You are on page 1of 22

A clonagem o processo natural ou artificial em que so produzidas cpias fiis de outro indivduo (homem, animais, etc.

.), ou seja, a clonagem o processo que formar um clone. O termo clone foi criado em 1903, pelo botnico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone basicamente um descendente de um conjunto de clulas, molculas ou organismos geneticamente igual de uma clula matriz.

O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactrias e outros organismos unicelulares que realizam sua reproduo pelo mtodo da bipartio, alm disso, o tatu tambm produz um clone atravs da poliembrionia.

Uma das tcnicas bsicas usadas por cientistas a transferncia nuclear da clula somtica (SCNT ou TNCS). Esta tcnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais atravs de clulas embrionrias. Como o nome da tcnica implica, a transferncia duma clula somtica est envolvida neste processo. Esta clula somtica introduzida, ento, numa clula retirada dum animal (ou humano), logo depois da ovulao.

Antes de introduzir a clula somtica, o cientista deve remover os cromossomos, que contm genes e funcionam para continuar a informao hereditria, da clula recipiente.
Aps ter introduzido a clula somtica, as duas clulas fundem. Ocasionalmente, a clula fundida comear a tornar-se como um embrio normal, produzindo a prole, colocado-se no tero duma "me-de-aluguer" para um desenvolvimento mais propcio.

Os problemas associados com a tcnica de SCNT so o stress em ambas as clulas envolvidas no processo. Isto resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipentes. Alm disso, o processo inteiro um consumo de tempo e de recursos, porque as partes deste requerem o trabalho manual sob microscpio. Similar a outras tcnicas, esta tambm ineficiente pois, apenas aproximadamente 3% dos embries sobrevivem dado logo aps o nascimento.

A ovelha Dolly foi o primeiro mamfero clonado por transferncia nuclear de clulas somticas. O Prof. Ian Wilnut, do Instituto Roslin, da Esccia, foi o pesquisador responsvel por este experimento. O estudo foi publicado em 1997, mas foi realizado ao longo de 1995 e 1996.

A ovelha Dolly nasceu em 05 de julho de 1996. O nome Dolly foi uma referncia a cantora norte-americana Dolly Parton. O ncleo utilizado no processo de clonagem foi oriundo de uma clula da glndula mamria de uma ovelha de seis anos denominada Bellinda, da raa Finn Dorset. Uma outra ovelha, chamada Fluffy, da raa Scottish Blackface, foi a doadora do vulo utilizado para receber este ncleo, Finalmente, uma terceira ovelha, Lassie, da raa Scottish Blackface foi quem gestou a ovelha Dolly.

Para evitar que pudessem ser misturadas caractersticas destas trs fmeas, elas eram de raas com caractersticas fenotpicas diferentes entre si. Vale lembrar que foram feitas 276 tentativas para ser obtido um animal clonado vivel. A comunicao do nascimento da Dolly gerou inmeras reaes contrrias e favorveis sua realizao. Muitas pessoas se posicionaram imediatamente contra, pois viam neste procedimento uma ameaa contra a dignidade humana.

Inmeros pases, inclusive o Brasil, estabeleceram medidas jurdicas para impedir que este processo fosse utilizado em seres humanos. Outros achavam que isto era inerente ao progresso da cincia e que no havia problema algum. Um terceiro grupo, dentre os quais inclui-se o Prof. Joaquim Clotet, reconheceu que este procedimento tinha riscos, mas que no deveria ser simplesmente banido. Segundo esta linha de pensamento, o Princpio da Precauo deveria ser utilizado neste caso.

Em 13 de abril de 1998 a Dolly teve um filhote, a ovelha Bonnie, em um cruzamento habitual com o carneiro monts da raa Welch, chamado David. Esta situao permitiu verificar que ela era frtil e capaz de reproduzir. Em 1999 a Dolly gerou mais trs filhotes em uma nica gestao, que tiveram problemas.

O surgimento de uma infeco pulmonar no controlvel, comum em animais velhos mantidos em confinamento, fez com que os pesquisadores do Instituto Roslin optassem por fazer a eutansia de Dolly, as 15 horas do dia 14 de janeiro de 2003, com o objetivo de minorar o seu sofrimento.

You might also like