You are on page 1of 19

DISCURSO

O discurso, de acordo com Pcheux (apud ORLANDI, 2002, p. 22) organiza-se de maneira a ser um bloco homogneo de regras, como se fosse uma mquina lgica, e a sua relao com a linguagem de recobrimento de um sobre o outro, sem haver entre eles um limite estabelecido e identificvel topograficamente. O DISCURSO EFEITO DE SENTIDO ENTRE INTERLOCUTORES. A noo foucaultiana de discurso, no entanto, pauta-se mais na relao que tm entre si enunciados, a ponto de poderem ser enfeixados juntos num todo coerente, regidos pela formao discursiva (FOUCAULT, 2008, p. 122) enquanto num primeiro momento, a ideia de discurso de Pcheux orientava-se para os interlocutores (ORLANDI, 2002, p. 21 e ORLANDI; LAGAZZI-RODRIGUES, 2006, p. 14-15), sendo o discurso efeito de sentido entre eles. Embora diferentes em sua substncia, essas ideias no se obrigam a serem contrrias. O discurso um CONJUNTO DE ENUNCIADOS QUE OBEDECEM A REGRAS DE FUNCIONAMENTO COMUNS (PANIAGO, 2005, p. 31).

PRTICAS DISCURSIVAS
Das investigaes de Foucault a respeito das regularidades discursivas, retiramos o conceito de PRTICA DISCURSIVA, que se liga noo da existncia de discurso no como um sistema estanque de regras, mas como uma prtica. Para Foucault, a prtica discursiva um conjunto de regras annimas, histricas, sempre determinadas no tempo e no espao, que definiram, em uma dada poca e para uma determinada rea social, econmica, geogrfica ou lingustica, as condies de exerccio da funo enunciativa (FOUCAULT, 2008, p. 133). Na anlise do corpus dessa pesquisa, foram tomados enunciados sobre a mesma temtica. A primeira investigao foi determinar se todos pertenciam ao mesmo campo associado, ou seja se todos os enunciados tm o mesmo contexto, o mesmo contedo representativo, se est na mesma srie de formulaes em que o que se enuncia forma um elemento; ou se ainda se esses enunciados formam um conjunto a que esse tema se refere; ou se esses enunciados propiciam um conjunto de formulaes que podem vir antes deles, ou podem ser a sua consequncia; ou se esses enunciados formam um conjunto onde outras formulaes e os mesmos partilham de um s status (FOUCAULT, 2008, p. 111).

PRTICAS DISCURSIVAS SOBRE A SURDEZ


O corpus de textos analisados no indicaram que todos os enunciados analisados estavam sob as mesmas condies de existncia, portanto no estavam, claramente, sob a mesma formao discursiva, e no se referiam a somente uma prtica discursiva a respeito da surdez.

Em complementao, a observao a respeito da diversidade de prticas discursivas desdobrou-se em duas atitudes: A primeira foi concluir que os diferentes discursos tinham diferentes objetos. A segunda foi concluir que sob a mesma denominao, sob o enunciado surdez, diferentes conceitos se camuflavam, insidiosos, na massa de enunciados j conhecidos a seu respeito. A respeito da surdez, havia mais de uma concepo, mesmo quando isso era dito ao contrrio, mesmo quando ficava clara a inteno de uniformidade a respeito do assunto.
Apesar de inicialmente termos nos debruado sobre um discurso s, percebemos que havia mais de uma formao discursiva, e por sua vez, mais de um objeto, mais de um grupo de modalidades de discursos [com seus grupos prprios de sujeitos prescritos], mais de um tipo de conceito, mais de um tipo de grupo de estratgias. Com tantas diferentes condies, teramos formaes e prticas discursivas plurais, historicamente determinadas.

PRTICAS DISCURSIVAS SOBRE A SURDEZ


A sada para a pesquisa, foi a determinao de um trajeto temtico onde, dentre vrios temas que a leitura do corpus impunha, pudemos analisar a as diferentes conceituaes a respeito do que seria surdez, como eixos temticos dentro do corpus.

Dentre a possibilidade dos temas, para essa apresentao especfica, faremos a demonstrao de uma das anlises, que tem por objetivo esclarecer a que se refere os enunciados a respeito da surdez e, especificamente, a que sujeitos se referem, que sujeitos so envolvidos nesse processo de enunciao, que sujeitos so produzidos.

PRTICAS DISCURSIVAS SOBRE A SURDEZ


A respeito, portanto, da surdez, escolhemos trs temas distintos, por se tratarem de trs formas diferentes de se referir a objetos diferentes, mas designados sob o mesmo significante. 1. SURDEZ COMO DEFICINCIA. A surdez objeto que concerne a saberes clnicos, como a medicina clnica, a psicologia, a fonoaudiologia. O surdo DEFICIENTE. 2. SURDEZ COMO DIFERENA LINGUSTICA. A surdez objeto que concerne Lingustica. O surdo tem uma lngua diferente, portanto pode ter um dficit cultural quando comparado ao ouvinte, vivendo imerso num lugar onde sua comunicao prejudicada e minorada pelo resto dos ouvintes. O surdo DEFICITRIO. 3. SURDEZ COMO IDENTIDADE. A surdez objeto que concerne s Cincias Humanas. O surdo diferente. Sua posio dentro da sociedade marcada pela opresso de poderes que o marcam como deficiente, mas na verdade o excluem por sua diferena. Ser surdo um ato poltico, e o uso de uma lngua prpria marca-se como uma atitude de resistncia. O surdo SUJEITO POLTICO e pode resistir, produzir sua prpria cultura e ter seus direitos de cidadania garantidos.

PRTICAS DISCURSIVAS SOBRE A SURDEZ


importante marcar que, alm de uma compreenso diferente a respeito de surdez, presente em cada tema, formaes discursivas e SABERES diferentes se ocupam da mesma. E no mesmo intervalo de tempo, como a pesquisa revelou. No h uma sincronia entre esses temas, mas h uma modificao no modo como a educao, notadamente a educao pblica passou a compreender a surdez. Essa compreenso a respeito da surdez tambm no est sincronizada com a evoluo da legislao que garante a incluso da diferena, alando deficientes s condies, pelo menos tericas, de igualdade perante a lei. Mesmo quando houve avano na discusso a respeito da incluso, na qual a comunidade surda foi grandemente envolvida, prticas educacionais envolvendo surdos mostraram que diversas concepes eram utilizadas na prtica, mesmo quando havia uma tida por oficial, expressa nas polticas pblicas educacionais, notadamente nos textos do Ministrio da Educao.

SUJEITO, SUBJETIVIDADE E SUBJETIVAO


Para Foucault, um sujeito um objeto historicamente constitudo sobre a base de determinaes que lhe so exteriores: esta a questo que coloca, por exemplo, As palavras e as coisas, ao interrogar essa constituio segundo a modalidade especfica do conhecimento cientfico, visto que se trata de compreender como o sujeito pde, numa certa poca, tornar-se um objeto de conhecimento e, inversamente, como esse estatuto de objeto de conhecimento teve efeito sobre as teorias do sujeito como ser vivo, falante e trabalhador (REVEL, 2005, p. 84). Para Foucault, a abordagem arqueolgica do discurso mostra que o sujeito no existe fora de suas posies e funes (FOUCAULT, 2008, p. 224225). Essas posies concernem aos enunciados, suas modalidades, aos saberes e portanto s prticas discursivas. Portanto a regra do enunciado tambm deve ser a regra da posio que ocupa quem pode diz-lo. Uma prtica discursiva produzindo as condies da funo enunciativa, s pode faz-las por meio da produo do sujeito que h de enunciar.

SUJEITO, SUBJETIVIDADE E SUBJETIVAO


Importante na investigao dos sujeitos, saber de onde falam, por que falam, de que forma podem falar. Essa indagao de Foucault (2008), f-lo imaginar as modalidades enunciativas, ao questionar o status de quem fala, seus lugares institucionais, as situaes que definem a posio sujeito. Tudo isso tem uma relao direta com o gnero da circulao dos discursos, com sua materialidade, com a forma como vo circular. Por ltimo, importante verificar a relao que h entre verdade, saber e poder. Para Foucault, poder se define por relaes de poder que supem condies histricas de emergncia complexas e que implicam efeitos mltiplos compreendidos fora do que a anlise filosfica identifica como o campo do poder (REVEL, 2005, p. 67). A ideia do poder como algo relacional se exime de identificar o poder como uma instituio, com uma entidade social definida. Ao mesmo tempo, a noo foucaultiana de poder se aproxima das subjetividades, por sua natureza de existncia em forma de relao: h poder porque sujeitos exercem esse poder uns sobre os outros.

VERDADE, SABER & PODER


A partir da sua anlise da disciplina sobre o corpo, Foucault descobre que, durante a era clssica, a disciplina o faz adentrar num esquema de poderes que mitigam seu poder prprio, ou seja, que retiram a sua capacidade de ao e reao, orientando suas foras e capacidades para a consecuo de objetivos impostos por uma dominao (FOUCAULT, 2002, p. 119). Essa forma de poder disciplinar, no entanto, evolui para uma forma mais eficiente e delicada. O corpo elemento bsico para o poder disciplinar. Foucault (apud PANIAGO, 2005, p. 228) afirma que a disciplina dissocia o poder do corpo, ao torn-lo uma aptido, capacidade a ser aumentada, mas inverte a energia, a potncia que poderia resultar disso numa relao estrita de sujeio. No entanto, logo o poder migra do corpo para a populao, porque uma nova tecnologia de poder que passa a se ocupar da populao, a partir da segunda metade do sculo XVIII, que Foucault nomeia como uma biopoltica da espcie humana, que imprime sobre os sujeitos um biopoder, que se define por se dirigir multiplicidade dos homens, [...] na medida em que ela forma [...] uma massa global, afetada por processos de conjunto que so prprios da vida, que so processos como o nascimento, a morte, a produo, a doena, etc (FOUCAULT, 1999, p. 289). O biopoder se preocupa com a dinmica das populaes, ou seja, com o controle em um nvel muito mais efetivo, porque se ocupa dos destinos da humanidade.

VERDADE, SABER & PODER


O poder se relaciona diretamente com a verdade, porque a verdade sua tributria, se estabelece a partir das relaes de poder que organizam, numa sociedade, o regime das plausibilidades e das permissibilidades. Por meio do poder que podemos definir o que verdadeiro, como a verdade deve circular, de que formas se preferem que ela seja dita, e quem tem a autorizao de port-la (FOUCAULT, 1979, p. 12-13; PANIAGO, 2005, p. 119-121). De uma maneira geral, o saber relaciona-se com o poder e a verdade na medida em que o saber, nas sociedades ocidentais, desde cedo, constitui-se como o redentor dos males do poder (PANIAGO, 2005, p. 123), porque o saber subordinado ao poder, de onde vm seus objetos. Da mesma forma, o exercer dos poderes pressupe a existncia dos saberes, numa relao de produtividade e interdependncia (p. 124-125).

VERDADE, SABER & PODER


A resistncia inerente ao poder, para Foucault. [...] a resistncia se d, necessariamente onde h poder, porque ela inseparvel das relaes de poder, quanto ela , s vezes, o resultado dessas relaes, na medida em que as relaes de poder esto em todo lugar, a resistncia a possibilidade de criar espaos de lutas e de agenciar possibilidades de transformao em toda parte. A anlise dos vnculos entre as relaes de poder e os focos de resistncia realizada por FOUCAULT em termos de estratgia e ttica: cada movimento de um serve de ponto de apoio para uma contra-ofensiva do outro (REVEL, 2005, p. 7475). O avano das tecnologias de poder pode ser mensurado a partir da sua possibilidade de miminizar ao mximo as aes de transgresso e resistncia, em prol de sua prpria manuteno. No entanto, isso no autoriza dizer que o poder tem pleno domnio.

VERDADE, SABER & PODER


Nesse nterim, a anlise de discursos sobre a surdez tem de levar em considerao os saberes que a contm, os regimes de verdade a seu respeito, que definido nas relaes de poder e no seio dos saberes que se propem a explicar, a definir, a objetivar a surdez. E no seio do discurso que se articula a relao entre o saber e o poder, e nos discursos que veiculam a verdade sobre a surdez que procuramos as relaes que a determinam, que a organizam dentro da dinmica da sociedade. Procuramos, nesses saberes, as modalidades discursivas que falam da surdez, os sujeitos que so prescritos por essas modalidades: o sujeito surdo, o sujeito que autorizado a falar sobre a surdez, o sujeito que autorizado a trabalhar com essa surdez. A anlise do corpus aponta relaes interessantes de verdade-saber-poder que se estabelecem, conforme o esquema j mostrado, que passamos a detalhar:

EXEMPLO DE ANLISE
SURDEZ E DEFICINCIA: 1. A surdez objeto principalmente de saberes clnicos, cujos sujeitos prescritos por si falam a verdade sobre o fenmeno, que se impe sobre os demais sujeitos: mdicos, psiclogos, fonoaudilogos. 2. As prticas discursivas visam a produo de dois sujeitos: o surdo como paciente e o professor de alunos surdos. Clivados pela relao surdo/ouvintes, ambos os sujeitos no so livres da viso clnica da surdez, sendo que a educao dos surdos prescrita a partir das concepes mdicas dadas. O professor formado deve continuar na escola o atendimento clnico, prescrevendo ao aluno atividades complementares ou suplementares ao seu tratamento. O professor no autnomo na sua forma de ensinar. O sujeito surdo constitudo como doente, deficiente e atrasado, cultural e mentalmente. As propostas de educao prescritas a ele podem incluir a oralizao juntamente com o aprendizado de sinais. 3. Essa abordagem da surdez como deficincia engendra relaes de poder que pem em embate ouvintes e surdos, minoria e maioria. Essa abordagem tambm se apresenta como resistncia, no contexto de transformao, onde outros saberes comeam a se ocupar da surdez.

EXEMPLO DE ANLISE
SURDEZ E DIFERENA: 1. Alm dos saberes clnicos, que se afastam aos poucos o seu poderio sobre o fenmeno da surdez, a lingustica se marca-como a principal abordagem a respeito da surdez. O linguista ou tambm professor, fonoaudilgo ou se ocupa de pesquisar a lngua de sinais, ou as relaes culturais e as possibilidades de bilinguismo. 2. O professor e o aluno surdo emergem como subjetividades construdas no seio dessa prtica discursiva. Emerge a figura do professor detentor de conhecimentos e habilidades para desenvolver estratgias de ensino que possam alcanar o surdo. O aluno surdo, por sua vez, por apresentar dficits de aprendizado mensurveis por seu parco contato com a cultura e a abstrao, deve ser levado ao bilinguismo, como forma de se integrar realidade scio-cultural do ambiente que o cerca. 3. A abordagem scio-cultural, embora aponte para uma viso mais democrtica revela relaes de poder mais sutis, bem intencionadas no sentido de integrar o surdo sociedade, mas ainda capazes de subjetiv-lo como deficiente. Essa abordagem constitui resistncia primeira, porque prescinde da medicalizao da surdez, embora ainda dela dependa para uma classificao inicial de quem ou no surdo, o que tambm pode revelar intenes definidas, se isso fator de acesso educao de surdos, ou apoio a famlias de surdos, ou se isso, na comunidade surda, se tornar um fato relevante em sua cultura.

EXEMPLO DE ANLISE
SURDEZ E IDENTIDADE: 1. A definio do que surdez no deve ser objeto da preocupao de saberes clnicos. A identificao surda surge da sua impossibilidade de estar sob a normalizao do ouvir. Saberes relacionados s Cincias Humanas tm agora a surdez por seu objeto, prescindindo da medicalizao: Lingustica, Histria, Cincias Sociais, Filosofia, Pedagogia. 2. Professor e aluno emergem como entidades polticas. A ideia formao de identidades que contemplem as diferenas. A relao surdo/ouvinte anteriormente detectada ponto a ser superado na formao dessas subjetividades, medida em que se toma conscincia da necessidade da participao dos surdos nos processos de reconstruo histrica sobre a sua lngua, sobre a formao de uma base de conhecimentos visuais, sobre o debate com relao pedagogia com a qual se ensinar, sobre a vida comunitria de surdos e processos culturais especficos. 3. As relaes de poder e resistncia so mais claras nessa anlise, porque mostram o embate ideolgico na relao surdo/ouvinte. A demanda por espao social e poltico dos sujeitos surdos resiste claramente s subjetivaes como deficiente ou deficitrio. A abordagem da surdez como identidade poltica, aponta para o estabelecimento de novas verdades, por meio de novas relaes de poder, calcadas em outros saberes.

EXEMPLO DE ANLISE
CONSIDERAES FINAIS 1. importante reafirmar a no-concatenao temporal entre essas abordagens temticas sobre a surdez. Apesar do oralismo prescrito como prtica educativa da primeira abordagem ter entrado em desuso desde os anos de 1980, isso no mitigou o olhar clnico sobre a surdez. 2. A segunda abordagem sobre a surdez foi acompanhada de estudos diversos, ora estruturais, ora scio-interacionistas baseados nos preceitos de VYGOSTKY, BAKHTIN que autorizavam prticas de ensino culturalistas. A ideia era levar em considerao que uma comunidade surda pode ter desenvolvido, a despeito dos esforos de ouvintes de alcan-los ou no, fatos culturais prprios que podem representar resistncia cultura ouvinte. O fracasso denunciado por vrios textos no corpus da pedagogia ouvinte para surdos aponta que, independente de seus preceitos cientficos, o essencial no foi levando em conta: apesar de ter sido subjetivado como deficiente ou deficitrio, o que o sujeito surdo fez dessa concepo que veio de fora?

EXEMPLO DE ANLISE
3. A viso do ouvinte a respeito do surdo e os esforos de subjetivao sobre tais invocam um esforo de transformar corpos INDCEIS E INTEIS no mnimo possvel de empecilho sociedade. A resistncia surda se marca pelo esforo em fazer dos sujeitos surdos seres polticos e participantes das decises a respeito de sua cultura, educao e da insero na sociedade de seus indivduos. A resistncia ouvinte baseia-se em preceitos advindos do biopoder sobre as populaes, a disseminar discursos de salutabilidade e perfeio do corpo, austero e forte, com todos os sentidos funcionando, aptos para o trabalho de qualquer natureza. 4. A resistncia surda, no entanto, por essa mnima anlise, j se apresenta como o seu avesso, ou seja, com a conformao ao poder, pois isso que buscam aqueles que lutam por direitos dos surdos: a sua insero num esquema onde outros j esto. Claramente, a resistncia, por esse ngulo, comea a se configurar como outra estratgia de poder, que tender a anul-la, impulsionada por novas verdades e saberes. Uma das possibilidades, num futuro prximo, que discursos como esse a respeito da surdez j no se caracterizem mais como transgresso, porque sujeitos reivindicam sobre si a ao de poderes j instituicionalizados, e no exatamente novas formas de organizao que visem independncia.

REFERNCIAS
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. 236p. __________. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Loyola, 2011. 79p. __________. Microfsica do poder. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. 235p. __________. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 2002. 262 p. __________. Em defesa da sociedade: curso no Collge de France (1975-1976). Trad. de Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FERNANDES, C. A. Anlise do discurso: reflexes introdutrias. So Carlos: Claraluz, 2007. 128p. GADET, F.; HAK, T. (Orgs). Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas: Unicamp, 1997. GODINHO, E. Surdez e significado social. So Paulo: Cortez, 1982. 96p.

GOLDFELD, M. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva scio-interacionista. So Paulo: Plexus, 1997. 197p.
GUILHAUMOU, J. Lingustica e Histria: percursos analticos de acontecimentos discursivos. So Carlos: Pedro e Joo, 2009, 250p. NAVARRO, P (Org.). O discurso nos domnios da linguagem e da histria. So Carlos: Claraluz, 2008, 240p. ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Introduo s cincias da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006. ORLANDI, E. P. Anlise de discurso: princpios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2002. 100p.

__________. Gestos de leitura: da Histria no discurso. Campinas: Unicamp, 1994. 277p.


PANIAGO, M. de L. F. dos S. Prticas discursivas de subjetivao em contexto escolar. 2005. 344f. Tese (Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Lingustica e Lngua Portuguesa, Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. So Paulo. REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Trad. de Maria do Rosrio Gregolin. So Carlos: Claraluz, 2005. 96p. ROBIN, R. Histria e lingustica. Trad. de Adlia Bolle. So Paulo: Cultrix, 1977. 327p. SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA, P. (Orgs.). M. Foucault e o os domnios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. So Carlos: Claraluz, 2004. 260p. SILVA, L. C.; DECHICHI, C.; MOURO M. P. (Orgs.). Professor e surdez: cruzando caminhos, produzindo novos olhares. Uberlndia: EDUFU, 2009. 244p. SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Editora Mediao, 2005. 192p.

You might also like