You are on page 1of 8

Mercado Turstico

Profa. Lorena Sena

Mercado

um fato social que existe em qualquer tipo de sociedade humana, onde ocorrem as trocas de coisas de todo e qualquer tipo (tangveis ou intangveis), que apresentem uma condio fundamental, ter algum tipo de valor de uso.

Condicionantes de um mercado
1

que haja necessidade 2 que exista um desejo de satisfaz-la 3 que haja capacidade de compra, ou pelo menos crdito disponvel.

Consumo Turstico
Aquisio

de bens ou servios com o objetivo de satisfazer a determinada necessidade. Aquisio de produtos tursticos (bens e servios) que tem como objetivo atender a uma necessidade do turista, que o motivou a viajar.

Caractersticas do Consumo Turstico


Deve

realizar-se no local onde esto os atrativos; O consumo significa a destruio do servio, deixando como nico valor a experincia ou recordao; O cliente pode compor por si mesmo o produto global;

Caractersticas do Consumo Turstico


Pode-se

produzir uma substituio de alguns subprodutos. Ex: hotel por apartamento, trem por avio. O turismo um bem consumvel de luxo relativo, ou seja, qualquer consumidor aplicar sua renda para satisfazer suas necessidades primrias para depois adquirir servios tursticos.

Consumo do visitante
Gasto

total de consumo efetuado por um visitante, ou por motivo de um visitante, para e durante sua viagem e estada no lugar de destino. Componentes: gastos realizados antes, durante e depois da viagem.

Mercado Turstico
Onde

ocorre o contato entre os turistas e aqueles que comercializam produtos tursticos. Constitudo pela oferta e demanda.
Demanda
turistas

Oferta
-Recursos tursticos -Servios e equipamentos -Infra-estrutura

You might also like