You are on page 1of 17

Dayane Gineli Flvia Nicolau Fernanda Oliveira Filipe Vasconcelos Jakeline Gella Las Gabriel

Cacoal, RO 2012

Abordar a atuao do Estado perante a violao dos Direitos autorais no mbito acadmico, no intuito de sancionar os crimes de plgio.

Observar por quais mtodos o Estado fiscaliza os crimes de plgio na Web; Analisar o papel das instituies de nvel superior no combate ao plgio; Verificar a proteo jurdica aos Direitos autorais e suas penalizaes.

A busca da soluo para esse problema to comum e a ateno direcionada por parte do Estado queles que possuem suas ideias copiadas e as punies que esto sendo aplicadas aos envolvidos.

A temtica ser desenvolvida com pesquisas bibliogrficas exploratrias, utilizando livros doutrinrios, jurisprudncias ptrias, leis especficas e artigos cientficos; Mtodo dedutivo e qualitativo.

Constituio Federal Cdigo Penal Jos Carlos Costa Netto Obdlia Santana Ferraz Silva Allan Rocha de Souza Eduardo S. Pimenta

PLGIO
O plgio inicia-se a partir do momento que as invenes comearam a surgir; A internet e suas facilidades; Pesquisa: 585 professores 82% afirmam que j flagraram casos de plgio; Plgio = Violao dos Direitos Autorais; Descontrole na fiscalizao; Ordenamento jurdico antiquado.

Prezado Senhor, Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estria, "O imperador Jos e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acrscimo das trs palavras: "Por Anton Kuh" , na publicao Querschnitt. Honra-me sem dvida o fato de sua escolha ter recado na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava sua disposio. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, no encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. Ass.: Egon Friedell.

Diz respeito aos direitos da personalidade; Funo principal: proteo da obra e a valorizao do autor; Os direitos autorais so regulados pela Constituio Federal Art. 5, inciso XXVII e XXVIII, pelo Cdigo Civil Art. 20 Dos Direitos Da Personalidade, e pelo Cdigo Penal Art. 184 e Art. 186.

Os Direitos Autorais so protegidos pela C.F., conforme a lei 9.610:


Art. 5, inciso XXVII: Aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. Art. 28 Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literria, artstica ou cientfica. Art. 33: Ningum pode reproduzir obra que no pertena ao domnio pblico, a pretexto de anot-la, coment-la ou melhor-la, sem permisso do autor.

As penas esto previstas no art. 184, C.P.; As sanes variam de trs meses a quatro anos de priso e multas; A ltima modificao da lei 9.610 foi em 1998; Entretanto, falta especificidade quanto a evoluo tecnolgica.

Educao baseada na tica e moral incentivando cultivo de conhecimento; Leis adaptadas para a rede mundial de computadores; Uso da tecnologia para o combate ao plgio.

Plgio= usurpao intelectual;


Desde o ensino fundamental universidade, se tem (sic.) convivido com a prtica de cpias de produes textuais de outrem, de forma parcial ou total, omitindose a fonte. No contexto da sociedade informatizada em que vivemos, essas discusses tm-se acentuado, haja vista as possibilidades que se vm ampliando, pela internet, no que diz respeito ao graduando apropriar-se de obras protegidas por direitos autorais.
(SILVA, Obdlia Santana Ferraz. Entre o plgio e a autoria: qual o papel
da universidade? Revista Brasileira de Educao. V. 13, maio/agosto de 2008. )

Utilizao incoerente e ilegal das informaes publicadas por parte dos acadmicos; A universidade possui um papel social; Possveis solues: desenvolvimento de ferramentas focadas na deteco do plgio e orientao poltica dos acadmicos.

Corromper a produo do conhecimentos; Formao de profissionais de m qualidade e fora do padro tico-moral; Nesse sentido Vincio Carrilho Martinez afirma que:
O gesto da citao, alm da honestidade intelectual e do valor moral, agrega valor intelectual e cientfico, uma vez que passamos a apresentar uma tese ou um modelo que muitos outros tambm endossam a procedncia e a qualidade. Com a citao buscamos amparo e apoio em outros que, em tese, teriam mais experincia ou conhecimento do que ns, naquele momento.

Despersonalizao juridca.

Direitos autorais: leis brasileiras e suas sanes; Atuao do Estado: proteger o patrimnio intelectual do autor; Plgio no ambiente acadmico: recursos tecnolgicos e projetos de conscientizao; Consequncias do plgio; Lacunas no ordenamento jurdico.

ALVES DE SOUZA, Marcos. Contra os desequilbrios na Lei de Direitos Autorais. Disponvel em: <http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task =view&id=3792>Acesso em: 08.06.12
BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia. Senado, 1988. ______ Decreto- lei 2848, de 07 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil.Braslia, 31 dez. 1940. Disponvel em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.html>. Acesso em 01/06/2012 KISCHELEWSK, Flvia. Entenda o direito autoral. Disponvel em: <http://www.aprendebrasil.com.br/pesquisa/swf/DireitoAutoral.pdf> Acesso em: 11.05.12 MILLER BESSA, James. A evoluo dos direitos autorais no Brasil. Disponvel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.25312> Acesso em: 11.05.12

You might also like