You are on page 1of 11

Introduo Administrao

Introduo a Administrao
Breve Histrico

No incio, a administrao estava relacionada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fcil e mais bem-sucedido. Depois passou a envolver a atividade grupal e, mais adiante, toda a atividade organizacional em conjunto. Posteriormente, estendeu-se tambm atividade inter-organizacional, ou seja, s relaes de interdependncia entre organizaes. Foi uma gradativa ampliao do conceito. Idalberto Chiavenato

Introduo a Administrao
Conceito de administrao Administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar os objetivos

A palavra administrao vem do latim: Ad: (direo, tendncia para) Minister: (subordinao ou obedincia)

Introduo a Administrao
Conceito de administrao

A tarefa da administrao a de interpretar os objetivos propostos pela organizao e transform-los em ao organizacional por meio de planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da organizao.

Introduo a Administrao
Eficcia e Eficincia
A tarefa bsica da administrao a de fazer as coisas, por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz Eficcia: Determina o quanto uma organizao realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realizao dos objetivos, mais a organizao eficaz.

Eficincia: Determina o quanto uma organizao usa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilizao de seus recursos, mais eficiente a organizao. Eficincia significa a realizao de atividades ou tarefas de maneira certa e inteligente, com o mnimo de esforo e com mximo aproveitamento de recursos.

Introduo a Administrao
Funes do Administrador

Planejar Organizar Coordenar Controlar

Introduo a Administrao
Funes do Administrador

Planejar Significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e aes, e que seus atos sejam baseados em algum mtodo, plano ou lgica e no em palpites

Introduo a Administrao
Funes do Administrador

Organizar
o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organizao de modo que eles possam alcanar eficientemente os objetivos da mesma

Introduo a Administrao
Funes do Administrador

Coordenar
Significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduziro aos objetivos.

Introduo a Administrao
Funes do Administrador
Controlar
o processo de assegurar a realizao dos objetivos e de identificar a necessidade de modific-los. Envolve os seguintes elementos. Estabelecer padres de desenvolvimento Medir o desempenho atual Comparar o desempenho atual com os padres estabelecidos Caso sejam detectados desvios, executar aes corretivas.

Introduo a Administrao
Concluindo
Cada vez mais esta cincia adquire importncia na formao de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizaes. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, essencial que haja profissionais com competncia para administrar.

ONTEM
ADMINISTAO Obter resultado atravs de pessoas.

HOJE
Promover o crescimento das pessoas por meio de seu trabalho, atingindo os objetivos da empresa e a satisfao de suas prprias necessidades.

You might also like