You are on page 1of 30

Preparando para Liderar com Assertividade

Facilitador:

Wilson Heidenfelder
Professional Coach

Coaching de Liderana

O que nos move?

Coaching de Liderana

Coaching de Liderana

Coaching de Liderana

Mdulo de Apresentao

Coaching de Liderana

Um processo focado nas aes de quem est sendo acompanhado para a realizao de suas metas, criando um ambiente propcio e uma carreira ideal. Tem foco nas possibilidades futuras e como transform-

las em realidade.
Conceito simples, mas eficaz de desenvolvimento de competncias. O Coaching profissional um relacionamento que ajuda pessoas a produzir resultados em suas vidas pessoais, carreiras, empreendimentos ou organizaes. Atravs do processo de coaching que podemos aprofundar nosso aprendizado, melhorando nossa performance e nossa qualidade de vida.

Coaching de Liderana

Tim Gallweey

Coaching de Liderana

Contrato de Coaching
EU, (FALE SEU NOME) comprometo-me a me engajar no processo de Coaching de Liderana a partir deste momento. Tenho conscincia de que quero expandir possibilidades em minha vida tanto pessoal quanto profissional, e quero dedicar meu foco e ateno, inteno, dedicao, concentrao e energia para a realizao das minhas metas. Estou disposto a analisar meus padres de comportamento de forma aberta a fim de perceber tudo o que me leva adiante e tudo que me puxa para trs. Comprometo-me a receber feedback necessrio para alcanar meus resultados e acima de tudo a trabalhar em minha transformao acreditando que, ao final do processo, terei me tornado uma pessoa melhor que eu possa SER.

Coaching de Liderana

Autoconhecimento e autoconfiana;
Identificao de Valores e Critrios pessoais; Conquista de Objetivos e Metas; Desenvolvimento de criatividade e espontaneidade; Superao de obstculos; Desenvolvimento de novas competncias; Soluo de conflitos de prioridades; e Evoluo e transformao pessoal.

Coaching de Liderana

Est voltado para o futuro, um futuro a ser construdo pelo lder coachee, baseado em seu potencial, nas suas possibilidades, foras, aes e declaraes; A potncia do coaching de liderana est na facilitao e no desenvolvimento de qualidades pessoais do lder diante de seus

colaboradores;
Se estabelece a partir da construo de novas opes de comportamento entre o lder coachee e seus colaboradores; No pode ser imposto, sua eficcia acontece a partir do processo de construo de confiana e respeito entre o lder coachee e seus colaboradores.

Coaching de Liderana

EMENTA:

Preparando para Liderar com Assertividade


Metas (Expandir a autoconscincia, desenvolver novos comportamentos e ampliar a capacidade de autogesto; Preparar o lder para assumir posies; Habilidades de comunicao; Competncia Interpessoal e relacional; Administrar conflitos e ampliar o poder de negociao; Estabelecer estilo de relacionamento compatvel com o discurso; Capacidade de reconhecer competncia entre os colaboradores; Desenvolver estilo de liderana construtiva e integradora; Saber receber feedback 360. Praticar Rapport.

Coaching de Liderana

Mdulo I:

Coaching de Liderana

A U T O C O N H E C I M E N T O

Mas que verdade?


A VERDADE A MINHA DO verdade? OUTRO?
14

O QUE PERCEBEMOS? O QUANTO PERCEBEMOS? DE QUE FORMA PERCEBEMOS?

15

Coaching de Liderana

Representaes Externa

Representao Interna

Os 5 Sentidos

FILTROS

Estado

Viso

Audio
Cinestesia Olfao Gustao

Omisso Generalizao Distoro


METAPROGRAMAS

Fisiologia

Valores Crenas Decises Memria

COMPORTAMENTO

16

Coaching de Liderana

Modelo de Percepo e Comunicao

FONTE

CAUSA

EFEITO

1. Fisiologia (corpo) 2. Linguagem (palavra)

1. Emoes
Comportamento

2. Sentimentos
3. Foco (pensamento) 4. Crenas (convices)

Aes

3. Estado

17

Coaching de Liderana Identificao Pessoal Quem sou eu, para onde vou e o que devo levar ?

Criando foco e organizando para aprender:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Quais so suas metas para este curso? O que pretende fazer com que aprender neste curso? O que vai ganhar com essa aprendizagem? O que especialmente interessante para voc neste curso? O que voc j sabe sobre o tema? (crie uma imagem) Que informaes e vivncias especficas voc deseja ter? Quais outras aes voc pretende fazer para aprimorar ainda mais o aprendizado adquirido no curso? 8. Como sabe que est conseguindo o que quer? 9. Como vai lidar com as dificuldades?

Coaching de Liderana

As quatro fases do processo de aprendizagem Incompetncia Inconsciente Incompetncia Consciente Competncia consciente Competncia Inconsciente

Ele no sabe que no sabe Ele sabe que no sabe

Ele sabe que sabe


Ele no sabe que sabe

Coaching de Liderana

Comunicao Global

Palavra

7%

38%
Tom de Voz

55%
Postura Corporal

Coaching de Liderana

Na psicologia, inteligncia emocional um


tipo de inteligncia que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoes. Foi introduzida e definida por John D. Mayer e Peter Salovey. Descrevem uma habilidade, uma capacidade ou uma habilidade de perceber, para avaliar e controlar as emoes de si mesmo, de

outro, e dos grupos.

Coaching de Liderana

1. Autoconhecimento Emocional - reconhecer um

Intrapessoais

sentimento enquanto ele ocorre. 2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus prprios sentimentos, adequando-os para a situao. 3. Auto Motivao - dirigir emoes a servio de um objetivo essencial para manter-se caminhando sempre em busca.

4. Reconhecimento de emoes em outras

Interpessoais

pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos com outras pessoas ou grupos.

Coaching de Liderana

Coaching de Liderana

CRENAS

Crenas no se limitam a impactar nossas emoes ou aes: elas podem mudar literalmente em questo de segundos.

Coaching de Liderana

O que uma CRENA?

o sentimento de CERTEZA sobre o significado de alguma coisa.

CRENAS

Coaching de Liderana

Uma crena pode destruir ou criar.


auto realizvel o que a pessoa acredita de si mesma determina tudo que ela diz, acredita e sente. O mundo ao nosso redor um reflexo do nosso mundo interior. Se voc acredita que no capaz, no atraente, o mundo exterior confirmar essa CRENA.

Exemplo de crena destrutiva:profecia

Coaching de Liderana

CRENAS
Crenas negativas, podem tornar um gesto simples em algo impossvel de se alcanar. Crenas positivas, no desconsideram s dificuldades, mas fortalecem o ser com a esperana de que precisa, para construir um novo comeo, uma nova histria. Dias melhores so possveis quando a vida construda atravs de conquistas e aprendizado.

Coaching de Liderana

Esta Inteligncia aplicada s atividades laborativas fundamental para a realizao pessoal e profissional, uma vez que a falta da capacidade para lidar com as prprias emoes pode destruir vidas e acabar com carreiras profissionais. A realizao e a satisfao no trabalho so alguns dos principais fatores geradores dos sentimentos de felicidade e bem-estar.

Coaching de Liderana

Wilson Heidenfelder
Jornalista - Animador Cultural

Especialista em Literatura, Memria Cultura e


Sociedade Diretor de Gesto de Projetos da Arca Produes Gerenciador do Espao Arca de Ideias Coworking Professional Coach

heidenfelder@oi.com.br 55(22)99545480

Voc o dono(a) da chave que te aprisiona. Liberte-se e SEJA FELIZ!!!


30

You might also like