You are on page 1of 69

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educao Pedagogia Disciplina: Comunicao Educativa Professora: Clia Abicallil Belmiro Alunas:

: Natlia Fraga Carvalhais e Pollyana Fernandes Macedo

Relao entre gneros textuais e imagens na literatura infantil

Ler uma imagem fazer-lhe, implicitamente, perguntas. Compreend-la consiste em ter as perguntas respondidas. (MANINI, CARNEIRO, 2007, s/p)

Sumrio
Introduo Conceitos: ilustrao, imagem, texto e gneros textuais Caractersticas gerais da relao imagem e texto Anlise dos livros e as imagens Reflexes Concluso Curiosidades sobre Eva Furnari Referncias Bibliogrficas

Introduo
A proposta inicial deste trabalho era a de analisar a relao entre a imagem e diversos gneros textuais em livros de literatura infantil. O objetivo consistia em identificar se a imagem trabalhada de forma diferenciada conforme o gnero textual presente no livro.
Dessa forma, conforme sugesto da professora Clia, escolhemos livros em que o autor do texto tambm fosse o ilustrador para que pudssemos perceber o estilo de ilustrao para cada gnero textual. Selecionamos cinco livros da autora Eva Furnari. A partir da leitura de vrios textos que tratam da relao imagem e texto, percebemos o quanto no dominamos sobre a discusso em torno da imagem e dos diferentes gneros textuais. Optamos ento por apresentar vrias caractersticas apontadas pelos diversos autores que fundamentam este trabalho e a partir destas caractersticas e da discusso realizada em sala, analisar de forma geral os livros selecionados da autora e ilustradora Eva Furnari. Partiremos em princpio da discusso sobre o conceito de ilustrao, imagem, texto e gneros textuais, para em seguida, apresentarmos a nossa anlise dos livros, sem o compromisso de esgotar essa apresentao e evidentemente o assunto.

Ilustrao/Imagem
Ilustrao: (do lat. Illustratione). 1.Ato ou feito de ilustrar(-se). 2.Conjunto de conhecimentos; saber: homem de notvel i l u s t r a o. 3.Imagem ou figura de qualquer natureza com que se orna ou elucida o texto de livros, folhetos e peridicos. 4.Filos. V. filosofia das luzes (iluminismo) (Aurlio Buarque de Holanda Ferreira citado por Camargo, 1995). Ilustrao: desenho gravado e intercalado no texto de um livro. Obra literria cujo texto ornado de gravuras ou desenhos, como a Ilustrao, semanrio ingls, francs, etc.(Caldas Aulete, 1881 citado por Camargo, 1995). Ilustrao toda imagem que acompanha um texto. Pode ser um desenho, uma pintura, uma fotografia, um grfico, etc. (Camargo, 1995). Tipos de ilustrao (OLIVEIRA, 1998, p.66) Narrativa: associada a um texto literrio ou musical (capa de disco), Informativa: comprometidas com o conhecimento e a clareza da informao, no permitindo a ambigidade de interpretaes, Persuasiva: publicitrias sobretudo.

Funes da Ilustrao
Pontuao: destaca aspectos ou assinala seu incio e seu trmino.

Funo descritiva: descreve objetos, cenrios, personagens. Predominante nos livros informativos e didticos.
Funo narrativa: mostra uma ao, uma cena, conta uma histria. Funo simblica: representa uma idia (carter metafrico). Funo expressiva/tica: expressa emoes atravs da postura, gestos e expresses faciais das personagens e dos prprios elementos plsticos, como linha, cor, espao, luz, etc. Tambm expressa valores pessoais de carter social e cultural. Funo esttica: chama ateno para a linguagem visual. O que interessa no a descrio e sim o gesto, a mancha, a sobreposio das pinceladas, as transposies, a luz, o brilho e o enquadramento. Funo ldica: est presente no que foi representado e na prpria maneira de representar. Funo metalingstica: metalinguagem a linguagem que fala sobre a linguagem (CAMARGO, 1995, p.33-40).

Estilos de Ilustrao
Linear e pictrico: o estilo linear valoriza a linha, o contorno, o aspecto plstico e tangvel dos objetos. O estilo pictrico no est preocupado com a forma e o volume dos objetos, mas com as impresses visuais que essas formas e volumes provocam. Plano e profundidade: os elementos de uma ilustrao figuras, animais, objetos, etc. podem ser dispostos em camadas planas, paralelas s margens, ou enfatizar a profundidade.

Forma fechada e forma aberta: o ngulo de viso e o enquadramento sugerem o espao limitado.
Pluralidade e unidade: no primeiro caso cada objeto representado valorizado e no segundo, os objetos representados so subordinados a um motivo geral mais unificado.

Clareza e obscuridade: o primeiro modo de representar busca apresentar as formas em sua totalidade e clareza. O segundo, sem chegar a ser confuso, o que significaria no ser bem realizado artisticamente, no se preocupa em apresentar a forma em sua totalidade, mas apenas seus elementos mais caractersticos. (CARMARGO, 1995, p.4151)

Texto e Gnero textual


Texto: unidade lingstica concreta (perceptvel pela viso ou audio), que tomada pelos usurios da lngua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situao de interao comunicativa especfica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma funo comunicativa reconhecvel e reconhecida, independentemente da sua extenso (Koch e Travaglia, 1989 citado por Travaglia, 2001, p.67).

Gnero textual: so fenmenos histricos, profundamente vinculados vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.(...) Surgem emparelhados a necessidades e atividades scioculturais, bem como na relao com inovaes tecnolgicas. Sua nomeao abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designaes concretas determinadas pelo canal, estilo, contedo, composio e funo. (Marcuschi, 2005, p.19 e 23).
ex: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalstica, aula expositiva, reunio de condomnio, notcia jornalstica, horscopo, receita culinria, bula de remdio, lista de compras, cardpio de restaurante, instrues de uso,m outdoor, inqurito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversao espontnea, carta eletrnica, aulas virtuais etc.

Caractersticas gerais: relao imagem e texto


Uma ilustrao adequada jamais a histria do texto (OLIVEIRA, 1998, p.64). Alm das imagens contriburem para a esttica do objeto-livro, so contribuies de um outro leitor (o ilustrador), que acrescenta mais uma interpretao ao texto (WERNECK, 1998, p.103). O ilustrador no ilustra apenas o que acontece literariamente, mas sim, ele representa tambm os fatos visuais poticos que poderiam acontecer. (OLIVEIRA, 1998, p.65). A imagem no precisa acompanhar o texto escrito: pode ter um contedo independente, quebra o ritmo em textos longos, apia a leitura do ponto de vista do enredo ao construir formas, personagens e cenrios. (NECYK, CIPINIUK, 2008, s/p).

Imagem: mediadora entre o espectador e a realidade, ligada imaginao da qual depende a produo de sentido no processo de leitura (TERRA, 2003, p.33).

Caractersticas gerais: relao imagem e texto


Ao ler as imagens, a criana, dependendo da idade, primeiro enumera os elementos isolados, depois descreve as cenas e por ltimo narra a seqncia dos acontecimentos, produzindo sentido(s) para o texto imagtico que tem em mos (TERRA, 2003, p.33). Nos processo de elaborao da linguagem, a criana sensvel imagem, antes mesmo de se exprimir por palavras. (WERNECK, 1998, p.102). Fases da leitura de imagens: 1 o adulta conta histrias para a criana; 2 a criana j cria interpretao para as imagens e estabelece relao entre elas (WERNECK, 1998, p.103). Grande incidncia de ilustraes em livros infantis, voltadas para o pblico mais jovem, ainda no dominante do cdigo escrito ou em processo de alfabetizao. (NECYK, CIPINIUK, 2008, s/p).

Caractersticas gerais: relao imagem e texto


A produo literria a medida que se volta para a faixa etria mais elevada, com maior domnio de leitura, a ilustrao tende a perder espao para o texto. (NECYK, CIPINIUK, 2008, s/p). A imagem constitui uma comunicao mais direta que o cdigo verbal (WERNECK, 1998, p.102). A narrativa depende da interao ilustrao e texto, ambos criados com conscincia de inteno esttica: a ilustrao do livro infantil completamente convencional; ao executar uma leitura, a criana tenta apreender a narrativa atravs do aprendizado simultneo dos cdigos da escrita e das imagens. (NECYK, CIPINIUK, 2008, s/p). Descrio de imagens com palavras: uso da imaginao e desenvolvimento da linguagem oral (TERRA, 2003, p.32). O leitor cria ttulos, personagens, enredos diferenciados, podendo assumir o papel de protagonista ou outra personagem na histria (TERRA, 2003, p.33).

Caractersticas gerais: relao imagem e texto


Literatura infantil e livros informativos tm linguagem mais universal e livros didticos tm linguagem mais nacional e local (WERNECK, 1998, p.103). Literatura infantil: fantasia e arte do texto e da ilustrao. Livro didtico: sentido de instruir e ensinar (WERNECK, 1998, p.103). Diferenas entre a ilustrao e a pintura: (OLIVEIRA, 1998, p.66-69).
Ilustrao sempre narra uma histria e est ligada temporalidade dos fatos; est comprometida com a representao das formas e do universo tangvel; o trabalho do ilustrador elaborado conceitual e tecnicamente para ser reproduzido em larga escala atravs da indstria; fruio atravs do livro; o ilustrador tem limites e condicionamentos devido ao psiquismo infantil. Pintura: pode ser narrativa ou no; requer o conhecimento direto da obra original em museus e galerias de arte; o pintor exerce total domnio sobre seu ofcio.

Carncia de estudos tericos de anlise conceitual das ilustraes (OLIVEIRA, 1998, p.64).
Cultura visual: repertrio de experincias estticas e vocabulrio visual para educar o olhar (MANINI, CARNEIRO, 2007, s/p).

Quadro de tipologia das relaes imagens e texto na literatura infantil

Necyk, Cipiniuk (2008)

Anlise dos livros


Luas Poesia Voc troca trava-lnguas

Operao Risoto histria


Coc de Passarinho histria Adivinhe se puder adivinhas

Poesia
A poesia, ou gnero lrico, ou lrica uma das sete artes tradicionais, atravs da qual a linguagem humana utilizada com fins estticos. (...) a arte de exprimir sentimentos por meio da palavra ritmada. Essa definio torna-se insuficiente quando se volta o olhar para a poesia social, a poltica ou a metapoesia. Com o advento da poesia concreta, o prprio ritmo da palavra foi anulado como definio de poesia, valorizando mais o sentido. O poema passa a ter funo de exprimir sucintamente e entre linhas o pensamento do eu-lrico. A narrativa tambm pode fazer isso, mas a maioria dos poemas, com exceo dos picos, no se baseia num enredo. A mensagem do autor muito mais importante do que a compreenso de algum fato. (wikipdia)

Luas - poesia
PROJETO GRFICO: formato (vertical), nmero de pginas (24), tipo e tamanho das letras (letra de forma minscula e caixa alta com detalhes conforme cada poema e ilustrao), diagramao (ilustrao e um pequeno poema em cada pgina, no tm pginas duplas, imagens entre textos ou ao lado), encadernao (brochura), tcnica de ilustrao (lpis pastel e tinta), ano (2002).
CAPA:
uma mulher com vestido branco caracterizada com um corao flechado, uma mala/bolsa em forma de cu, um guarda-chuva, sapatos que lembram um corao, elementos que compem as imagens no interior do livro. A imagem est enquadrada e h uma lua cheia por trs do ttulo do livro, que rompe a moldura. Em cada extremidade do enquadramento h frutinhas - o que se repete em termos de detalhes no interior do livro em cada imagem. A logomarca da editora est na parte inferior da moldura.

CONTRA-CAPA:
H uma meia lua branca e um enquadramento com o resumo da obra. O mesmo corao flechado da capa est tambm na contra-capa, s que ampliado.

INTERIOR DO LIVRO:
Na primeira pgina do livro (anterrosto) h uma lua cheia com o ttulo do livro quase no centro da pgina com folhinhas em detalhes nos cantos superiores e inferiores, com informaes da obra. Nas pginas seguintes h a ficha catalogrfica do livro (verso) e somente com folhinhas nos cantos da pgina. H uma dedicatria para Irma.

Luas - poesia
ANLISE GERAL DO LIVRO: Objetivo do livro: esttico e literrio. Pequenos poemas, versinhos em cada pgina, com imagens delicadas, que no se sobrepem ao texto, mas que dialogam e constroem o sentido nico.

As imagens e o texto verbal no disputam entre si na construo do sentido. Ao contrrio, so interdependentes.


Sem as imagens a construo do sentido ficaria prejudicada. So imagens que necessitam estar no livro para dar sentido ao texto.

So versos que voc l, olha para a imagem e se delicia com a forma potica e sensvel das imagens.
As imagens rompem com os padres: pessoas com o corpo exagerado em relao aos membros e aos demais componentes da imagem.

Enquadramento : encerra o texto e a imagem dentro da moldura, porm em cada pgina de uma cor e em algumas molduras h detalhes que compem o conjunto texto e imagem.

Trava-lnguas
Podemos definir os trava-lnguas como frases folclricas criadas pelo povo com objetivo ldico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difcil para um outro indivduo falar. Estas frases tornam-se difceis, pois possuem muitas slabas parecidas (exigem movimentos repetidos da lngua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava-lnguas j fazem parte do folclore brasileiro, porm esto presentes mais nas regies do interior brasileiro.

Voc troca Trava-lnguas


PROJETO GRFICO: formato (vertical), nmero de pginas (31), tipo e tamanho das letras (letra de forma caixa alta), diagramao (imagem entre os textos, todas as pginas so duplas), encadernao (brochura), tcnica de ilustrao (aquarela), ano (2002), 2 edio, 23 impresso. CAPA
Nome da autora em cima, um trao verde com pontinhas vermelhas, nome do livro, enquadramento da Chapeuzinho Vermelha e a cara do Lobo com uma cesta ao lado da margem, (essa imagem se separa nas pginas 22 e 23), nome da Editora fora da moldura. A cor que prevalece na capa o verde, sendo que na parte de dentro da capa h pequenos desenhos de gatinhos e ratinhos brancos.

CONTRA-CAPA:
H smbolos da coleo na parte superior, um pequeno resumo da obra, e logo abaixo um pequeno desenho e nome da editora.

INTERIOR DO LIVRO:
1 pagina: na cor bege, h uma ilustrao irnica: a maa querendo comer a minhoca, nome do livro e da editora. 2 pgina: ficha catalogrfica do livro. 3 pgina: dedicatria e ilustrao paralelas. ltima pagina: informaes sobre a autora e uma ilustrao dela (parece um bobo da corte).

Voc troca Trava-lnguas


ANLISE GERAL DO LIVRO: Objetivo do livro: literrio, lingstico e ldico. As ilustraes mostram mais detalhes do que as perguntas feitas em cada trovinha. H detalhes sutis e engraados nas imagens. As ilustraes so simples como o texto tambm. Enquadramento: Em todas as ilustraes a margem faz parte/compe a ilustrao e h pequenos desenhos fora da margem.

Operao Risoto
PROJETO GRFICO: formato (vertical), nmero de pginas (40), tipo e tamanho das letras (textos manuscritos, datilografados e digitados, letra de forma e cursiva), diagramao (o prprio texto uma imagem e todos eles so representados como molduras, dando destaque ao documento, a primeira pgina dupla), encadernao (brochura), tcnica de ilustrao (lpis/lpis de cor), ano (1999).
CAPA:
Nome da Coleo, nome do livro, nome da autora, nome da editora. Acima do nome da coleo (personagens da histria rostos), em uma das extremidades, o busto dos dois principais personagens (expresso no rosto), recortes do dirio com ilustraes e textos (tudo isso dentro de uma moldura). A capa atrai o leitor e antecipa o contedo do livro, uma investigao. Existe uma diferena de tonalidade que parte do claro para o escuro, ou vice versa, isto depende de onde parte o olhar. Na parte de dentro de capa informaes tcnicas do livro. H no inicio da pgina o nome da coleo dentro de um primeiro enquadramento no centro da pgina. Do lado deste percebemos a sombra da imagem de alguns personagens da histria. J em um segundo enquadramento tem um dirio acompanhado de canetas, bilhetes e uma lupa, abaixo desta ilustrao apresentado o resumo da obra. Ambos indicam uma investigao.

CONTRA-CAPA:

INTERIOR DO LIVRO
Nas 1, 2 e 3 pginas nome da coleo e livro igual na capa, pgina em branco para dar destaque ao nome da coleo e livro. Depois pgina dupla com ilustrao da cidade onde se passa da histria, em que esta comea antes do padro. O leitor tem o ponto de vista de quem olha a cena de cima. A autora deixa um bilhete humorado convidando o leitor a desvendar o mistrio. O nome do livro no diz nada inicialmente.

Operao Risoto
ANLISE GERAL :
Objetivo do livro: literrio, aproximao do leitor com os diversos gneros textuais.

composto por vrios gneros textuais: cartas, bilhetes, dirios, listas, registros, fotografias, desenhos, carto postal, jornal, carto de apresentao, entrevista, anotaes, transcrio de gravador, ocorrncia.
O prprio documento uma imagem. Registros do personagem no dirio: mistura de texto e desenho/fotos. As fotografias so cheias de detalhe. O texto sempre aparece em suporte. As imagens facilitam a interveno do leitor que pode l-las a partir de mltiplas interpretaes. Enquadramento: A cor que prevalece no interior do livro a branca, a qual compe o exterior dos enquadramentos formados pela prpria apresentao dos documentos ou gneros textuais.

Coc de Passarinho
PROJETO GRFICO: formato (vertical), nmero de pginas (31), tipo e tamanho das letras (letra de forma caixa alta), diagramao (cores vivas, ilustrao dentro das molduras, texto em frmula de legenda, ou seja, a ilustrao separada do texto por enquadramentos prprios que no se encontram, h somente trs pginas duplas), encadernao (brochura), tcnica de ilustrao (tinta guache), ano (1998). CAPA:
Nome da autora em cima enquadrado, nome do livro, ilustrao emoldurada mostra todos os personagens da histria, nome da editora. A cor que prevalece na capa o vermelho, sendo que o fundo da imagem enquadrada branco, o que proporciona um destaque maior para rvore que possui galhos retos. Somente frutinhas dentro de uma moldura. Na parte interna da capa/contra-capa tm desenhos de passarinhos riscados com lpis branco. H um enquadramento composto por frutas e folhas que aparecem de forma linear e alternada. Este enquadramento tem fundo branco que ressalta as figuras usadas, seguindo o mesmo estilo da capa. Fora do limite colocado prevalece a cor vermelha. Folha de rosto ou frontispcio: nome da autora, do livro, Ilustrao de um passarinho e o cachorro de um dos personagens (este quase no tem destaque na histria) e o nome da editora (todos dentro do enquadramento). A cor que prevalece na primeira pgina o amarelo, sendo que o fundo da imagem enquadrada branco. ltima pgina: ficha catalogrfica do livro e uma pequena ilustrao (vinheta) do cachorrinho do vendedor ambulante com uma florzinha na boca.

CONTRA-CAPA:

INTERIOR DO LIVRO:

Coc de Passarinho
ANLISE GERAL DO LIVRO:
Objetivo do livro: literrio Linguagem simples, ilustrao com detalhes e que marcam o passar do tempo. Em algumas pginas percebe-se um foco em certas partes da imagem. As ilustraes no aparecem em excesso no livro, so bem distribudas em relao ao nmero de pginas. Personagens: 1 todos so representados, depois os homens e mulheres so destacados, e finalmente os passarinhos. Em seguida so representados os rostos das pessoas e o coc de passarinho. O cachorro est em todas ilustraes . Moradores com chapu, inclusive o cachorro. Imagens opostas 1 homem entre 2 mulheres e na outra pgina 1 mulher entre 2 homens. A expresso no rosto dos moradores vai mudando ao longo da histria. Em alguns momentos, os olhos se destacam do rosto dos personagens. Na roupa dos personagens, detalhes vo aparecendo ao longo da histria. Os homens e mulheres so mais representados que os passarinhos. Enquadramento: A cor que prevalece no interior do livro a cor amarela que compe o exterior dos enquadramentos. O texto escrito e a imagem se complementam. Nas pginas 6 e 7, 18 e 19 - 1 moldura s para a ilustrao e p. 16/17 e 30/31 um momento s, mas so 2 molduras que partem a imagem. Aparece o vendedor ambulante pgina dupla mas com uma quebra por causa da moldura. O chapu comea a aparecer, ao longo das pginas, o rosto vai saindo do centro e dando lugar para a planta.

Adivinhas
Tambm conhecidas como adivinhaes ou "o que , o que " so perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. So criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. So muito comuns entre as crianas, mas tambm fazem sucesso entre os adultos.

Adivinhe se puder - Adivinhas


PROJETO GRFICO: formato (vertical), nmero de pginas (24), tipo e tamanho das letras (letra de forma minscula), diagramao (texto sempre enquadrado, em forma de versos, e as imagens se espalham pelo restante da pgina. No h enquadramento das imagens e em cada pgina h adivinhas com ilustraes pertinentes a ela, encadernao (brochura), tcnica de ilustrao (lpis e grafite), ano (1994). CAPA:
As seqncias de imagens apresentadas partem do pensamento imaginao de duas pessoas que esto em um barco. Estas imagens esto interligadas por tais pensamentos que se unem a partir de um ponto em comum: a princesa pensando no prncipe, o peixe pensando na minhoca, que pensa em outra minhoca. Por fim, as seqncias da imaginao da garota e do garoto se encontram mais acima da pgina representando o amor entre dois palhaos. Percebemos que, o pensamento da garota segue uma seqncia linear, j o do menino no. No segundo segmento ele se encaminha para trs caminhos diferentes. A relao do casal na centralidade e inicio da imagem transparece ser um momento amoroso, que tem inicio mais abaixo na capa e termina mais acima da mesma, com a cena dos palhaos. A imagem encontra-se enquadrada. Neste enquadramento existem alguns personagens que parecem crianas. Sendo, duas do lado direito e uma do lado esquerdo. Elas demonstram estar felizes, escorregando e subindo pelo enquadramento como se tudo fosse brincadeira. O leitor convidado atravs das ilustraes a ter uma vivncia esttica da imagem, a se deliciar com ilustraes belas e muito bem elaboradas.

Adivinhe se puder - Adivinhas


CONTRA CAPA:
H duas crianas acima do ttulo do livro, uma perguntando para outra o que , o que ; a outra criana com um balo de interrogao demonstra em seu rosto ar de pensamento. Assim, logo abaixo do ttulo colocado um chamativo, uma adivinha para o leitor em que a resposta o prprio livro.

INTERIOR DO LIVRO:
Na primeira pgina h uma criana de ps e mos no cho brincando, sobre ela tem um gato e sobre o gato um rato. O corpo da criana na parte de cima vem acompanhado tambm de balezinhos que desafia o leitor a descobrir os adivinhas sem consultar o final do livro. Nas pginas seguintes h textos verbais que aparecem em pequenos enquadramentos e alternam em todas as dimenses da pgina. Ao contrrio da capa essas imagens no so enquadradas.

Adivinhe se puder - Adivinhas


ANLISE GERAL DO LIVRO:

Objetivo do livro: literrio.


Pequenos adivinhas, em cada pgina, com imagens que dialogam com o texto, mas no responde os adivinhas. Texto e imagem se dialogam e constroem um sentido proposto pelo texto. Imagens que compem todas as dimenses da pgina. o texto e a imagem so independentes, mas se completam. as imagens do dicas da possvel resposta do adivinha. o texto enquadrado circula pela pgina e aparece entre as imagens, s vezes se torna um objeto e compe a imagem. Enquadramento: somente na capa e nos textos das adivinhas.

Reflexes
Em termos de ilustrao, como podemos criar belas imagens para as crianas, se elas muitas vezes na escola aprendem somente a decodificar as palavras? A alfabetizao visual proporcionaria no apenas ler melhor o livro, mas tambm valorizar a importncia e beleza das letras, dos espaos em branco, das cores, da diagramao das pginas e a relao entre texto e imagem (...) seria necessrio que muitos profissionais que trabalham com o livro nas escolas, nas bibliotecas, ou at mesmo nas editoras, fossem visualmente alfabetizados tambm. Assim como existe uma sintaxe das palavras, existe tambm uma relativa sintaxe das imagens. (OLIVEIRA, 1998, p.73) Na verdade, podemos fazer diferentes leituras de uma mesma imagem, mas poucas vezes despertamos para a pluralidade e diversidade do mundo e padronizamos nosso olhar, deixando, assim, detalhes e mincias passarem despercebidos. Banalizamos o olhar, e essa banalizao tambm aparente da imagem nos d a impresso, freqentemente ilusria, de que ela nos bem conhecida. Como bem explica Castanha (2002), este distanciamento pode nos afastar de uma postura e de um olhar mais perceptivo e humano, tornando nosso olhar mecanizado, inebriado por uma apatia herdada pela rotina ou pela mesmice. Como olhamos sem ver, no conseguimos dar novos significados s imagens cotidianas. Por isto bem comum dizermos nunca vi por este ngulo ou nunca reparei isto. Essa mecanizao do olhar acaba por nos tornar espectadores passivos, consumidores de qualquer tipo de imagem, sem tempo de deter sobre ela um olhar mais reflexivo, que a transforme numa imagem verdadeiramente significativa. (MANINI, CARNEIRO, 2007, s/p)

Reflexes
O ilustrador e o designer, alm de conhecimentos tcnicos e artsticos, necessitam dominar os processos sob os quais se d a construo da narrativa verbo-visual do livro infantil. Atravs do entendimento da relao entre imagem e texto no livro infantil, o designer grfico e o ilustrador podero otimizar sua participao na produo da obra literria, em prol de um projeto grfico em consonncia com a narrativa, capaz de conseqentemente incentivar e favorecer a leitura. O escritor, com maior conhecimento das caractersticas e potencialidades da ilustrao e do design do livro, poder por sua vez auxiliar na adequao dos elementos visuais produzidos em funo de seu texto, ou seja, na construo da narrativa verbo-visual. Da mesma forma, o editor, consciente desse processo interdisciplinar, poder auxiliar na facilitao de condies necessrias realizao de projetos editoriais voltados para o pblico infantil. (NECYK, CIPINIUK, 2008, s/p)

Concluses
A partir desse trabalho percebemos como insuficiente a nossa formao em termos de cultura visual. No passamos por um processo de alfabetizao visual e sim de despertar do interesse sobre a temtica. A anlise da relao imagem e texto nos livros de literatura infantil nessa disciplina se configurou como o incio de um aprendizado que precisa ser aprofundado por todos, principalmente pelos profissionais da educao.

Curiosidades
Eva Furnari (Roma, 15 de novembro de 1948) uma ilustradora e escritora talo-brasileira. Biografia Sua famlia mudou-se para o Brasil em 1950, quando Eva tinha dois anos. Cresceu na nova ptria, formando-se em Arquitetura pela Universidade de So Paulo, e a partir de 1976 dedicou-se inicialmente a livros com ilustraes, sem texto. Colaborando com a Folhinha, suplemento infantil do jornal paulistano Folha de S. Paulo, criou sua personagem mais famosa: a Bruxinha.

Como autora infanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prmio Jabuti , nos anos de 1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006.
Em 2002 foi escolhida para ilustrar a reedio de seis livros da obra infantil de rico Verssimo.

A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, uma das mais profcuas na Literatura infantil brasileira atual. Como a prpria autora revelou, numa entrevista, a ilustrao precedeu a produo literria - mas foi nesta ltima que veio efetivamente a se destacar.

Eva Furnari:
Obras como autora e ilustradora
O segredo do violinista, tica, So Paulo Coleo Peixe Vivo, tica,1980: Cabra-cega De vez em quando Esconde-esconde Todo dia Em 1982: Bruxinha atrapalhada, Global O que , o que ?, Paulus editora Traquinagens e estripulias, Global Oito a comer biscoito ou dez a comer pastis, Quinteto Editorial Amendoim, Paulinas, 1983 Fil e Marieta, Paulinas, 1983 Zuza e Arquimedes, Paulinas, 1983 A Bruxinha e o Gregrio, tica, 1983 Violeta e Roxo, Quinteto editorial, 1984 Quer Brincar?, FTD, 1986 Bruxinha e Frederico, Global, 1988 A Bruxinha e o Godofredo, Global, 1988 Coleo As meninas, editora Formato, 1990: Ritinha bonitinha A menina e o drago Catarina e Josefina Assim assado, Moderna editora, 1991 No confunda..., Moderna, 1991 Voc troca?, Moderna, 1991 Trucks, tica, 1991 O Problema do Clvis, Global, 1992 Caa-fumaa, Paulinas, 1992 Por um fio, Paulinas, 1992 O amigo da Bruxinha, Moderna, 1994 A menina da rvore, Studio Nobel, 1994 Adivinhe se puder, Moderna, 1994 Travadinhas, Moderna, 1994 Bruxinha e as Maldades da Sorumbtica, tica, 1997 Coc de passarinho, Cia das Letrinhas, 1998 Anjinho, tica, 1998 Ns, Global, 1999

Obras como autora e ilustradora


Coleo Piririca da Serra, editora tica,: A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos, 1994 O Feitio do Sapo, 1995 Mundrackz, 1996 Operao Risoto, 1999 Coleo Avesso da Gente, Moderna Editora, 2000: Abaixo das canelas, Lol Barnab Pandolfo Bereba Umbigo indiscreto De 2001: Os problemas da famlia Gorgonzola, Global, Bililico (com Denize Carvalho), Formato Marilu, Martins Fontes Coleo Os bobos da corte, Moderna, 2002: Dauzinho Rumboldo Tartufo Luas, Global, 2002 O circo da lua, tica, 2003 Cacoete, tica, 2005 O Feitio do Sapo - tica, 2006 Zig zag - Global, 2006 Felpo Filva - Moderna editora, 2006

Como ilustradora

Seu Rei mandou dizer, de Giselda Laporta Nicolelis - ilustradora (com Elenice Machado de Almeida), Moderna editora Dorotia a Centopia, de Ana Maria Machado - ilustradora, Salamandra. Bento Que Bento e o Frade, de Ana Maria Machado- Ilustradora, Salamandra, Que Horta, de Tatiana Belinki - ilustradora, Paulus A me da menina e a menina da me, de Flvio de Souza) - ilustradora, FTD Ilustrao da obra infantil de rico Verssimo, Cia das Letrinhas:
O Urso com Msica na Barriga, 2002 A Vida do Elefante Baslio, 2002 Os Trs Porquinhos Pobres, 2003 Outra Vez os Trs Porquinhos, 2003 Rosa Maria no Castelo Encantado, 2003 As Aventuras do Avio Vermelho, 2003

Outros: Lambisgia, de Edson Gabriel Garcia - Ilustradora, Nova Fronteira, 1984 A Menina das Bolinhas de Sabo, de Antnio Hohlfeldt - Ilustradora, FTD O Susto do Periquito, de Snia Marta Junqueira - Ilustradora, tica Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari

Referncias Bibliogrficas
BARTHES, Roland. A cmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre a literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. (p.165196) CAMARGO, Lus. Ilustrao do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. L, 1995. FREITAS, Neli Klix; ZIMMERMANN, Anelise. A ilustrao de livros infantis: uma retrospectiva histrica. www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/humanas/Neli%20-%20Anelise.pdf, acessado em 04/10/2008. FURNARI, Eva. Adivinhe se puder. So Paulo: Moderna, 1994. (Coloo hora da fantasia). ___________. Coc de passarinho. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. ___________. Voc troca. So Paulo: Moderna, 2002. (Coleo Girassol) ___________. Luas. So Paulo: Global, 2002. ___________. Operao Risoto. So Paulo: tica, 1999. GOS, Lcia Pimentel. Introduo literatura infantil e juvenil. So Paulo: Pioneira, 1984. MANINI, Mirian Paula; CARNEIRO, Liliane Bernardes. Leitura de imagens na literatura infantil: desafios e perspectivas na era da informao. Bahia, 2007. www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--243.pdf , acessado em 04/10/2008. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: Gneros textuais e ensino. DIONSIO, ngela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. (p.19-36)

Referncias Bibliogrficas
NECYK, Brbara Jane; CIPINIUK, Alberto. A relao entre o texto e a imagem no livro infantil contemporneo. Rio de Janeiro, 2008. www.anpedesign.org.br/artigos/pdf, acessado em 04/10/2008. OLIVEIRA, Rui. A arte de contar histrias por imagens. Presena Pedaggica, v.4, n.19, p.63-74, jan/fev 1998. PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Enlaces na leitura da www.alb.com.br/anais16/sem08pdf/sm08ss13_05.pdf, acessado em 04/10/2008. literatura infantil.

ROCHA, Gladys. Percepes infantis na escolha do livro. Presena pedaggica, v.7, n.41, p.33-39, set/out 2001. TERRA, Ana Flvia Rodrigues. O livro de imagens na Educao Infantil. Presena Pedaggica, v.9, n.51, p.31-41, mai/jun 2003. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. So Paulo: Cortez, 2001. WERNECK, Regina Yolanda. Leitura de imagens. Presena Pedaggica, v.4, n.19, p.102-106, jan/fev 1998. http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm, acessado em 06/11 http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm acessado em 06\11 pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari, acessado em 04/10/2008.

You might also like