lama e revela rotura do abdomem com eviscerao e fratura exposta do crnio

Corpo de mulher soterrada em desmoronamento de edifcio. H sinal de compresso do trax com equimoses no trax e na face.

Mscara equimtica em menina soterrada. A cor escura deve-se a centenas de pequenas equimoses confluentes.

Obstruo das vias Respiratrias por carvo granulado

Presena de lama na Faringe e na laringe

Colocar em soterramento

Asfixiologia Forense
Confinamento
Neste caso a asfixia ocorre pela falta de oxignio decorrente de ambientes fechados, onde o oxignio diminui de forma gradual. CAUSAS: desabamento de minas, sequestrados dentro de malas ou bagageiros, presos amontoados dentro de cambures, cubculos, etc. SINAIS: Temos aqui os sinais gerais de asfixia, leses tipo escoriaes e equimoses decorrentes de tentativas de deixar o local.

Asfixiologia Forense
Esganadura
a forma de asfixia provocada pela constrio do pescoo diretamente pela mo.

MECANISMO DE MORTE: Inicialmente parece ser pelo


mecanismo vascular uma vez que leva a inconscincia de forma muito rpida, aps age o mecanismo respiratrio com a obstruo das vias areas.

CAUSA JURDICA DA ESGANADURA: quase que s homicdio, infanticdio, crimes sexuais, etc. temos que levar em conta que duas pessoas de porte fsico semelhante dificilmente podero esganar-se.

Asfixiologia Forense
Esganadura
SINAIS EXTERNOS: Presena de equimoses, escoriaes, estigmas ungueais ( leses semilunares causadas pelas unhas), hematomas e feridas contusas no pescoo, leses de defesa nas mos e antebraos. SINAIS INTERNOS: infiltrao sangunea subcutnea; fraturas das cartilagens cricide aritnide e tireide; trade asfxica ( sangue fluido escuro, congesto polivisceral e equimose de Tardieu.

Tentativa de esganadura . Presena de vrios estigmas ungueais

Asfixiologia Forense
Estrangulamento
Forma de asfixia mecnica provocada pela constrico do pescoo por um lao onde a fora atuante no o peso da vtima; SINAIS EXTERNOS:
Sulco transversal completo contnuo em toda a volta do pescoo e com a mesma profundidade, sem a presena de sinal ou n, podendo ser nico ou mltiplo; Grande edema facial com cianose intensa, reflexo da ocluso jugular e no das artrias cervicais, impedindo assim o retorno sanguneo; Equimoses em face e conjuntiva, pequenas e em maior nmero, resultado do mesmo mecanismo anterior; Lngua protusa e exoftalmia bastante acentuada.

Estrangulamento

Asfixiologia Forense
Estrangulamento
Forma de asfixia mecnica provocada pela constrico do pescoo por um lao onde a fora atuante no o peso da vtima; SINAIS INTERNOS:
Trade asfxica; Infiltrao dos tecidos subjacentes; Fratura ou no do hiide; Sinal de Amussat: ruptura da tnica interna da cartida; Sinal de Friedberg: leses da tnica externa e infiltrao hemorrgica da tnica externa da cartida; Leses das cartilagens da laringe so excepcionais.

Sinal de Amussat

Epiglote evidenciando petquias de Tardieu, em um caso de asfixia. Nestes casos, a hemorragia submucosa na poro inferior da epiglote pode ser resultado da presso direta do lao causando a contuso da musculatura profunda na base da lngua, produzindo o esmagamento desta rea contra o palato duro pela trao para cima do ligamento tiroepigltico.

Asfixiologia Forense
Estrangulamento
CAUSA DA MORTE POR ESTRANGULAMENTO:
Resulta da atuao conjunta dos mecanismos vascular e respiratrio.

CAUSA JURDICA DE MORTE: a mais frequente a homicda,


porm pode ser suicda, quando o sulco perde sua posio horizontal, o suicda costuma fazer um torniquete; acidental, a bailarina Isadora Duncan morreu estrangulada quando o leno que trazia em volta ao pescoo, foi tracionado pelas rodas de seu carro; e por suplcio no qual temos o garrote vil usado at a pouco na Espanha para os condenados a pena de morte.

Garrote Vil

Estrangulamento homicida em que o lao foi amarrado depois de bem apertado.

Estrangulamento com lao duplo que foi retirado. O sulco inferior tem o fundo escoriado e o superior menos ntido. Entre os dois, a pele est edemaciada.

Asfixiologia Forense
Enforcamento

Tipo de asfixia na qual a constrio do pescoo se faz por um lao que acionado pelo prprio peso da pessoa

Enforcado com lao de n corredio. O Sulco completo mas se acentua em direo nuca e tem direo ascendente.

As pregas transversais ao sulco devem-se ao fato de o n corredio ir diminuindo com o passar do tempo.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Tipos
COMPLETO: se constitui naquele em que a vtima fica totalmente suspensa; INCOMPLETO OU ATPICO: se constitui naquele em que a vtima se encontra parcialmente suspensa, sendo que aqui parte do corpo se encontra apoiado em alguma coisa. Ex.: os ps tocam no solo ( principe de Cond), podem os joelhos inclusive tocarem e algumas vezes o prprio abdomen, sendo que a cabea que pesa cerca de 4.5 kg basta para causar a morte, 2 kg bastam para ocluir a jugular.

TIPOS DE LAO Duro corda, arame, fio; etc.; Mole lenol, toalha, gravata.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Sinais
EXTERNOS:
Presena de sulco ascendente ( oblquo ) com profundidade varivel, que desaparece a nvel do n e mais profundo a no lado oposto deste;
Discreta ou intensa cianose facial, dependendo da maior ou menor obstruo vascular; A cabea pende para o lado oposto ao n;

No enforcamento o sulco geralmente nico, oblquo, sendo que a parte mais alta corresponde localizao do n, local onde h uma interrupo do sulco. O leito plido e apergaminhado. Ele retrata, pelas suas caractersticas, o instrumento empregado.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Sinais
EXTERNOS:
Lngua protusa podendo apresentar espuma; Globos oculares raramente se protraem; Livores cadavricos devido a ao da gravidade, surgem abaixo da cicatriz umbilical e nos membros inferiores;

Ps e pernas podem apresentar ferimentos, devido as convulses, estes podem se chocar com objetos;
Pode haver otorragia com ou sem ruptura timpnica.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Sinais
INTERNOS:
Sangue escuro e fludo, congesto poli-visceral e equimose de Tardieu ( Trade asfxica ); Equimoses em casos de enforcamento violento; Rupturas musculares em casos violentos;

Sinal de Tardieu

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Sinais
INTERNOS:
Fratura e luxao cervical nos suplcios ( alapo ), habitualmente no h leso; Sinal de Amussat, ruptura transversa de tunica interna de cartida primitiva; Sinal de Friedberg infiltrao sangunea da tnica externa dos vasos do pescoo.

Sinal de Amusat

Sinal de AMUSSAT - ruptura da tnica ntima da cartida junto a bifurcao, em um caso de asfixia por enforcamento. A presso do lao pode causar tambm este tipo de leso, que um achado no raro nos enforcamentos. A hiperextenso com rotao da cabea o mecanismo comum da leso, provocando o estiramento da artria cartida interna sobre os processos transversos das vrtebras cervicais.

Sulco cervical de enforcamento

Livor e Equimoses em dorso de enforcado

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Sulco cervical de enforcamento

Conjuntiva em Enforcado

Conjuntiva em Enforcado

Petquias em sulco interlobar pulmonar em enforcado.

Disseco em enforcado

Linha Argentina

Sulco cervical de enforcamento

Corpo suspenso a cinco metros de altura, sustentado pelo pescoo, cujas laterais achavam-se encaixadas em uma forquilha da rvore.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Sinais
A falta de equimose, congesto polivisceral, hemorragias dos tecidos profundos do pescoo, nos leva a pensar em morte prvia ao enforcamento, Tambem os livores cadavricos; que comeam com cerca de 3 horas e se fixam com intensidade em 6 horas; fora das regies usuais da ao gravitacional no enforcado nos mostram que o mesmo foi removido do local prvio.

Asfixiologia Forense
Enforcamento - Mecanismos
A morte por enforcamento no sobrevm logo, levando geralmente 5 a 10 minutos, entretanto a perda de conscincia , em muitos casos, de 10 segundos. Dois mecanismos combinados o vascular e o respiratrio resultam na morte, sendo o mais importante o vascular quando o lao impede a chegada e o retorno do sangue cabea. Bastam 2 kg para obliterar jugulares, 5 kg para cartidas e 25 para cervicais. Experimentos tem demonstrado que a prvia traqueostomia, no evita a morte por enforcamento.

Tentativa de Enforcamento

Tentativa de Enforcamento

Asfixiologia Forense
Diagnstico Diferencial
ENFORCAMENTO: sulco geralmente nico, acima da
laringe, alto, profundidade varivel mais profundo na rea da ala, pergaminhado, interrompido prximo ao n, com direo oblqua ascendente, sem sinais de violncia ou luta, fratura do aparelho laringeo e do osso hiide e raramente ruptura do ligamentos intervertebrais e fraturas de vrtebras cervicais;

ESTRANGULAMENTO:

sulco quase sempre mltiplo, de profundidade uniforme, contnuo, direo horizontal, abaixo da laringe, no pergaminhado, fundo escoriado, fraturas sseas ocorrem raramente.

Asfixiologia Forense
Diagnstico Diferencial
Cianose facial, congesto de meninges e do crebro, equimoses de plpebras e conjuntivas, hemorragias de partes moles do pescoo so comuns no estrangulamento e raras no enforcamento. Vrias voltas em torno do pescoo, meios de constrico bizarros e presena de outros meios de morte so favorveis ao suicdio. No confundir sulcos resultantes de gravata, colarinho, putrefao, entretigo, obesidade com sulco de natureza criminosa.

Asfixiologia Forense
Afogamento
Se constitui numa modalidade de asfixia, na qual o indivduo introduzido em meio lquido e ocorre a penetrao deste lquido nas vias respiratrias.

Asfixiologia Forense
Afogamento - Tipos

AFOGADO AZUL: nesta o indivduo apresenta uma colorao ciantica, o indivduo morre por aspirao de um meio lquido, o afogado verdadeiro;

Asfixiologia Forense
Afogamento - Tipos
AFOGADO BRANCO: nesta o indivduo apresenta uma colorao branco, uma morte que ocorreu dentro do meio lquido, porm no ocorre a aspirao deste meio. A morte ocorre por outras razes como AVC, infarto de miocrdio, etc.

Asfixiologia Forense
Afogamento - Fases
FASE DE LUTA: a fase em que o indivduo percebe que est
em perigo iminente de afogar-se, nesta fase o indivduo ingere muita gua, muito lquido ser encontrado no estomago e intestinos, afundando e vindo a tona inmeras vezes, na sua luta devido ao imenso esforo muscular pode haver leses musculares e focos de hemorragia, escoriaes e pequenas feridas superficiais;

FASE DE APNIA VOLUNTRIA: quando do afogamento o


indivduo afunda e prende a respirao, ocorrendo acumulo de gs carbnico diminui o estado de conscincia, e o estmulo inspiratrio se torna irresitvel fazendo com que o indivduo aspire o lquido;

Asfixiologia Forense
Afogamento - Fases
FASE DE ASPIRAO: o indivduo aspira o lquido, alterando a equilibrio sanguneo,sobrecarregando o volume sanguneo e levando a falncia cardaca, convulses, isto em gua doce, na salgada o movimento inverso causando uma hemoconcentrao. Isto nos permite diferenciar os dois meios no qual ocorre a maioria dos afogamentos.

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Externos
Enrugamento da pele (mo de lavadeira), decorre do aumento de volume da camada crnea da epiderme, no sinal de afogamento mas de permanncia dentro da gua; Cogumelo de espuma decorre da mistura de ar, muco e gua nas vias respiratrias, ocorre quando retira-se o afogado precocemente da gua, que volta a se formar quando retirada;

P de cadver que permaneceu alguns dias na gua. H intenso pregueamento da pele.

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Externos
Livores rseos resultado da hemlise e da diluio sangunea; Leses nas extremidades e corpo estranhos sub-ungueais e por choque contra objetos submersos, arrastamento, etc;

Cogumelo de espuma em afogado - Face congesta e arroxeada. O cogumelo de espuma observado nas narinas e na boca um fluido proveniente dos pulmes e consiste de um exudato contendo uma mistura de proteinas, surfactante e gua do meio lquido. Geralmente de cor branca, mas pode ser rseo devido a mistura com sangue pulmonar. Este fluido espumoso tambm encontrado na traquia e nos brnquios. Um cogumelo de espuma semelhante comumente evidenciado no edema pulmonar agudo.

Cogumelo de espuma em afogado: Na maioria dos casos, o afogamento acidental. Raramente decorrente de suicdio. Como algumas vezes a vtima de um homicdio lanada na gua, importante fazer a distino entre o afogamento e a imerso post-mortem do corpo. A presena de espuma nas vias areas indica que a vtima estava viva ao tempo da submerso. Freqentemente a espuma sanguinolenta, no como resultado de leso, mas devido ao rompimento do tecido pulmonar pelo aumento da presso dentro dos pulmes, como parte do processo de afogamento.

Derrame pericrdico em afogado

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Externos
Leses provocadas por animais aquticos, atacam principalmente as partes moles, plpebras, lbios, nariz e orelhas;
Cabea de negro, devido ao fato da parte superior do corpo do afogado ser mais pesada, a mancha verde se inica pela face e pescoo, com o escurecimento vai rapidamente a cabea ficando totalmente negra; Agigantamento do cadver devido a putrefao que ocorre em aproximadamente 24 hs.

Leses produzidas por animais aquticos em cadver submerso - Leses postmortem, produzidas por animais aquticos. Evidencia-se circulao pstuma de Brouardel na regio cervical e torcica.

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Internos
Trade asfixica ( sendo aqui o sangue diludo ), congesto polivisceral e equimose de Tardieu;
Lquidos nas vias respiratrias e digestivas;

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Internos
Presena de corpo estranhos nas vias respiratrias e digestivas; Enfisema aquoso com pulmo distendido , impresso dos arcos costais e toque com sensao de esponja; Manchas de Paltauf que so equimoses de cor vermelho clara no parnquima pulmonar por ruptura de paredes alveolres e o incio da putrefao.

Afogamento Sinais Internos

Presena de corpos estranhos na luz dos brnquios em afogado resgatado do mar

Asfixiologia Forense
Afogamento Sinais Internos
Manchas de Paltauf que so equimoses de cor vermelho clara no parnquima pulmonar por ruptura de paredes alveolres e o incio da putrefao.

Afogamento Sinais Internos


Manchas de Paltauf em pulmo de afogado do mar

Asfixiologia Forense
Afogamento
DIAGNSTICO E PROBLEMTICA MDICO-LEGAL:
S podemos firmar o diagnstico de morte por afogamento, quando associarmos os dados histricos com o exame do local e os achados da necrpsia.

A morte pode ocorrer pela gua ou na gua o que se constituem em diferentes hipteses. Se a morte ocorreu pela ao da gua, encontraremos gua, algas, areia e outros corpos estranhos abaixo da glote significando que o indivduo as deglutiu. J se a morte ocorreu previamente, a glote j se ter fechado e estes elementos podem ser encontrados at a este nvel, no abaixo.

Pele Anserina

Sinal de Niles: Hemorragia observada no osso temporal, proveniente do ouvido mdio e dos seios mastoideos, resultado de alteraes de presso ocorridas a profundidades de, no mnimo, um metro. Apesar de estar mais associada aos casos de afogamento, a hemorragia do ouvido mdio ocorre ainda em casos de severa congesto, o que pode acontecer em todos os tipos de asfixia.

Sinal de Vargas Alvarado: Hemorragia observada no osso etmoide, encontrada em alguns casos de afogamento. O sangramento causado por mudanas de presso (barotrauma) atuando sobre os seios do etmoide.

Asfixiologia Forense
Afogamento
O exame do contedo aspirado ou deglutido, pode nos indicar o local onde ocorreu o afogamento, vide o filme Sem sada,na elucidao do homicdio atravs do inicial exame do contedo gstrico(algas).

Asfixiologia Forense
Afogamento
SUBMERSO E FLUTUAO
Difcil de avaliar-se o tempo que o cadver permaneceu dentro da gua;

A temperatura da gua, quanto mais alta, mais rpida a putrefao;


No afogamento o indivduo afunda, aps 1 a 5 dias, devido aos gazes da putrefao, volta a flutuar e aps volta a afundar devido a perda dos gazes pela destruio tecidual.

Pulmes de criana de 2 anos afogada em poo artesiano

Cogumelo de espuma em afogado do mar

Cogumelo de Espuma

Afogamento

Afogamento

Afogamento

Cogumelo de Espuma

Petquia na conjuntiva bulbar do olho esquerdo

You might also like