You are on page 1of 26

FORMATOS DE JORNAIS IMPRESSOS

Comunicao e Cultura Visual I

Papis
Tipos de papel para jornais: H uma variedade de papis, alguns so inclusive importados, por isso pouco utilizados. Os mais usados so: Papel jornal: o mais utilizado, por ser o mais barato). Esto na maioria das publicaes de grande circulao;

Papel offset: a folha branca igual o papel ao que se utiliza em impressora, sendo que na grfica o mais utilizado o offset 70g, geralmente utilizado para cadernos especiais ou jornais de empresas; LWC: Tem um leve brilho nos dois lados do papel, lembrando um pouco o Couch, sendo mais utilizado em publico promocional de grandes magazines.

Formato
Formato Standard a medida mais utilizada nos grandes jornais, pois aproveita o mximo da rea da chapa de impresso das mquinas offset; Nesse formato a mancha grfica da pgina (rea onde se imprime textos e imagens) mede 52,5 x 29,7 cm (existem variaes nos diversos jornais impressos nacionalmente), sendo que a rea total de papel (com bordas brancas) depois de impresso de 56 x 32 cm. H alguns anos tentou-se uma padronizao da altura da pgina (rea impressa) nessa medida, pois sempre foi muito complicado para as agncias de grandes anunciantes terem que mudar a medida do anncio para cada jornal que seria veiculado.

Formato Standard (52,5 x 29,7 cm)

Formato Standard (52,5 x 29,7 cm)

Formato
Formato Standard Aspectos positivos: Espao amplo para matrias, parece mais imponente (por sua grandeza), pode ser dividido em cadernos, Aspectos negativos: S pode ser impresso em editoras de grande porte e, por isso mesmo, s compensa rodar se for uma tiragem muito grande (acima de 30.000, pelo menos); devido seu tamanho que grande, o manuseio pelo leitor mais restrito (difcil ler em nibus, p.ex.); pelo formato maior, o custo com envio por correio tambm maior; exige grande volume de matrias.

Formato
Formato Tablide Utilizado para cadernos especiais encartados nos grandes jornais e alguns jornais que so distribudos em ruas, sendo que este formato resultado da diviso do formato Standard em duas partes ( a metade do formato), Nesse formato, a pgina possui uma mancha grfica de 26,5 x 29,7 cm (existem publicaes com variaes), entretanto existem variaes desse formato. O papel total de duas pginas impressas (pgina espelhada) de 56 x 32 centmetros (como se pode observar, a mesma medida da pgina Standard).

Formato Tablide (26,5 x 29,7 cm)

Formato Tablide (26,5 x 29,7 cm)

Formato
Formato Tablide

Aspectos positivos: Ideal para se encartar em jornais de grande circulao que sejam no formato Standard, pois se encaixa facilmente no jornal dobrado (por serem a metade dele);

Por ser menor mais fcil ser impresso em grficas de pequeno ou de mdio porte. Seu custo para postagem no caro, alm do que mais fcil de ser manuseado pelo leitor,

Aspectos negativos: no funciona quando se tem textos longos; pelo seu processo de produo s pode ser produzido em UM caderno (dois ter o preo dobrado, j que o trabalho maior).

Formato
Formato Berliner Formato criado na Europa e introduzido recente no Brasil.Sua utilizao vem crescendo por questo de economia e praticidade para o leitor, um pouco mais alto que o tablide, o que proporciona um melhor aproveitamento do papel. A mancha grfica de 24,5 x 40cm (podendo haver variaes) e a rea total de papel de cada pgina de 28 x 42 cm.

Formato Berliner: (24,5 x 40cm)

Formato Berliner: (24,5 x 40cm)

Formato
Aspectos positivos: Tem menor custo para impresso, j que tem a largura do tablide (portanto so impressos dois exemplares lado a lado, na rea da chapa; extremamente prtico para o leitor, por ser menor, podendo ser manuseado na rua, no transporte, etc. Aspectos negativos: formato que necessita se repensar o volume de informao (pois se redige pensando na diagramao de tablide, alm disso ainda so poucas grficas que sabem (e querem) trabalhar com esse formato e tm as informaes a respeito de medidas para passar s agncias.

Anncio de 1 pgina standard

Anncio de 1 pgina standard

Anncio de pgina

Anncio de pgina

Anncio de 1/3 pgina

de pgina vertical

de pgina horizontal

de pgina horizontal

1/6 de pgina vertical

1/8 de pgina vertical

1/8 de pgina vertical

Tablide: Anncio de 1 pg.

You might also like