You are on page 1of 19

INTRODUO CITOLOGIA

DISCIPLINA: CINCIAS PROF. CRISTINA DE SOUZA 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2009

A clula a menor unidade estrutural de todos os organismos vivos, capaz de executar todas as atividades para a vida.

Citologia: parte da Biologia que estuda as clulas. Primeiras observaes do cientista ingls Robert Hooke (1635-1703), em 1655, de um pedao de cortia.

Em 1839, com o botnico Matthias Jacob Schleiden (1804-1841) e com o zologo e fisiologista Theodor Schwann (1810-1882), ambos da Alemanha, foi reconhecida a clula como a unidade fundamental da vida.

As clulas apresentam uma molcula chamada de DNA que a substncia que constituem os genes (unidades da herana que transmitem as informaes dos parentais descendncia).

DNA o material gentico dos seres vivos.

Classificao dos organismos:


Quanto ao nmero de clulas: unicelulares:so formados por uma nica clula. pluricelulares: possuem muitas clulas. Quanto presena de carioteca (membrana nuclear): procariontes ou procariotas: no a possuem. eucariontes ou eucariotas: possuem membrana nuclear.

Formas e dimenses: As clulas tm diversas formas e tamanhos.


A forma decorrente da presso exercida por outras clulas e das funes que executam.

Dimenses:Variveis - O vulo maduro tem o tamanho aproximado da cabea de um alfinete e o glbulo vermelho, 0,007mm de dimetro.

Funes:
Cada clula do nosso corpo tem uma funo especfica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitria", trabalhando de maneira integrada com as demais clulas do corpo. Juntas, elas garantem a execuo das inmeras tarefas responsveis pela manuteno da vida.

Estruturas bsicas
Membrana celular: flexvel, protege a clula e controla a troca de substncias com o meio externo. Citoplasma: constitudo pelo hialoplasma (material lquido rico em gua e protenas) em que se encontram as organelas celulares. Ncleo: guarda o material gentico da clula e controla o metabolismo celular.

Organelas do citoplasma
Componentes com forma e estrutura definidas que pem a clula em funcionamento. Principais organoides citoplasmticos: Ribossomos Lisossomos Retculo endoplasmtico Complexo ou sistema golgiense Mitocndria Centrolos

Ribossomo: partcula solta no citoplasma ou associada ao retculo endoplasmtico, Funo: produo de protenas.

Lisossomo: organela contendo enzimas digestivas. Funo: digesto intercelular.

Retculo endoplasmtico: classificado em granuloso ou no-granuloso. Formado por uma rede de tbulos Funes: transportam e armazenam substncias. O retculo granuloso tambm produz protenas.

Mitocndria: responsvel pela produo de energia a partir do consumo de oxignio: respirao celular.

Complexo golgiense: conjunto de vesculas esfricas e achatadas. Funo: secreo de substncias.

Vesculas: pequenas bolsas contendo lquido. Secreo: substncia produzida e eliminada pela clula.

Centrolos: Presentes s em clulas animais. Constitudos por dois cilindros. Funes: participam da diviso celular; nas clulas que possuem clios ou flagelos, participam da formao destas estruturas.

Ncleo
Membrana nuclear ou carioteca: porosa, responsvel pela troca de substncias entre o ncleo e o citoplasma. Nuclolo: Corpsculo esfrico, sem membrana, Visvel no ncleo quando uma clula eucaritica no est em diviso. Rico em RNA que se constituir em um dos principais componentes dos ribossomos, encontrados no citoplasma.

Cromatina: Material gentico (DNA e protenas) menos organizado. Quando esse material encontra-se organizado sob forma de filamentos visveis e contveis em geral durante o processo de diviso celular -, usa- se a expresso cromossomos.

Ncleo

A espcie humana apresenta 23 pares de cromossomos = 46 cromossomos.

Diviso celular
Mitose Meiose

Referncias bibliogrficas
AMABIS; MARTHO. Biologia. So Paulo: Moderna, 1999. v.2 LOPES, Snia. Bio, 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2003.v.2. SILVA JR, C. da; SASSON, S. Biologia. So Paulo: Saraiva, 2003, v. nico. UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia. So Paulo: Harbra, 2004, v. nico. www.biologica.hpg.ig.com.br

You might also like